Produção de metabólitos bioativos pelo líquen Cladonia substellata Vainio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro,Sheyla Mara
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Pereira,Eugênia Cristina, Gusmão,Norma Buarque, Falcão,Emerson Peter, Silva,Nicácio Henrique da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Botanica Brasilica
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-33062006000200003
Resumo: Objetivando comparar a atividade antimicrobiana de extratos brutos de Cladonia substellata, proveniente dos Estados de Minas Gerais e Pará, Brasil, utilizou-se o método de difusão em meio sólido. Extratos etéreo, clorofórmico e acetônico foram testados contra patógenos humanos e fitopatógenos na concentração de 1,0 mg/mL, 0,1 mg/mL e 0,01 mg/mL. Os extratos foram submetidos à cromatografia em camada delgada, e o princípio ativo atribuído através de biocromatografia. Os resultados demonstraram que as sete espécies de fungos testadas foram resistentes aos extratos de C. substellata procedente do Pará, porém, quatro destas espécies mostraram-se sensíveis aos extratos etéreo e clorofórmico da amostra de Minas Gerais. Todos os extratos foram ativos contra as mesmas espécies de bactérias, entretanto os extratos da amostra procedente de Minas Gerais demonstraram melhor atividade. Das bactérias inibidas, Staphylococcus aureus mostrou-se a menos sensível, ao contrário das fitopatógenas que apresentaram grande sensibilidade. Os testes cromatográficos revelaram a presença de ácido úsnico em todos os extratos, porém, em maior quantidade na amostra do Pará. O biocromatograma revelou este ácido como princípio ativo da espécie, além de sua ação sinérgica com o ácido norestíctico, na amostra de Minas Gerais, justificando sua maior atividade.
id SBB-1_4e45cd9b2fdab41b9ebc512167255f22
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-33062006000200003
network_acronym_str SBB-1
network_name_str Acta Botanica Brasilica
repository_id_str
spelling Produção de metabólitos bioativos pelo líquen Cladonia substellata VainioCladonia substellataácido úsnicoácido norestícticoatividade antimicrobianaObjetivando comparar a atividade antimicrobiana de extratos brutos de Cladonia substellata, proveniente dos Estados de Minas Gerais e Pará, Brasil, utilizou-se o método de difusão em meio sólido. Extratos etéreo, clorofórmico e acetônico foram testados contra patógenos humanos e fitopatógenos na concentração de 1,0 mg/mL, 0,1 mg/mL e 0,01 mg/mL. Os extratos foram submetidos à cromatografia em camada delgada, e o princípio ativo atribuído através de biocromatografia. Os resultados demonstraram que as sete espécies de fungos testadas foram resistentes aos extratos de C. substellata procedente do Pará, porém, quatro destas espécies mostraram-se sensíveis aos extratos etéreo e clorofórmico da amostra de Minas Gerais. Todos os extratos foram ativos contra as mesmas espécies de bactérias, entretanto os extratos da amostra procedente de Minas Gerais demonstraram melhor atividade. Das bactérias inibidas, Staphylococcus aureus mostrou-se a menos sensível, ao contrário das fitopatógenas que apresentaram grande sensibilidade. Os testes cromatográficos revelaram a presença de ácido úsnico em todos os extratos, porém, em maior quantidade na amostra do Pará. O biocromatograma revelou este ácido como princípio ativo da espécie, além de sua ação sinérgica com o ácido norestíctico, na amostra de Minas Gerais, justificando sua maior atividade.Sociedade Botânica do Brasil2006-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-33062006000200003Acta Botanica Brasilica v.20 n.2 2006reponame:Acta Botanica Brasilicainstname:Sociedade Botânica do Brasil (SBB)instacron:SBB10.1590/S0102-33062006000200003info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro,Sheyla MaraPereira,Eugênia CristinaGusmão,Norma BuarqueFalcão,Emerson PeterSilva,Nicácio Henrique dapor2007-02-26T00:00:00Zoai:scielo:S0102-33062006000200003Revistahttps://www.scielo.br/j/abb/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpacta@botanica.org.br||acta@botanica.org.br|| f.a.r.santos@gmail.com1677-941X0102-3306opendoar:2007-02-26T00:00Acta Botanica Brasilica - Sociedade Botânica do Brasil (SBB)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção de metabólitos bioativos pelo líquen Cladonia substellata Vainio
title Produção de metabólitos bioativos pelo líquen Cladonia substellata Vainio
spellingShingle Produção de metabólitos bioativos pelo líquen Cladonia substellata Vainio
Ribeiro,Sheyla Mara
Cladonia substellata
ácido úsnico
ácido norestíctico
atividade antimicrobiana
title_short Produção de metabólitos bioativos pelo líquen Cladonia substellata Vainio
title_full Produção de metabólitos bioativos pelo líquen Cladonia substellata Vainio
title_fullStr Produção de metabólitos bioativos pelo líquen Cladonia substellata Vainio
title_full_unstemmed Produção de metabólitos bioativos pelo líquen Cladonia substellata Vainio
title_sort Produção de metabólitos bioativos pelo líquen Cladonia substellata Vainio
author Ribeiro,Sheyla Mara
author_facet Ribeiro,Sheyla Mara
Pereira,Eugênia Cristina
Gusmão,Norma Buarque
Falcão,Emerson Peter
Silva,Nicácio Henrique da
author_role author
author2 Pereira,Eugênia Cristina
Gusmão,Norma Buarque
Falcão,Emerson Peter
Silva,Nicácio Henrique da
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro,Sheyla Mara
Pereira,Eugênia Cristina
Gusmão,Norma Buarque
Falcão,Emerson Peter
Silva,Nicácio Henrique da
dc.subject.por.fl_str_mv Cladonia substellata
ácido úsnico
ácido norestíctico
atividade antimicrobiana
topic Cladonia substellata
ácido úsnico
ácido norestíctico
atividade antimicrobiana
description Objetivando comparar a atividade antimicrobiana de extratos brutos de Cladonia substellata, proveniente dos Estados de Minas Gerais e Pará, Brasil, utilizou-se o método de difusão em meio sólido. Extratos etéreo, clorofórmico e acetônico foram testados contra patógenos humanos e fitopatógenos na concentração de 1,0 mg/mL, 0,1 mg/mL e 0,01 mg/mL. Os extratos foram submetidos à cromatografia em camada delgada, e o princípio ativo atribuído através de biocromatografia. Os resultados demonstraram que as sete espécies de fungos testadas foram resistentes aos extratos de C. substellata procedente do Pará, porém, quatro destas espécies mostraram-se sensíveis aos extratos etéreo e clorofórmico da amostra de Minas Gerais. Todos os extratos foram ativos contra as mesmas espécies de bactérias, entretanto os extratos da amostra procedente de Minas Gerais demonstraram melhor atividade. Das bactérias inibidas, Staphylococcus aureus mostrou-se a menos sensível, ao contrário das fitopatógenas que apresentaram grande sensibilidade. Os testes cromatográficos revelaram a presença de ácido úsnico em todos os extratos, porém, em maior quantidade na amostra do Pará. O biocromatograma revelou este ácido como princípio ativo da espécie, além de sua ação sinérgica com o ácido norestíctico, na amostra de Minas Gerais, justificando sua maior atividade.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-33062006000200003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-33062006000200003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-33062006000200003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Botânica do Brasil
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Botânica do Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Acta Botanica Brasilica v.20 n.2 2006
reponame:Acta Botanica Brasilica
instname:Sociedade Botânica do Brasil (SBB)
instacron:SBB
instname_str Sociedade Botânica do Brasil (SBB)
instacron_str SBB
institution SBB
reponame_str Acta Botanica Brasilica
collection Acta Botanica Brasilica
repository.name.fl_str_mv Acta Botanica Brasilica - Sociedade Botânica do Brasil (SBB)
repository.mail.fl_str_mv acta@botanica.org.br||acta@botanica.org.br|| f.a.r.santos@gmail.com
_version_ 1752126657919975424