Morfologia de nectários em Leguminosae senso lato em áreas de caatinga no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo,Yanna
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Córdula,Elisabeth, Machado,Silvia R, Alves,Marccus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Botanica Brasilica
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-33062010000400018
Resumo: Nectários extraflorais (Nefs) são glândulas secretoras de néctar encontradas em diversas espécies de Angiospermas, inclusive Leguminosae. Essas estruturas podem se apresentar sob diferentes formas (elevados, embebidos; com ou sem estipe; cores distintas) e posições nas plantas (na raque, no pecíolo), sendo essas características relevantes aos estudos de taxonomia e sistemática. Este trabalho analisou a diversidade morfológica dos Nefs em Leguminosae de uma área prioritária para a conservação da caatinga no Estado de Pernambuco. As 35 espécies de Legumionsae estudadas foram coletadas no Município de Mirandiba, no semi-árido Pernambucano, e submetidas às técnicas usuais para análise e descrição morfológica. Entre essas espécies, foram caracterizados Nefs com origem primária (não substitutivos) e secundária (substitutivos). Dois diferentes tipos com onze formatos distintos foram encontrados entre elas. Uma grande variedade de localização, coloração, projeção, e dimensão foram registradas aqui. Uma chave de identificação e ilustrações foram elaboradas também. Os dados apresentados aqui ampliam o número de espécies estudadas com Nefs para a família, e também confirmam a importância taxonômica e ecológica dessas estruturas para os legumes da região do semi-árido do Brasil.
id SBB-1_59bff06af8f8754de6ebcf07ef9d31eb
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-33062010000400018
network_acronym_str SBB-1
network_name_str Acta Botanica Brasilica
repository_id_str
spelling Morfologia de nectários em Leguminosae senso lato em áreas de caatinga no BrasilGlândulasmorfologianéctarsistemáticaNectários extraflorais (Nefs) são glândulas secretoras de néctar encontradas em diversas espécies de Angiospermas, inclusive Leguminosae. Essas estruturas podem se apresentar sob diferentes formas (elevados, embebidos; com ou sem estipe; cores distintas) e posições nas plantas (na raque, no pecíolo), sendo essas características relevantes aos estudos de taxonomia e sistemática. Este trabalho analisou a diversidade morfológica dos Nefs em Leguminosae de uma área prioritária para a conservação da caatinga no Estado de Pernambuco. As 35 espécies de Legumionsae estudadas foram coletadas no Município de Mirandiba, no semi-árido Pernambucano, e submetidas às técnicas usuais para análise e descrição morfológica. Entre essas espécies, foram caracterizados Nefs com origem primária (não substitutivos) e secundária (substitutivos). Dois diferentes tipos com onze formatos distintos foram encontrados entre elas. Uma grande variedade de localização, coloração, projeção, e dimensão foram registradas aqui. Uma chave de identificação e ilustrações foram elaboradas também. Os dados apresentados aqui ampliam o número de espécies estudadas com Nefs para a família, e também confirmam a importância taxonômica e ecológica dessas estruturas para os legumes da região do semi-árido do Brasil.Sociedade Botânica do Brasil2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-33062010000400018Acta Botanica Brasilica v.24 n.4 2010reponame:Acta Botanica Brasilicainstname:Sociedade Botânica do Brasil (SBB)instacron:SBB10.1590/S0102-33062010000400018info:eu-repo/semantics/openAccessMelo,YannaCórdula,ElisabethMachado,Silvia RAlves,Marccuspor2011-02-21T00:00:00Zoai:scielo:S0102-33062010000400018Revistahttps://www.scielo.br/j/abb/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpacta@botanica.org.br||acta@botanica.org.br|| f.a.r.santos@gmail.com1677-941X0102-3306opendoar:2011-02-21T00:00Acta Botanica Brasilica - Sociedade Botânica do Brasil (SBB)false
dc.title.none.fl_str_mv Morfologia de nectários em Leguminosae senso lato em áreas de caatinga no Brasil
title Morfologia de nectários em Leguminosae senso lato em áreas de caatinga no Brasil
spellingShingle Morfologia de nectários em Leguminosae senso lato em áreas de caatinga no Brasil
Melo,Yanna
Glândulas
morfologia
néctar
sistemática
title_short Morfologia de nectários em Leguminosae senso lato em áreas de caatinga no Brasil
title_full Morfologia de nectários em Leguminosae senso lato em áreas de caatinga no Brasil
title_fullStr Morfologia de nectários em Leguminosae senso lato em áreas de caatinga no Brasil
title_full_unstemmed Morfologia de nectários em Leguminosae senso lato em áreas de caatinga no Brasil
title_sort Morfologia de nectários em Leguminosae senso lato em áreas de caatinga no Brasil
author Melo,Yanna
author_facet Melo,Yanna
Córdula,Elisabeth
Machado,Silvia R
Alves,Marccus
author_role author
author2 Córdula,Elisabeth
Machado,Silvia R
Alves,Marccus
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo,Yanna
Córdula,Elisabeth
Machado,Silvia R
Alves,Marccus
dc.subject.por.fl_str_mv Glândulas
morfologia
néctar
sistemática
topic Glândulas
morfologia
néctar
sistemática
description Nectários extraflorais (Nefs) são glândulas secretoras de néctar encontradas em diversas espécies de Angiospermas, inclusive Leguminosae. Essas estruturas podem se apresentar sob diferentes formas (elevados, embebidos; com ou sem estipe; cores distintas) e posições nas plantas (na raque, no pecíolo), sendo essas características relevantes aos estudos de taxonomia e sistemática. Este trabalho analisou a diversidade morfológica dos Nefs em Leguminosae de uma área prioritária para a conservação da caatinga no Estado de Pernambuco. As 35 espécies de Legumionsae estudadas foram coletadas no Município de Mirandiba, no semi-árido Pernambucano, e submetidas às técnicas usuais para análise e descrição morfológica. Entre essas espécies, foram caracterizados Nefs com origem primária (não substitutivos) e secundária (substitutivos). Dois diferentes tipos com onze formatos distintos foram encontrados entre elas. Uma grande variedade de localização, coloração, projeção, e dimensão foram registradas aqui. Uma chave de identificação e ilustrações foram elaboradas também. Os dados apresentados aqui ampliam o número de espécies estudadas com Nefs para a família, e também confirmam a importância taxonômica e ecológica dessas estruturas para os legumes da região do semi-árido do Brasil.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-33062010000400018
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-33062010000400018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-33062010000400018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Botânica do Brasil
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Botânica do Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Acta Botanica Brasilica v.24 n.4 2010
reponame:Acta Botanica Brasilica
instname:Sociedade Botânica do Brasil (SBB)
instacron:SBB
instname_str Sociedade Botânica do Brasil (SBB)
instacron_str SBB
institution SBB
reponame_str Acta Botanica Brasilica
collection Acta Botanica Brasilica
repository.name.fl_str_mv Acta Botanica Brasilica - Sociedade Botânica do Brasil (SBB)
repository.mail.fl_str_mv acta@botanica.org.br||acta@botanica.org.br|| f.a.r.santos@gmail.com
_version_ 1752126659952115712