Relacionamentos entre as espécies autógamas de Cuphea P. Browne seção Brachyandra koehne (Lythraceae)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graham,Shirley A
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Botanica Brasilica
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-33061998000300002
Resumo: A seção Brachyandra, uma das 13 seções de Cuphea, é excepcional por compreender a maioria das espécies autógamas do gênero. A maior parte das outras espécies de Cuphea, embora autocompatíveis, são alógamas protândricas. A seção Brachyandra é definida pela presença de estames com filetes curtos e profundamente inseridos no tubo floral, caracteres diretamente relacionados à autogamia. Entre as espécies da seção, existem poucas diferenças na morfologia floral e os caracteres vegetativos são variáveis e sobrepostos. As similaridades poderiam ser atribuídas à recente especiação dentro de um grupo monofilético, definido pela aquisição do modo autógamo de reprodução, ou a seção poderia ser polifilética, com similaridades resultantes de convergência, dirigidas pela mudança de alógamas para autógamas. A morfologia do pólen e da semente, descrita agora para este grupo, sugere que a seção Brachyandra não seja monofilética, mas sim que compreenda um mínimo de três diferentes linhas evolutivas, representadas por: 1) quatro espécies com sementes aladas e pólen oblato, sincolporado e estriado, com poros proeminentes; 2) duas espécies com sementes grandes e não aladas e pólen psilado, sem poros proeminentes e leves espessamentos interaperturados; 3) oito espécies com sementes pequenas, não aladas e quase esferoidais, pólen não sincolpado, psilado a rugulado. A variação neste último grupo sugere que o mesmo seja derivado de mais do que um ancestral. Na análise cladística, as espécies da seção Brachyandra ocorrem dentro de ciados de espécies das seções Euandra, Pseudochvaea, Trispernuun e Amazoniana. Os resultados indicam que não existe base filogenética sólida para o reconhecimento da seção Brachyandra como presentemente definida.
id SBB-1_d668d29a689a15ec0007dfc24cc8dd18
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-33061998000300002
network_acronym_str SBB-1
network_name_str Acta Botanica Brasilica
repository_id_str
spelling Relacionamentos entre as espécies autógamas de Cuphea P. Browne seção Brachyandra koehne (Lythraceae)LythraceaeCupheaBrachyandraespécies autógamascladísticaA seção Brachyandra, uma das 13 seções de Cuphea, é excepcional por compreender a maioria das espécies autógamas do gênero. A maior parte das outras espécies de Cuphea, embora autocompatíveis, são alógamas protândricas. A seção Brachyandra é definida pela presença de estames com filetes curtos e profundamente inseridos no tubo floral, caracteres diretamente relacionados à autogamia. Entre as espécies da seção, existem poucas diferenças na morfologia floral e os caracteres vegetativos são variáveis e sobrepostos. As similaridades poderiam ser atribuídas à recente especiação dentro de um grupo monofilético, definido pela aquisição do modo autógamo de reprodução, ou a seção poderia ser polifilética, com similaridades resultantes de convergência, dirigidas pela mudança de alógamas para autógamas. A morfologia do pólen e da semente, descrita agora para este grupo, sugere que a seção Brachyandra não seja monofilética, mas sim que compreenda um mínimo de três diferentes linhas evolutivas, representadas por: 1) quatro espécies com sementes aladas e pólen oblato, sincolporado e estriado, com poros proeminentes; 2) duas espécies com sementes grandes e não aladas e pólen psilado, sem poros proeminentes e leves espessamentos interaperturados; 3) oito espécies com sementes pequenas, não aladas e quase esferoidais, pólen não sincolpado, psilado a rugulado. A variação neste último grupo sugere que o mesmo seja derivado de mais do que um ancestral. Na análise cladística, as espécies da seção Brachyandra ocorrem dentro de ciados de espécies das seções Euandra, Pseudochvaea, Trispernuun e Amazoniana. Os resultados indicam que não existe base filogenética sólida para o reconhecimento da seção Brachyandra como presentemente definida.Sociedade Botânica do Brasil1998-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-33061998000300002Acta Botanica Brasilica v.12 n.3 1998reponame:Acta Botanica Brasilicainstname:Sociedade Botânica do Brasil (SBB)instacron:SBB10.1590/S0102-33061998000300002info:eu-repo/semantics/openAccessGraham,Shirley Apor2011-06-03T00:00:00Zoai:scielo:S0102-33061998000300002Revistahttps://www.scielo.br/j/abb/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpacta@botanica.org.br||acta@botanica.org.br|| f.a.r.santos@gmail.com1677-941X0102-3306opendoar:2011-06-03T00:00Acta Botanica Brasilica - Sociedade Botânica do Brasil (SBB)false
dc.title.none.fl_str_mv Relacionamentos entre as espécies autógamas de Cuphea P. Browne seção Brachyandra koehne (Lythraceae)
title Relacionamentos entre as espécies autógamas de Cuphea P. Browne seção Brachyandra koehne (Lythraceae)
spellingShingle Relacionamentos entre as espécies autógamas de Cuphea P. Browne seção Brachyandra koehne (Lythraceae)
Graham,Shirley A
Lythraceae
Cuphea
Brachyandra
espécies autógamas
cladística
title_short Relacionamentos entre as espécies autógamas de Cuphea P. Browne seção Brachyandra koehne (Lythraceae)
title_full Relacionamentos entre as espécies autógamas de Cuphea P. Browne seção Brachyandra koehne (Lythraceae)
title_fullStr Relacionamentos entre as espécies autógamas de Cuphea P. Browne seção Brachyandra koehne (Lythraceae)
title_full_unstemmed Relacionamentos entre as espécies autógamas de Cuphea P. Browne seção Brachyandra koehne (Lythraceae)
title_sort Relacionamentos entre as espécies autógamas de Cuphea P. Browne seção Brachyandra koehne (Lythraceae)
author Graham,Shirley A
author_facet Graham,Shirley A
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Graham,Shirley A
dc.subject.por.fl_str_mv Lythraceae
Cuphea
Brachyandra
espécies autógamas
cladística
topic Lythraceae
Cuphea
Brachyandra
espécies autógamas
cladística
description A seção Brachyandra, uma das 13 seções de Cuphea, é excepcional por compreender a maioria das espécies autógamas do gênero. A maior parte das outras espécies de Cuphea, embora autocompatíveis, são alógamas protândricas. A seção Brachyandra é definida pela presença de estames com filetes curtos e profundamente inseridos no tubo floral, caracteres diretamente relacionados à autogamia. Entre as espécies da seção, existem poucas diferenças na morfologia floral e os caracteres vegetativos são variáveis e sobrepostos. As similaridades poderiam ser atribuídas à recente especiação dentro de um grupo monofilético, definido pela aquisição do modo autógamo de reprodução, ou a seção poderia ser polifilética, com similaridades resultantes de convergência, dirigidas pela mudança de alógamas para autógamas. A morfologia do pólen e da semente, descrita agora para este grupo, sugere que a seção Brachyandra não seja monofilética, mas sim que compreenda um mínimo de três diferentes linhas evolutivas, representadas por: 1) quatro espécies com sementes aladas e pólen oblato, sincolporado e estriado, com poros proeminentes; 2) duas espécies com sementes grandes e não aladas e pólen psilado, sem poros proeminentes e leves espessamentos interaperturados; 3) oito espécies com sementes pequenas, não aladas e quase esferoidais, pólen não sincolpado, psilado a rugulado. A variação neste último grupo sugere que o mesmo seja derivado de mais do que um ancestral. Na análise cladística, as espécies da seção Brachyandra ocorrem dentro de ciados de espécies das seções Euandra, Pseudochvaea, Trispernuun e Amazoniana. Os resultados indicam que não existe base filogenética sólida para o reconhecimento da seção Brachyandra como presentemente definida.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-33061998000300002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-33061998000300002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-33061998000300002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Botânica do Brasil
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Botânica do Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Acta Botanica Brasilica v.12 n.3 1998
reponame:Acta Botanica Brasilica
instname:Sociedade Botânica do Brasil (SBB)
instacron:SBB
instname_str Sociedade Botânica do Brasil (SBB)
instacron_str SBB
institution SBB
reponame_str Acta Botanica Brasilica
collection Acta Botanica Brasilica
repository.name.fl_str_mv Acta Botanica Brasilica - Sociedade Botânica do Brasil (SBB)
repository.mail.fl_str_mv acta@botanica.org.br||acta@botanica.org.br|| f.a.r.santos@gmail.com
_version_ 1752126656047218688