Considerações sobre a coleta de Sphagnum no município de Cananéia, estado de São Paulo, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rancura,Sheila
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Ribeiro,Marcelo Martins, Nordi,Nivaldo
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Acta Botanica Brasilica
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-33062010000200004
Resumo: O manejo de espécies florestais não madeireiras é uma importante alternativa para a manutenção das florestas. Contudo, a demanda por algumas espécies em escala comercial pode resultar em impactos negativos sobre a biodiversidade local. As briófitas, particularmente espécies do gênero Sphagnum, estão entre os recursos vegetais explorados em áreas de restinga no município de Cananéia, litoral sul do Estado de São Paulo. A coleta das briófitas pela população local visa atender ao mercado de plantas ornamentais. Para avaliação da regeneração do Sphagnum foram instaladas parcelas e realizadas duas coletas simulando a forma de extração tradicional, que consiste na coleta manual e seletiva da camada superficial de Sphagnum com altura aproximada de 15 cm. Foram medidas as variáveis altura, porcentagem de cobertura e rendimento do Sphagnum. Sob as condições encontradas no experimento de simulação da extração tradicional, os resultados indicaram que decorridos seis e sete meses após a coleta o Sphagnum apresentou altura e rendimento semelhantes à condição inicial. Tais resultados reforçam a percepção dos extrativistas de que há um intervalo ótimo para a realização de uma nova coleta de Sphagnum no mesmo local. Dessa forma, quando a coleta é realizada da forma tradicional, os impactos negativos da extração sobre o crescimento de Sphagnum tendem a ser minimizados.
id SBB-1_e8dc4bb83a91414d2bc7a17b32cfbb60
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-33062010000200004
network_acronym_str SBB-1
network_name_str Acta Botanica Brasilica
repository_id_str
spelling Considerações sobre a coleta de Sphagnum no município de Cananéia, estado de São Paulo, Brasilextrativismomanejo sustentávelprodutos florestais não madeireirosrestingaO manejo de espécies florestais não madeireiras é uma importante alternativa para a manutenção das florestas. Contudo, a demanda por algumas espécies em escala comercial pode resultar em impactos negativos sobre a biodiversidade local. As briófitas, particularmente espécies do gênero Sphagnum, estão entre os recursos vegetais explorados em áreas de restinga no município de Cananéia, litoral sul do Estado de São Paulo. A coleta das briófitas pela população local visa atender ao mercado de plantas ornamentais. Para avaliação da regeneração do Sphagnum foram instaladas parcelas e realizadas duas coletas simulando a forma de extração tradicional, que consiste na coleta manual e seletiva da camada superficial de Sphagnum com altura aproximada de 15 cm. Foram medidas as variáveis altura, porcentagem de cobertura e rendimento do Sphagnum. Sob as condições encontradas no experimento de simulação da extração tradicional, os resultados indicaram que decorridos seis e sete meses após a coleta o Sphagnum apresentou altura e rendimento semelhantes à condição inicial. Tais resultados reforçam a percepção dos extrativistas de que há um intervalo ótimo para a realização de uma nova coleta de Sphagnum no mesmo local. Dessa forma, quando a coleta é realizada da forma tradicional, os impactos negativos da extração sobre o crescimento de Sphagnum tendem a ser minimizados.Sociedade Botânica do Brasil2010-06-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-33062010000200004Acta Botanica Brasilica v.24 n.2 2010reponame:Acta Botanica Brasilicainstname:Sociedade Botânica do Brasil (SBB)instacron:SBB10.1590/S0102-33062010000200004info:eu-repo/semantics/openAccessRancura,SheilaRibeiro,Marcelo MartinsNordi,Nivaldopor2010-08-09T00:00:00Zoai:scielo:S0102-33062010000200004Revistahttps://www.scielo.br/j/abb/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpacta@botanica.org.br||acta@botanica.org.br|| f.a.r.santos@gmail.com1677-941X0102-3306opendoar:2010-08-09T00:00Acta Botanica Brasilica - Sociedade Botânica do Brasil (SBB)false
dc.title.none.fl_str_mv Considerações sobre a coleta de Sphagnum no município de Cananéia, estado de São Paulo, Brasil
title Considerações sobre a coleta de Sphagnum no município de Cananéia, estado de São Paulo, Brasil
spellingShingle Considerações sobre a coleta de Sphagnum no município de Cananéia, estado de São Paulo, Brasil
Rancura,Sheila
extrativismo
manejo sustentável
produtos florestais não madeireiros
restinga
title_short Considerações sobre a coleta de Sphagnum no município de Cananéia, estado de São Paulo, Brasil
title_full Considerações sobre a coleta de Sphagnum no município de Cananéia, estado de São Paulo, Brasil
title_fullStr Considerações sobre a coleta de Sphagnum no município de Cananéia, estado de São Paulo, Brasil
title_full_unstemmed Considerações sobre a coleta de Sphagnum no município de Cananéia, estado de São Paulo, Brasil
title_sort Considerações sobre a coleta de Sphagnum no município de Cananéia, estado de São Paulo, Brasil
author Rancura,Sheila
author_facet Rancura,Sheila
Ribeiro,Marcelo Martins
Nordi,Nivaldo
author_role author
author2 Ribeiro,Marcelo Martins
Nordi,Nivaldo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rancura,Sheila
Ribeiro,Marcelo Martins
Nordi,Nivaldo
dc.subject.por.fl_str_mv extrativismo
manejo sustentável
produtos florestais não madeireiros
restinga
topic extrativismo
manejo sustentável
produtos florestais não madeireiros
restinga
description O manejo de espécies florestais não madeireiras é uma importante alternativa para a manutenção das florestas. Contudo, a demanda por algumas espécies em escala comercial pode resultar em impactos negativos sobre a biodiversidade local. As briófitas, particularmente espécies do gênero Sphagnum, estão entre os recursos vegetais explorados em áreas de restinga no município de Cananéia, litoral sul do Estado de São Paulo. A coleta das briófitas pela população local visa atender ao mercado de plantas ornamentais. Para avaliação da regeneração do Sphagnum foram instaladas parcelas e realizadas duas coletas simulando a forma de extração tradicional, que consiste na coleta manual e seletiva da camada superficial de Sphagnum com altura aproximada de 15 cm. Foram medidas as variáveis altura, porcentagem de cobertura e rendimento do Sphagnum. Sob as condições encontradas no experimento de simulação da extração tradicional, os resultados indicaram que decorridos seis e sete meses após a coleta o Sphagnum apresentou altura e rendimento semelhantes à condição inicial. Tais resultados reforçam a percepção dos extrativistas de que há um intervalo ótimo para a realização de uma nova coleta de Sphagnum no mesmo local. Dessa forma, quando a coleta é realizada da forma tradicional, os impactos negativos da extração sobre o crescimento de Sphagnum tendem a ser minimizados.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-33062010000200004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-33062010000200004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-33062010000200004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Botânica do Brasil
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Botânica do Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Acta Botanica Brasilica v.24 n.2 2010
reponame:Acta Botanica Brasilica
instname:Sociedade Botânica do Brasil (SBB)
instacron:SBB
instname_str Sociedade Botânica do Brasil (SBB)
instacron_str SBB
institution SBB
reponame_str Acta Botanica Brasilica
collection Acta Botanica Brasilica
repository.name.fl_str_mv Acta Botanica Brasilica - Sociedade Botânica do Brasil (SBB)
repository.mail.fl_str_mv acta@botanica.org.br||acta@botanica.org.br|| f.a.r.santos@gmail.com
_version_ 1752126659574628352