Caracterização de solos de duas formações de restinga e sua influência na constituição química foliar de Passiflora mucronata Lam. (Passifloraceae)e Canavalia rosea (Sw.) DC. (Fabaceae)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço Junior,Jehová
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Cuzzuol,Geraldo Rogério Faustini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Botanica Brasilica
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-33062009000100025
Resumo: As hipóteses sobre o posicionamento das formações de restinga são diversas sendo o gradiente salino e a fertilidade do solo as mais difundidas. Buscando elucidar essas questões, foram analisadas as propriedades dos solos das formações psamófila-reptante (FPR) e Palmae (FP) bem como a constituição química foliar de C. rosea (Sw.) DC. restrita à FPR e P. mucronata Lam., na FP. O solo da FP destacou-se pela maior fertilidade. Maiores teores dos metais Fe, Zn e ISNa foram encontrados em solos da FPR. Não foi detectada a presença de Al nas duas formações. O pH dos solos é alcalino sem diferenças entre as duas formações. Os elementos químicos P, S, Cu e Zn acumulam-se em maiores concentrações em folhas de P. mucronata. C. rosea destacou-se pelos maiores teores foliares de N, Fe e B. Essa Fabaceae mostrou valores superiores do fator de concentração para o Ca, Mg, Fe, Cu e B enquanto que P. mucronata, para o P e Zn. Os resultados obtidos sugerem que as características pedológicas têm papel chave no estabelecimento de C. rosea na FPRe de P. mucronata na FP.
id SBB-1_fb12724026947e88b21a465273c2c903
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-33062009000100025
network_acronym_str SBB-1
network_name_str Acta Botanica Brasilica
repository_id_str
spelling Caracterização de solos de duas formações de restinga e sua influência na constituição química foliar de Passiflora mucronata Lam. (Passifloraceae)e Canavalia rosea (Sw.) DC. (Fabaceae)distribuição espacialecofisiologianutrição mineralzonaçãoAs hipóteses sobre o posicionamento das formações de restinga são diversas sendo o gradiente salino e a fertilidade do solo as mais difundidas. Buscando elucidar essas questões, foram analisadas as propriedades dos solos das formações psamófila-reptante (FPR) e Palmae (FP) bem como a constituição química foliar de C. rosea (Sw.) DC. restrita à FPR e P. mucronata Lam., na FP. O solo da FP destacou-se pela maior fertilidade. Maiores teores dos metais Fe, Zn e ISNa foram encontrados em solos da FPR. Não foi detectada a presença de Al nas duas formações. O pH dos solos é alcalino sem diferenças entre as duas formações. Os elementos químicos P, S, Cu e Zn acumulam-se em maiores concentrações em folhas de P. mucronata. C. rosea destacou-se pelos maiores teores foliares de N, Fe e B. Essa Fabaceae mostrou valores superiores do fator de concentração para o Ca, Mg, Fe, Cu e B enquanto que P. mucronata, para o P e Zn. Os resultados obtidos sugerem que as características pedológicas têm papel chave no estabelecimento de C. rosea na FPRe de P. mucronata na FP.Sociedade Botânica do Brasil2009-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-33062009000100025Acta Botanica Brasilica v.23 n.1 2009reponame:Acta Botanica Brasilicainstname:Sociedade Botânica do Brasil (SBB)instacron:SBB10.1590/S0102-33062009000100025info:eu-repo/semantics/openAccessLourenço Junior,JehováCuzzuol,Geraldo Rogério Faustinipor2009-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S0102-33062009000100025Revistahttps://www.scielo.br/j/abb/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpacta@botanica.org.br||acta@botanica.org.br|| f.a.r.santos@gmail.com1677-941X0102-3306opendoar:2009-10-09T00:00Acta Botanica Brasilica - Sociedade Botânica do Brasil (SBB)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização de solos de duas formações de restinga e sua influência na constituição química foliar de Passiflora mucronata Lam. (Passifloraceae)e Canavalia rosea (Sw.) DC. (Fabaceae)
title Caracterização de solos de duas formações de restinga e sua influência na constituição química foliar de Passiflora mucronata Lam. (Passifloraceae)e Canavalia rosea (Sw.) DC. (Fabaceae)
spellingShingle Caracterização de solos de duas formações de restinga e sua influência na constituição química foliar de Passiflora mucronata Lam. (Passifloraceae)e Canavalia rosea (Sw.) DC. (Fabaceae)
Lourenço Junior,Jehová
distribuição espacial
ecofisiologia
nutrição mineral
zonação
title_short Caracterização de solos de duas formações de restinga e sua influência na constituição química foliar de Passiflora mucronata Lam. (Passifloraceae)e Canavalia rosea (Sw.) DC. (Fabaceae)
title_full Caracterização de solos de duas formações de restinga e sua influência na constituição química foliar de Passiflora mucronata Lam. (Passifloraceae)e Canavalia rosea (Sw.) DC. (Fabaceae)
title_fullStr Caracterização de solos de duas formações de restinga e sua influência na constituição química foliar de Passiflora mucronata Lam. (Passifloraceae)e Canavalia rosea (Sw.) DC. (Fabaceae)
title_full_unstemmed Caracterização de solos de duas formações de restinga e sua influência na constituição química foliar de Passiflora mucronata Lam. (Passifloraceae)e Canavalia rosea (Sw.) DC. (Fabaceae)
title_sort Caracterização de solos de duas formações de restinga e sua influência na constituição química foliar de Passiflora mucronata Lam. (Passifloraceae)e Canavalia rosea (Sw.) DC. (Fabaceae)
author Lourenço Junior,Jehová
author_facet Lourenço Junior,Jehová
Cuzzuol,Geraldo Rogério Faustini
author_role author
author2 Cuzzuol,Geraldo Rogério Faustini
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço Junior,Jehová
Cuzzuol,Geraldo Rogério Faustini
dc.subject.por.fl_str_mv distribuição espacial
ecofisiologia
nutrição mineral
zonação
topic distribuição espacial
ecofisiologia
nutrição mineral
zonação
description As hipóteses sobre o posicionamento das formações de restinga são diversas sendo o gradiente salino e a fertilidade do solo as mais difundidas. Buscando elucidar essas questões, foram analisadas as propriedades dos solos das formações psamófila-reptante (FPR) e Palmae (FP) bem como a constituição química foliar de C. rosea (Sw.) DC. restrita à FPR e P. mucronata Lam., na FP. O solo da FP destacou-se pela maior fertilidade. Maiores teores dos metais Fe, Zn e ISNa foram encontrados em solos da FPR. Não foi detectada a presença de Al nas duas formações. O pH dos solos é alcalino sem diferenças entre as duas formações. Os elementos químicos P, S, Cu e Zn acumulam-se em maiores concentrações em folhas de P. mucronata. C. rosea destacou-se pelos maiores teores foliares de N, Fe e B. Essa Fabaceae mostrou valores superiores do fator de concentração para o Ca, Mg, Fe, Cu e B enquanto que P. mucronata, para o P e Zn. Os resultados obtidos sugerem que as características pedológicas têm papel chave no estabelecimento de C. rosea na FPRe de P. mucronata na FP.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-33062009000100025
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-33062009000100025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-33062009000100025
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Botânica do Brasil
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Botânica do Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Acta Botanica Brasilica v.23 n.1 2009
reponame:Acta Botanica Brasilica
instname:Sociedade Botânica do Brasil (SBB)
instacron:SBB
instname_str Sociedade Botânica do Brasil (SBB)
instacron_str SBB
institution SBB
reponame_str Acta Botanica Brasilica
collection Acta Botanica Brasilica
repository.name.fl_str_mv Acta Botanica Brasilica - Sociedade Botânica do Brasil (SBB)
repository.mail.fl_str_mv acta@botanica.org.br||acta@botanica.org.br|| f.a.r.santos@gmail.com
_version_ 1752126658859499520