Proposta de uma metodologia para o ensino da estrutura e função das proteínas na disciplina Bioquímica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ensino de Bioquímica |
Texto Completo: | http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/37 |
Resumo: | A Bioquímica é uma disciplina fundamental para uma formação superior crítica e reflexiva do estudante da área biológica e da saúde. A Bioquímica é uma ciência ampla, a qual lida com assuntos complexos e abstratos, o que muitas vezes dificulta seu entendimento pelos alunos e acaba contribuindo para um alto percentual de reprovação na disciplina. O objetivo do presente trabalho foi desenvolver uma metodologia de ensino/aprendizagem para minimizar as dificuldades de entendimento do conteúdo didático, explorar as potencialidades de aplicação desse conteúdo e facilitar o estudo da estrutura e função das proteínas na disciplina Bioquímica. METODOLOGIA: Com o intuito de introduzir e contextualizar conceitos bioquímicos a respeito da estrutura e função das proteínas, cinco estratégias foram propostas: confecção de modelos de biomoléculas com materiais de baixo custo; uso do corpo como ferramenta pedagógica para a fixação de conceitos básicos; elaboração de um roteiro de procedimentos de laboratório com substâncias reagentes do dia a dia para demonstração prática do conteúdo teórico; contextualização do tema em relação ao cotidiano do aluno e sua futura prática profissional; e uso da internet de forma complementar ao processo de ensino/aprendizagem iniciado em sala de aula. A metodologia proposta foi realizada em uma turma de 35 alunos do 2o período de graduação de enfermagem e os resultados foram avaliados através da percepção do professor e do preenchimento, pelos alunos, de um questionário elaborado especificamente para este estudo. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram gastos 150 minutos para a realização das estratégias elaboradas na metodologia. Na opinião do professor, o conteúdo pôde ser transmitido de uma forma fácil e os alunos se mostraram abertos e interessados com a exposição. Dos dezoito alunos que responderam ao questionário, todos foram unânimes em elogiar os modelos elaborados para a demonstração visual do conteúdo teórico. Dois alunos relataram ainda alguma dificuldade quanto ao entendimento do conteúdo ao término dos procedimentos. Estratégias adicionais podem ser utilizadas a fim de corrigir esse déficit residual. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A metodologia desenvolvida foi considerada uma proposta apropriada para favorecer o estudo de proteínas, podendo ser utilizada como uma alternativa complementar pelos professores dessa disciplina. Diferentes metodologias empregadas no ensino de bioquímica podem contribuir para uma maior motivação e compreensão por parte do aluno |
id |
SBBQM-1_07b3cfc2416f58fb3ec2d84beedbb279 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.bioquimica.org.br:article/37 |
network_acronym_str |
SBBQM-1 |
network_name_str |
Revista de Ensino de Bioquímica |
repository_id_str |
|
spelling |
Proposta de uma metodologia para o ensino da estrutura e função das proteínas na disciplina BioquímicaA Bioquímica é uma disciplina fundamental para uma formação superior crítica e reflexiva do estudante da área biológica e da saúde. A Bioquímica é uma ciência ampla, a qual lida com assuntos complexos e abstratos, o que muitas vezes dificulta seu entendimento pelos alunos e acaba contribuindo para um alto percentual de reprovação na disciplina. O objetivo do presente trabalho foi desenvolver uma metodologia de ensino/aprendizagem para minimizar as dificuldades de entendimento do conteúdo didático, explorar as potencialidades de aplicação desse conteúdo e facilitar o estudo da estrutura e função das proteínas na disciplina Bioquímica. METODOLOGIA: Com o intuito de introduzir e contextualizar conceitos bioquímicos a respeito da estrutura e função das proteínas, cinco estratégias foram propostas: confecção de modelos de biomoléculas com materiais de baixo custo; uso do corpo como ferramenta pedagógica para a fixação de conceitos básicos; elaboração de um roteiro de procedimentos de laboratório com substâncias reagentes do dia a dia para demonstração prática do conteúdo teórico; contextualização do tema em relação ao cotidiano do aluno e sua futura prática profissional; e uso da internet de forma complementar ao processo de ensino/aprendizagem iniciado em sala de aula. A metodologia proposta foi realizada em uma turma de 35 alunos do 2o período de graduação de enfermagem e os resultados foram avaliados através da percepção do professor e do preenchimento, pelos alunos, de um questionário elaborado especificamente para este estudo. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram gastos 150 minutos para a realização das estratégias elaboradas na metodologia. Na opinião do professor, o conteúdo pôde ser transmitido de uma forma fácil e os alunos se mostraram abertos e interessados com a exposição. Dos dezoito alunos que responderam ao questionário, todos foram unânimes em elogiar os modelos elaborados para a demonstração visual do conteúdo teórico. Dois alunos relataram ainda alguma dificuldade quanto ao entendimento do conteúdo ao término dos procedimentos. Estratégias adicionais podem ser utilizadas a fim de corrigir esse déficit residual. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A metodologia desenvolvida foi considerada uma proposta apropriada para favorecer o estudo de proteínas, podendo ser utilizada como uma alternativa complementar pelos professores dessa disciplina. Diferentes metodologias empregadas no ensino de bioquímica podem contribuir para uma maior motivação e compreensão por parte do alunoSociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBqSabino, GeorgeAmaral, Fernando CostaSabino, Claudia De Vilhena SchayerKattah, Luciene Rodrigues2009-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/3710.16923/reb.v7i1.37Revista de Ensino de Bioquímica; v. 7, n. 1 (2009): RBEBBM (Cessou em 2012. Cont. ISSN 2318-8790 Revista de Ensino de Bioquímica); 41-59Revista de Enseñanza de Bioquímica; v. 7, n. 1 (2009): RBEBBM (Cessou em 2012. Cont. ISSN 2318-8790 Revista de Ensino de Bioquímica); 41-59Journal of Biochemistry Education; v. 7, n. 1 (2009): RBEBBM (Cessou em 2012. Cont. ISSN 2318-8790 Revista de Ensino de Bioquímica); 41-59Revista de Ensino de Bioquímica; v. 7, n. 1 (2009): RBEBBM (Cessou em 2012. Cont. ISSN 2318-8790 Revista de Ensino de Bioquímica); 41-592318-8790reponame:Revista de Ensino de Bioquímicainstname:Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)instacron:SBBQMporhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/37/36Direitos autorais 2009 Revista de Ensino de Bioquímicahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-25T17:17:57Zoai:ojs.bioquimica.org.br:article/37Revistahttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REBONGhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/oaicontato@bioquimica.org.br||ensinodebioquimica@gmail.com2318-87901677-2318opendoar:2022-03-25T17:17:57Revista de Ensino de Bioquímica - Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de uma metodologia para o ensino da estrutura e função das proteínas na disciplina Bioquímica |
title |
Proposta de uma metodologia para o ensino da estrutura e função das proteínas na disciplina Bioquímica |
spellingShingle |
Proposta de uma metodologia para o ensino da estrutura e função das proteínas na disciplina Bioquímica Sabino, George |
title_short |
Proposta de uma metodologia para o ensino da estrutura e função das proteínas na disciplina Bioquímica |
title_full |
Proposta de uma metodologia para o ensino da estrutura e função das proteínas na disciplina Bioquímica |
title_fullStr |
Proposta de uma metodologia para o ensino da estrutura e função das proteínas na disciplina Bioquímica |
title_full_unstemmed |
Proposta de uma metodologia para o ensino da estrutura e função das proteínas na disciplina Bioquímica |
title_sort |
Proposta de uma metodologia para o ensino da estrutura e função das proteínas na disciplina Bioquímica |
author |
Sabino, George |
author_facet |
Sabino, George Amaral, Fernando Costa Sabino, Claudia De Vilhena Schayer Kattah, Luciene Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Amaral, Fernando Costa Sabino, Claudia De Vilhena Schayer Kattah, Luciene Rodrigues |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sabino, George Amaral, Fernando Costa Sabino, Claudia De Vilhena Schayer Kattah, Luciene Rodrigues |
description |
A Bioquímica é uma disciplina fundamental para uma formação superior crítica e reflexiva do estudante da área biológica e da saúde. A Bioquímica é uma ciência ampla, a qual lida com assuntos complexos e abstratos, o que muitas vezes dificulta seu entendimento pelos alunos e acaba contribuindo para um alto percentual de reprovação na disciplina. O objetivo do presente trabalho foi desenvolver uma metodologia de ensino/aprendizagem para minimizar as dificuldades de entendimento do conteúdo didático, explorar as potencialidades de aplicação desse conteúdo e facilitar o estudo da estrutura e função das proteínas na disciplina Bioquímica. METODOLOGIA: Com o intuito de introduzir e contextualizar conceitos bioquímicos a respeito da estrutura e função das proteínas, cinco estratégias foram propostas: confecção de modelos de biomoléculas com materiais de baixo custo; uso do corpo como ferramenta pedagógica para a fixação de conceitos básicos; elaboração de um roteiro de procedimentos de laboratório com substâncias reagentes do dia a dia para demonstração prática do conteúdo teórico; contextualização do tema em relação ao cotidiano do aluno e sua futura prática profissional; e uso da internet de forma complementar ao processo de ensino/aprendizagem iniciado em sala de aula. A metodologia proposta foi realizada em uma turma de 35 alunos do 2o período de graduação de enfermagem e os resultados foram avaliados através da percepção do professor e do preenchimento, pelos alunos, de um questionário elaborado especificamente para este estudo. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram gastos 150 minutos para a realização das estratégias elaboradas na metodologia. Na opinião do professor, o conteúdo pôde ser transmitido de uma forma fácil e os alunos se mostraram abertos e interessados com a exposição. Dos dezoito alunos que responderam ao questionário, todos foram unânimes em elogiar os modelos elaborados para a demonstração visual do conteúdo teórico. Dois alunos relataram ainda alguma dificuldade quanto ao entendimento do conteúdo ao término dos procedimentos. Estratégias adicionais podem ser utilizadas a fim de corrigir esse déficit residual. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A metodologia desenvolvida foi considerada uma proposta apropriada para favorecer o estudo de proteínas, podendo ser utilizada como uma alternativa complementar pelos professores dessa disciplina. Diferentes metodologias empregadas no ensino de bioquímica podem contribuir para uma maior motivação e compreensão por parte do aluno |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-02-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/37 10.16923/reb.v7i1.37 |
url |
http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/37 |
identifier_str_mv |
10.16923/reb.v7i1.37 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/37/36 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2009 Revista de Ensino de Bioquímica http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2009 Revista de Ensino de Bioquímica http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Bioquímica; v. 7, n. 1 (2009): RBEBBM (Cessou em 2012. Cont. ISSN 2318-8790 Revista de Ensino de Bioquímica); 41-59 Revista de Enseñanza de Bioquímica; v. 7, n. 1 (2009): RBEBBM (Cessou em 2012. Cont. ISSN 2318-8790 Revista de Ensino de Bioquímica); 41-59 Journal of Biochemistry Education; v. 7, n. 1 (2009): RBEBBM (Cessou em 2012. Cont. ISSN 2318-8790 Revista de Ensino de Bioquímica); 41-59 Revista de Ensino de Bioquímica; v. 7, n. 1 (2009): RBEBBM (Cessou em 2012. Cont. ISSN 2318-8790 Revista de Ensino de Bioquímica); 41-59 2318-8790 reponame:Revista de Ensino de Bioquímica instname:Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) instacron:SBBQM |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) |
instacron_str |
SBBQM |
institution |
SBBQM |
reponame_str |
Revista de Ensino de Bioquímica |
collection |
Revista de Ensino de Bioquímica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Bioquímica - Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@bioquimica.org.br||ensinodebioquimica@gmail.com |
_version_ |
1752126678473113600 |