Proposta de uma metodologia para o ensino da estrutura e função das proteínas na disciplina Bioquímica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sabino, George
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Amaral, Fernando Costa, Sabino, Claudia De Vilhena Schayer, Kattah, Luciene Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Bioquímica
Texto Completo: http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/37
Resumo: A Bioquímica é uma disciplina fundamental para uma formação superior crítica e reflexiva do estudante da área biológica e da saúde. A Bioquímica é uma ciência ampla, a qual lida com assuntos complexos e abstratos, o que muitas vezes dificulta seu entendimento pelos alunos e acaba contribuindo para um alto percentual de reprovação na disciplina. O objetivo do presente trabalho foi desenvolver uma metodologia de ensino/aprendizagem para minimizar as dificuldades de entendimento do conteúdo didático, explorar as potencialidades de aplicação desse conteúdo e facilitar o estudo da estrutura e função das proteínas na disciplina Bioquímica. METODOLOGIA: Com o intuito de introduzir e contextualizar conceitos bioquímicos a respeito da estrutura e função das proteínas, cinco estratégias foram propostas: confecção de modelos de biomoléculas com materiais de baixo custo; uso do corpo como ferramenta pedagógica para a fixação de conceitos básicos; elaboração de um roteiro de procedimentos de laboratório com substâncias reagentes do dia a dia para demonstração prática do conteúdo teórico; contextualização do tema em relação ao cotidiano do aluno e sua futura prática profissional; e uso da internet de forma complementar ao processo de ensino/aprendizagem iniciado em sala de aula. A metodologia proposta foi realizada em uma turma de 35 alunos do 2o período de graduação de enfermagem e os resultados foram avaliados através da percepção do professor e do preenchimento, pelos alunos, de um questionário elaborado especificamente para este estudo. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram gastos 150 minutos para a realização das estratégias elaboradas na metodologia. Na opinião do professor, o conteúdo pôde ser transmitido de uma forma fácil e os alunos se mostraram abertos e interessados com a exposição. Dos dezoito alunos que responderam ao questionário, todos foram unânimes em elogiar os modelos elaborados para a demonstração visual do conteúdo teórico. Dois alunos relataram ainda alguma dificuldade quanto ao entendimento do conteúdo ao término dos procedimentos. Estratégias adicionais podem ser utilizadas a fim de corrigir esse déficit residual. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A metodologia desenvolvida foi considerada uma proposta apropriada para favorecer o estudo de proteínas, podendo ser utilizada como uma alternativa complementar pelos professores dessa disciplina. Diferentes metodologias empregadas no ensino de bioquímica podem contribuir para uma maior motivação e compreensão por parte do aluno
id SBBQM-1_07b3cfc2416f58fb3ec2d84beedbb279
oai_identifier_str oai:ojs.bioquimica.org.br:article/37
network_acronym_str SBBQM-1
network_name_str Revista de Ensino de Bioquímica
repository_id_str
spelling Proposta de uma metodologia para o ensino da estrutura e função das proteínas na disciplina BioquímicaA Bioquímica é uma disciplina fundamental para uma formação superior crítica e reflexiva do estudante da área biológica e da saúde. A Bioquímica é uma ciência ampla, a qual lida com assuntos complexos e abstratos, o que muitas vezes dificulta seu entendimento pelos alunos e acaba contribuindo para um alto percentual de reprovação na disciplina. O objetivo do presente trabalho foi desenvolver uma metodologia de ensino/aprendizagem para minimizar as dificuldades de entendimento do conteúdo didático, explorar as potencialidades de aplicação desse conteúdo e facilitar o estudo da estrutura e função das proteínas na disciplina Bioquímica. METODOLOGIA: Com o intuito de introduzir e contextualizar conceitos bioquímicos a respeito da estrutura e função das proteínas, cinco estratégias foram propostas: confecção de modelos de biomoléculas com materiais de baixo custo; uso do corpo como ferramenta pedagógica para a fixação de conceitos básicos; elaboração de um roteiro de procedimentos de laboratório com substâncias reagentes do dia a dia para demonstração prática do conteúdo teórico; contextualização do tema em relação ao cotidiano do aluno e sua futura prática profissional; e uso da internet de forma complementar ao processo de ensino/aprendizagem iniciado em sala de aula. A metodologia proposta foi realizada em uma turma de 35 alunos do 2o período de graduação de enfermagem e os resultados foram avaliados através da percepção do professor e do preenchimento, pelos alunos, de um questionário elaborado especificamente para este estudo. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram gastos 150 minutos para a realização das estratégias elaboradas na metodologia. Na opinião do professor, o conteúdo pôde ser transmitido de uma forma fácil e os alunos se mostraram abertos e interessados com a exposição. Dos dezoito alunos que responderam ao questionário, todos foram unânimes em elogiar os modelos elaborados para a demonstração visual do conteúdo teórico. Dois alunos relataram ainda alguma dificuldade quanto ao entendimento do conteúdo ao término dos procedimentos. Estratégias adicionais podem ser utilizadas a fim de corrigir esse déficit residual. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A metodologia desenvolvida foi considerada uma proposta apropriada para favorecer o estudo de proteínas, podendo ser utilizada como uma alternativa complementar pelos professores dessa disciplina. Diferentes metodologias empregadas no ensino de bioquímica podem contribuir para uma maior motivação e compreensão por parte do alunoSociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBqSabino, GeorgeAmaral, Fernando CostaSabino, Claudia De Vilhena SchayerKattah, Luciene Rodrigues2009-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/3710.16923/reb.v7i1.37Revista de Ensino de Bioquímica; v. 7, n. 1 (2009): RBEBBM (Cessou em 2012. Cont. ISSN 2318-8790 Revista de Ensino de Bioquímica); 41-59Revista de Enseñanza de Bioquímica; v. 7, n. 1 (2009): RBEBBM (Cessou em 2012. Cont. ISSN 2318-8790 Revista de Ensino de Bioquímica); 41-59Journal of Biochemistry Education; v. 7, n. 1 (2009): RBEBBM (Cessou em 2012. Cont. ISSN 2318-8790 Revista de Ensino de Bioquímica); 41-59Revista de Ensino de Bioquímica; v. 7, n. 1 (2009): RBEBBM (Cessou em 2012. Cont. ISSN 2318-8790 Revista de Ensino de Bioquímica); 41-592318-8790reponame:Revista de Ensino de Bioquímicainstname:Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)instacron:SBBQMporhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/37/36Direitos autorais 2009 Revista de Ensino de Bioquímicahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-25T17:17:57Zoai:ojs.bioquimica.org.br:article/37Revistahttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REBONGhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/oaicontato@bioquimica.org.br||ensinodebioquimica@gmail.com2318-87901677-2318opendoar:2022-03-25T17:17:57Revista de Ensino de Bioquímica - Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de uma metodologia para o ensino da estrutura e função das proteínas na disciplina Bioquímica
title Proposta de uma metodologia para o ensino da estrutura e função das proteínas na disciplina Bioquímica
spellingShingle Proposta de uma metodologia para o ensino da estrutura e função das proteínas na disciplina Bioquímica
Sabino, George
title_short Proposta de uma metodologia para o ensino da estrutura e função das proteínas na disciplina Bioquímica
title_full Proposta de uma metodologia para o ensino da estrutura e função das proteínas na disciplina Bioquímica
title_fullStr Proposta de uma metodologia para o ensino da estrutura e função das proteínas na disciplina Bioquímica
title_full_unstemmed Proposta de uma metodologia para o ensino da estrutura e função das proteínas na disciplina Bioquímica
title_sort Proposta de uma metodologia para o ensino da estrutura e função das proteínas na disciplina Bioquímica
author Sabino, George
author_facet Sabino, George
Amaral, Fernando Costa
Sabino, Claudia De Vilhena Schayer
Kattah, Luciene Rodrigues
author_role author
author2 Amaral, Fernando Costa
Sabino, Claudia De Vilhena Schayer
Kattah, Luciene Rodrigues
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Sabino, George
Amaral, Fernando Costa
Sabino, Claudia De Vilhena Schayer
Kattah, Luciene Rodrigues
description A Bioquímica é uma disciplina fundamental para uma formação superior crítica e reflexiva do estudante da área biológica e da saúde. A Bioquímica é uma ciência ampla, a qual lida com assuntos complexos e abstratos, o que muitas vezes dificulta seu entendimento pelos alunos e acaba contribuindo para um alto percentual de reprovação na disciplina. O objetivo do presente trabalho foi desenvolver uma metodologia de ensino/aprendizagem para minimizar as dificuldades de entendimento do conteúdo didático, explorar as potencialidades de aplicação desse conteúdo e facilitar o estudo da estrutura e função das proteínas na disciplina Bioquímica. METODOLOGIA: Com o intuito de introduzir e contextualizar conceitos bioquímicos a respeito da estrutura e função das proteínas, cinco estratégias foram propostas: confecção de modelos de biomoléculas com materiais de baixo custo; uso do corpo como ferramenta pedagógica para a fixação de conceitos básicos; elaboração de um roteiro de procedimentos de laboratório com substâncias reagentes do dia a dia para demonstração prática do conteúdo teórico; contextualização do tema em relação ao cotidiano do aluno e sua futura prática profissional; e uso da internet de forma complementar ao processo de ensino/aprendizagem iniciado em sala de aula. A metodologia proposta foi realizada em uma turma de 35 alunos do 2o período de graduação de enfermagem e os resultados foram avaliados através da percepção do professor e do preenchimento, pelos alunos, de um questionário elaborado especificamente para este estudo. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram gastos 150 minutos para a realização das estratégias elaboradas na metodologia. Na opinião do professor, o conteúdo pôde ser transmitido de uma forma fácil e os alunos se mostraram abertos e interessados com a exposição. Dos dezoito alunos que responderam ao questionário, todos foram unânimes em elogiar os modelos elaborados para a demonstração visual do conteúdo teórico. Dois alunos relataram ainda alguma dificuldade quanto ao entendimento do conteúdo ao término dos procedimentos. Estratégias adicionais podem ser utilizadas a fim de corrigir esse déficit residual. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A metodologia desenvolvida foi considerada uma proposta apropriada para favorecer o estudo de proteínas, podendo ser utilizada como uma alternativa complementar pelos professores dessa disciplina. Diferentes metodologias empregadas no ensino de bioquímica podem contribuir para uma maior motivação e compreensão por parte do aluno
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-25
dc.type.none.fl_str_mv



dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/37
10.16923/reb.v7i1.37
url http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/37
identifier_str_mv 10.16923/reb.v7i1.37
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/37/36
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2009 Revista de Ensino de Bioquímica
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2009 Revista de Ensino de Bioquímica
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Bioquímica; v. 7, n. 1 (2009): RBEBBM (Cessou em 2012. Cont. ISSN 2318-8790 Revista de Ensino de Bioquímica); 41-59
Revista de Enseñanza de Bioquímica; v. 7, n. 1 (2009): RBEBBM (Cessou em 2012. Cont. ISSN 2318-8790 Revista de Ensino de Bioquímica); 41-59
Journal of Biochemistry Education; v. 7, n. 1 (2009): RBEBBM (Cessou em 2012. Cont. ISSN 2318-8790 Revista de Ensino de Bioquímica); 41-59
Revista de Ensino de Bioquímica; v. 7, n. 1 (2009): RBEBBM (Cessou em 2012. Cont. ISSN 2318-8790 Revista de Ensino de Bioquímica); 41-59
2318-8790
reponame:Revista de Ensino de Bioquímica
instname:Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)
instacron:SBBQM
instname_str Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)
instacron_str SBBQM
institution SBBQM
reponame_str Revista de Ensino de Bioquímica
collection Revista de Ensino de Bioquímica
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Bioquímica - Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)
repository.mail.fl_str_mv contato@bioquimica.org.br||ensinodebioquimica@gmail.com
_version_ 1752126678473113600