“Hataraku Saibou” para o Ensino de Bioquímica não Presencial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ensino de Bioquímica |
Texto Completo: | http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/938 |
Resumo: | A animação japonesa “Hataraku Saibou” utiliza estratégias lúdicas, como a personificação de células, para explicar alguns dos processos fisiológicos do corpo humano. Em um dos seus episódios, a série desdobra o mecanismo de transporte de gases pelos eritrócitos, fazendo com que essa animação seja um importante instrumento pedagógico no estudo sobre a hemoglobina e as reações bioquímicas da hematose. Nos cursos de bioquímica, a aula sobre “hemoglobina e o transporte de oxigênio” promove a discussão de conceitos de estrutura proteica aplicados a uma proteína específica e ressalva a importância da estrutura para a função de uma proteína, associando a função da hemoglobina com os conceitos fisiológicos do transporte e da troca gasosa. O presente trabalho relata o uso da animação “Hataraku Saibou” como um recurso pedagógico em uma aula teórica para o ensino de bioquímica na modalidade remota. |
id |
SBBQM-1_3a61843cf3de519d9cbb370db5e84646 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.bioquimica.org.br:article/938 |
network_acronym_str |
SBBQM-1 |
network_name_str |
Revista de Ensino de Bioquímica |
repository_id_str |
|
spelling |
“Hataraku Saibou” para o Ensino de Bioquímica não PresencialA animação japonesa “Hataraku Saibou” utiliza estratégias lúdicas, como a personificação de células, para explicar alguns dos processos fisiológicos do corpo humano. Em um dos seus episódios, a série desdobra o mecanismo de transporte de gases pelos eritrócitos, fazendo com que essa animação seja um importante instrumento pedagógico no estudo sobre a hemoglobina e as reações bioquímicas da hematose. Nos cursos de bioquímica, a aula sobre “hemoglobina e o transporte de oxigênio” promove a discussão de conceitos de estrutura proteica aplicados a uma proteína específica e ressalva a importância da estrutura para a função de uma proteína, associando a função da hemoglobina com os conceitos fisiológicos do transporte e da troca gasosa. O presente trabalho relata o uso da animação “Hataraku Saibou” como um recurso pedagógico em uma aula teórica para o ensino de bioquímica na modalidade remota.Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBqFigueiredo, Bárbara Castro-Pimentelda Silva, Tatiana Sampaio2021-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionResumos SBBq - avaliados pelos paresSBBq resúmenes - revisada por paresSBBq abstracts / peer-reviewedapplication/pdfhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/93810.16923/reb.v20i2.938Revista de Ensino de Bioquímica; v. 18, n. 2 (2020): REB (Jul-Dez); 30-39Revista de Enseñanza de Bioquímica; v. 18, n. 2 (2020): REB (Jul-Dez); 30-39Journal of Biochemistry Education; v. 18, n. 2 (2020): REB (Jul-Dez); 30-39Revista de Ensino de Bioquímica; v. 18, n. 2 (2020): REB (Jul-Dez); 30-392318-8790reponame:Revista de Ensino de Bioquímicainstname:Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)instacron:SBBQMporhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/938/744/*ref*/Neto, R I M, Leite, A C, Palacios, I R S. Os Desafios do EAD no Ensino Superior em Meio A Pandemia da COVID-19. Revista Partes [Internet]. 2020. [cited 18 October 2020] Available from: https://www.partes.com.br/2020/08/12/os-desafios-do-ead-no-ensino-superior-em-meio-a-pandemia-da-covid-19/. [2] Carneiro, L A, Rodrigues, W, França, G, Prata, D N. Uso de Tecnologias no Ensino Superior Público Brasileiro em Tempos de Pandemia COVID-19. Research, Society and Development. 2020; 9 (8). [cited 18 October 2020] Available from: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/5485/4797. [3] Sistema Circulatório. In: Hataraku Saibou (Cells at Work!) [Internet] Directed by K. Suzuki. Japão: David Production. 2019; 1(8). [cited 18 October 2020] Available from: https://drive.google.com/drive/folders/1XanH0EBfgGmwylYnxK2GfAnuPDWclFhY. [4] Schiehl, E P, Gasparin, I. Contribuições do Google Sala de Aula para o Ensino Híbrido. Novas Tecnologias na Educação [Internet]. 2016; 14 (2). [cited 18 October 2020] Available from: https://doi.org/10.22456/1679-1916.70684./*ref*/Baynes, J W.; Dominiczak, M H.; Bioquímica Médica, 5ª ed. São Paulo: Guanabara Koogan, 2019./*ref*/Nelson, D L.; Cox, M M. Princípios de Bioquímica de Lehninger. 7ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2019./*ref*/Stryer, L; Berg, J M.; Tymoczko, J L. Bioquímica. 7ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014./*ref*/Campbell, M K.; Farrel, S O. Bioquímica: tradução da 8ª edição norte-americana. 1ª ed. São Paulo: Cengage Learning, 2016./*ref*/Voet, D; Voet, J G.; Pratt, C W. Fundamentos de Bioquímica: A vida em nível molecular. 4ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.Direitos autorais 2021 Revista de Ensino de Bioquímicahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-25T17:24:12Zoai:ojs.bioquimica.org.br:article/938Revistahttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REBONGhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/oaicontato@bioquimica.org.br||ensinodebioquimica@gmail.com2318-87901677-2318opendoar:2022-03-25T17:24:12Revista de Ensino de Bioquímica - Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Hataraku Saibou” para o Ensino de Bioquímica não Presencial |
title |
“Hataraku Saibou” para o Ensino de Bioquímica não Presencial |
spellingShingle |
“Hataraku Saibou” para o Ensino de Bioquímica não Presencial Figueiredo, Bárbara Castro-Pimentel |
title_short |
“Hataraku Saibou” para o Ensino de Bioquímica não Presencial |
title_full |
“Hataraku Saibou” para o Ensino de Bioquímica não Presencial |
title_fullStr |
“Hataraku Saibou” para o Ensino de Bioquímica não Presencial |
title_full_unstemmed |
“Hataraku Saibou” para o Ensino de Bioquímica não Presencial |
title_sort |
“Hataraku Saibou” para o Ensino de Bioquímica não Presencial |
author |
Figueiredo, Bárbara Castro-Pimentel |
author_facet |
Figueiredo, Bárbara Castro-Pimentel da Silva, Tatiana Sampaio |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Tatiana Sampaio |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Bárbara Castro-Pimentel da Silva, Tatiana Sampaio |
description |
A animação japonesa “Hataraku Saibou” utiliza estratégias lúdicas, como a personificação de células, para explicar alguns dos processos fisiológicos do corpo humano. Em um dos seus episódios, a série desdobra o mecanismo de transporte de gases pelos eritrócitos, fazendo com que essa animação seja um importante instrumento pedagógico no estudo sobre a hemoglobina e as reações bioquímicas da hematose. Nos cursos de bioquímica, a aula sobre “hemoglobina e o transporte de oxigênio” promove a discussão de conceitos de estrutura proteica aplicados a uma proteína específica e ressalva a importância da estrutura para a função de uma proteína, associando a função da hemoglobina com os conceitos fisiológicos do transporte e da troca gasosa. O presente trabalho relata o uso da animação “Hataraku Saibou” como um recurso pedagógico em uma aula teórica para o ensino de bioquímica na modalidade remota. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Resumos SBBq - avaliados pelos pares SBBq resúmenes - revisada por pares SBBq abstracts / peer-reviewed |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/938 10.16923/reb.v20i2.938 |
url |
http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/938 |
identifier_str_mv |
10.16923/reb.v20i2.938 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/938/744 /*ref*/Neto, R I M, Leite, A C, Palacios, I R S. Os Desafios do EAD no Ensino Superior em Meio A Pandemia da COVID-19. Revista Partes [Internet]. 2020. [cited 18 October 2020] Available from: https://www.partes.com.br/2020/08/12/os-desafios-do-ead-no-ensino-superior-em-meio-a-pandemia-da-covid-19/. [2] Carneiro, L A, Rodrigues, W, França, G, Prata, D N. Uso de Tecnologias no Ensino Superior Público Brasileiro em Tempos de Pandemia COVID-19. Research, Society and Development. 2020; 9 (8). [cited 18 October 2020] Available from: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/5485/4797. [3] Sistema Circulatório. In: Hataraku Saibou (Cells at Work!) [Internet] Directed by K. Suzuki. Japão: David Production. 2019; 1(8). [cited 18 October 2020] Available from: https://drive.google.com/drive/folders/1XanH0EBfgGmwylYnxK2GfAnuPDWclFhY. [4] Schiehl, E P, Gasparin, I. Contribuições do Google Sala de Aula para o Ensino Híbrido. Novas Tecnologias na Educação [Internet]. 2016; 14 (2). [cited 18 October 2020] Available from: https://doi.org/10.22456/1679-1916.70684. /*ref*/Baynes, J W.; Dominiczak, M H.; Bioquímica Médica, 5ª ed. São Paulo: Guanabara Koogan, 2019. /*ref*/Nelson, D L.; Cox, M M. Princípios de Bioquímica de Lehninger. 7ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2019. /*ref*/Stryer, L; Berg, J M.; Tymoczko, J L. Bioquímica. 7ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014. /*ref*/Campbell, M K.; Farrel, S O. Bioquímica: tradução da 8ª edição norte-americana. 1ª ed. São Paulo: Cengage Learning, 2016. /*ref*/Voet, D; Voet, J G.; Pratt, C W. Fundamentos de Bioquímica: A vida em nível molecular. 4ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista de Ensino de Bioquímica http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista de Ensino de Bioquímica http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Bioquímica; v. 18, n. 2 (2020): REB (Jul-Dez); 30-39 Revista de Enseñanza de Bioquímica; v. 18, n. 2 (2020): REB (Jul-Dez); 30-39 Journal of Biochemistry Education; v. 18, n. 2 (2020): REB (Jul-Dez); 30-39 Revista de Ensino de Bioquímica; v. 18, n. 2 (2020): REB (Jul-Dez); 30-39 2318-8790 reponame:Revista de Ensino de Bioquímica instname:Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) instacron:SBBQM |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) |
instacron_str |
SBBQM |
institution |
SBBQM |
reponame_str |
Revista de Ensino de Bioquímica |
collection |
Revista de Ensino de Bioquímica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Bioquímica - Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@bioquimica.org.br||ensinodebioquimica@gmail.com |
_version_ |
1752126678533931008 |