“Hataraku Saibou” para o Ensino de Bioquímica não Presencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Bárbara Castro-Pimentel
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: da Silva, Tatiana Sampaio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Bioquímica
Texto Completo: http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/938
Resumo: A animação japonesa “Hataraku Saibou” utiliza estratégias lúdicas, como a personificação de células, para explicar alguns dos processos fisiológicos do corpo humano. Em um dos seus episódios, a série desdobra o mecanismo de transporte de gases pelos eritrócitos, fazendo com que essa animação seja um importante instrumento pedagógico no estudo sobre a hemoglobina e as reações bioquímicas da hematose. Nos cursos de bioquímica, a aula sobre “hemoglobina e o transporte de oxigênio” promove a discussão de conceitos de estrutura proteica aplicados a uma proteína específica e ressalva a importância da estrutura para a função de uma proteína, associando a função da hemoglobina com os conceitos fisiológicos do transporte e da troca gasosa. O presente trabalho relata o uso da animação “Hataraku Saibou” como um recurso pedagógico em uma aula teórica para o ensino de bioquímica na modalidade remota.
id SBBQM-1_3a61843cf3de519d9cbb370db5e84646
oai_identifier_str oai:ojs.bioquimica.org.br:article/938
network_acronym_str SBBQM-1
network_name_str Revista de Ensino de Bioquímica
repository_id_str
spelling “Hataraku Saibou” para o Ensino de Bioquímica não PresencialA animação japonesa “Hataraku Saibou” utiliza estratégias lúdicas, como a personificação de células, para explicar alguns dos processos fisiológicos do corpo humano. Em um dos seus episódios, a série desdobra o mecanismo de transporte de gases pelos eritrócitos, fazendo com que essa animação seja um importante instrumento pedagógico no estudo sobre a hemoglobina e as reações bioquímicas da hematose. Nos cursos de bioquímica, a aula sobre “hemoglobina e o transporte de oxigênio” promove a discussão de conceitos de estrutura proteica aplicados a uma proteína específica e ressalva a importância da estrutura para a função de uma proteína, associando a função da hemoglobina com os conceitos fisiológicos do transporte e da troca gasosa. O presente trabalho relata o uso da animação “Hataraku Saibou” como um recurso pedagógico em uma aula teórica para o ensino de bioquímica na modalidade remota.Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBqFigueiredo, Bárbara Castro-Pimentelda Silva, Tatiana Sampaio2021-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionResumos SBBq - avaliados pelos paresSBBq resúmenes - revisada por paresSBBq abstracts / peer-reviewedapplication/pdfhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/93810.16923/reb.v20i2.938Revista de Ensino de Bioquímica; v. 18, n. 2 (2020): REB (Jul-Dez); 30-39Revista de Enseñanza de Bioquímica; v. 18, n. 2 (2020): REB (Jul-Dez); 30-39Journal of Biochemistry Education; v. 18, n. 2 (2020): REB (Jul-Dez); 30-39Revista de Ensino de Bioquímica; v. 18, n. 2 (2020): REB (Jul-Dez); 30-392318-8790reponame:Revista de Ensino de Bioquímicainstname:Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)instacron:SBBQMporhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/938/744/*ref*/Neto, R I M, Leite, A C, Palacios, I R S. Os Desafios do EAD no Ensino Superior em Meio A Pandemia da COVID-19. Revista Partes [Internet]. 2020. [cited 18 October 2020] Available from: https://www.partes.com.br/2020/08/12/os-desafios-do-ead-no-ensino-superior-em-meio-a-pandemia-da-covid-19/. [2] Carneiro, L A, Rodrigues, W, França, G, Prata, D N. Uso de Tecnologias no Ensino Superior Público Brasileiro em Tempos de Pandemia COVID-19. Research, Society and Development. 2020; 9 (8). [cited 18 October 2020] Available from: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/5485/4797. [3] Sistema Circulatório. In: Hataraku Saibou (Cells at Work!) [Internet] Directed by K. Suzuki. Japão: David Production. 2019; 1(8). [cited 18 October 2020] Available from: https://drive.google.com/drive/folders/1XanH0EBfgGmwylYnxK2GfAnuPDWclFhY. [4] Schiehl, E P, Gasparin, I. Contribuições do Google Sala de Aula para o Ensino Híbrido. Novas Tecnologias na Educação [Internet]. 2016; 14 (2). [cited 18 October 2020] Available from: https://doi.org/10.22456/1679-1916.70684./*ref*/Baynes, J W.; Dominiczak, M H.; Bioquímica Médica, 5ª ed. São Paulo: Guanabara Koogan, 2019./*ref*/Nelson, D L.; Cox, M M. Princípios de Bioquímica de Lehninger. 7ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2019./*ref*/Stryer, L; Berg, J M.; Tymoczko, J L. Bioquímica. 7ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014./*ref*/Campbell, M K.; Farrel, S O. Bioquímica: tradução da 8ª edição norte-americana. 1ª ed. São Paulo: Cengage Learning, 2016./*ref*/Voet, D; Voet, J G.; Pratt, C W. Fundamentos de Bioquímica: A vida em nível molecular. 4ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.Direitos autorais 2021 Revista de Ensino de Bioquímicahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-25T17:24:12Zoai:ojs.bioquimica.org.br:article/938Revistahttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REBONGhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/oaicontato@bioquimica.org.br||ensinodebioquimica@gmail.com2318-87901677-2318opendoar:2022-03-25T17:24:12Revista de Ensino de Bioquímica - Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)false
dc.title.none.fl_str_mv “Hataraku Saibou” para o Ensino de Bioquímica não Presencial
title “Hataraku Saibou” para o Ensino de Bioquímica não Presencial
spellingShingle “Hataraku Saibou” para o Ensino de Bioquímica não Presencial
Figueiredo, Bárbara Castro-Pimentel
title_short “Hataraku Saibou” para o Ensino de Bioquímica não Presencial
title_full “Hataraku Saibou” para o Ensino de Bioquímica não Presencial
title_fullStr “Hataraku Saibou” para o Ensino de Bioquímica não Presencial
title_full_unstemmed “Hataraku Saibou” para o Ensino de Bioquímica não Presencial
title_sort “Hataraku Saibou” para o Ensino de Bioquímica não Presencial
author Figueiredo, Bárbara Castro-Pimentel
author_facet Figueiredo, Bárbara Castro-Pimentel
da Silva, Tatiana Sampaio
author_role author
author2 da Silva, Tatiana Sampaio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Bárbara Castro-Pimentel
da Silva, Tatiana Sampaio
description A animação japonesa “Hataraku Saibou” utiliza estratégias lúdicas, como a personificação de células, para explicar alguns dos processos fisiológicos do corpo humano. Em um dos seus episódios, a série desdobra o mecanismo de transporte de gases pelos eritrócitos, fazendo com que essa animação seja um importante instrumento pedagógico no estudo sobre a hemoglobina e as reações bioquímicas da hematose. Nos cursos de bioquímica, a aula sobre “hemoglobina e o transporte de oxigênio” promove a discussão de conceitos de estrutura proteica aplicados a uma proteína específica e ressalva a importância da estrutura para a função de uma proteína, associando a função da hemoglobina com os conceitos fisiológicos do transporte e da troca gasosa. O presente trabalho relata o uso da animação “Hataraku Saibou” como um recurso pedagógico em uma aula teórica para o ensino de bioquímica na modalidade remota.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Resumos SBBq - avaliados pelos pares
SBBq resúmenes - revisada por pares
SBBq abstracts / peer-reviewed
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/938
10.16923/reb.v20i2.938
url http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/938
identifier_str_mv 10.16923/reb.v20i2.938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/938/744
/*ref*/Neto, R I M, Leite, A C, Palacios, I R S. Os Desafios do EAD no Ensino Superior em Meio A Pandemia da COVID-19. Revista Partes [Internet]. 2020. [cited 18 October 2020] Available from: https://www.partes.com.br/2020/08/12/os-desafios-do-ead-no-ensino-superior-em-meio-a-pandemia-da-covid-19/. [2] Carneiro, L A, Rodrigues, W, França, G, Prata, D N. Uso de Tecnologias no Ensino Superior Público Brasileiro em Tempos de Pandemia COVID-19. Research, Society and Development. 2020; 9 (8). [cited 18 October 2020] Available from: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/5485/4797. [3] Sistema Circulatório. In: Hataraku Saibou (Cells at Work!) [Internet] Directed by K. Suzuki. Japão: David Production. 2019; 1(8). [cited 18 October 2020] Available from: https://drive.google.com/drive/folders/1XanH0EBfgGmwylYnxK2GfAnuPDWclFhY. [4] Schiehl, E P, Gasparin, I. Contribuições do Google Sala de Aula para o Ensino Híbrido. Novas Tecnologias na Educação [Internet]. 2016; 14 (2). [cited 18 October 2020] Available from: https://doi.org/10.22456/1679-1916.70684.
/*ref*/Baynes, J W.; Dominiczak, M H.; Bioquímica Médica, 5ª ed. São Paulo: Guanabara Koogan, 2019.
/*ref*/Nelson, D L.; Cox, M M. Princípios de Bioquímica de Lehninger. 7ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.
/*ref*/Stryer, L; Berg, J M.; Tymoczko, J L. Bioquímica. 7ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.
/*ref*/Campbell, M K.; Farrel, S O. Bioquímica: tradução da 8ª edição norte-americana. 1ª ed. São Paulo: Cengage Learning, 2016.
/*ref*/Voet, D; Voet, J G.; Pratt, C W. Fundamentos de Bioquímica: A vida em nível molecular. 4ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista de Ensino de Bioquímica
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista de Ensino de Bioquímica
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Bioquímica; v. 18, n. 2 (2020): REB (Jul-Dez); 30-39
Revista de Enseñanza de Bioquímica; v. 18, n. 2 (2020): REB (Jul-Dez); 30-39
Journal of Biochemistry Education; v. 18, n. 2 (2020): REB (Jul-Dez); 30-39
Revista de Ensino de Bioquímica; v. 18, n. 2 (2020): REB (Jul-Dez); 30-39
2318-8790
reponame:Revista de Ensino de Bioquímica
instname:Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)
instacron:SBBQM
instname_str Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)
instacron_str SBBQM
institution SBBQM
reponame_str Revista de Ensino de Bioquímica
collection Revista de Ensino de Bioquímica
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Bioquímica - Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)
repository.mail.fl_str_mv contato@bioquimica.org.br||ensinodebioquimica@gmail.com
_version_ 1752126678533931008