UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA O ESTUDO INTERATIVO DA GLICOGÊNESE HEPÁTICA PELAS VIAS DIRETA E INDIRETA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Vera M. T.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Pastoriza, Bruno S., Vianna, Luciene P., Salbego, Christianne G., Pino, José C. Del
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Bioquímica
Texto Completo: http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/44
Resumo: As disciplinas de Bioquímica básica, normalmente, utilizam aulas expositivas ou a dinâmica deestudo em grupo como estratégias de ensino teórico. A revisão dos conceitos abordados emsala de aula é realizada, frequentemente, através de exercícios clássicos de fixação. Por outrolado, nos últimos anos, os livros texto têm sido acompanhados de CDs, que contem várias desuas figuras animadas e vinculadas a hipertextos e a links de páginas da internet, que facilitama construção de significados do conhecimento bioquímico. Paralelamente, objetos deaprendizagem em ambientes virtuais têm sido desenvolvidos com conteúdos informativos,podendo estar associados ou não a propostas desafiadoras, estimulando o aluno adesempenhar um papel mais ativo no entendimento dos conceitos bioquímicos básicos. É nestecontexto que se insere este trabalho, constituindo-se num objeto de aprendizagem mediadopor computador, no qual se apresenta, interativamente, a “Síntese de Glicogênio Hepáticopelas Vias Direta e Indireta”. A sua concepção e criação foram realizadas através daplataforma Adobe e seu conteúdo bioquímico foi baseado em informações divulgadas emartigos científicos e em livros texto. Com isto, pretende-se disponibilizar mais um objeto deaprendizagem ao repositório de softwares educacionais, para auxiliar no estudo de Bioquímica,tratando de um tema ainda não contemplado por esta estratégia de ensino.
id SBBQM-1_871301bcd8a6b94ffffe147f221229e3
oai_identifier_str oai:ojs.bioquimica.org.br:article/44
network_acronym_str SBBQM-1
network_name_str Revista de Ensino de Bioquímica
repository_id_str
spelling UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA O ESTUDO INTERATIVO DA GLICOGÊNESE HEPÁTICA PELAS VIAS DIRETA E INDIRETAAs disciplinas de Bioquímica básica, normalmente, utilizam aulas expositivas ou a dinâmica deestudo em grupo como estratégias de ensino teórico. A revisão dos conceitos abordados emsala de aula é realizada, frequentemente, através de exercícios clássicos de fixação. Por outrolado, nos últimos anos, os livros texto têm sido acompanhados de CDs, que contem várias desuas figuras animadas e vinculadas a hipertextos e a links de páginas da internet, que facilitama construção de significados do conhecimento bioquímico. Paralelamente, objetos deaprendizagem em ambientes virtuais têm sido desenvolvidos com conteúdos informativos,podendo estar associados ou não a propostas desafiadoras, estimulando o aluno adesempenhar um papel mais ativo no entendimento dos conceitos bioquímicos básicos. É nestecontexto que se insere este trabalho, constituindo-se num objeto de aprendizagem mediadopor computador, no qual se apresenta, interativamente, a “Síntese de Glicogênio Hepáticopelas Vias Direta e Indireta”. A sua concepção e criação foram realizadas através daplataforma Adobe e seu conteúdo bioquímico foi baseado em informações divulgadas emartigos científicos e em livros texto. Com isto, pretende-se disponibilizar mais um objeto deaprendizagem ao repositório de softwares educacionais, para auxiliar no estudo de Bioquímica,tratando de um tema ainda não contemplado por esta estratégia de ensino.Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBqTrindade, Vera M. T.Pastoriza, Bruno S.Vianna, Luciene P.Salbego, Christianne G.Pino, José C. Del2011-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/4410.16923/reb.v9i1.44Revista de Ensino de Bioquímica; v. 9, n. 1 (2011): RBEBBM (Cessou em 2012. Cont. ISSN 2318-8790 Revista de Ensino de Bioquímica); 9-17Revista de Enseñanza de Bioquímica; v. 9, n. 1 (2011): RBEBBM (Cessou em 2012. Cont. ISSN 2318-8790 Revista de Ensino de Bioquímica); 9-17Journal of Biochemistry Education; v. 9, n. 1 (2011): RBEBBM (Cessou em 2012. Cont. ISSN 2318-8790 Revista de Ensino de Bioquímica); 9-17Revista de Ensino de Bioquímica; v. 9, n. 1 (2011): RBEBBM (Cessou em 2012. Cont. ISSN 2318-8790 Revista de Ensino de Bioquímica); 9-172318-8790reponame:Revista de Ensino de Bioquímicainstname:Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)instacron:SBBQMporhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/44/43Direitos autorais 2011 Revista de Ensino de Bioquímicahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-25T17:26:22Zoai:ojs.bioquimica.org.br:article/44Revistahttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REBONGhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/oaicontato@bioquimica.org.br||ensinodebioquimica@gmail.com2318-87901677-2318opendoar:2022-03-25T17:26:22Revista de Ensino de Bioquímica - Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)false
dc.title.none.fl_str_mv UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA O ESTUDO INTERATIVO DA GLICOGÊNESE HEPÁTICA PELAS VIAS DIRETA E INDIRETA
title UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA O ESTUDO INTERATIVO DA GLICOGÊNESE HEPÁTICA PELAS VIAS DIRETA E INDIRETA
spellingShingle UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA O ESTUDO INTERATIVO DA GLICOGÊNESE HEPÁTICA PELAS VIAS DIRETA E INDIRETA
Trindade, Vera M. T.
title_short UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA O ESTUDO INTERATIVO DA GLICOGÊNESE HEPÁTICA PELAS VIAS DIRETA E INDIRETA
title_full UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA O ESTUDO INTERATIVO DA GLICOGÊNESE HEPÁTICA PELAS VIAS DIRETA E INDIRETA
title_fullStr UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA O ESTUDO INTERATIVO DA GLICOGÊNESE HEPÁTICA PELAS VIAS DIRETA E INDIRETA
title_full_unstemmed UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA O ESTUDO INTERATIVO DA GLICOGÊNESE HEPÁTICA PELAS VIAS DIRETA E INDIRETA
title_sort UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA O ESTUDO INTERATIVO DA GLICOGÊNESE HEPÁTICA PELAS VIAS DIRETA E INDIRETA
author Trindade, Vera M. T.
author_facet Trindade, Vera M. T.
Pastoriza, Bruno S.
Vianna, Luciene P.
Salbego, Christianne G.
Pino, José C. Del
author_role author
author2 Pastoriza, Bruno S.
Vianna, Luciene P.
Salbego, Christianne G.
Pino, José C. Del
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Trindade, Vera M. T.
Pastoriza, Bruno S.
Vianna, Luciene P.
Salbego, Christianne G.
Pino, José C. Del
description As disciplinas de Bioquímica básica, normalmente, utilizam aulas expositivas ou a dinâmica deestudo em grupo como estratégias de ensino teórico. A revisão dos conceitos abordados emsala de aula é realizada, frequentemente, através de exercícios clássicos de fixação. Por outrolado, nos últimos anos, os livros texto têm sido acompanhados de CDs, que contem várias desuas figuras animadas e vinculadas a hipertextos e a links de páginas da internet, que facilitama construção de significados do conhecimento bioquímico. Paralelamente, objetos deaprendizagem em ambientes virtuais têm sido desenvolvidos com conteúdos informativos,podendo estar associados ou não a propostas desafiadoras, estimulando o aluno adesempenhar um papel mais ativo no entendimento dos conceitos bioquímicos básicos. É nestecontexto que se insere este trabalho, constituindo-se num objeto de aprendizagem mediadopor computador, no qual se apresenta, interativamente, a “Síntese de Glicogênio Hepáticopelas Vias Direta e Indireta”. A sua concepção e criação foram realizadas através daplataforma Adobe e seu conteúdo bioquímico foi baseado em informações divulgadas emartigos científicos e em livros texto. Com isto, pretende-se disponibilizar mais um objeto deaprendizagem ao repositório de softwares educacionais, para auxiliar no estudo de Bioquímica,tratando de um tema ainda não contemplado por esta estratégia de ensino.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-08
dc.type.none.fl_str_mv



dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/44
10.16923/reb.v9i1.44
url http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/44
identifier_str_mv 10.16923/reb.v9i1.44
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/44/43
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2011 Revista de Ensino de Bioquímica
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2011 Revista de Ensino de Bioquímica
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Bioquímica; v. 9, n. 1 (2011): RBEBBM (Cessou em 2012. Cont. ISSN 2318-8790 Revista de Ensino de Bioquímica); 9-17
Revista de Enseñanza de Bioquímica; v. 9, n. 1 (2011): RBEBBM (Cessou em 2012. Cont. ISSN 2318-8790 Revista de Ensino de Bioquímica); 9-17
Journal of Biochemistry Education; v. 9, n. 1 (2011): RBEBBM (Cessou em 2012. Cont. ISSN 2318-8790 Revista de Ensino de Bioquímica); 9-17
Revista de Ensino de Bioquímica; v. 9, n. 1 (2011): RBEBBM (Cessou em 2012. Cont. ISSN 2318-8790 Revista de Ensino de Bioquímica); 9-17
2318-8790
reponame:Revista de Ensino de Bioquímica
instname:Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)
instacron:SBBQM
instname_str Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)
instacron_str SBBQM
institution SBBQM
reponame_str Revista de Ensino de Bioquímica
collection Revista de Ensino de Bioquímica
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Bioquímica - Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)
repository.mail.fl_str_mv contato@bioquimica.org.br||ensinodebioquimica@gmail.com
_version_ 1752126677935194112