Biochemistry and Literature: Tales and Chronicles – an approach collaborative learning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tozato Prado, Silvia Regina
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Bioquímica
Texto Completo: http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/698
Resumo: In this activity, the contents of Biochemistry with Literature were integrated in a perspective of collaborative learning. Groups of 3 students created a story (story or chronicle) on one of the subjects of the discipline and presented the text as a post in the intranet system; In banner for the academic community; Oral presentation of the story and a written material containing all texts produced. The application of this methodology was intended to allow the experience of a reflective and collaborative learning process, corroborating with Biochemistry learning and the development of important skills and abilities: reflection, critical sense, organization and ability to work in groups. The self-evaluation carried out with the 69 groups indicated that the activity allowed for a better understanding of the theme, the need for reflection from the beginning and that the group work allowed the discussion and exchange of knowledge about the subject.
id SBBQM-1_9f375fe55c29ade1769ef4f8fa793397
oai_identifier_str oai:ojs.bioquimica.org.br:article/698
network_acronym_str SBBQM-1
network_name_str Revista de Ensino de Bioquímica
repository_id_str
spelling Biochemistry and Literature: Tales and Chronicles – an approach collaborative learningBioquímica e Literatura: Contos e Crônicas – uma abordagem por meio da aprendizagem colaborativaBiochemistry; chronicles, collaborative learningBioquímica; crônicas; aprendizagem colaborativaIn this activity, the contents of Biochemistry with Literature were integrated in a perspective of collaborative learning. Groups of 3 students created a story (story or chronicle) on one of the subjects of the discipline and presented the text as a post in the intranet system; In banner for the academic community; Oral presentation of the story and a written material containing all texts produced. The application of this methodology was intended to allow the experience of a reflective and collaborative learning process, corroborating with Biochemistry learning and the development of important skills and abilities: reflection, critical sense, organization and ability to work in groups. The self-evaluation carried out with the 69 groups indicated that the activity allowed for a better understanding of the theme, the need for reflection from the beginning and that the group work allowed the discussion and exchange of knowledge about the subject.Nesta atividade, integrou-se os conteúdos de Bioquímica com a Literatura, numa prespectiva da aprendizagem colaborativa. Grupos de 3 alunos criaram uma história (conto ou crônica) sobre um dos temas da disciplina e apresentaram o texto como postagem no sistema de intranet; em banner para a comunidade acadêmica; apresentação oral da história e um material escrito contendo todos os textos produzidos. A aplicação desta metodologia pretendeu possibilitar a vivência de um processo de aprendizagem reflexiva e colaborativa, corroborando com a aprendizagem de Bioquímica e o desenvolvimento de competências e habilidades importantes: a reflexão, senso crítico, organização e capacidade de trabalhar em grupo. A auto-avaliação realizada com os 69 grupos indicou que a atividade permitiu melhor entendimento no tema trabalhado, a necessidade da reflexão desde o início e que o trabalho em grupo permitiu a discussão e troca de conhecimento sobre o assunto.Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBqTozato Prado, Silvia Regina2017-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/69810.16923/reb.v15i0.698Revista de Ensino de Bioquímica; v. 15 (2017): REB: Especial eventos; 189-201Revista de Enseñanza de Bioquímica; v. 15 (2017): REB: Especial eventos; 189-201Journal of Biochemistry Education; v. 15 (2017): REB: Especial eventos; 189-201Revista de Ensino de Bioquímica; v. 15 (2017): REB: Especial eventos; 189-2012318-8790reponame:Revista de Ensino de Bioquímicainstname:Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)instacron:SBBQMporhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/698/599http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/downloadSuppFile/698/64http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/downloadSuppFile/698/65http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/downloadSuppFile/698/66http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/downloadSuppFile/698/67http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/downloadSuppFile/698/68http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/downloadSuppFile/698/71http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/downloadSuppFile/698/72/*ref*/Silva, J. M. e Saldanha, C. Bioquímica em Medicina – Análises e Perspectivas. Vol. 1. Lisboa: Edições Colibri, 2010./*ref*/Pinheiro et.al (2009) Pinheiro, T. D. L., Silva, J. A. da., Souza, P. R. M. de., Nascimento, M. M. do. & Oliveira, H. D. de. (2009) Ensino de bioquímica para acadêmicos de fisioterapia: visão e avaliação do discente. Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular, 7(1), 25-35./*ref*/Vargas LHM. A Bioquímica e a Aprendizagem Baseada em Problemas. Rev. Ensino Bioquímica 2001; 1:15–9./*ref*/Yokaichiya, D. K., Galembeck, E. & Torres, B. B. (2004) O que alunos de diferentes cursos procuram em disciplinas extracurriculares de bioquímica?. Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular, 2(1), 37-44./*ref*/Garrido RG, Araújo FO, Oliveira TH, Garrido FSRG. O lugar da Bioquímica no processo de cuidar: Visão de graduandos em Enfermagem. Rev Bras. Ensino Bioquimica Biol Molecular. 2010;1:1-6./*ref*/Barbosa, J.U.; Leal, M.C.; Rossi, S.Q.; Dia, T.N.; Ferreira, K.A.; Oliveira, C.P. Analogias para o ensino de bioquímica no nível médio. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, n.1. p.195-208, 2012./*ref*/Oliveira, PS. Estrutura e função das proteínas nos livros didáticos de biologia aprovados no PNLD 2012. Dissertação de Mestrado [Biologia Geral]. Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, Universidade Federa do Rio de Janeiro./*ref*/Machado, M.S. et al. Bioquímica através da animação. Florianópolis: UFSC, 2010. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/view/1081/4358: Acesso em: 07/07/2017./*ref*/Loguércio et al., 2007 Loguercio, R., Souza, D. e Pino, J. C. D. Mapeando a educação em bioquímica no Brasil. Revista Ciências e Cognição. 2007; 10: 147-155./*ref*/13 Borges e Alencar. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior Cairu em Revista. Jul/Ago 2014, Ano 03, n° 04, p. 1 19-143 , ISSN 22377719./*ref*/Moreira, M.A., Caballero, M.C. e Rodríguez, M.L. (orgs.) (1997). Actas del Encuentro Internacional sobre el Aprendizaje Significativo. Burgos, España. pp. 19-44. Acessado em https://www.if.ufrgs.br/~moreira/apsigsubport.pdf em 05/03/2017) (Revista Brasileira de Física, Vol. 9, NP 1, 1979 A Teoria de Aprendizagem de David Ausubel como Sistema de Referência para a Organizaçilo de Conteúdo de Física* M. A. MOREIRA./*ref*/Torres, P.L; Irala, E.A. Aprendizagem colaborativa: Teoria e Prática. Coleção Agrinho. Acessado em: http://www.agrinho.com.br/site/wp-content/uploads/2014/09/2_03_Aprendizagem-colaborativa.pdf; 06/07/2017[13] Sitó, J. A. S. Capacidades, competências e habilidades: um desafio para a Educação no contexto do século XXI. Acessado em http://www.alegrete.rs.gov.br/site/secao/arquivo/11-1386069998-355.pdf, em 06/07/2017./*ref*/Dewey, John. Experiência e educação. 3 ed. São Paulo: Nacional, 1979./*ref*/Dorigon, Thaisa C.; Romanowski, Joana P. Revista Intersaberes, Curitiba, ano 3, n. 5, p. 8 - 22, jan/jul 2008 Disponível em: http://www.uninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/123/96./*ref*/Mitre, S. M.i; Siqueira-Batista, R.; Girardi, J. M.; Morais-Pinto, N. M.; Meirelles, C.A.B.; Pinto-Porto, C.; Moreira, T.; Hoffmann, L. M. Al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 13, 2008.Direitos autorais 2017 Revista de Ensino de Bioquímicahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-25T17:24:33Zoai:ojs.bioquimica.org.br:article/698Revistahttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REBONGhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/oaicontato@bioquimica.org.br||ensinodebioquimica@gmail.com2318-87901677-2318opendoar:2022-03-25T17:24:33Revista de Ensino de Bioquímica - Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)false
dc.title.none.fl_str_mv Biochemistry and Literature: Tales and Chronicles – an approach collaborative learning
Bioquímica e Literatura: Contos e Crônicas – uma abordagem por meio da aprendizagem colaborativa
title Biochemistry and Literature: Tales and Chronicles – an approach collaborative learning
spellingShingle Biochemistry and Literature: Tales and Chronicles – an approach collaborative learning
Tozato Prado, Silvia Regina
Biochemistry; chronicles, collaborative learning
Bioquímica; crônicas; aprendizagem colaborativa
title_short Biochemistry and Literature: Tales and Chronicles – an approach collaborative learning
title_full Biochemistry and Literature: Tales and Chronicles – an approach collaborative learning
title_fullStr Biochemistry and Literature: Tales and Chronicles – an approach collaborative learning
title_full_unstemmed Biochemistry and Literature: Tales and Chronicles – an approach collaborative learning
title_sort Biochemistry and Literature: Tales and Chronicles – an approach collaborative learning
author Tozato Prado, Silvia Regina
author_facet Tozato Prado, Silvia Regina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Tozato Prado, Silvia Regina
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Biochemistry; chronicles, collaborative learning
Bioquímica; crônicas; aprendizagem colaborativa
topic Biochemistry; chronicles, collaborative learning
Bioquímica; crônicas; aprendizagem colaborativa
description In this activity, the contents of Biochemistry with Literature were integrated in a perspective of collaborative learning. Groups of 3 students created a story (story or chronicle) on one of the subjects of the discipline and presented the text as a post in the intranet system; In banner for the academic community; Oral presentation of the story and a written material containing all texts produced. The application of this methodology was intended to allow the experience of a reflective and collaborative learning process, corroborating with Biochemistry learning and the development of important skills and abilities: reflection, critical sense, organization and ability to work in groups. The self-evaluation carried out with the 69 groups indicated that the activity allowed for a better understanding of the theme, the need for reflection from the beginning and that the group work allowed the discussion and exchange of knowledge about the subject.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-10
dc.type.none.fl_str_mv





dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/698
10.16923/reb.v15i0.698
url http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/698
identifier_str_mv 10.16923/reb.v15i0.698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/698/599
http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/downloadSuppFile/698/64
http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/downloadSuppFile/698/65
http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/downloadSuppFile/698/66
http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/downloadSuppFile/698/67
http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/downloadSuppFile/698/68
http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/downloadSuppFile/698/71
http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/downloadSuppFile/698/72
/*ref*/Silva, J. M. e Saldanha, C. Bioquímica em Medicina – Análises e Perspectivas. Vol. 1. Lisboa: Edições Colibri, 2010.
/*ref*/Pinheiro et.al (2009) Pinheiro, T. D. L., Silva, J. A. da., Souza, P. R. M. de., Nascimento, M. M. do. & Oliveira, H. D. de. (2009) Ensino de bioquímica para acadêmicos de fisioterapia: visão e avaliação do discente. Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular, 7(1), 25-35.
/*ref*/Vargas LHM. A Bioquímica e a Aprendizagem Baseada em Problemas. Rev. Ensino Bioquímica 2001; 1:15–9.
/*ref*/Yokaichiya, D. K., Galembeck, E. & Torres, B. B. (2004) O que alunos de diferentes cursos procuram em disciplinas extracurriculares de bioquímica?. Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular, 2(1), 37-44.
/*ref*/Garrido RG, Araújo FO, Oliveira TH, Garrido FSRG. O lugar da Bioquímica no processo de cuidar: Visão de graduandos em Enfermagem. Rev Bras. Ensino Bioquimica Biol Molecular. 2010;1:1-6.
/*ref*/Barbosa, J.U.; Leal, M.C.; Rossi, S.Q.; Dia, T.N.; Ferreira, K.A.; Oliveira, C.P. Analogias para o ensino de bioquímica no nível médio. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, n.1. p.195-208, 2012.
/*ref*/Oliveira, PS. Estrutura e função das proteínas nos livros didáticos de biologia aprovados no PNLD 2012. Dissertação de Mestrado [Biologia Geral]. Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, Universidade Federa do Rio de Janeiro.
/*ref*/Machado, M.S. et al. Bioquímica através da animação. Florianópolis: UFSC, 2010. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/view/1081/4358: Acesso em: 07/07/2017.
/*ref*/Loguércio et al., 2007 Loguercio, R., Souza, D. e Pino, J. C. D. Mapeando a educação em bioquímica no Brasil. Revista Ciências e Cognição. 2007; 10: 147-155.
/*ref*/13 Borges e Alencar. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior Cairu em Revista. Jul/Ago 2014, Ano 03, n° 04, p. 1 19-143 , ISSN 22377719.
/*ref*/Moreira, M.A., Caballero, M.C. e Rodríguez, M.L. (orgs.) (1997). Actas del Encuentro Internacional sobre el Aprendizaje Significativo. Burgos, España. pp. 19-44. Acessado em https://www.if.ufrgs.br/~moreira/apsigsubport.pdf em 05/03/2017) (Revista Brasileira de Física, Vol. 9, NP 1, 1979 A Teoria de Aprendizagem de David Ausubel como Sistema de Referência para a Organizaçilo de Conteúdo de Física* M. A. MOREIRA.
/*ref*/Torres, P.L; Irala, E.A. Aprendizagem colaborativa: Teoria e Prática. Coleção Agrinho. Acessado em: http://www.agrinho.com.br/site/wp-content/uploads/2014/09/2_03_Aprendizagem-colaborativa.pdf; 06/07/2017[13] Sitó, J. A. S. Capacidades, competências e habilidades: um desafio para a Educação no contexto do século XXI. Acessado em http://www.alegrete.rs.gov.br/site/secao/arquivo/11-1386069998-355.pdf, em 06/07/2017.
/*ref*/Dewey, John. Experiência e educação. 3 ed. São Paulo: Nacional, 1979.
/*ref*/Dorigon, Thaisa C.; Romanowski, Joana P. Revista Intersaberes, Curitiba, ano 3, n. 5, p. 8 - 22, jan/jul 2008 Disponível em: http://www.uninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/123/96.
/*ref*/Mitre, S. M.i; Siqueira-Batista, R.; Girardi, J. M.; Morais-Pinto, N. M.; Meirelles, C.A.B.; Pinto-Porto, C.; Moreira, T.; Hoffmann, L. M. Al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 13, 2008.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista de Ensino de Bioquímica
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista de Ensino de Bioquímica
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv





dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Bioquímica; v. 15 (2017): REB: Especial eventos; 189-201
Revista de Enseñanza de Bioquímica; v. 15 (2017): REB: Especial eventos; 189-201
Journal of Biochemistry Education; v. 15 (2017): REB: Especial eventos; 189-201
Revista de Ensino de Bioquímica; v. 15 (2017): REB: Especial eventos; 189-201
2318-8790
reponame:Revista de Ensino de Bioquímica
instname:Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)
instacron:SBBQM
instname_str Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)
instacron_str SBBQM
institution SBBQM
reponame_str Revista de Ensino de Bioquímica
collection Revista de Ensino de Bioquímica
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Bioquímica - Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)
repository.mail.fl_str_mv contato@bioquimica.org.br||ensinodebioquimica@gmail.com
_version_ 1752126678006497280