Os conceitos de gene e DNA por alunos ingressantes na UNIFAL-MG e a efetividade da dramatização como estratégia de ensino de Biologia Molecular
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Data de Publicação: | 2014 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista de Ensino de Bioquímica |
Texto Completo: | http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/320 |
Resumo: | A compreensão de conceitos de Biologia Molecular é importante para permitir o entendimento de processos biológicos, bem como para estabelecer correlações e inter-relações entre os diferentes processos celulares e a interação com o ambiente. O objetivo deste trabalho foi avaliar o conhecimento dos conceitos de gene e DNA por alunos ingressantes da Universidade Federal de Alfenas-MG (UNIFAL-MG), bem como avaliar a efetividade da dramatização como estratégia inovadora de ensino. A proposta foi avaliada pela determinação do ganho de conhecimento e do desempenho escolar. Os resultados demonstraram que os alunos ingressantes na UNIFAL-MG apresentam deficiência nos conceitos de gene e composição e estrutura do DNA, provavelmente, decorrentes de falhas no processo de ensino-aprendizagem prévios ao ingresso na universidade. A dramatização apresentou-se como estratégia eficiente para induzir ganho de conhecimento e melhora do desempenho escolar de turmas com bom nível de conhecimento inicial.Palavras-chave: Biologia Molecular, ganho de conhecimento, desempenho escolar. |
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Os conceitos de gene e DNA por alunos ingressantes na UNIFAL-MG e a efetividade da dramatização como estratégia de ensino de Biologia MolecularGene and DNA concepts by UNIFAL-MG entering students and the effectiveness of drama as a Molecular Biology teaching strategyBiologia Molecular. Ganho de conhecimento. Desempenho escolarMolecular Biology; knowledge gain; scholar performance.A compreensão de conceitos de Biologia Molecular é importante para permitir o entendimento de processos biológicos, bem como para estabelecer correlações e inter-relações entre os diferentes processos celulares e a interação com o ambiente. O objetivo deste trabalho foi avaliar o conhecimento dos conceitos de gene e DNA por alunos ingressantes da Universidade Federal de Alfenas-MG (UNIFAL-MG), bem como avaliar a efetividade da dramatização como estratégia inovadora de ensino. A proposta foi avaliada pela determinação do ganho de conhecimento e do desempenho escolar. Os resultados demonstraram que os alunos ingressantes na UNIFAL-MG apresentam deficiência nos conceitos de gene e composição e estrutura do DNA, provavelmente, decorrentes de falhas no processo de ensino-aprendizagem prévios ao ingresso na universidade. A dramatização apresentou-se como estratégia eficiente para induzir ganho de conhecimento e melhora do desempenho escolar de turmas com bom nível de conhecimento inicial.Palavras-chave: Biologia Molecular, ganho de conhecimento, desempenho escolar.The Molecular Biology concepts comprehension is important for understanding several Biological processes as well as to establish correlations and interrelations among cell processes and its interaction with the environment. The aim of this work was to evaluate the undergraduate students from the Universidade Federal de Alfenas-MG (UNIFAL-MG) knowledge about gene and DNA concepts as well as to evaluate the effectiveness of drama as an innovative teaching strategy. This strategy was evaluated by the students` knowledge gain and scholar performance. The results showed the UNIFAL-MG beginners’ students presented defective concepts about gene and DNA composition and structure, probably due to deficient teaching-learning process before the University entrance. Drama was an efficient strategy to induce learning gain and to improve scholar performance of classes with a good initial level of knowledge.Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBqFapemig (APQ 03227-12), PET-MEC SeSUFAPEMIGSilva, Marina IsidoroOrlando, Tereza CristinaCotulio, Vanessa Roma MorenoGouvêa, Cibele Marli Cação Paiva2014-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEntrevista controladaapplication/pdfhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/32010.16923/reb.v12i2.320Revista de Ensino de Bioquímica; v. 12, n. 2 (2014): REB (Ago-Dez); 24-36Revista de Enseñanza de Bioquímica; v. 12, n. 2 (2014): REB (Ago-Dez); 24-36Journal of Biochemistry Education; v. 12, n. 2 (2014): REB (Ago-Dez); 24-36Revista de Ensino de Bioquímica; v. 12, n. 2 (2014): REB (Ago-Dez); 24-362318-8790reponame:Revista de Ensino de Bioquímicainstname:Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)instacron:SBBQMporhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/320/457/*ref*/Fernandes MGM, Nóbrega MML, Garcia TR, Macêdo-Costa KNF. 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Atividades lúdicas no ensino de ciências: uma adaptação metodológica através do teatro para comunicar a ciência a todos. Educ Rev 2009; (34): 251-262.Direitos autorais 2014 Revista de Ensino de Bioquímicahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-25T17:25:25Zoai:ojs.bioquimica.org.br:article/320Revistahttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REBONGhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/oaicontato@bioquimica.org.br||ensinodebioquimica@gmail.com2318-87901677-2318opendoar:2022-03-25T17:25:25Revista de Ensino de Bioquímica - Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)false |
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