Desenvolvimento de um kit didático de eletroforese para o ensino prático de Biologia Molecular na educação básica e superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, César Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Cavalcanti, Danielle Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Bioquímica
Texto Completo: http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/700
Resumo: Os avanços da ciência na área da Biotecnologia impõem uma nova realidade e cada vez mais os produtos destas pesquisas estão presentes no dia a dia, atingindo a população de forma direta ou indireta. Aplicações relacionadas às tecnologias do DNA nas áreas da indústria, agricultura e medicina esbarram em questões sociais e éticas, além das implicações ecológicas e sobre a saúde humana. Torna-se necessário que a população esteja informada sobre os avanços nesta área. Com o objetivo de criar uma alternativa para estimular alunos na carreira científica e no aprendizado da biotecnologia e biologia molecular, desenvolvemos um projeto de iniciação científica júnior com alunos do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, que visou à construção de um kit didático para o ensino prático da eletroforese. A eletroforese é uma técnica utilizada para a separação de moléculas, como proteínas e ácidos nucléicos, largamente utilizadas nos laboratórios de Biologia molecular. A técnica consiste em expor as moléculas a um campo elétrico e estas, por serem eletricamente carregadas, tendem a se deslocar no sentido do polo de carga oposta. Fragmentos de tamanhos distintos se deslocam em velocidades diferentes, depositando-se em pontos específicos da matriz utilizada. O kit construído neste trabalho é constituído por uma fonte de 70 V, por acessórios e reagentes de fácil obtenção, baixo custo e baixo risco à saúde dos usuários. Com o kit foi possível realizar corridas eletroforéticas tanto com ácidos nucleicos quanto com corantes alimentícios. O kit possui ainda uma apostila sobre Tecnologias do DNA e o manual de utilização do aparelho com sugestões de experimentos simulando teste de paternidade, casais em disputa por guarda de criança e identificação de vírus. A aplicação do kit em aulas práticas junto a alunos e professores da educação básica demonstrou eficácia ao reduzir o número de erros em respostas contidas em um questionário relacionado à eletroforese e suas aplicações. Professores de Biologia avaliaram positivamente o material impresso que acompanha o kit didático, 75% dos professores entrevistados consideraram a linguagem do material bastante adequada, a apresentação dos componentes do kit esclarecedora e a técnica executável para utilização em suas turmas.
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Com o objetivo de criar uma alternativa para estimular alunos na carreira científica e no aprendizado da biotecnologia e biologia molecular, desenvolvemos um projeto de iniciação científica júnior com alunos do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, que visou à construção de um kit didático para o ensino prático da eletroforese. A eletroforese é uma técnica utilizada para a separação de moléculas, como proteínas e ácidos nucléicos, largamente utilizadas nos laboratórios de Biologia molecular. A técnica consiste em expor as moléculas a um campo elétrico e estas, por serem eletricamente carregadas, tendem a se deslocar no sentido do polo de carga oposta. Fragmentos de tamanhos distintos se deslocam em velocidades diferentes, depositando-se em pontos específicos da matriz utilizada. O kit construído neste trabalho é constituído por uma fonte de 70 V, por acessórios e reagentes de fácil obtenção, baixo custo e baixo risco à saúde dos usuários. Com o kit foi possível realizar corridas eletroforéticas tanto com ácidos nucleicos quanto com corantes alimentícios. O kit possui ainda uma apostila sobre Tecnologias do DNA e o manual de utilização do aparelho com sugestões de experimentos simulando teste de paternidade, casais em disputa por guarda de criança e identificação de vírus. A aplicação do kit em aulas práticas junto a alunos e professores da educação básica demonstrou eficácia ao reduzir o número de erros em respostas contidas em um questionário relacionado à eletroforese e suas aplicações. Professores de Biologia avaliaram positivamente o material impresso que acompanha o kit didático, 75% dos professores entrevistados consideraram a linguagem do material bastante adequada, a apresentação dos componentes do kit esclarecedora e a técnica executável para utilização em suas turmas.The advances in the biotechnology area imposes a new reality, creating products that are present in our daily lives, affecting directly or indirectly the population. Applications related to DNA technologies in the industry, agriculture and medicine have social, ethical and ecological implications, in addition to the human health consequences. So, it is necessary that the public is informed of progress in this area of knowledge. In order to create an alternative method to stimulate students in scientific careers and improve the learning of biotechnology and molecular biology, we developed a junior research project with high school students of the Federal Institute of Education, Science and Technology of the Espírito Santo (Brazil), which aimed the construction of a teaching kit of electrophoresis. Electrophoresis is a technique widely used in molecular biology laboratories, which is applied to separate molecules such as proteins and nucleic acids. In this technique, electrically charged molecules are exposed to an electric field and then they move towards the oppositely charged pole, being deposited in specific points of the matrix used. The kit built in this work consists of a source of 70 V, and accessories and reagents that are readily available and present low cost and low risk to the health of users. The use of the kit allowed for electrophoretic assays with nucleic acids and food dyes. The kit also contains a printed material that addresses issues about DNA technology and the device user’s guide with suggestions of experiences to simulate paternity test, virus identification and others. The application of the teaching kit in practical classes with students and teachers of basic education showed that the activity was effective in reducing the number of errors in answers contained in a questionnaire related to the electrophoresis. Moreover, biology teachers evaluated the printed material of the didactic kit and 75% of them classified the language applied to this material as appropriate and classified the technique as executable for the use in their classrooms.Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBqCapes, Instituto Federal do Espírito Santo, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, Universidade Federal do Rio de JaneiroXavier, César SilvaCavalcanti, Danielle Pereira2017-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPrêmio Nacionalapplication/pdfhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/70010.16923/reb.v15i0.700Revista de Ensino de Bioquímica; v. 15 (2017): REB: Especial eventos; 49-62Revista de Enseñanza de Bioquímica; v. 15 (2017): REB: Especial eventos; 49-62Journal of Biochemistry Education; v. 15 (2017): REB: Especial eventos; 49-62Revista de Ensino de Bioquímica; v. 15 (2017): REB: Especial eventos; 49-622318-8790reponame:Revista de Ensino de Bioquímicainstname:Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)instacron:SBBQMporhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/700/588http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/downloadSuppFile/700/55http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/downloadSuppFile/700/57http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/downloadSuppFile/700/58/*ref*/XAVIER, C. S. Desenvolvimento de kit didático sobre eletroforese através de um projeto de iniciação científica na escola e estudo de suas aplicações no ensino de biologia. Março de 2016. f. 134. Dissertação. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. 2016./*ref*/TISELIUS, A. A new apparatus for electrophoretic analysis of colloidal mixtures. Transactions of the Faraday Society, 33: 524-531. 1937./*ref*/SMITHIES, O. Zone electrophoresis in starch gels. Biochem. J. v. 61, p.629-641, 1955./*ref*/THORNE, H. V.Electrophoretic Separation of Polyoma Virus DNA from Host Cell DNA. Virology, 29: 234-239. 1966./*ref*/BRAMMER, S. P. A técnica de eletroforese: importância e aplicações em análises genéticas. Passo Fundo: Embrapa Trigo, 2001. 13 p. (Embrapa Trigo. Documentos Online; 6). Disponível: http://www.cnpt.embrapa.br/biblio/p_do06.htm em 15.01.2016./*ref*/SAMBROOK, J. RUSSELL, D W. 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Genética na Escola. v. 3, n. 1, p. 43-48. 2008.Direitos autorais 2017 Revista de Ensino de Bioquímicahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-25T17:24:34Zoai:ojs.bioquimica.org.br:article/700Revistahttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REBONGhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/oaicontato@bioquimica.org.br||ensinodebioquimica@gmail.com2318-87901677-2318opendoar:2022-03-25T17:24:34Revista de Ensino de Bioquímica - Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)false
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