Imagem síntese de proteína em livros de Biologia: abordagem a partir da teoria cognitivista da aprendizagem multimídia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teodoro, Virgínia
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Menezes, João Paulo Cunha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Bioquímica
Texto Completo: http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/934
Resumo: As imagens que compõem os livros didáticos de Biologia têm grande potencial instrucional no ensino e aprendizagem. A presente pesquisa propõe avaliar as imagens inseridas no conteúdo de bioquímica, para os temas de transcrição e tradução, das coleções dos livros didáticos do ensino médio do PNDL/2018. As representações visuais foram avaliadas nas seguintes dimensões: elementos visuais e quanto ao potencial das representações visuais para a aprendizagem. Nessa última, identificou-se imagens com valor didático (VD) e sem valor didático (SV). Para tal, as imagens foram classificadas em: decorativa, representacional, organizacional ou explicativa. A partir da abordagem da TCAM, analisamos que as imagens de VD apresentaram desvios nos princípios de Contiguidade Espacial, Coerências e Sinalização, sendo este último o de maior representatividade. Os resultados obtidos indicam ainda que a maioria das imagens possui nitidez e usam legendas sintéticas. Conclui-se que, em relação às representações imagéticas de “síntese de proteínas”, há uma necessidade da instituição de critérios e preceitos que atendam aos princípios da TCAM, por parte dos autores, salientando a atenção dos professores nas escolhas dessas representações visuais para que elas possam favorecer o processamento cognitivo adequado dos estudantes, além de se tornarem recursos de suportes para diminuir a abstração, facilitar a interpretação e a aprendizagem do tema  da bioquímica com a síntese de proteína.
id SBBQM-1_e0ee4746fb815bd2a696956609f13e89
oai_identifier_str oai:ojs.bioquimica.org.br:article/934
network_acronym_str SBBQM-1
network_name_str Revista de Ensino de Bioquímica
repository_id_str
spelling Imagem síntese de proteína em livros de Biologia: abordagem a partir da teoria cognitivista da aprendizagem multimídiaProtein synthesis image in Biology books: approach based on the cognitivist theory of multimedia learningEnsino de BioquímicaLivro didático de biologia; avaliação de Imagem; Síntese de proteína; Teoria cognitivista da aprendizagem multimídiaBiology textbook; Image; Protein synthesis; Cognitive theory of multimedia learningAs imagens que compõem os livros didáticos de Biologia têm grande potencial instrucional no ensino e aprendizagem. A presente pesquisa propõe avaliar as imagens inseridas no conteúdo de bioquímica, para os temas de transcrição e tradução, das coleções dos livros didáticos do ensino médio do PNDL/2018. As representações visuais foram avaliadas nas seguintes dimensões: elementos visuais e quanto ao potencial das representações visuais para a aprendizagem. Nessa última, identificou-se imagens com valor didático (VD) e sem valor didático (SV). Para tal, as imagens foram classificadas em: decorativa, representacional, organizacional ou explicativa. A partir da abordagem da TCAM, analisamos que as imagens de VD apresentaram desvios nos princípios de Contiguidade Espacial, Coerências e Sinalização, sendo este último o de maior representatividade. Os resultados obtidos indicam ainda que a maioria das imagens possui nitidez e usam legendas sintéticas. Conclui-se que, em relação às representações imagéticas de “síntese de proteínas”, há uma necessidade da instituição de critérios e preceitos que atendam aos princípios da TCAM, por parte dos autores, salientando a atenção dos professores nas escolhas dessas representações visuais para que elas possam favorecer o processamento cognitivo adequado dos estudantes, além de se tornarem recursos de suportes para diminuir a abstração, facilitar a interpretação e a aprendizagem do tema  da bioquímica com a síntese de proteína.The images that make up the textbooks of Biology have great instructional potential in teaching and learning. The present research proposes to evaluate the images inserted in the biochemistry content, for the subjects of transcription and translation, of the high school textbook collections of PNDL/2018. The visual representations were evaluated in the following dimensions: visual elements and as to the potential of the visual representations for learning. In the latter, images with (VD) and without (SV) didactic value were identified. For that, the images were classified in decorative, representative, organizational or explanatory. Based on the TCAM approach, we analyzed that the RV images presented deviations in the principles of Spatial Contiguity, Coherence and Signaling, the latter being the most representative. The results obtained also indicate that most images have sharpness and use synthetic subtitles. It is concluded that, in relation to the imagetic representations of "protein synthesis", there is a need for the institution of criteria and precepts that meet the principles of TCAM, by the authors, emphasizing the attention of teachers in the choices of these visual representations so that they can favor the proper cognitive processing of students, in addition to becoming resources of supports to decrease abstraction, facilitate the interpretation and learning of the theme of biochemistry with protein synthesis.Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBqCAPESCAPESTeodoro, VirgíniaMenezes, João Paulo Cunha2022-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/93410.16923/reb.v%vi%i.934Revista de Ensino de Bioquímica; v. 19, n. 2 (2021): REB (Jul-Dez); 13-32Revista de Enseñanza de Bioquímica; v. 19, n. 2 (2021): REB (Jul-Dez); 13-32Journal of Biochemistry Education; v. 19, n. 2 (2021): REB (Jul-Dez); 13-32Revista de Ensino de Bioquímica; v. 19, n. 2 (2021): REB (Jul-Dez); 13-322318-8790reponame:Revista de Ensino de Bioquímicainstname:Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)instacron:SBBQMporhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/934/772/*ref*/Jenkinson, J., & McGill, G. (2012). Visualizing protein interactions and dynamics: evolving a visual language for molecular animation. CBE—Life Sciences Education, 11(1), 103-110./*ref*/Silva, V. T. da, & Menezes, J. P. C. (2020). Avaliação de uma oficina orientada para “Síntese Proteica”: contribuições e possibilidades para o ensino de bioquímica no Ensino Médio. Revista de Ensino de Bioquímica, 20(2), 15-29./*ref*/Duncan, R. G., & Reiser, B. J. (2007). Reasoning across ontologically distinct levels: Students' understandings of molecular genetics. Journal of Research in Science Teaching: The Official Journal of the National Association for Research in Science Teaching, 44(7), 938-959./*ref*/Freitas, X. M. S., Maciel-Cabral, H. M., & Silva, C. C. da. (2020). O ensino do dogma central da biologia molecular: dificuldades e desafios. EDUCA – Revista Multidisciplinar em Educação, 7(17), 452-46./*ref*/Teodoro, V., & Menezes, J. P. C. (2021). Uso de Infográficos como ferramenta didática para o processo de tradução gênica no ensino médio em aulas relacionadas à biologia molecular. Investigação em Ensino de Ciências, 26(2), 212-233./*ref*/Papageorgiou, G., Amariotakis, V., & Spiliotopoulou, V. (2017). Visual representations of microcosm in textbooks of chemistry: constructing a systemic network for their main conceptual framework. Chemistry Education Research and Practice, 18(4), 559-571./*ref*/Papageorgiou, G., Amariotakis, V., & Spiliotopoulou, V. (2019). Illustration characteristics regarding visual representations of microcosm in textbooks of chemistry: Evolving a systemic network. Science Education International, 30(3), 181-193./*ref*/Momsen, J. L., Long, T. M., Wyse, S. A., & Ebert-May, D. (2010). Just the facts? Introductory undergraduate biology courses focus on low-level cognitive skills. CBE—Life Sciences Education, 9(4), 435-440./*ref*/MAYER, Richard; MAYER, Richard E. (Ed.). The Cambridge handbook of multimedia learning. Cambridge university press, 2009./*ref*/Kress, G. R., & Van Leeuwen, T. (1996). Reading images: The grammar of visual design. Psychology Press./*ref*/Stern, L., & Roseman, J. E. (2004). Can middle‐school science textbooks help students learn important ideas? Findings from Project 2061's curriculum evaluation study: Life science. Journal of Research in Science Teaching: The Official Journal of the National Association for Research in Science Teaching, 41(6), 538-568./*ref*/Lee, V. R. (2010). Adaptations and continuities in the use and design of visual representations in US middle school science textbooks. International Journal of Science Education, 32(8), 1099-1126./*ref*/Postigo, Y., & López-Manjón, A. (2019). Images in biology: are instructional criteria used in textbook image design?. International Journal of Science Education, 41(2), 210-229./*ref*/Clark, R. C., & Lyons, C. (2010). Graphics for learning: Proven guidelines for planning, designing, and evaluating visuals in training materials. John Wiley & Sons./*ref*/Cook, M. P. (2006). Visual representations in science education: The influence of prior knowledge and cognitive load theory on instructional design principles. Science education, 90(6), 1073-1091./*ref*/Boucheix, J. M., & Lowe, R. K. (2010). An eye tracking comparison of external pointing cues and internal continuous cues in learning with complex animations. Learning and instruction, 20(2), 123-135./*ref*/Mautone, P. D., & Mayer, R. E. (2007). Cognitive aids for guiding graph comprehension. Journal of Educational Psychology, 99(3), 640./*ref*/PETT, Dennis; WILSON, Trudy. Color research and its application to the design of instructional materials. Educational Technology Research and Development, v. 44, n. 3, p. 19-35, 1996./*ref*/Heiser, J., & Tversky, B. (2006). Arrows in comprehending and producing mechanical diagrams. Cognitive science, 30(3), 581-592./*ref*/Waldrip, B., Prain, V., & Carolan, J. (2010). Using multi-modal representations to improve learning in junior secondary science. Research in Science Education, 40(1), 65-80./*ref*/Slough, S. W., McTigue, E. M., Kim, S., & Jennings, S. K. (2010). Science textbooks' use of graphical representation: A descriptive analysis of four sixth grade science texts. Reading Psychology, 31(3), 301-325./*ref*/López-Manjón, A., & Postigo, Y. (2014). Análisis de las imágenes del cuerpo humano en libros de texto españoles de primaria. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, 551-570./*ref*/Eulate González, L. P., Llorente, E., & Andrieu, A. (1999). Las imágenes de digestión y excreción en los textos de primaria. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, 165-178./*ref*/Coutinho, F. Â., Soares, A. G., & de Moura Braga, S. A. (2010). Análise do valor didático de imagens presentes em livros de Biologia para o ensino médio. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 10(3)./*ref*/Neves, R. F., dos Anjos Carneiro-Leão, A. M., & Ferreira, H. S. (2016). A imagem da célula em livros de Biologia: uma abordagem a partir da teoria cognitivista da aprendizagem multimídia. Investigações em Ensino de Ciências, 21(1), 94-105./*ref*/Ge, Y. P., Unsworth, L., Wang, K. H., & Chang, H. P. (2018). What images reveal: a comparative study of science images between Australian and Taiwanese junior high school textbooks. Research in Science Education, 48(6), 1409-1431./*ref*/Brasil. Secretaria de Educação Básica. (2015) Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Edital de convocação 04/2015 – CGPLI. Edital de Convocação para o Processo de Inscrição e Avaliação de Obras Didáticas para o Programa Nacional do Livro Didático./*ref*/Badzinski, C., & Hermel, E. D. E. S. (2015). LA REPRESENTACIÓN DE LA GENÉTICA Y DE LA EVOLUCIÓN ATRAVÉS DE IMÁGINES UTILIZADAS EN LIBROS DIDÁCTICOS DE BIOLOGÍA. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), 17(2), 434-454./*ref*/Silva, H. C. (2006). Lendo imagens na educação científica: construções da realidade. Pro-Posições, 17(1), 71-83./*ref*/Menezes, H. F., & de Araújo Pereira, C. P. (2017). Funções da cor na infografia: uma proposta de categorização aplicada à análise de infográficos jornalísticos| Functions of color in infographic: a categorization proposal applied to the analysis journalistic infographics. InfoDesign-Revista Brasileira de Design da Informação, 14(3), 321-339./*ref*/Arnkil, H., & Kokkonen, J. (2013). Colours in the visual world. Aalto University./*ref*/Souza, L. H. P. D., & Gouvêa, G. (2009). Imagens da saúde no livro didático de ciências. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 7./*ref*/Gkitzia, V., Salta, K., & Tzougraki, C. (2011). Development and application of suitable criteria for the evaluation of chemical representations in school textbooks. Chemistry Education Research and Practice, 12(1), 5-14./*ref*/Barrass, R. (1991). Os cientistas precisam escrever [Scientist must write]. São Paulo./*ref*/Alves, J. P., & Ramos, D. D. A. (2016). Análise das imagens referentes ao conteúdo de bioquímica nos livros didáticos de biologia do ensino médio. Revista Desafios, 3(2)./*ref*/Britton, B. K., Binkley, M., Woodward, A., & Binkley, M. R. (Eds.). (1993). Learning from textbooks: Theory and practice. Psychology Press./*ref*/Silva Júnior, C. D., & Sasson, S. (2010). Caldini Júnior, Nelson. Biologia, 12./*ref*/Amabis, J. M., & Martho, G. R. (2016). Biologia moderna. São Paulo: Editora Moderna./*ref*/Linhares, S., & Gewandsznajder, F. (2004). Biologia Hoje. vol. 3. São Paulo: Ed. Ática, livro didático./*ref*/Mayer, R. E. (2003). The promise of multimedia learning: using the same instructional design methods across different media. Learning and instruction, 13(2), 125-139.Direitos autorais 2022 Revista de Ensino de Bioquímicahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-25T17:17:15Zoai:ojs.bioquimica.org.br:article/934Revistahttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REBONGhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/oaicontato@bioquimica.org.br||ensinodebioquimica@gmail.com2318-87901677-2318opendoar:2022-03-25T17:17:15Revista de Ensino de Bioquímica - Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)false
dc.title.none.fl_str_mv Imagem síntese de proteína em livros de Biologia: abordagem a partir da teoria cognitivista da aprendizagem multimídia
Protein synthesis image in Biology books: approach based on the cognitivist theory of multimedia learning
title Imagem síntese de proteína em livros de Biologia: abordagem a partir da teoria cognitivista da aprendizagem multimídia
spellingShingle Imagem síntese de proteína em livros de Biologia: abordagem a partir da teoria cognitivista da aprendizagem multimídia
Teodoro, Virgínia
Ensino de Bioquímica
Livro didático de biologia; avaliação de Imagem; Síntese de proteína; Teoria cognitivista da aprendizagem multimídia
Biology textbook; Image; Protein synthesis; Cognitive theory of multimedia learning
title_short Imagem síntese de proteína em livros de Biologia: abordagem a partir da teoria cognitivista da aprendizagem multimídia
title_full Imagem síntese de proteína em livros de Biologia: abordagem a partir da teoria cognitivista da aprendizagem multimídia
title_fullStr Imagem síntese de proteína em livros de Biologia: abordagem a partir da teoria cognitivista da aprendizagem multimídia
title_full_unstemmed Imagem síntese de proteína em livros de Biologia: abordagem a partir da teoria cognitivista da aprendizagem multimídia
title_sort Imagem síntese de proteína em livros de Biologia: abordagem a partir da teoria cognitivista da aprendizagem multimídia
author Teodoro, Virgínia
author_facet Teodoro, Virgínia
Menezes, João Paulo Cunha
author_role author
author2 Menezes, João Paulo Cunha
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Teodoro, Virgínia
Menezes, João Paulo Cunha
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Bioquímica
Livro didático de biologia; avaliação de Imagem; Síntese de proteína; Teoria cognitivista da aprendizagem multimídia
Biology textbook; Image; Protein synthesis; Cognitive theory of multimedia learning
topic Ensino de Bioquímica
Livro didático de biologia; avaliação de Imagem; Síntese de proteína; Teoria cognitivista da aprendizagem multimídia
Biology textbook; Image; Protein synthesis; Cognitive theory of multimedia learning
description As imagens que compõem os livros didáticos de Biologia têm grande potencial instrucional no ensino e aprendizagem. A presente pesquisa propõe avaliar as imagens inseridas no conteúdo de bioquímica, para os temas de transcrição e tradução, das coleções dos livros didáticos do ensino médio do PNDL/2018. As representações visuais foram avaliadas nas seguintes dimensões: elementos visuais e quanto ao potencial das representações visuais para a aprendizagem. Nessa última, identificou-se imagens com valor didático (VD) e sem valor didático (SV). Para tal, as imagens foram classificadas em: decorativa, representacional, organizacional ou explicativa. A partir da abordagem da TCAM, analisamos que as imagens de VD apresentaram desvios nos princípios de Contiguidade Espacial, Coerências e Sinalização, sendo este último o de maior representatividade. Os resultados obtidos indicam ainda que a maioria das imagens possui nitidez e usam legendas sintéticas. Conclui-se que, em relação às representações imagéticas de “síntese de proteínas”, há uma necessidade da instituição de critérios e preceitos que atendam aos princípios da TCAM, por parte dos autores, salientando a atenção dos professores nas escolhas dessas representações visuais para que elas possam favorecer o processamento cognitivo adequado dos estudantes, além de se tornarem recursos de suportes para diminuir a abstração, facilitar a interpretação e a aprendizagem do tema  da bioquímica com a síntese de proteína.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-11
dc.type.none.fl_str_mv





dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/934
10.16923/reb.v%vi%i.934
url http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/934
identifier_str_mv 10.16923/reb.v%vi%i.934
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/934/772
/*ref*/Jenkinson, J., & McGill, G. (2012). Visualizing protein interactions and dynamics: evolving a visual language for molecular animation. CBE—Life Sciences Education, 11(1), 103-110.
/*ref*/Silva, V. T. da, & Menezes, J. P. C. (2020). Avaliação de uma oficina orientada para “Síntese Proteica”: contribuições e possibilidades para o ensino de bioquímica no Ensino Médio. Revista de Ensino de Bioquímica, 20(2), 15-29.
/*ref*/Duncan, R. G., & Reiser, B. J. (2007). Reasoning across ontologically distinct levels: Students' understandings of molecular genetics. Journal of Research in Science Teaching: The Official Journal of the National Association for Research in Science Teaching, 44(7), 938-959.
/*ref*/Freitas, X. M. S., Maciel-Cabral, H. M., & Silva, C. C. da. (2020). O ensino do dogma central da biologia molecular: dificuldades e desafios. EDUCA – Revista Multidisciplinar em Educação, 7(17), 452-46.
/*ref*/Teodoro, V., & Menezes, J. P. C. (2021). Uso de Infográficos como ferramenta didática para o processo de tradução gênica no ensino médio em aulas relacionadas à biologia molecular. Investigação em Ensino de Ciências, 26(2), 212-233.
/*ref*/Papageorgiou, G., Amariotakis, V., & Spiliotopoulou, V. (2017). Visual representations of microcosm in textbooks of chemistry: constructing a systemic network for their main conceptual framework. Chemistry Education Research and Practice, 18(4), 559-571.
/*ref*/Papageorgiou, G., Amariotakis, V., & Spiliotopoulou, V. (2019). Illustration characteristics regarding visual representations of microcosm in textbooks of chemistry: Evolving a systemic network. Science Education International, 30(3), 181-193.
/*ref*/Momsen, J. L., Long, T. M., Wyse, S. A., & Ebert-May, D. (2010). Just the facts? Introductory undergraduate biology courses focus on low-level cognitive skills. CBE—Life Sciences Education, 9(4), 435-440.
/*ref*/MAYER, Richard; MAYER, Richard E. (Ed.). The Cambridge handbook of multimedia learning. Cambridge university press, 2009.
/*ref*/Kress, G. R., & Van Leeuwen, T. (1996). Reading images: The grammar of visual design. Psychology Press.
/*ref*/Stern, L., & Roseman, J. E. (2004). Can middle‐school science textbooks help students learn important ideas? Findings from Project 2061's curriculum evaluation study: Life science. Journal of Research in Science Teaching: The Official Journal of the National Association for Research in Science Teaching, 41(6), 538-568.
/*ref*/Lee, V. R. (2010). Adaptations and continuities in the use and design of visual representations in US middle school science textbooks. International Journal of Science Education, 32(8), 1099-1126.
/*ref*/Postigo, Y., & López-Manjón, A. (2019). Images in biology: are instructional criteria used in textbook image design?. International Journal of Science Education, 41(2), 210-229.
/*ref*/Clark, R. C., & Lyons, C. (2010). Graphics for learning: Proven guidelines for planning, designing, and evaluating visuals in training materials. John Wiley & Sons.
/*ref*/Cook, M. P. (2006). Visual representations in science education: The influence of prior knowledge and cognitive load theory on instructional design principles. Science education, 90(6), 1073-1091.
/*ref*/Boucheix, J. M., & Lowe, R. K. (2010). An eye tracking comparison of external pointing cues and internal continuous cues in learning with complex animations. Learning and instruction, 20(2), 123-135.
/*ref*/Mautone, P. D., & Mayer, R. E. (2007). Cognitive aids for guiding graph comprehension. Journal of Educational Psychology, 99(3), 640.
/*ref*/PETT, Dennis; WILSON, Trudy. Color research and its application to the design of instructional materials. Educational Technology Research and Development, v. 44, n. 3, p. 19-35, 1996.
/*ref*/Heiser, J., & Tversky, B. (2006). Arrows in comprehending and producing mechanical diagrams. Cognitive science, 30(3), 581-592.
/*ref*/Waldrip, B., Prain, V., & Carolan, J. (2010). Using multi-modal representations to improve learning in junior secondary science. Research in Science Education, 40(1), 65-80.
/*ref*/Slough, S. W., McTigue, E. M., Kim, S., & Jennings, S. K. (2010). Science textbooks' use of graphical representation: A descriptive analysis of four sixth grade science texts. Reading Psychology, 31(3), 301-325.
/*ref*/López-Manjón, A., & Postigo, Y. (2014). Análisis de las imágenes del cuerpo humano en libros de texto españoles de primaria. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, 551-570.
/*ref*/Eulate González, L. P., Llorente, E., & Andrieu, A. (1999). Las imágenes de digestión y excreción en los textos de primaria. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, 165-178.
/*ref*/Coutinho, F. Â., Soares, A. G., & de Moura Braga, S. A. (2010). Análise do valor didático de imagens presentes em livros de Biologia para o ensino médio. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 10(3).
/*ref*/Neves, R. F., dos Anjos Carneiro-Leão, A. M., & Ferreira, H. S. (2016). A imagem da célula em livros de Biologia: uma abordagem a partir da teoria cognitivista da aprendizagem multimídia. Investigações em Ensino de Ciências, 21(1), 94-105.
/*ref*/Ge, Y. P., Unsworth, L., Wang, K. H., & Chang, H. P. (2018). What images reveal: a comparative study of science images between Australian and Taiwanese junior high school textbooks. Research in Science Education, 48(6), 1409-1431.
/*ref*/Brasil. Secretaria de Educação Básica. (2015) Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Edital de convocação 04/2015 – CGPLI. Edital de Convocação para o Processo de Inscrição e Avaliação de Obras Didáticas para o Programa Nacional do Livro Didático.
/*ref*/Badzinski, C., & Hermel, E. D. E. S. (2015). LA REPRESENTACIÓN DE LA GENÉTICA Y DE LA EVOLUCIÓN ATRAVÉS DE IMÁGINES UTILIZADAS EN LIBROS DIDÁCTICOS DE BIOLOGÍA. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), 17(2), 434-454.
/*ref*/Silva, H. C. (2006). Lendo imagens na educação científica: construções da realidade. Pro-Posições, 17(1), 71-83.
/*ref*/Menezes, H. F., & de Araújo Pereira, C. P. (2017). Funções da cor na infografia: uma proposta de categorização aplicada à análise de infográficos jornalísticos| Functions of color in infographic: a categorization proposal applied to the analysis journalistic infographics. InfoDesign-Revista Brasileira de Design da Informação, 14(3), 321-339.
/*ref*/Arnkil, H., & Kokkonen, J. (2013). Colours in the visual world. Aalto University.
/*ref*/Souza, L. H. P. D., & Gouvêa, G. (2009). Imagens da saúde no livro didático de ciências. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 7.
/*ref*/Gkitzia, V., Salta, K., & Tzougraki, C. (2011). Development and application of suitable criteria for the evaluation of chemical representations in school textbooks. Chemistry Education Research and Practice, 12(1), 5-14.
/*ref*/Barrass, R. (1991). Os cientistas precisam escrever [Scientist must write]. São Paulo.
/*ref*/Alves, J. P., & Ramos, D. D. A. (2016). Análise das imagens referentes ao conteúdo de bioquímica nos livros didáticos de biologia do ensino médio. Revista Desafios, 3(2).
/*ref*/Britton, B. K., Binkley, M., Woodward, A., & Binkley, M. R. (Eds.). (1993). Learning from textbooks: Theory and practice. Psychology Press.
/*ref*/Silva Júnior, C. D., & Sasson, S. (2010). Caldini Júnior, Nelson. Biologia, 12.
/*ref*/Amabis, J. M., & Martho, G. R. (2016). Biologia moderna. São Paulo: Editora Moderna.
/*ref*/Linhares, S., & Gewandsznajder, F. (2004). Biologia Hoje. vol. 3. São Paulo: Ed. Ática, livro didático.
/*ref*/Mayer, R. E. (2003). The promise of multimedia learning: using the same instructional design methods across different media. Learning and instruction, 13(2), 125-139.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Revista de Ensino de Bioquímica
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Revista de Ensino de Bioquímica
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv





dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Bioquímica; v. 19, n. 2 (2021): REB (Jul-Dez); 13-32
Revista de Enseñanza de Bioquímica; v. 19, n. 2 (2021): REB (Jul-Dez); 13-32
Journal of Biochemistry Education; v. 19, n. 2 (2021): REB (Jul-Dez); 13-32
Revista de Ensino de Bioquímica; v. 19, n. 2 (2021): REB (Jul-Dez); 13-32
2318-8790
reponame:Revista de Ensino de Bioquímica
instname:Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)
instacron:SBBQM
instname_str Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)
instacron_str SBBQM
institution SBBQM
reponame_str Revista de Ensino de Bioquímica
collection Revista de Ensino de Bioquímica
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Bioquímica - Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)
repository.mail.fl_str_mv contato@bioquimica.org.br||ensinodebioquimica@gmail.com
_version_ 1752126679456677888