Endocardite Infecciosa: Ainda mais Desafios que Certezas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa,Catarina
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pinto,Fausto J.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2022000500976
Resumo: Resumo Após catorze décadas de evolução médica e tecnológica, a endocardite infeciosa continua a desafiar médicos no seu diagnóstico e manejo diário. O aumento da incidência, alterações demográficas (afetando pacientes mais idosos), microbiologia com taxas de infeção por Staphylococcus mais elevadas, com complicações graves ainda frequentes e uma mortalidade substancial tornam a endocardite uma doença muito complexa. Apesar de tudo, a inovação no seu diagnóstico, nomeadamente na área da microbiologia e imagem, e a melhoria nos cuidados intensivos e na cirurgia cardíaca (quanto às técnicas, materiais usados e momento de intervenção) podem ter um impacto no seu prognóstico. Os desafios persistem, incluindo repensar a profilaxia, melhorar os critérios de diagnóstico incluindo a endocardite com culturas negativas e endocardite de prótese valvar, o timing para a intervenção cirúrgica, e sua realização ou não na presença de acidente vascular cerebral isquêmico e em usuários de drogas intravenosas. Uma estratégia combinada na endocardite infeciosa é fundamental, incluindo decisões e protocolos clínicos avançados, um manejo multidisciplinar, organização e políticas de saúde que culminem em melhores resultados para os nossos pacientes.
id SBC-1_4738345e39ca41cb0dc81a5e7f8a1c8f
oai_identifier_str oai:scielo:S0066-782X2022000500976
network_acronym_str SBC-1
network_name_str Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Online)
repository_id_str
spelling Endocardite Infecciosa: Ainda mais Desafios que CertezasPalavras-chave: Endocardite InfecciosaEpidemiologiaDiagnósticoProfilaxiaResumo Após catorze décadas de evolução médica e tecnológica, a endocardite infeciosa continua a desafiar médicos no seu diagnóstico e manejo diário. O aumento da incidência, alterações demográficas (afetando pacientes mais idosos), microbiologia com taxas de infeção por Staphylococcus mais elevadas, com complicações graves ainda frequentes e uma mortalidade substancial tornam a endocardite uma doença muito complexa. Apesar de tudo, a inovação no seu diagnóstico, nomeadamente na área da microbiologia e imagem, e a melhoria nos cuidados intensivos e na cirurgia cardíaca (quanto às técnicas, materiais usados e momento de intervenção) podem ter um impacto no seu prognóstico. Os desafios persistem, incluindo repensar a profilaxia, melhorar os critérios de diagnóstico incluindo a endocardite com culturas negativas e endocardite de prótese valvar, o timing para a intervenção cirúrgica, e sua realização ou não na presença de acidente vascular cerebral isquêmico e em usuários de drogas intravenosas. Uma estratégia combinada na endocardite infeciosa é fundamental, incluindo decisões e protocolos clínicos avançados, um manejo multidisciplinar, organização e políticas de saúde que culminem em melhores resultados para os nossos pacientes.Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC2022-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2022000500976Arquivos Brasileiros de Cardiologia v.118 n.5 2022reponame:Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)instacron:SBC10.36660/abc.20200798info:eu-repo/semantics/openAccessSousa,CatarinaPinto,Fausto J.por2022-05-10T00:00:00Zoai:scielo:S0066-782X2022000500976Revistahttp://www.arquivosonline.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||arquivos@cardiol.br1678-41700066-782Xopendoar:2022-05-10T00:00Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Online) - Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)false
dc.title.none.fl_str_mv Endocardite Infecciosa: Ainda mais Desafios que Certezas
title Endocardite Infecciosa: Ainda mais Desafios que Certezas
spellingShingle Endocardite Infecciosa: Ainda mais Desafios que Certezas
Sousa,Catarina
Palavras-chave: Endocardite Infecciosa
Epidemiologia
Diagnóstico
Profilaxia
title_short Endocardite Infecciosa: Ainda mais Desafios que Certezas
title_full Endocardite Infecciosa: Ainda mais Desafios que Certezas
title_fullStr Endocardite Infecciosa: Ainda mais Desafios que Certezas
title_full_unstemmed Endocardite Infecciosa: Ainda mais Desafios que Certezas
title_sort Endocardite Infecciosa: Ainda mais Desafios que Certezas
author Sousa,Catarina
author_facet Sousa,Catarina
Pinto,Fausto J.
author_role author
author2 Pinto,Fausto J.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa,Catarina
Pinto,Fausto J.
dc.subject.por.fl_str_mv Palavras-chave: Endocardite Infecciosa
Epidemiologia
Diagnóstico
Profilaxia
topic Palavras-chave: Endocardite Infecciosa
Epidemiologia
Diagnóstico
Profilaxia
description Resumo Após catorze décadas de evolução médica e tecnológica, a endocardite infeciosa continua a desafiar médicos no seu diagnóstico e manejo diário. O aumento da incidência, alterações demográficas (afetando pacientes mais idosos), microbiologia com taxas de infeção por Staphylococcus mais elevadas, com complicações graves ainda frequentes e uma mortalidade substancial tornam a endocardite uma doença muito complexa. Apesar de tudo, a inovação no seu diagnóstico, nomeadamente na área da microbiologia e imagem, e a melhoria nos cuidados intensivos e na cirurgia cardíaca (quanto às técnicas, materiais usados e momento de intervenção) podem ter um impacto no seu prognóstico. Os desafios persistem, incluindo repensar a profilaxia, melhorar os critérios de diagnóstico incluindo a endocardite com culturas negativas e endocardite de prótese valvar, o timing para a intervenção cirúrgica, e sua realização ou não na presença de acidente vascular cerebral isquêmico e em usuários de drogas intravenosas. Uma estratégia combinada na endocardite infeciosa é fundamental, incluindo decisões e protocolos clínicos avançados, um manejo multidisciplinar, organização e políticas de saúde que culminem em melhores resultados para os nossos pacientes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2022000500976
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2022000500976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.36660/abc.20200798
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos Brasileiros de Cardiologia v.118 n.5 2022
reponame:Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)
instacron:SBC
instname_str Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)
instacron_str SBC
institution SBC
reponame_str Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Online)
collection Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Online) - Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)
repository.mail.fl_str_mv ||arquivos@cardiol.br
_version_ 1752126572506120192