Imatinib atenua a fibrose miocárdica em associação com a inibição da atividade do PDGFRα

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ma,Li-kun
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Li,Qian, He,Li-feng, Hua,Jin-sheng, Zhou,Jun-ling, Yu,Hua, Feng,Ke-fu, Chen,Hong-wu, Hu,Hao, Wang,Lin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2012001500003
Resumo: FUNDAMENTO: O Imatinib é um inibidor do receptor tirosina-quinase que foi confirmada como exercendo um efeito inibidor sobre a atividade do receptor do PDGF, fator de crescimento plaquetário (PDGFRα e PDGFRβ). OBJETIVO: Investigar o efeito protetor do Imatinib na fibrose miocárdica em acetato de deoxicorticosterona (DOCA)/ratos com hipertensão induzida por sal. MÉTODOS: Sessenta ratos Sprague-Dawley machos, uninefrectomizados foram distribuídos em três grupos: ratos controles (grupo CON): grupo deoxicorticosterona (grupo DOCA); grupo deoxicorticosterona e Imatinib (grupo DOCA IMA). A Pressão Arterial Sistólica (PAS) foi medida quinzenalmente. Foi estudada a porção apical do ventrículo esquerdo. Foram empregados: coloração vermelho sirius, coloração de hematoxilina-eosina, imuno-histoquímica e ensaio de western blot. RESULTADOS: A PAS nos grupos DOCA e IMA+DOCA foi maior que no grupo CON nos dias 14 e 28. Os animais do grupo DOCA apresentaram fibrose intersticial e perivascular grave no dia 28, e as expressões de PI, PIII, tenascina-C e fibronectina foram significativamente maiores que nos grupos DOCA+IMA e CON. Quando comparados com o grupo CON, os grupos DOCA e DOCA+IMA apresentaram resposta inflamatória de tecido miocárdico e infiltração de monócitos/macrófagos de diferentes graus. As expressões proteicas do PDGF-A, PDGF-C e PDGFRα foram significativamente maiores nos grupos DOCA e DOCA+IMA que no grupo CON, mas a expressão proteica do p-PDGFRα no grupo DOCA+IMA foi menor que no DOCA. CONCLUSÃO: O Imatinib pode exercer efeitos inibitórios sobre a fibrose miocárdica em ratos com hipertensão induzida por DOCA/sal, os quais podem ser atribuídos à inibição da atividade do PDGFR-α.
id SBC-1_609dda05370534c132c04b373a5a4e6b
oai_identifier_str oai:scielo:S0066-782X2012001500003
network_acronym_str SBC-1
network_name_str Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Online)
repository_id_str
spelling Imatinib atenua a fibrose miocárdica em associação com a inibição da atividade do PDGFRαReceptores da Família EphReceptor Alfa de Fator de Crescimento Derivado de PlaquetasReceptor Beta de Fator de Crescimento Derivado de PlaquetasFibrose EndomiocárdicaDesoxicorticosteronaFUNDAMENTO: O Imatinib é um inibidor do receptor tirosina-quinase que foi confirmada como exercendo um efeito inibidor sobre a atividade do receptor do PDGF, fator de crescimento plaquetário (PDGFRα e PDGFRβ). OBJETIVO: Investigar o efeito protetor do Imatinib na fibrose miocárdica em acetato de deoxicorticosterona (DOCA)/ratos com hipertensão induzida por sal. MÉTODOS: Sessenta ratos Sprague-Dawley machos, uninefrectomizados foram distribuídos em três grupos: ratos controles (grupo CON): grupo deoxicorticosterona (grupo DOCA); grupo deoxicorticosterona e Imatinib (grupo DOCA IMA). A Pressão Arterial Sistólica (PAS) foi medida quinzenalmente. Foi estudada a porção apical do ventrículo esquerdo. Foram empregados: coloração vermelho sirius, coloração de hematoxilina-eosina, imuno-histoquímica e ensaio de western blot. RESULTADOS: A PAS nos grupos DOCA e IMA+DOCA foi maior que no grupo CON nos dias 14 e 28. Os animais do grupo DOCA apresentaram fibrose intersticial e perivascular grave no dia 28, e as expressões de PI, PIII, tenascina-C e fibronectina foram significativamente maiores que nos grupos DOCA+IMA e CON. Quando comparados com o grupo CON, os grupos DOCA e DOCA+IMA apresentaram resposta inflamatória de tecido miocárdico e infiltração de monócitos/macrófagos de diferentes graus. As expressões proteicas do PDGF-A, PDGF-C e PDGFRα foram significativamente maiores nos grupos DOCA e DOCA+IMA que no grupo CON, mas a expressão proteica do p-PDGFRα no grupo DOCA+IMA foi menor que no DOCA. CONCLUSÃO: O Imatinib pode exercer efeitos inibitórios sobre a fibrose miocárdica em ratos com hipertensão induzida por DOCA/sal, os quais podem ser atribuídos à inibição da atividade do PDGFR-α.Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2012001500003Arquivos Brasileiros de Cardiologia v.99 n.6 2012reponame:Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)instacron:SBC10.1590/S0066-782X2012005000109info:eu-repo/semantics/openAccessMa,Li-kunLi,QianHe,Li-fengHua,Jin-shengZhou,Jun-lingYu,HuaFeng,Ke-fuChen,Hong-wuHu,HaoWang,Linpor2013-06-04T00:00:00Zoai:scielo:S0066-782X2012001500003Revistahttp://www.arquivosonline.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||arquivos@cardiol.br1678-41700066-782Xopendoar:2013-06-04T00:00Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Online) - Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)false
dc.title.none.fl_str_mv Imatinib atenua a fibrose miocárdica em associação com a inibição da atividade do PDGFRα
title Imatinib atenua a fibrose miocárdica em associação com a inibição da atividade do PDGFRα
spellingShingle Imatinib atenua a fibrose miocárdica em associação com a inibição da atividade do PDGFRα
Ma,Li-kun
Receptores da Família Eph
Receptor Alfa de Fator de Crescimento Derivado de Plaquetas
Receptor Beta de Fator de Crescimento Derivado de Plaquetas
Fibrose Endomiocárdica
Desoxicorticosterona
title_short Imatinib atenua a fibrose miocárdica em associação com a inibição da atividade do PDGFRα
title_full Imatinib atenua a fibrose miocárdica em associação com a inibição da atividade do PDGFRα
title_fullStr Imatinib atenua a fibrose miocárdica em associação com a inibição da atividade do PDGFRα
title_full_unstemmed Imatinib atenua a fibrose miocárdica em associação com a inibição da atividade do PDGFRα
title_sort Imatinib atenua a fibrose miocárdica em associação com a inibição da atividade do PDGFRα
author Ma,Li-kun
author_facet Ma,Li-kun
Li,Qian
He,Li-feng
Hua,Jin-sheng
Zhou,Jun-ling
Yu,Hua
Feng,Ke-fu
Chen,Hong-wu
Hu,Hao
Wang,Lin
author_role author
author2 Li,Qian
He,Li-feng
Hua,Jin-sheng
Zhou,Jun-ling
Yu,Hua
Feng,Ke-fu
Chen,Hong-wu
Hu,Hao
Wang,Lin
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ma,Li-kun
Li,Qian
He,Li-feng
Hua,Jin-sheng
Zhou,Jun-ling
Yu,Hua
Feng,Ke-fu
Chen,Hong-wu
Hu,Hao
Wang,Lin
dc.subject.por.fl_str_mv Receptores da Família Eph
Receptor Alfa de Fator de Crescimento Derivado de Plaquetas
Receptor Beta de Fator de Crescimento Derivado de Plaquetas
Fibrose Endomiocárdica
Desoxicorticosterona
topic Receptores da Família Eph
Receptor Alfa de Fator de Crescimento Derivado de Plaquetas
Receptor Beta de Fator de Crescimento Derivado de Plaquetas
Fibrose Endomiocárdica
Desoxicorticosterona
description FUNDAMENTO: O Imatinib é um inibidor do receptor tirosina-quinase que foi confirmada como exercendo um efeito inibidor sobre a atividade do receptor do PDGF, fator de crescimento plaquetário (PDGFRα e PDGFRβ). OBJETIVO: Investigar o efeito protetor do Imatinib na fibrose miocárdica em acetato de deoxicorticosterona (DOCA)/ratos com hipertensão induzida por sal. MÉTODOS: Sessenta ratos Sprague-Dawley machos, uninefrectomizados foram distribuídos em três grupos: ratos controles (grupo CON): grupo deoxicorticosterona (grupo DOCA); grupo deoxicorticosterona e Imatinib (grupo DOCA IMA). A Pressão Arterial Sistólica (PAS) foi medida quinzenalmente. Foi estudada a porção apical do ventrículo esquerdo. Foram empregados: coloração vermelho sirius, coloração de hematoxilina-eosina, imuno-histoquímica e ensaio de western blot. RESULTADOS: A PAS nos grupos DOCA e IMA+DOCA foi maior que no grupo CON nos dias 14 e 28. Os animais do grupo DOCA apresentaram fibrose intersticial e perivascular grave no dia 28, e as expressões de PI, PIII, tenascina-C e fibronectina foram significativamente maiores que nos grupos DOCA+IMA e CON. Quando comparados com o grupo CON, os grupos DOCA e DOCA+IMA apresentaram resposta inflamatória de tecido miocárdico e infiltração de monócitos/macrófagos de diferentes graus. As expressões proteicas do PDGF-A, PDGF-C e PDGFRα foram significativamente maiores nos grupos DOCA e DOCA+IMA que no grupo CON, mas a expressão proteica do p-PDGFRα no grupo DOCA+IMA foi menor que no DOCA. CONCLUSÃO: O Imatinib pode exercer efeitos inibitórios sobre a fibrose miocárdica em ratos com hipertensão induzida por DOCA/sal, os quais podem ser atribuídos à inibição da atividade do PDGFR-α.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2012001500003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2012001500003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0066-782X2012005000109
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos Brasileiros de Cardiologia v.99 n.6 2012
reponame:Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)
instacron:SBC
instname_str Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)
instacron_str SBC
institution SBC
reponame_str Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Online)
collection Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Online) - Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)
repository.mail.fl_str_mv ||arquivos@cardiol.br
_version_ 1752126562116829184