Impacto dos Índices Aterogênicos em Estenose do Enxerto de Veia Safena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yavuz,Fethi
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Kilic,Salih, Kaplan,Mehmet, Yıldırım,Arafat, Kucukosmanoglu,Mehmet, Dogdus,Mustafa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2020001100538
Resumo: Resumo Fundamento Os enxertos de veias safenas (EVS) são frequentemente usados em pacientes submetidos a cirurgia de revascularização do miocárdio (CRM). Objetivos Avaliar as relações entre índices aterogênicos e estenose de EVS. Métodos: No total, 534 pacientes (27,7% mulheres, com idade média de 65±8,4 anos) submetidos a CRM e angiografia coronariana eletiva foram incluídos no estudo. Pacientes com pelo menos uma estenose EVS ≥50% foram alocados ao grupo estenose EVS (+) (n=259) e pacientes sem estenose foram classificados como EVS (-) (n=275). O índice aterogênico plasmático (IAP) e o coeficiente aterogênico (CA) foram calculados a partir dos parâmetros lipídicos de rotina dos pacientes. A significância foi estabelecida no nível p<0,05. Resultados O número de pacientes com histórico de hipertensão (HT), diabetes mellitus (DM), acidente vascular cerebral e insuficiência cardíaca (IC) se mostrou significativamente maior no grupo EVS (+) do que no grupo EVS (-). O colesterol total, triglicerídeos e colesterol LDL mostraram-se significativamente mais altos e o colesterol HDL mostrou-se menor no grupo EVS (+) do que no grupo EVS (-). IAP (p<0,001) e CA (p<0,001) apresentaram-se significativamente mais altos no grupo EVS (+) do que no grupo EVS (-). A análise ROC mostra que tanto o IAP quanto o CA mostraram-se melhores que o colesterol HDL, colesterol LDL e colesterol não HDL na predição de estenose de EVS. Na análise multivariada, histórico de DM, HT, acidente vascular cerebral, IC, número de enxertos de safena, colesterol HDL, colesterol LDL, colesterol não HDL, IAP e CA foram fatores de risco independentes para estenose de EVS. Conclusão O IAP e o CA foram preditores independentes de estenose de EVS. Além disso, tanto o IAP quanto o CA têm melhor desempenho na predição de estenose de EVS do que o colesterol LDL, colesterol HDL e colesterol não HDL. (Arq Bras Cardiol. 2020; 115(3):538-544)
id SBC-1_6c0aeee21e6b33e3de357d40fc79ac84
oai_identifier_str oai:scielo:S0066-782X2020001100538
network_acronym_str SBC-1
network_name_str Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Online)
repository_id_str
spelling Impacto dos Índices Aterogênicos em Estenose do Enxerto de Veia SafenaVeia Safena/transplanteVeia Safena/estenoseAterosclerosePlaca AteroscleróticaLDL ColesterolHDL ColesterolHipertensãoDiabetes MellitusAcidente Vascular CerebralResumo Fundamento Os enxertos de veias safenas (EVS) são frequentemente usados em pacientes submetidos a cirurgia de revascularização do miocárdio (CRM). Objetivos Avaliar as relações entre índices aterogênicos e estenose de EVS. Métodos: No total, 534 pacientes (27,7% mulheres, com idade média de 65±8,4 anos) submetidos a CRM e angiografia coronariana eletiva foram incluídos no estudo. Pacientes com pelo menos uma estenose EVS ≥50% foram alocados ao grupo estenose EVS (+) (n=259) e pacientes sem estenose foram classificados como EVS (-) (n=275). O índice aterogênico plasmático (IAP) e o coeficiente aterogênico (CA) foram calculados a partir dos parâmetros lipídicos de rotina dos pacientes. A significância foi estabelecida no nível p<0,05. Resultados O número de pacientes com histórico de hipertensão (HT), diabetes mellitus (DM), acidente vascular cerebral e insuficiência cardíaca (IC) se mostrou significativamente maior no grupo EVS (+) do que no grupo EVS (-). O colesterol total, triglicerídeos e colesterol LDL mostraram-se significativamente mais altos e o colesterol HDL mostrou-se menor no grupo EVS (+) do que no grupo EVS (-). IAP (p<0,001) e CA (p<0,001) apresentaram-se significativamente mais altos no grupo EVS (+) do que no grupo EVS (-). A análise ROC mostra que tanto o IAP quanto o CA mostraram-se melhores que o colesterol HDL, colesterol LDL e colesterol não HDL na predição de estenose de EVS. Na análise multivariada, histórico de DM, HT, acidente vascular cerebral, IC, número de enxertos de safena, colesterol HDL, colesterol LDL, colesterol não HDL, IAP e CA foram fatores de risco independentes para estenose de EVS. Conclusão O IAP e o CA foram preditores independentes de estenose de EVS. Além disso, tanto o IAP quanto o CA têm melhor desempenho na predição de estenose de EVS do que o colesterol LDL, colesterol HDL e colesterol não HDL. (Arq Bras Cardiol. 2020; 115(3):538-544)Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC2020-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2020001100538Arquivos Brasileiros de Cardiologia v.115 n.3 2020reponame:Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)instacron:SBC10.36660/abc.20190683info:eu-repo/semantics/openAccessYavuz,FethiKilic,SalihKaplan,MehmetYıldırım,ArafatKucukosmanoglu,MehmetDogdus,Mustafapor2020-09-30T00:00:00Zoai:scielo:S0066-782X2020001100538Revistahttp://www.arquivosonline.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||arquivos@cardiol.br1678-41700066-782Xopendoar:2020-09-30T00:00Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Online) - Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)false
dc.title.none.fl_str_mv Impacto dos Índices Aterogênicos em Estenose do Enxerto de Veia Safena
title Impacto dos Índices Aterogênicos em Estenose do Enxerto de Veia Safena
spellingShingle Impacto dos Índices Aterogênicos em Estenose do Enxerto de Veia Safena
Yavuz,Fethi
Veia Safena/transplante
Veia Safena/estenose
Aterosclerose
Placa Aterosclerótica
LDL Colesterol
HDL Colesterol
Hipertensão
Diabetes Mellitus
Acidente Vascular Cerebral
title_short Impacto dos Índices Aterogênicos em Estenose do Enxerto de Veia Safena
title_full Impacto dos Índices Aterogênicos em Estenose do Enxerto de Veia Safena
title_fullStr Impacto dos Índices Aterogênicos em Estenose do Enxerto de Veia Safena
title_full_unstemmed Impacto dos Índices Aterogênicos em Estenose do Enxerto de Veia Safena
title_sort Impacto dos Índices Aterogênicos em Estenose do Enxerto de Veia Safena
author Yavuz,Fethi
author_facet Yavuz,Fethi
Kilic,Salih
Kaplan,Mehmet
Yıldırım,Arafat
Kucukosmanoglu,Mehmet
Dogdus,Mustafa
author_role author
author2 Kilic,Salih
Kaplan,Mehmet
Yıldırım,Arafat
Kucukosmanoglu,Mehmet
Dogdus,Mustafa
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Yavuz,Fethi
Kilic,Salih
Kaplan,Mehmet
Yıldırım,Arafat
Kucukosmanoglu,Mehmet
Dogdus,Mustafa
dc.subject.por.fl_str_mv Veia Safena/transplante
Veia Safena/estenose
Aterosclerose
Placa Aterosclerótica
LDL Colesterol
HDL Colesterol
Hipertensão
Diabetes Mellitus
Acidente Vascular Cerebral
topic Veia Safena/transplante
Veia Safena/estenose
Aterosclerose
Placa Aterosclerótica
LDL Colesterol
HDL Colesterol
Hipertensão
Diabetes Mellitus
Acidente Vascular Cerebral
description Resumo Fundamento Os enxertos de veias safenas (EVS) são frequentemente usados em pacientes submetidos a cirurgia de revascularização do miocárdio (CRM). Objetivos Avaliar as relações entre índices aterogênicos e estenose de EVS. Métodos: No total, 534 pacientes (27,7% mulheres, com idade média de 65±8,4 anos) submetidos a CRM e angiografia coronariana eletiva foram incluídos no estudo. Pacientes com pelo menos uma estenose EVS ≥50% foram alocados ao grupo estenose EVS (+) (n=259) e pacientes sem estenose foram classificados como EVS (-) (n=275). O índice aterogênico plasmático (IAP) e o coeficiente aterogênico (CA) foram calculados a partir dos parâmetros lipídicos de rotina dos pacientes. A significância foi estabelecida no nível p<0,05. Resultados O número de pacientes com histórico de hipertensão (HT), diabetes mellitus (DM), acidente vascular cerebral e insuficiência cardíaca (IC) se mostrou significativamente maior no grupo EVS (+) do que no grupo EVS (-). O colesterol total, triglicerídeos e colesterol LDL mostraram-se significativamente mais altos e o colesterol HDL mostrou-se menor no grupo EVS (+) do que no grupo EVS (-). IAP (p<0,001) e CA (p<0,001) apresentaram-se significativamente mais altos no grupo EVS (+) do que no grupo EVS (-). A análise ROC mostra que tanto o IAP quanto o CA mostraram-se melhores que o colesterol HDL, colesterol LDL e colesterol não HDL na predição de estenose de EVS. Na análise multivariada, histórico de DM, HT, acidente vascular cerebral, IC, número de enxertos de safena, colesterol HDL, colesterol LDL, colesterol não HDL, IAP e CA foram fatores de risco independentes para estenose de EVS. Conclusão O IAP e o CA foram preditores independentes de estenose de EVS. Além disso, tanto o IAP quanto o CA têm melhor desempenho na predição de estenose de EVS do que o colesterol LDL, colesterol HDL e colesterol não HDL. (Arq Bras Cardiol. 2020; 115(3):538-544)
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2020001100538
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2020001100538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.36660/abc.20190683
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos Brasileiros de Cardiologia v.115 n.3 2020
reponame:Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)
instacron:SBC
instname_str Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)
instacron_str SBC
institution SBC
reponame_str Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Online)
collection Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Online) - Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)
repository.mail.fl_str_mv ||arquivos@cardiol.br
_version_ 1752126570644897792