Ensino do Raciocínio Clínico Orientado pela Teoria dos Scripts de Doenças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Juliana de Cássia Vaz
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Peixoto,Aline Barbosa, Marinho,Gustavo Eugênio Martins, Peixoto,José Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2022001200014
Resumo: Resumo Fundamento O ensino do raciocínio clínico (RC) pode ser facilitado por estratégias educacionais orientadas pela teoria dos scripts de doenças (SD). Objetivo Avaliar o efeito de uma estratégia educacional guiada pela teoria dos SD na acurácia diagnóstica (AD) da dor torácica (DT) em estudantes de medicina. Métodos Estudo experimental em 3 fases, com 18 estudantes do 3º ano concluindo a fase 3, visto que as fases 1 e 2 tiveram 27 alunos. Na fase 1, cada participante resolveu 8 casos clínicos (6 de DT e 2 distratores). Na fase 2,os participantes foram divididos em 2 grupos, que treinaram distintamente 3 dos diagnósticos de DT da fase 1.Na fase 3, após uma semana, cada participante resolveu 8 novos casos, com os mesmos diagnósticos da fase 1.O tempo de resolução dos casos (TRC) e a AD foram avaliados. O nível de significância adotado na análise estatística foi p < 0,05. Resultados Na fase 3, foram observadas melhora da AD e redução do TRC para os diagnósticos treinados em ambos os grupos, não ocorrendo transferência de aprendizagem. Para esses diagnósticos, os escores de AD nas fases 1 e 3 foram: grupo 1 = 1,00, IIQ [0,00-1,00] versus 2,00, IIQ [2,00-2,50]; p = 0,017 e grupo 2 = 1,00, IIQ [0,66-1,17] versus 3,00, IIQ [1,33-3,00]; p = 0,006. O TRC em segundos foram: Grupo 1: 485, IIQ [450-583] versus 318, IIQ [284-418]; p = 0,027 e grupo 2: 655, IIQ [543-740] versus 408, IIQ [337-569]; p = 0,010. Conclusão A estratégia parece contribuir para melhora da AD e pode ser considerada para o ensino do RC.
id SBC-1_7a38b2bd38aaf18d96e8cf6fc14a374b
oai_identifier_str oai:scielo:S0066-782X2022001200014
network_acronym_str SBC-1
network_name_str Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Online)
repository_id_str
spelling Ensino do Raciocínio Clínico Orientado pela Teoria dos Scripts de DoençasDoenças CardiovascularesEducação MédicaAprendizagemResolução de ProblemasTomada de Decisão ClínicaEstudantes de MedicinaResumo Fundamento O ensino do raciocínio clínico (RC) pode ser facilitado por estratégias educacionais orientadas pela teoria dos scripts de doenças (SD). Objetivo Avaliar o efeito de uma estratégia educacional guiada pela teoria dos SD na acurácia diagnóstica (AD) da dor torácica (DT) em estudantes de medicina. Métodos Estudo experimental em 3 fases, com 18 estudantes do 3º ano concluindo a fase 3, visto que as fases 1 e 2 tiveram 27 alunos. Na fase 1, cada participante resolveu 8 casos clínicos (6 de DT e 2 distratores). Na fase 2,os participantes foram divididos em 2 grupos, que treinaram distintamente 3 dos diagnósticos de DT da fase 1.Na fase 3, após uma semana, cada participante resolveu 8 novos casos, com os mesmos diagnósticos da fase 1.O tempo de resolução dos casos (TRC) e a AD foram avaliados. O nível de significância adotado na análise estatística foi p < 0,05. Resultados Na fase 3, foram observadas melhora da AD e redução do TRC para os diagnósticos treinados em ambos os grupos, não ocorrendo transferência de aprendizagem. Para esses diagnósticos, os escores de AD nas fases 1 e 3 foram: grupo 1 = 1,00, IIQ [0,00-1,00] versus 2,00, IIQ [2,00-2,50]; p = 0,017 e grupo 2 = 1,00, IIQ [0,66-1,17] versus 3,00, IIQ [1,33-3,00]; p = 0,006. O TRC em segundos foram: Grupo 1: 485, IIQ [450-583] versus 318, IIQ [284-418]; p = 0,027 e grupo 2: 655, IIQ [543-740] versus 408, IIQ [337-569]; p = 0,010. Conclusão A estratégia parece contribuir para melhora da AD e pode ser considerada para o ensino do RC.Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC2022-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2022001200014Arquivos Brasileiros de Cardiologia v.119 n.5 suppl.1 2022reponame:Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)instacron:SBC10.36660/abc.20220419info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Juliana de Cássia VazPeixoto,Aline BarbosaMarinho,Gustavo Eugênio MartinsPeixoto,José Mariapor2022-11-22T00:00:00Zoai:scielo:S0066-782X2022001200014Revistahttp://www.arquivosonline.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||arquivos@cardiol.br1678-41700066-782Xopendoar:2022-11-22T00:00Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Online) - Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino do Raciocínio Clínico Orientado pela Teoria dos Scripts de Doenças
title Ensino do Raciocínio Clínico Orientado pela Teoria dos Scripts de Doenças
spellingShingle Ensino do Raciocínio Clínico Orientado pela Teoria dos Scripts de Doenças
Oliveira,Juliana de Cássia Vaz
Doenças Cardiovasculares
Educação Médica
Aprendizagem
Resolução de Problemas
Tomada de Decisão Clínica
Estudantes de Medicina
title_short Ensino do Raciocínio Clínico Orientado pela Teoria dos Scripts de Doenças
title_full Ensino do Raciocínio Clínico Orientado pela Teoria dos Scripts de Doenças
title_fullStr Ensino do Raciocínio Clínico Orientado pela Teoria dos Scripts de Doenças
title_full_unstemmed Ensino do Raciocínio Clínico Orientado pela Teoria dos Scripts de Doenças
title_sort Ensino do Raciocínio Clínico Orientado pela Teoria dos Scripts de Doenças
author Oliveira,Juliana de Cássia Vaz
author_facet Oliveira,Juliana de Cássia Vaz
Peixoto,Aline Barbosa
Marinho,Gustavo Eugênio Martins
Peixoto,José Maria
author_role author
author2 Peixoto,Aline Barbosa
Marinho,Gustavo Eugênio Martins
Peixoto,José Maria
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Juliana de Cássia Vaz
Peixoto,Aline Barbosa
Marinho,Gustavo Eugênio Martins
Peixoto,José Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Doenças Cardiovasculares
Educação Médica
Aprendizagem
Resolução de Problemas
Tomada de Decisão Clínica
Estudantes de Medicina
topic Doenças Cardiovasculares
Educação Médica
Aprendizagem
Resolução de Problemas
Tomada de Decisão Clínica
Estudantes de Medicina
description Resumo Fundamento O ensino do raciocínio clínico (RC) pode ser facilitado por estratégias educacionais orientadas pela teoria dos scripts de doenças (SD). Objetivo Avaliar o efeito de uma estratégia educacional guiada pela teoria dos SD na acurácia diagnóstica (AD) da dor torácica (DT) em estudantes de medicina. Métodos Estudo experimental em 3 fases, com 18 estudantes do 3º ano concluindo a fase 3, visto que as fases 1 e 2 tiveram 27 alunos. Na fase 1, cada participante resolveu 8 casos clínicos (6 de DT e 2 distratores). Na fase 2,os participantes foram divididos em 2 grupos, que treinaram distintamente 3 dos diagnósticos de DT da fase 1.Na fase 3, após uma semana, cada participante resolveu 8 novos casos, com os mesmos diagnósticos da fase 1.O tempo de resolução dos casos (TRC) e a AD foram avaliados. O nível de significância adotado na análise estatística foi p < 0,05. Resultados Na fase 3, foram observadas melhora da AD e redução do TRC para os diagnósticos treinados em ambos os grupos, não ocorrendo transferência de aprendizagem. Para esses diagnósticos, os escores de AD nas fases 1 e 3 foram: grupo 1 = 1,00, IIQ [0,00-1,00] versus 2,00, IIQ [2,00-2,50]; p = 0,017 e grupo 2 = 1,00, IIQ [0,66-1,17] versus 3,00, IIQ [1,33-3,00]; p = 0,006. O TRC em segundos foram: Grupo 1: 485, IIQ [450-583] versus 318, IIQ [284-418]; p = 0,027 e grupo 2: 655, IIQ [543-740] versus 408, IIQ [337-569]; p = 0,010. Conclusão A estratégia parece contribuir para melhora da AD e pode ser considerada para o ensino do RC.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2022001200014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2022001200014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.36660/abc.20220419
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos Brasileiros de Cardiologia v.119 n.5 suppl.1 2022
reponame:Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)
instacron:SBC
instname_str Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)
instacron_str SBC
institution SBC
reponame_str Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Online)
collection Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Online) - Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)
repository.mail.fl_str_mv ||arquivos@cardiol.br
_version_ 1752126572877316096