Injúria orgânica da circulação extracorpórea nos três primeiros meses de vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elias,Décio O
Data de Publicação: 1990
Outros Autores: Souza,Maria Helena L, Lacerda,Bernardo S, Fagundes,Francisco Eduardo S, Lino,Francisco J. S, Tiraboshi,Márcio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76381990000100001
Resumo: Diversos fatores contribuíram para aumentar o número de procedimentos com circulação extracopórea para neonatos e lactentes. Esses pacientes necessitam procedimentos especiais de perfusão, fundamentos em sua fisiologia particular, nas características do seu metabolismo e na sua resposta aos desvios da homeostase, principalmente a acidose lática. São analisados os protocolos de perfusão em 110 procedimentos com parada circulatória total, para a realização da correção intracardíaca, durante a qual diversos mecanismos de injúria ao sangue foram identificados. A injúria mecânica, por ação das forças desenvolvidas na circulação artificial do sangue e nas trocas gasosas, pode danificar os elementos figurados e as proteínas do plasma sangüíneo. O contato com as superfícies do circuito extracorpóreo pode ativar os sistemas das cininas, da coagulação, da fibrinólise e do complemento, por ativação inicial do fator XII e produzir uma reação inflamatória generalizada. A produção de ácido lático pode modificar o pH ideal para a função enzimática e celular, e o superaquecimento do sangue, durante o reaquecimento, pode produzir dano ao sangue semelhante àquele causado pelos fatores físicos da circulação extracorpórea. A perfusão neonatal e de pequenos lactentes é um continuado exercício de atenção aos detalhes e respeito aos aspectos particulares da fisiologia, do metabolismo e da resposta à injúria.
id SBCCV-1_1410b13dd1c6232a384be97bf01d328b
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-76381990000100001
network_acronym_str SBCCV-1
network_name_str Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
repository_id_str
spelling Injúria orgânica da circulação extracorpórea nos três primeiros meses de vidacirculação extracorpórea/criançasDiversos fatores contribuíram para aumentar o número de procedimentos com circulação extracopórea para neonatos e lactentes. Esses pacientes necessitam procedimentos especiais de perfusão, fundamentos em sua fisiologia particular, nas características do seu metabolismo e na sua resposta aos desvios da homeostase, principalmente a acidose lática. São analisados os protocolos de perfusão em 110 procedimentos com parada circulatória total, para a realização da correção intracardíaca, durante a qual diversos mecanismos de injúria ao sangue foram identificados. A injúria mecânica, por ação das forças desenvolvidas na circulação artificial do sangue e nas trocas gasosas, pode danificar os elementos figurados e as proteínas do plasma sangüíneo. O contato com as superfícies do circuito extracorpóreo pode ativar os sistemas das cininas, da coagulação, da fibrinólise e do complemento, por ativação inicial do fator XII e produzir uma reação inflamatória generalizada. A produção de ácido lático pode modificar o pH ideal para a função enzimática e celular, e o superaquecimento do sangue, durante o reaquecimento, pode produzir dano ao sangue semelhante àquele causado pelos fatores físicos da circulação extracorpórea. A perfusão neonatal e de pequenos lactentes é um continuado exercício de atenção aos detalhes e respeito aos aspectos particulares da fisiologia, do metabolismo e da resposta à injúria.Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular1990-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76381990000100001Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery v.5 n.1 1990reponame:Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)instname:Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)instacron:SBCCV10.1590/S0102-76381990000100001info:eu-repo/semantics/openAccessElias,Décio OSouza,Maria Helena LLacerda,Bernardo SFagundes,Francisco Eduardo SLino,Francisco J. STiraboshi,Márciopor2011-02-17T00:00:00Zoai:scielo:S0102-76381990000100001Revistahttp://www.rbccv.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rosangela.monteiro@incor.usp.br|| domingo@braile.com.br|| brandau@braile.com.br1678-97410102-7638opendoar:2011-02-17T00:00Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online) - Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)false
dc.title.none.fl_str_mv Injúria orgânica da circulação extracorpórea nos três primeiros meses de vida
title Injúria orgânica da circulação extracorpórea nos três primeiros meses de vida
spellingShingle Injúria orgânica da circulação extracorpórea nos três primeiros meses de vida
Elias,Décio O
circulação extracorpórea/crianças
title_short Injúria orgânica da circulação extracorpórea nos três primeiros meses de vida
title_full Injúria orgânica da circulação extracorpórea nos três primeiros meses de vida
title_fullStr Injúria orgânica da circulação extracorpórea nos três primeiros meses de vida
title_full_unstemmed Injúria orgânica da circulação extracorpórea nos três primeiros meses de vida
title_sort Injúria orgânica da circulação extracorpórea nos três primeiros meses de vida
author Elias,Décio O
author_facet Elias,Décio O
Souza,Maria Helena L
Lacerda,Bernardo S
Fagundes,Francisco Eduardo S
Lino,Francisco J. S
Tiraboshi,Márcio
author_role author
author2 Souza,Maria Helena L
Lacerda,Bernardo S
Fagundes,Francisco Eduardo S
Lino,Francisco J. S
Tiraboshi,Márcio
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Elias,Décio O
Souza,Maria Helena L
Lacerda,Bernardo S
Fagundes,Francisco Eduardo S
Lino,Francisco J. S
Tiraboshi,Márcio
dc.subject.por.fl_str_mv circulação extracorpórea/crianças
topic circulação extracorpórea/crianças
description Diversos fatores contribuíram para aumentar o número de procedimentos com circulação extracopórea para neonatos e lactentes. Esses pacientes necessitam procedimentos especiais de perfusão, fundamentos em sua fisiologia particular, nas características do seu metabolismo e na sua resposta aos desvios da homeostase, principalmente a acidose lática. São analisados os protocolos de perfusão em 110 procedimentos com parada circulatória total, para a realização da correção intracardíaca, durante a qual diversos mecanismos de injúria ao sangue foram identificados. A injúria mecânica, por ação das forças desenvolvidas na circulação artificial do sangue e nas trocas gasosas, pode danificar os elementos figurados e as proteínas do plasma sangüíneo. O contato com as superfícies do circuito extracorpóreo pode ativar os sistemas das cininas, da coagulação, da fibrinólise e do complemento, por ativação inicial do fator XII e produzir uma reação inflamatória generalizada. A produção de ácido lático pode modificar o pH ideal para a função enzimática e celular, e o superaquecimento do sangue, durante o reaquecimento, pode produzir dano ao sangue semelhante àquele causado pelos fatores físicos da circulação extracorpórea. A perfusão neonatal e de pequenos lactentes é um continuado exercício de atenção aos detalhes e respeito aos aspectos particulares da fisiologia, do metabolismo e da resposta à injúria.
publishDate 1990
dc.date.none.fl_str_mv 1990-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76381990000100001
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76381990000100001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-76381990000100001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery v.5 n.1 1990
reponame:Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)
instacron:SBCCV
instname_str Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)
instacron_str SBCCV
institution SBCCV
reponame_str Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
collection Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online) - Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)
repository.mail.fl_str_mv ||rosangela.monteiro@incor.usp.br|| domingo@braile.com.br|| brandau@braile.com.br
_version_ 1752126592441647104