Implante de bioprótese aórtica "stentless" em pacientes com alterações do anel aórtico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gontijo Filho,Bayard
Data de Publicação: 1993
Outros Autores: Vrandecic,Mário O, Fantini,Fernando Antônio, Barbosa,Juscelino Teixeira, Silva,João Alfredo de Paula e, Avelar,Sandra S, Drumond,Leonardo F, Gutierrez,Cristiana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76381993000200006
Resumo: Dezessete pacientes portadores de doença da valva aórtica associada a alterações estruturais do anel aórtico foram submetidos a implante de bioprótese aórtica "stentless" (Biocór): 8 pacientes eram portadores de endocardite bacteriana, sendo 3 em valva aórtica e 5 em próteses. Os demais pacientes eram portadores de próteses aórticas disfuncionantes. A técnica de implante foi basicamente a mesma, utilizandose dois níveis de sutura, sendo o primeiro ao nível do anel aórtico e o outro na parede aórtica. Em 11 pacientes a aorta ascendente foi ampliada com remendo de pericárdio bovino e 3 pacientes foram submetidos, também, a substituição valvar mitral. Houve 1 óbito hospitalar no 23º dia de pós-operatório por falência de múltiplos órgãos em 1 paciente portador de endocardite bacteriana e quadro de AVC pré-operatório. Dois pacientes necessitaram implante de marcapasso definitivo. Na evolução tardia houve apenas 1 óbito no 6º mês, de forma súbita, em uma criança portadora de marcapasso. Um paciente desenvolveu deiscência parcial da bioprótese na sutura inferior, o que gerou um gradiente na via de saída do ventrículo esquerdo, sendo reoperado com sucesso de 18º mês de pós-operatório. Todos os pacientes encontram-se em controle ambulatorial, com estudos ecocardiográficos seriados, que demonstram excelente desempenho da bioprótese "stentless" sem gradientes transvalvares importantes e ausência de regurgitação aórtica significativa.
id SBCCV-1_338e211c6b02e994bef999ad38d0928d
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-76381993000200006
network_acronym_str SBCCV-1
network_name_str Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
repository_id_str
spelling Implante de bioprótese aórtica "stentless" em pacientes com alterações do anel aórticopróteses cardíacas artificiais/aórticaspróteses cardíacas artificiais/cirurgiaDezessete pacientes portadores de doença da valva aórtica associada a alterações estruturais do anel aórtico foram submetidos a implante de bioprótese aórtica "stentless" (Biocór): 8 pacientes eram portadores de endocardite bacteriana, sendo 3 em valva aórtica e 5 em próteses. Os demais pacientes eram portadores de próteses aórticas disfuncionantes. A técnica de implante foi basicamente a mesma, utilizandose dois níveis de sutura, sendo o primeiro ao nível do anel aórtico e o outro na parede aórtica. Em 11 pacientes a aorta ascendente foi ampliada com remendo de pericárdio bovino e 3 pacientes foram submetidos, também, a substituição valvar mitral. Houve 1 óbito hospitalar no 23º dia de pós-operatório por falência de múltiplos órgãos em 1 paciente portador de endocardite bacteriana e quadro de AVC pré-operatório. Dois pacientes necessitaram implante de marcapasso definitivo. Na evolução tardia houve apenas 1 óbito no 6º mês, de forma súbita, em uma criança portadora de marcapasso. Um paciente desenvolveu deiscência parcial da bioprótese na sutura inferior, o que gerou um gradiente na via de saída do ventrículo esquerdo, sendo reoperado com sucesso de 18º mês de pós-operatório. Todos os pacientes encontram-se em controle ambulatorial, com estudos ecocardiográficos seriados, que demonstram excelente desempenho da bioprótese "stentless" sem gradientes transvalvares importantes e ausência de regurgitação aórtica significativa.Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular1993-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76381993000200006Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery v.8 n.2 1993reponame:Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)instname:Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)instacron:SBCCVinfo:eu-repo/semantics/openAccessGontijo Filho,BayardVrandecic,Mário OFantini,Fernando AntônioBarbosa,Juscelino TeixeiraSilva,João Alfredo de Paula eAvelar,Sandra SDrumond,Leonardo FGutierrez,Cristianapor2011-02-17T00:00:00Zoai:scielo:S0102-76381993000200006Revistahttp://www.rbccv.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rosangela.monteiro@incor.usp.br|| domingo@braile.com.br|| brandau@braile.com.br1678-97410102-7638opendoar:2011-02-17T00:00Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online) - Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)false
dc.title.none.fl_str_mv Implante de bioprótese aórtica "stentless" em pacientes com alterações do anel aórtico
title Implante de bioprótese aórtica "stentless" em pacientes com alterações do anel aórtico
spellingShingle Implante de bioprótese aórtica "stentless" em pacientes com alterações do anel aórtico
Gontijo Filho,Bayard
próteses cardíacas artificiais/aórticas
próteses cardíacas artificiais/cirurgia
title_short Implante de bioprótese aórtica "stentless" em pacientes com alterações do anel aórtico
title_full Implante de bioprótese aórtica "stentless" em pacientes com alterações do anel aórtico
title_fullStr Implante de bioprótese aórtica "stentless" em pacientes com alterações do anel aórtico
title_full_unstemmed Implante de bioprótese aórtica "stentless" em pacientes com alterações do anel aórtico
title_sort Implante de bioprótese aórtica "stentless" em pacientes com alterações do anel aórtico
author Gontijo Filho,Bayard
author_facet Gontijo Filho,Bayard
Vrandecic,Mário O
Fantini,Fernando Antônio
Barbosa,Juscelino Teixeira
Silva,João Alfredo de Paula e
Avelar,Sandra S
Drumond,Leonardo F
Gutierrez,Cristiana
author_role author
author2 Vrandecic,Mário O
Fantini,Fernando Antônio
Barbosa,Juscelino Teixeira
Silva,João Alfredo de Paula e
Avelar,Sandra S
Drumond,Leonardo F
Gutierrez,Cristiana
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gontijo Filho,Bayard
Vrandecic,Mário O
Fantini,Fernando Antônio
Barbosa,Juscelino Teixeira
Silva,João Alfredo de Paula e
Avelar,Sandra S
Drumond,Leonardo F
Gutierrez,Cristiana
dc.subject.por.fl_str_mv próteses cardíacas artificiais/aórticas
próteses cardíacas artificiais/cirurgia
topic próteses cardíacas artificiais/aórticas
próteses cardíacas artificiais/cirurgia
description Dezessete pacientes portadores de doença da valva aórtica associada a alterações estruturais do anel aórtico foram submetidos a implante de bioprótese aórtica "stentless" (Biocór): 8 pacientes eram portadores de endocardite bacteriana, sendo 3 em valva aórtica e 5 em próteses. Os demais pacientes eram portadores de próteses aórticas disfuncionantes. A técnica de implante foi basicamente a mesma, utilizandose dois níveis de sutura, sendo o primeiro ao nível do anel aórtico e o outro na parede aórtica. Em 11 pacientes a aorta ascendente foi ampliada com remendo de pericárdio bovino e 3 pacientes foram submetidos, também, a substituição valvar mitral. Houve 1 óbito hospitalar no 23º dia de pós-operatório por falência de múltiplos órgãos em 1 paciente portador de endocardite bacteriana e quadro de AVC pré-operatório. Dois pacientes necessitaram implante de marcapasso definitivo. Na evolução tardia houve apenas 1 óbito no 6º mês, de forma súbita, em uma criança portadora de marcapasso. Um paciente desenvolveu deiscência parcial da bioprótese na sutura inferior, o que gerou um gradiente na via de saída do ventrículo esquerdo, sendo reoperado com sucesso de 18º mês de pós-operatório. Todos os pacientes encontram-se em controle ambulatorial, com estudos ecocardiográficos seriados, que demonstram excelente desempenho da bioprótese "stentless" sem gradientes transvalvares importantes e ausência de regurgitação aórtica significativa.
publishDate 1993
dc.date.none.fl_str_mv 1993-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76381993000200006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76381993000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery v.8 n.2 1993
reponame:Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)
instacron:SBCCV
instname_str Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)
instacron_str SBCCV
institution SBCCV
reponame_str Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
collection Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online) - Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)
repository.mail.fl_str_mv ||rosangela.monteiro@incor.usp.br|| domingo@braile.com.br|| brandau@braile.com.br
_version_ 1752126593147338752