Evolução hemodinâmica seqüencial no transplante cardíaco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stolf,Noedir A. G
Data de Publicação: 1988
Outros Autores: Fiorelli,Alfredo I, Bocchi,Edimar A, Pascual,Jorge M, Auler Júnior,José Otávio C, Lemos,Pedro Carlos P, Jatene,Fábio B, Pomerantzeff,Pablo M, Bellotti,Giovanni, Pileggi,Fúlvio, Jatene,Adib D
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76381988000300006
Resumo: O transplante cardíaco tem tido ampla aplicação no tratamento da cardiomiopatia em fase terminal. Grande interesse existe no estudo das alterações hemodinâmicas imediatas e na identificação dos fatores que determinam essas alterações. Quarenta e três pacientes transplantados foram estudados com esse objetivo. Os seguintes dados foram obtidos: índice cardíaco, as pressões nas câmaras cardíacas, capilar pulmonar, aorta, artéria pulmonar, volume sistólico, fração de ejeção do ventrículo esquerdo (VE), resistência vascular pulmonar e sistêmica, índice do trabalho sistólico do ventrículo esquerdo e direito (VD) e o tríplice produto. Esses valores foram comparados de acordo com os episódios de rejeição e com diferentes valores do gradiente transpulmonar. Verificou-se que no pós-operatório imediato há depressão da função dos ventrículos decorrente de uma série de fatores. O índice cardíaco se mantém em valore adequados através de vários mecanismos e adaptação dos ventrículos, que ocorre mais precocemente para o VE do que para o VD. Tardiamente as alterações hemodinâmicas dependem do aparecimento de hipertensão arterial sistêmica e da aterosclerose coronária. A presença e os valores mais elevados do gradiente transpulmonar não tiveram influência estatisticamente significativa nas condições hemodinâmicas dos pacientes.
id SBCCV-1_3f2b3e357a7401634744e51fef40d9e8
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-76381988000300006
network_acronym_str SBCCV-1
network_name_str Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
repository_id_str
spelling Evolução hemodinâmica seqüencial no transplante cardíacotransplante cardíaco/hemodinâmicatransplante cardíacoO transplante cardíaco tem tido ampla aplicação no tratamento da cardiomiopatia em fase terminal. Grande interesse existe no estudo das alterações hemodinâmicas imediatas e na identificação dos fatores que determinam essas alterações. Quarenta e três pacientes transplantados foram estudados com esse objetivo. Os seguintes dados foram obtidos: índice cardíaco, as pressões nas câmaras cardíacas, capilar pulmonar, aorta, artéria pulmonar, volume sistólico, fração de ejeção do ventrículo esquerdo (VE), resistência vascular pulmonar e sistêmica, índice do trabalho sistólico do ventrículo esquerdo e direito (VD) e o tríplice produto. Esses valores foram comparados de acordo com os episódios de rejeição e com diferentes valores do gradiente transpulmonar. Verificou-se que no pós-operatório imediato há depressão da função dos ventrículos decorrente de uma série de fatores. O índice cardíaco se mantém em valore adequados através de vários mecanismos e adaptação dos ventrículos, que ocorre mais precocemente para o VE do que para o VD. Tardiamente as alterações hemodinâmicas dependem do aparecimento de hipertensão arterial sistêmica e da aterosclerose coronária. A presença e os valores mais elevados do gradiente transpulmonar não tiveram influência estatisticamente significativa nas condições hemodinâmicas dos pacientes.Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular1988-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76381988000300006Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery v.3 n.3 1988reponame:Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)instname:Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)instacron:SBCCVinfo:eu-repo/semantics/openAccessStolf,Noedir A. GFiorelli,Alfredo IBocchi,Edimar APascual,Jorge MAuler Júnior,José Otávio CLemos,Pedro Carlos PJatene,Fábio BPomerantzeff,Pablo MBellotti,GiovanniPileggi,FúlvioJatene,Adib Dpor2011-02-17T00:00:00Zoai:scielo:S0102-76381988000300006Revistahttp://www.rbccv.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rosangela.monteiro@incor.usp.br|| domingo@braile.com.br|| brandau@braile.com.br1678-97410102-7638opendoar:2011-02-17T00:00Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online) - Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)false
dc.title.none.fl_str_mv Evolução hemodinâmica seqüencial no transplante cardíaco
title Evolução hemodinâmica seqüencial no transplante cardíaco
spellingShingle Evolução hemodinâmica seqüencial no transplante cardíaco
Stolf,Noedir A. G
transplante cardíaco/hemodinâmica
transplante cardíaco
title_short Evolução hemodinâmica seqüencial no transplante cardíaco
title_full Evolução hemodinâmica seqüencial no transplante cardíaco
title_fullStr Evolução hemodinâmica seqüencial no transplante cardíaco
title_full_unstemmed Evolução hemodinâmica seqüencial no transplante cardíaco
title_sort Evolução hemodinâmica seqüencial no transplante cardíaco
author Stolf,Noedir A. G
author_facet Stolf,Noedir A. G
Fiorelli,Alfredo I
Bocchi,Edimar A
Pascual,Jorge M
Auler Júnior,José Otávio C
Lemos,Pedro Carlos P
Jatene,Fábio B
Pomerantzeff,Pablo M
Bellotti,Giovanni
Pileggi,Fúlvio
Jatene,Adib D
author_role author
author2 Fiorelli,Alfredo I
Bocchi,Edimar A
Pascual,Jorge M
Auler Júnior,José Otávio C
Lemos,Pedro Carlos P
Jatene,Fábio B
Pomerantzeff,Pablo M
Bellotti,Giovanni
Pileggi,Fúlvio
Jatene,Adib D
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stolf,Noedir A. G
Fiorelli,Alfredo I
Bocchi,Edimar A
Pascual,Jorge M
Auler Júnior,José Otávio C
Lemos,Pedro Carlos P
Jatene,Fábio B
Pomerantzeff,Pablo M
Bellotti,Giovanni
Pileggi,Fúlvio
Jatene,Adib D
dc.subject.por.fl_str_mv transplante cardíaco/hemodinâmica
transplante cardíaco
topic transplante cardíaco/hemodinâmica
transplante cardíaco
description O transplante cardíaco tem tido ampla aplicação no tratamento da cardiomiopatia em fase terminal. Grande interesse existe no estudo das alterações hemodinâmicas imediatas e na identificação dos fatores que determinam essas alterações. Quarenta e três pacientes transplantados foram estudados com esse objetivo. Os seguintes dados foram obtidos: índice cardíaco, as pressões nas câmaras cardíacas, capilar pulmonar, aorta, artéria pulmonar, volume sistólico, fração de ejeção do ventrículo esquerdo (VE), resistência vascular pulmonar e sistêmica, índice do trabalho sistólico do ventrículo esquerdo e direito (VD) e o tríplice produto. Esses valores foram comparados de acordo com os episódios de rejeição e com diferentes valores do gradiente transpulmonar. Verificou-se que no pós-operatório imediato há depressão da função dos ventrículos decorrente de uma série de fatores. O índice cardíaco se mantém em valore adequados através de vários mecanismos e adaptação dos ventrículos, que ocorre mais precocemente para o VE do que para o VD. Tardiamente as alterações hemodinâmicas dependem do aparecimento de hipertensão arterial sistêmica e da aterosclerose coronária. A presença e os valores mais elevados do gradiente transpulmonar não tiveram influência estatisticamente significativa nas condições hemodinâmicas dos pacientes.
publishDate 1988
dc.date.none.fl_str_mv 1988-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76381988000300006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76381988000300006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery v.3 n.3 1988
reponame:Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)
instacron:SBCCV
instname_str Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)
instacron_str SBCCV
institution SBCCV
reponame_str Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
collection Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online) - Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)
repository.mail.fl_str_mv ||rosangela.monteiro@incor.usp.br|| domingo@braile.com.br|| brandau@braile.com.br
_version_ 1752126592376635392