Anatomia da valva atrioventricular esquerda: I. As cúspides

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fortuna,Antônio B. Prado
Data de Publicação: 1988
Outros Autores: Barreto,Gilson, Camargo,Armando Mâncio de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76381988000300008
Resumo: Os resultados de um estudo anatômico da valva atrioventricular esquerda, realizado em 30 corações aparentemente normais, conservados em formalina, são comparados aos dados da literatura, tendo por objetivo adequar a nomenclatura e os conceitos anatômicos clássicos aos atuais, baseados na ultra-sonografia e na prática cirúrgica corrente. O presente artigo tratará apenas das cúspides, sendo que os demais elementos anatômicos dessa valva atrioventricular esquerda fazem parte de uma "unidade aortoventricular", onde distinguimos a cúspide anterior, em continuidade com o trígono intervalvar e o anel aórtico, e um grupo de cúspides posteriores, em relação com a parede posterior do ventrículo esquerdo. A cúspide anterior está separada do grupo de cúspides posteriores, tanto no polo valvar superior como no inferior, por uma estrutura anatômica bem definida: a "lâmina juncional", superior e inferior, respectivamente. As cúspides do grupo posterior são designadas pela ordem numeral ordinal, a partir da lâmina juncional superior. Esta nomenclatura tem por objetivo destacar a cúspide como unidade funcional da valva e facilitar as referências ecocardiográficas e cirúrgicas, particularmente nos casos em que mais de 3 cúspides posteriores são encontradas.
id SBCCV-1_4773b5fc2d0fc0aa8d44e41984c97e47
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-76381988000300008
network_acronym_str SBCCV-1
network_name_str Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
repository_id_str
spelling Anatomia da valva atrioventricular esquerda: I. As cúspidesvalvas cardíacas/cúspidesvalvas cardíacas/anatomiavalvas cardíacas/anatomiaOs resultados de um estudo anatômico da valva atrioventricular esquerda, realizado em 30 corações aparentemente normais, conservados em formalina, são comparados aos dados da literatura, tendo por objetivo adequar a nomenclatura e os conceitos anatômicos clássicos aos atuais, baseados na ultra-sonografia e na prática cirúrgica corrente. O presente artigo tratará apenas das cúspides, sendo que os demais elementos anatômicos dessa valva atrioventricular esquerda fazem parte de uma "unidade aortoventricular", onde distinguimos a cúspide anterior, em continuidade com o trígono intervalvar e o anel aórtico, e um grupo de cúspides posteriores, em relação com a parede posterior do ventrículo esquerdo. A cúspide anterior está separada do grupo de cúspides posteriores, tanto no polo valvar superior como no inferior, por uma estrutura anatômica bem definida: a "lâmina juncional", superior e inferior, respectivamente. As cúspides do grupo posterior são designadas pela ordem numeral ordinal, a partir da lâmina juncional superior. Esta nomenclatura tem por objetivo destacar a cúspide como unidade funcional da valva e facilitar as referências ecocardiográficas e cirúrgicas, particularmente nos casos em que mais de 3 cúspides posteriores são encontradas.Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular1988-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76381988000300008Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery v.3 n.3 1988reponame:Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)instname:Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)instacron:SBCCV10.1590/S0102-76381988000300008info:eu-repo/semantics/openAccessFortuna,Antônio B. PradoBarreto,GilsonCamargo,Armando Mâncio depor2011-02-17T00:00:00Zoai:scielo:S0102-76381988000300008Revistahttp://www.rbccv.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rosangela.monteiro@incor.usp.br|| domingo@braile.com.br|| brandau@braile.com.br1678-97410102-7638opendoar:2011-02-17T00:00Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online) - Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)false
dc.title.none.fl_str_mv Anatomia da valva atrioventricular esquerda: I. As cúspides
title Anatomia da valva atrioventricular esquerda: I. As cúspides
spellingShingle Anatomia da valva atrioventricular esquerda: I. As cúspides
Fortuna,Antônio B. Prado
valvas cardíacas/cúspides
valvas cardíacas/anatomia
valvas cardíacas/anatomia
title_short Anatomia da valva atrioventricular esquerda: I. As cúspides
title_full Anatomia da valva atrioventricular esquerda: I. As cúspides
title_fullStr Anatomia da valva atrioventricular esquerda: I. As cúspides
title_full_unstemmed Anatomia da valva atrioventricular esquerda: I. As cúspides
title_sort Anatomia da valva atrioventricular esquerda: I. As cúspides
author Fortuna,Antônio B. Prado
author_facet Fortuna,Antônio B. Prado
Barreto,Gilson
Camargo,Armando Mâncio de
author_role author
author2 Barreto,Gilson
Camargo,Armando Mâncio de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fortuna,Antônio B. Prado
Barreto,Gilson
Camargo,Armando Mâncio de
dc.subject.por.fl_str_mv valvas cardíacas/cúspides
valvas cardíacas/anatomia
valvas cardíacas/anatomia
topic valvas cardíacas/cúspides
valvas cardíacas/anatomia
valvas cardíacas/anatomia
description Os resultados de um estudo anatômico da valva atrioventricular esquerda, realizado em 30 corações aparentemente normais, conservados em formalina, são comparados aos dados da literatura, tendo por objetivo adequar a nomenclatura e os conceitos anatômicos clássicos aos atuais, baseados na ultra-sonografia e na prática cirúrgica corrente. O presente artigo tratará apenas das cúspides, sendo que os demais elementos anatômicos dessa valva atrioventricular esquerda fazem parte de uma "unidade aortoventricular", onde distinguimos a cúspide anterior, em continuidade com o trígono intervalvar e o anel aórtico, e um grupo de cúspides posteriores, em relação com a parede posterior do ventrículo esquerdo. A cúspide anterior está separada do grupo de cúspides posteriores, tanto no polo valvar superior como no inferior, por uma estrutura anatômica bem definida: a "lâmina juncional", superior e inferior, respectivamente. As cúspides do grupo posterior são designadas pela ordem numeral ordinal, a partir da lâmina juncional superior. Esta nomenclatura tem por objetivo destacar a cúspide como unidade funcional da valva e facilitar as referências ecocardiográficas e cirúrgicas, particularmente nos casos em que mais de 3 cúspides posteriores são encontradas.
publishDate 1988
dc.date.none.fl_str_mv 1988-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76381988000300008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76381988000300008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-76381988000300008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery v.3 n.3 1988
reponame:Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)
instacron:SBCCV
instname_str Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)
instacron_str SBCCV
institution SBCCV
reponame_str Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
collection Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online) - Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)
repository.mail.fl_str_mv ||rosangela.monteiro@incor.usp.br|| domingo@braile.com.br|| brandau@braile.com.br
_version_ 1752126592379781120