Tratamento cirúrgico dos aneurismas toracoabdominais da aorta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza,Januário M
Data de Publicação: 1991
Outros Autores: Berlinck,Marcos F, Rojas,Salomon O, Senra,Dante F, Oliveira,Paulo A. F, Martins,José Renato M, Mazzieri,Ricardo, Oliveira,Sérgio Almeida de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76381991000100004
Resumo: Foram operados, em nosso Serviço, 161 aneurismas da aorta, sendo 99 por dissecção e 62 por outras causas. Em cinco pacientes, os aneurismas eram de localização toracoabdominal, sendo três por degeneração aterosclerótica e dois por dissecção; três pacientes eram do sexo feminino e a idade variou de 31 a 71 anos. Dois pacientes submeteram-se a aneurismectomia previamente (um da aorta ascendente e outro da porção proximal da aorta torácica). Revascularização miocárdica foi feita em um paciente, 40 dias antes da aneurismectomia. A indicação em todos os pacientes foi dor, causada por compressão do aneurisma, sendo que, em dois, havia insuficiência respiratória associada. Todos os pacientes foram operados através de incisão toracoabdominal e abertura do diafragma. A aorta foi substituída por tubo de Dacron, desde sua porção proximal até sua bifurcação, e as artérias viscerais foram implantadas no tubo. Quatro pacientes foram operados com pinçamento da aorta; um paciente necessitou emprego de circulação extracorpórea e parada circulatória, por impossibilidade de pinçamento da aorta junto à artéria subclávia. Todos os pacientes sobreviveram ao ato cirúrgico, ocorrendo dois óbitos no pós-operatório, um subitamente no 12º dia e outro por coma neurológico secundário a parada cardíaca causada por hipoxia.
id SBCCV-1_5377acf53c1f14c4e1900c7de9dfd5f7
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-76381991000100004
network_acronym_str SBCCV-1
network_name_str Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
repository_id_str
spelling Tratamento cirúrgico dos aneurismas toracoabdominais da aortaaneurismas toracoabodominais/cirurgiaForam operados, em nosso Serviço, 161 aneurismas da aorta, sendo 99 por dissecção e 62 por outras causas. Em cinco pacientes, os aneurismas eram de localização toracoabdominal, sendo três por degeneração aterosclerótica e dois por dissecção; três pacientes eram do sexo feminino e a idade variou de 31 a 71 anos. Dois pacientes submeteram-se a aneurismectomia previamente (um da aorta ascendente e outro da porção proximal da aorta torácica). Revascularização miocárdica foi feita em um paciente, 40 dias antes da aneurismectomia. A indicação em todos os pacientes foi dor, causada por compressão do aneurisma, sendo que, em dois, havia insuficiência respiratória associada. Todos os pacientes foram operados através de incisão toracoabdominal e abertura do diafragma. A aorta foi substituída por tubo de Dacron, desde sua porção proximal até sua bifurcação, e as artérias viscerais foram implantadas no tubo. Quatro pacientes foram operados com pinçamento da aorta; um paciente necessitou emprego de circulação extracorpórea e parada circulatória, por impossibilidade de pinçamento da aorta junto à artéria subclávia. Todos os pacientes sobreviveram ao ato cirúrgico, ocorrendo dois óbitos no pós-operatório, um subitamente no 12º dia e outro por coma neurológico secundário a parada cardíaca causada por hipoxia.Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular1991-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76381991000100004Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery v.6 n.1 1991reponame:Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)instname:Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)instacron:SBCCV10.1590/S0102-76381991000100004info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Januário MBerlinck,Marcos FRojas,Salomon OSenra,Dante FOliveira,Paulo A. FMartins,José Renato MMazzieri,RicardoOliveira,Sérgio Almeida depor2011-02-17T00:00:00Zoai:scielo:S0102-76381991000100004Revistahttp://www.rbccv.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rosangela.monteiro@incor.usp.br|| domingo@braile.com.br|| brandau@braile.com.br1678-97410102-7638opendoar:2011-02-17T00:00Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online) - Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)false
dc.title.none.fl_str_mv Tratamento cirúrgico dos aneurismas toracoabdominais da aorta
title Tratamento cirúrgico dos aneurismas toracoabdominais da aorta
spellingShingle Tratamento cirúrgico dos aneurismas toracoabdominais da aorta
Souza,Januário M
aneurismas toracoabodominais/cirurgia
title_short Tratamento cirúrgico dos aneurismas toracoabdominais da aorta
title_full Tratamento cirúrgico dos aneurismas toracoabdominais da aorta
title_fullStr Tratamento cirúrgico dos aneurismas toracoabdominais da aorta
title_full_unstemmed Tratamento cirúrgico dos aneurismas toracoabdominais da aorta
title_sort Tratamento cirúrgico dos aneurismas toracoabdominais da aorta
author Souza,Januário M
author_facet Souza,Januário M
Berlinck,Marcos F
Rojas,Salomon O
Senra,Dante F
Oliveira,Paulo A. F
Martins,José Renato M
Mazzieri,Ricardo
Oliveira,Sérgio Almeida de
author_role author
author2 Berlinck,Marcos F
Rojas,Salomon O
Senra,Dante F
Oliveira,Paulo A. F
Martins,José Renato M
Mazzieri,Ricardo
Oliveira,Sérgio Almeida de
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza,Januário M
Berlinck,Marcos F
Rojas,Salomon O
Senra,Dante F
Oliveira,Paulo A. F
Martins,José Renato M
Mazzieri,Ricardo
Oliveira,Sérgio Almeida de
dc.subject.por.fl_str_mv aneurismas toracoabodominais/cirurgia
topic aneurismas toracoabodominais/cirurgia
description Foram operados, em nosso Serviço, 161 aneurismas da aorta, sendo 99 por dissecção e 62 por outras causas. Em cinco pacientes, os aneurismas eram de localização toracoabdominal, sendo três por degeneração aterosclerótica e dois por dissecção; três pacientes eram do sexo feminino e a idade variou de 31 a 71 anos. Dois pacientes submeteram-se a aneurismectomia previamente (um da aorta ascendente e outro da porção proximal da aorta torácica). Revascularização miocárdica foi feita em um paciente, 40 dias antes da aneurismectomia. A indicação em todos os pacientes foi dor, causada por compressão do aneurisma, sendo que, em dois, havia insuficiência respiratória associada. Todos os pacientes foram operados através de incisão toracoabdominal e abertura do diafragma. A aorta foi substituída por tubo de Dacron, desde sua porção proximal até sua bifurcação, e as artérias viscerais foram implantadas no tubo. Quatro pacientes foram operados com pinçamento da aorta; um paciente necessitou emprego de circulação extracorpórea e parada circulatória, por impossibilidade de pinçamento da aorta junto à artéria subclávia. Todos os pacientes sobreviveram ao ato cirúrgico, ocorrendo dois óbitos no pós-operatório, um subitamente no 12º dia e outro por coma neurológico secundário a parada cardíaca causada por hipoxia.
publishDate 1991
dc.date.none.fl_str_mv 1991-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76381991000100004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76381991000100004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-76381991000100004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery v.6 n.1 1991
reponame:Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)
instacron:SBCCV
instname_str Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)
instacron_str SBCCV
institution SBCCV
reponame_str Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
collection Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online) - Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)
repository.mail.fl_str_mv ||rosangela.monteiro@incor.usp.br|| domingo@braile.com.br|| brandau@braile.com.br
_version_ 1752126592739442688