Substituição do arco aórtico sem parada circulatória total: técnicas, táticas e resultados

Bibliographic Details
Main Author: REIS FILHO,Fernando Antônio Roquette
Publication Date: 2001
Other Authors: LIMA,Luiz Cláudio Moreira, SILVEIRA,Ernesto Lentz da, BERNARDES,Rodrigo de Castro
Format: Article
Language: por
Source: Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
Download full: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76382001000300007
Summary: INTRODUÇÃO: A despeito dos avanços da cirurgia cardiovascular, das técnicas de circulação extracorpórea e dos métodos de proteção cerebral, a mortalidade nas operações de substituição ou reparo do arco aórtico permanece elevada. As alterações decorrentes da hipotermia profunda e as lesões neurológicas ainda são a maior causa de morbi-mortalidade. OBJETIVO: Demonstrar um conjunto de técnicas e táticas cirúrgicas que permite realizar a substituição do arco aórtico sem a necessidade de hipotermia e parada circulatória total e apresentar os resultados alcançados em um grupo de 10 pacientes. CASUÍSTICA E MÉTODOS: Dez pacientes do sexo masculino, com idade média de 48,7 anos, foram submetidos a substituição do arco aórtico, utilizando-se hipotermia moderada, canulação arterial em artéria subclávia direita e femoral esquerda, perfusão cerebral seletiva pela artéria subclávia e confecção da anastomose dos vasos arco no primeiro tempo. RESULTADOS: O tempo médio de perfusão cerebral seletiva foi de 14,1 minutos, de isquemia miocárdica 39,6 minutos e de circulação extracorpórea 98,9 minutos. A temperatura esofágica média foi de 26,6º C (24º C a 30º C). O tempo médio de internação foi de 18,4 dias (8 a 40). Não ocorreram óbitos imediatos ou tardios. Dois pacientes apresentaram confusão mental temporária e um apresentou hemiparesia que foi revertida. CONCLUSÕES: A combinação de técnicas e táticas empregadas permitiu uma efetiva correção das lesões em um campo cirúrgico amplo e seco. Ofereceu uma excelente proteção cerebral sem a necessidade de hipotermia profunda o que diminuiu substancialmente as complicações pós-operatórias.
id SBCCV-1_55f92c3b0bda33a771e29625c518eace
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-76382001000300007
network_acronym_str SBCCV-1
network_name_str Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
repository_id_str
spelling Substituição do arco aórtico sem parada circulatória total: técnicas, táticas e resultadosAorta torácica/transplanteParada cardíaca induzida/métodosCirculação extracorpórea/métodosHipotermia induzidaProcedimento cirúrgicos cardiovasculares/métodosINTRODUÇÃO: A despeito dos avanços da cirurgia cardiovascular, das técnicas de circulação extracorpórea e dos métodos de proteção cerebral, a mortalidade nas operações de substituição ou reparo do arco aórtico permanece elevada. As alterações decorrentes da hipotermia profunda e as lesões neurológicas ainda são a maior causa de morbi-mortalidade. OBJETIVO: Demonstrar um conjunto de técnicas e táticas cirúrgicas que permite realizar a substituição do arco aórtico sem a necessidade de hipotermia e parada circulatória total e apresentar os resultados alcançados em um grupo de 10 pacientes. CASUÍSTICA E MÉTODOS: Dez pacientes do sexo masculino, com idade média de 48,7 anos, foram submetidos a substituição do arco aórtico, utilizando-se hipotermia moderada, canulação arterial em artéria subclávia direita e femoral esquerda, perfusão cerebral seletiva pela artéria subclávia e confecção da anastomose dos vasos arco no primeiro tempo. RESULTADOS: O tempo médio de perfusão cerebral seletiva foi de 14,1 minutos, de isquemia miocárdica 39,6 minutos e de circulação extracorpórea 98,9 minutos. A temperatura esofágica média foi de 26,6º C (24º C a 30º C). O tempo médio de internação foi de 18,4 dias (8 a 40). Não ocorreram óbitos imediatos ou tardios. Dois pacientes apresentaram confusão mental temporária e um apresentou hemiparesia que foi revertida. CONCLUSÕES: A combinação de técnicas e táticas empregadas permitiu uma efetiva correção das lesões em um campo cirúrgico amplo e seco. Ofereceu uma excelente proteção cerebral sem a necessidade de hipotermia profunda o que diminuiu substancialmente as complicações pós-operatórias.Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular2001-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76382001000300007Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery v.16 n.3 2001reponame:Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)instname:Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)instacron:SBCCV10.1590/S0102-76382001000300007info:eu-repo/semantics/openAccessREIS FILHO,Fernando Antônio RoquetteLIMA,Luiz Cláudio MoreiraSILVEIRA,Ernesto Lentz daBERNARDES,Rodrigo de Castropor2001-12-10T00:00:00Zoai:scielo:S0102-76382001000300007Revistahttp://www.rbccv.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rosangela.monteiro@incor.usp.br|| domingo@braile.com.br|| brandau@braile.com.br1678-97410102-7638opendoar:2001-12-10T00:00Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online) - Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)false
dc.title.none.fl_str_mv Substituição do arco aórtico sem parada circulatória total: técnicas, táticas e resultados
title Substituição do arco aórtico sem parada circulatória total: técnicas, táticas e resultados
spellingShingle Substituição do arco aórtico sem parada circulatória total: técnicas, táticas e resultados
REIS FILHO,Fernando Antônio Roquette
Aorta torácica/transplante
Parada cardíaca induzida/métodos
Circulação extracorpórea/métodos
Hipotermia induzida
Procedimento cirúrgicos cardiovasculares/métodos
title_short Substituição do arco aórtico sem parada circulatória total: técnicas, táticas e resultados
title_full Substituição do arco aórtico sem parada circulatória total: técnicas, táticas e resultados
title_fullStr Substituição do arco aórtico sem parada circulatória total: técnicas, táticas e resultados
title_full_unstemmed Substituição do arco aórtico sem parada circulatória total: técnicas, táticas e resultados
title_sort Substituição do arco aórtico sem parada circulatória total: técnicas, táticas e resultados
author REIS FILHO,Fernando Antônio Roquette
author_facet REIS FILHO,Fernando Antônio Roquette
LIMA,Luiz Cláudio Moreira
SILVEIRA,Ernesto Lentz da
BERNARDES,Rodrigo de Castro
author_role author
author2 LIMA,Luiz Cláudio Moreira
SILVEIRA,Ernesto Lentz da
BERNARDES,Rodrigo de Castro
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv REIS FILHO,Fernando Antônio Roquette
LIMA,Luiz Cláudio Moreira
SILVEIRA,Ernesto Lentz da
BERNARDES,Rodrigo de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Aorta torácica/transplante
Parada cardíaca induzida/métodos
Circulação extracorpórea/métodos
Hipotermia induzida
Procedimento cirúrgicos cardiovasculares/métodos
topic Aorta torácica/transplante
Parada cardíaca induzida/métodos
Circulação extracorpórea/métodos
Hipotermia induzida
Procedimento cirúrgicos cardiovasculares/métodos
description INTRODUÇÃO: A despeito dos avanços da cirurgia cardiovascular, das técnicas de circulação extracorpórea e dos métodos de proteção cerebral, a mortalidade nas operações de substituição ou reparo do arco aórtico permanece elevada. As alterações decorrentes da hipotermia profunda e as lesões neurológicas ainda são a maior causa de morbi-mortalidade. OBJETIVO: Demonstrar um conjunto de técnicas e táticas cirúrgicas que permite realizar a substituição do arco aórtico sem a necessidade de hipotermia e parada circulatória total e apresentar os resultados alcançados em um grupo de 10 pacientes. CASUÍSTICA E MÉTODOS: Dez pacientes do sexo masculino, com idade média de 48,7 anos, foram submetidos a substituição do arco aórtico, utilizando-se hipotermia moderada, canulação arterial em artéria subclávia direita e femoral esquerda, perfusão cerebral seletiva pela artéria subclávia e confecção da anastomose dos vasos arco no primeiro tempo. RESULTADOS: O tempo médio de perfusão cerebral seletiva foi de 14,1 minutos, de isquemia miocárdica 39,6 minutos e de circulação extracorpórea 98,9 minutos. A temperatura esofágica média foi de 26,6º C (24º C a 30º C). O tempo médio de internação foi de 18,4 dias (8 a 40). Não ocorreram óbitos imediatos ou tardios. Dois pacientes apresentaram confusão mental temporária e um apresentou hemiparesia que foi revertida. CONCLUSÕES: A combinação de técnicas e táticas empregadas permitiu uma efetiva correção das lesões em um campo cirúrgico amplo e seco. Ofereceu uma excelente proteção cerebral sem a necessidade de hipotermia profunda o que diminuiu substancialmente as complicações pós-operatórias.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76382001000300007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76382001000300007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-76382001000300007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery v.16 n.3 2001
reponame:Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)
instacron:SBCCV
instname_str Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)
instacron_str SBCCV
institution SBCCV
reponame_str Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
collection Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online) - Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)
repository.mail.fl_str_mv ||rosangela.monteiro@incor.usp.br|| domingo@braile.com.br|| brandau@braile.com.br
_version_ 1752126594615345152