Avaliação experimental de novo eletrodo para implante de marca-passo em fetos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assad,Renato Samy
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Thomas,Petrônio Generoso, Valent,Acrísio Sales, Costa,Roberto, Barbero-Marcial,Miguel, Oliveira,Sérgio Almeida de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76382006000300006
Resumo: OBJETIVO: O bloqueio atrioventricular total (BAVT) fetal apresenta mau prognóstico quando associado à hidropisia. O implante de marca-passo pode melhorar as chances de sobrevida fetal. Este estudo analisa as características eletrofisiológicas do novo eletrodo de marca-passo fetal, a hemodinâmica e metabolismo fetal sob freqüências cardíacas variadas. MÉTODO: O novo eletrodo (formato de "T") foi implantado no coração de cinco fetos de cabras. O débito cardíaco fetal foi medido com fluxômetro. O BAVT foi obtido por meio da crioablação do nó atrioventricular fetal. Os parâmetros eletrofisiológicos, hemodinâmica e metabolismo fetal foram analisados sob diversas freqüências cardíacas. RESULTADOS: O eletrodo fetal apresentou baixos limiares agudos, sem falhas no comando do estímulo. A curva do limiar de estimulação permaneceu relativamente constante para larguras de pulso acima de 0,5 mseg. A resistência foi de 1050,4 ± 76,6 ohms; e a onda R foi de 8,6 ± 5,6 mV. A freqüência cardíaca fetal abaixo de 60 bpm produziu baixo débito cardíaco fetal e hipotensão arterial (p<0,05). A bradicardia fetal ocasionou queda da saturação de oxigênio paralela à queda do débito cardíaco fetal, sendo mais grave abaixo de 60 bpm. CONCLUSÃO: O novo eletrodo permite um procedimento menos invasivo e uma fixação miocárdica estável, evitando-se o deslocamento do eletrodo após a recuperação da atividade fetal. Os limiares obtidos são compatíveis com uma estimulação crônica estável e segura. Este estudo sugere a freqüência cardíaca inicial de 80 bpm pós-implante, com posterior aumento gradual, o que permitirá um aumento adequado do débito cardíaco e uma situação mais adaptativa.
id SBCCV-1_7e215b6aac12789f06e53e4acaa03457
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-76382006000300006
network_acronym_str SBCCV-1
network_name_str Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação experimental de novo eletrodo para implante de marca-passo em fetosCoração fetal/cirurgiaBloqueio cardíaco/congênitoBloqueio cardíaco/cirurgiaHidropsia fetal/cirurgiaMarca-passo artificialOBJETIVO: O bloqueio atrioventricular total (BAVT) fetal apresenta mau prognóstico quando associado à hidropisia. O implante de marca-passo pode melhorar as chances de sobrevida fetal. Este estudo analisa as características eletrofisiológicas do novo eletrodo de marca-passo fetal, a hemodinâmica e metabolismo fetal sob freqüências cardíacas variadas. MÉTODO: O novo eletrodo (formato de "T") foi implantado no coração de cinco fetos de cabras. O débito cardíaco fetal foi medido com fluxômetro. O BAVT foi obtido por meio da crioablação do nó atrioventricular fetal. Os parâmetros eletrofisiológicos, hemodinâmica e metabolismo fetal foram analisados sob diversas freqüências cardíacas. RESULTADOS: O eletrodo fetal apresentou baixos limiares agudos, sem falhas no comando do estímulo. A curva do limiar de estimulação permaneceu relativamente constante para larguras de pulso acima de 0,5 mseg. A resistência foi de 1050,4 ± 76,6 ohms; e a onda R foi de 8,6 ± 5,6 mV. A freqüência cardíaca fetal abaixo de 60 bpm produziu baixo débito cardíaco fetal e hipotensão arterial (p<0,05). A bradicardia fetal ocasionou queda da saturação de oxigênio paralela à queda do débito cardíaco fetal, sendo mais grave abaixo de 60 bpm. CONCLUSÃO: O novo eletrodo permite um procedimento menos invasivo e uma fixação miocárdica estável, evitando-se o deslocamento do eletrodo após a recuperação da atividade fetal. Os limiares obtidos são compatíveis com uma estimulação crônica estável e segura. Este estudo sugere a freqüência cardíaca inicial de 80 bpm pós-implante, com posterior aumento gradual, o que permitirá um aumento adequado do débito cardíaco e uma situação mais adaptativa.Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular2006-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76382006000300006Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery v.21 n.3 2006reponame:Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)instname:Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)instacron:SBCCV10.1590/S0102-76382006000300006info:eu-repo/semantics/openAccessAssad,Renato SamyThomas,Petrônio GenerosoValent,Acrísio SalesCosta,RobertoBarbero-Marcial,MiguelOliveira,Sérgio Almeida depor2007-09-11T00:00:00Zoai:scielo:S0102-76382006000300006Revistahttp://www.rbccv.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rosangela.monteiro@incor.usp.br|| domingo@braile.com.br|| brandau@braile.com.br1678-97410102-7638opendoar:2007-09-11T00:00Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online) - Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação experimental de novo eletrodo para implante de marca-passo em fetos
title Avaliação experimental de novo eletrodo para implante de marca-passo em fetos
spellingShingle Avaliação experimental de novo eletrodo para implante de marca-passo em fetos
Assad,Renato Samy
Coração fetal/cirurgia
Bloqueio cardíaco/congênito
Bloqueio cardíaco/cirurgia
Hidropsia fetal/cirurgia
Marca-passo artificial
title_short Avaliação experimental de novo eletrodo para implante de marca-passo em fetos
title_full Avaliação experimental de novo eletrodo para implante de marca-passo em fetos
title_fullStr Avaliação experimental de novo eletrodo para implante de marca-passo em fetos
title_full_unstemmed Avaliação experimental de novo eletrodo para implante de marca-passo em fetos
title_sort Avaliação experimental de novo eletrodo para implante de marca-passo em fetos
author Assad,Renato Samy
author_facet Assad,Renato Samy
Thomas,Petrônio Generoso
Valent,Acrísio Sales
Costa,Roberto
Barbero-Marcial,Miguel
Oliveira,Sérgio Almeida de
author_role author
author2 Thomas,Petrônio Generoso
Valent,Acrísio Sales
Costa,Roberto
Barbero-Marcial,Miguel
Oliveira,Sérgio Almeida de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assad,Renato Samy
Thomas,Petrônio Generoso
Valent,Acrísio Sales
Costa,Roberto
Barbero-Marcial,Miguel
Oliveira,Sérgio Almeida de
dc.subject.por.fl_str_mv Coração fetal/cirurgia
Bloqueio cardíaco/congênito
Bloqueio cardíaco/cirurgia
Hidropsia fetal/cirurgia
Marca-passo artificial
topic Coração fetal/cirurgia
Bloqueio cardíaco/congênito
Bloqueio cardíaco/cirurgia
Hidropsia fetal/cirurgia
Marca-passo artificial
description OBJETIVO: O bloqueio atrioventricular total (BAVT) fetal apresenta mau prognóstico quando associado à hidropisia. O implante de marca-passo pode melhorar as chances de sobrevida fetal. Este estudo analisa as características eletrofisiológicas do novo eletrodo de marca-passo fetal, a hemodinâmica e metabolismo fetal sob freqüências cardíacas variadas. MÉTODO: O novo eletrodo (formato de "T") foi implantado no coração de cinco fetos de cabras. O débito cardíaco fetal foi medido com fluxômetro. O BAVT foi obtido por meio da crioablação do nó atrioventricular fetal. Os parâmetros eletrofisiológicos, hemodinâmica e metabolismo fetal foram analisados sob diversas freqüências cardíacas. RESULTADOS: O eletrodo fetal apresentou baixos limiares agudos, sem falhas no comando do estímulo. A curva do limiar de estimulação permaneceu relativamente constante para larguras de pulso acima de 0,5 mseg. A resistência foi de 1050,4 ± 76,6 ohms; e a onda R foi de 8,6 ± 5,6 mV. A freqüência cardíaca fetal abaixo de 60 bpm produziu baixo débito cardíaco fetal e hipotensão arterial (p<0,05). A bradicardia fetal ocasionou queda da saturação de oxigênio paralela à queda do débito cardíaco fetal, sendo mais grave abaixo de 60 bpm. CONCLUSÃO: O novo eletrodo permite um procedimento menos invasivo e uma fixação miocárdica estável, evitando-se o deslocamento do eletrodo após a recuperação da atividade fetal. Os limiares obtidos são compatíveis com uma estimulação crônica estável e segura. Este estudo sugere a freqüência cardíaca inicial de 80 bpm pós-implante, com posterior aumento gradual, o que permitirá um aumento adequado do débito cardíaco e uma situação mais adaptativa.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76382006000300006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76382006000300006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-76382006000300006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery v.21 n.3 2006
reponame:Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)
instacron:SBCCV
instname_str Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)
instacron_str SBCCV
institution SBCCV
reponame_str Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
collection Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online) - Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)
repository.mail.fl_str_mv ||rosangela.monteiro@incor.usp.br|| domingo@braile.com.br|| brandau@braile.com.br
_version_ 1752126595833790464