Cirurgia valvar na infância: um novo aspecto de ação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça,José Teles de
Data de Publicação: 1992
Outros Autores: Wanderley Neto,José, Carvalho,Marcos R, Costa,Rika K. da, Franco Filho,Edson, Costa,Geodete Batista, Barros,Marcus Antônio L. de, Andrade,Clóvis Oliveira, Almeida,Maria Luíza Dória, Barros,Lívia Chagas de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76381992000300003
Resumo: De janeiro de 1978 a dezembro de 1991, 148 crianças (idade igual ou menor a 15 anos) foram operadas pela primeira vez, para correção de defeitos adquiridos (doença reumática) em uma das valvas cardíacas. A casuística foi dividida em duas épocas, demarcadas pela determinação do Serviço em preservar o maior número possível das valvas tratadas, em especial, nesse grupo de pacientes. No último ano, foram operadas 24 crianças, nas quais a valva mitral foi abordada 20 vezes e a aórtica 8 vezes. O índice de aproveitamento da valva mitral foi de 95% (28% no período anterior) e da valva aórtica 62% (20% no período anterior). A mortalidade global foi de 8% no período anterior e não houve óbitos no último ano da experiência. Nenhum paciente apresentou qualquer complicação e todos evoluíram satisfatoriamente. Concluímos que, com determinação, é possível preservar a maior parte das valvas acometida por doença reumática na infância e sugerimos que a indicação cirúrgica deva ser o mais precoce possível, para evitar alterações no aparelho valvar secundárias à disfunção, bem como um seguimento tardio efetivo mais duradouro, para julgar se a plastia é realmente superior à substituição valvar em pacientes jovens com doença reumática.
id SBCCV-1_9c79cd8f7903b472317efafed2425e9c
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-76381992000300003
network_acronym_str SBCCV-1
network_name_str Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
repository_id_str
spelling Cirurgia valvar na infância: um novo aspecto de açãovalvas cardíacas/cirurgiavalvas cardíacas/criançasDe janeiro de 1978 a dezembro de 1991, 148 crianças (idade igual ou menor a 15 anos) foram operadas pela primeira vez, para correção de defeitos adquiridos (doença reumática) em uma das valvas cardíacas. A casuística foi dividida em duas épocas, demarcadas pela determinação do Serviço em preservar o maior número possível das valvas tratadas, em especial, nesse grupo de pacientes. No último ano, foram operadas 24 crianças, nas quais a valva mitral foi abordada 20 vezes e a aórtica 8 vezes. O índice de aproveitamento da valva mitral foi de 95% (28% no período anterior) e da valva aórtica 62% (20% no período anterior). A mortalidade global foi de 8% no período anterior e não houve óbitos no último ano da experiência. Nenhum paciente apresentou qualquer complicação e todos evoluíram satisfatoriamente. Concluímos que, com determinação, é possível preservar a maior parte das valvas acometida por doença reumática na infância e sugerimos que a indicação cirúrgica deva ser o mais precoce possível, para evitar alterações no aparelho valvar secundárias à disfunção, bem como um seguimento tardio efetivo mais duradouro, para julgar se a plastia é realmente superior à substituição valvar em pacientes jovens com doença reumática.Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular1992-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76381992000300003Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery v.7 n.3 1992reponame:Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)instname:Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)instacron:SBCCVinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendonça,José Teles deWanderley Neto,JoséCarvalho,Marcos RCosta,Rika K. daFranco Filho,EdsonCosta,Geodete BatistaBarros,Marcus Antônio L. deAndrade,Clóvis OliveiraAlmeida,Maria Luíza DóriaBarros,Lívia Chagas depor2011-02-17T00:00:00Zoai:scielo:S0102-76381992000300003Revistahttp://www.rbccv.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rosangela.monteiro@incor.usp.br|| domingo@braile.com.br|| brandau@braile.com.br1678-97410102-7638opendoar:2011-02-17T00:00Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online) - Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)false
dc.title.none.fl_str_mv Cirurgia valvar na infância: um novo aspecto de ação
title Cirurgia valvar na infância: um novo aspecto de ação
spellingShingle Cirurgia valvar na infância: um novo aspecto de ação
Mendonça,José Teles de
valvas cardíacas/cirurgia
valvas cardíacas/crianças
title_short Cirurgia valvar na infância: um novo aspecto de ação
title_full Cirurgia valvar na infância: um novo aspecto de ação
title_fullStr Cirurgia valvar na infância: um novo aspecto de ação
title_full_unstemmed Cirurgia valvar na infância: um novo aspecto de ação
title_sort Cirurgia valvar na infância: um novo aspecto de ação
author Mendonça,José Teles de
author_facet Mendonça,José Teles de
Wanderley Neto,José
Carvalho,Marcos R
Costa,Rika K. da
Franco Filho,Edson
Costa,Geodete Batista
Barros,Marcus Antônio L. de
Andrade,Clóvis Oliveira
Almeida,Maria Luíza Dória
Barros,Lívia Chagas de
author_role author
author2 Wanderley Neto,José
Carvalho,Marcos R
Costa,Rika K. da
Franco Filho,Edson
Costa,Geodete Batista
Barros,Marcus Antônio L. de
Andrade,Clóvis Oliveira
Almeida,Maria Luíza Dória
Barros,Lívia Chagas de
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça,José Teles de
Wanderley Neto,José
Carvalho,Marcos R
Costa,Rika K. da
Franco Filho,Edson
Costa,Geodete Batista
Barros,Marcus Antônio L. de
Andrade,Clóvis Oliveira
Almeida,Maria Luíza Dória
Barros,Lívia Chagas de
dc.subject.por.fl_str_mv valvas cardíacas/cirurgia
valvas cardíacas/crianças
topic valvas cardíacas/cirurgia
valvas cardíacas/crianças
description De janeiro de 1978 a dezembro de 1991, 148 crianças (idade igual ou menor a 15 anos) foram operadas pela primeira vez, para correção de defeitos adquiridos (doença reumática) em uma das valvas cardíacas. A casuística foi dividida em duas épocas, demarcadas pela determinação do Serviço em preservar o maior número possível das valvas tratadas, em especial, nesse grupo de pacientes. No último ano, foram operadas 24 crianças, nas quais a valva mitral foi abordada 20 vezes e a aórtica 8 vezes. O índice de aproveitamento da valva mitral foi de 95% (28% no período anterior) e da valva aórtica 62% (20% no período anterior). A mortalidade global foi de 8% no período anterior e não houve óbitos no último ano da experiência. Nenhum paciente apresentou qualquer complicação e todos evoluíram satisfatoriamente. Concluímos que, com determinação, é possível preservar a maior parte das valvas acometida por doença reumática na infância e sugerimos que a indicação cirúrgica deva ser o mais precoce possível, para evitar alterações no aparelho valvar secundárias à disfunção, bem como um seguimento tardio efetivo mais duradouro, para julgar se a plastia é realmente superior à substituição valvar em pacientes jovens com doença reumática.
publishDate 1992
dc.date.none.fl_str_mv 1992-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76381992000300003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76381992000300003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery v.7 n.3 1992
reponame:Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)
instacron:SBCCV
instname_str Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)
instacron_str SBCCV
institution SBCCV
reponame_str Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
collection Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online) - Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)
repository.mail.fl_str_mv ||rosangela.monteiro@incor.usp.br|| domingo@braile.com.br|| brandau@braile.com.br
_version_ 1752126592830668800