Dominância coronariana na síndrome da hipoplasia do coração esquerdo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abuchaim,Decio Cavalet Soares
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Tanamati,Carla, Jatene,Marcelo Biscegli, Marcial,Miguel Lorenzo Barbero, Aiello,Vera Demarchi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76382011000400016
Resumo: INTRODUÇÃO: Apesar de a síndrome do coração esquerdo hipoplásico (SCEH) ser extensamente estudada, esta doença ainda apresenta mortalidade elevada se comparada a outras doenças tratadas como fisiologia univentricular. Assim, diferenças morfológicas entre fenótipos dentro do espectro da SCEH podem ser fatores de risco e sua identificação pode auxiliar na escolha terapêutica entre os subgrupos anatômicos. OBJETIVOS: Determinar a forma mais frequente de dominância coronariana em corações com SCEH nos subgrupos com atresia (AM) e estenose mitral (EM). MÉTODOS: Análise da anatomia coronariana de acordo com a distribuição dos ramos epicárdicos e o padrão de dominância, classificadas em direita, esquerda ou balanceada. O grupo controle foi composto por nove peças de corações morfologicamente normais. O grupo SCEH constituiu-se de nove peças com AM e 24 peças com EM. Para análise estatística foi utilizado o teste do qui-quadrado. RESULTADOS: Houve diferença significativa entre os dois grupos em relação à dominância coronariana (x²= 9,298; P=0,01). A dominância esquerda esteve presente em 75% dos casos de EM, e a balanceada só foi observada na EM. No grupo controle, observou-se dominância direita em todos os casos (P<0,01). CONCLUSÕES: A dominância esquerda é mais frequente na SCEH que no grupo controle de corações normais e, na SCEH, a dominância coronariana esquerda é mais frequente no subgrupo com EM.
id SBCCV-1_ba22cf2c71a5c26ea639f85667fa8bcc
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-76382011000400016
network_acronym_str SBCCV-1
network_name_str Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
repository_id_str
spelling Dominância coronariana na síndrome da hipoplasia do coração esquerdoCoração/anatomia &amp; histologiaVasos coronáriosSíndrome do coração esquerdo hipoplásicoCardiopatias congênitasINTRODUÇÃO: Apesar de a síndrome do coração esquerdo hipoplásico (SCEH) ser extensamente estudada, esta doença ainda apresenta mortalidade elevada se comparada a outras doenças tratadas como fisiologia univentricular. Assim, diferenças morfológicas entre fenótipos dentro do espectro da SCEH podem ser fatores de risco e sua identificação pode auxiliar na escolha terapêutica entre os subgrupos anatômicos. OBJETIVOS: Determinar a forma mais frequente de dominância coronariana em corações com SCEH nos subgrupos com atresia (AM) e estenose mitral (EM). MÉTODOS: Análise da anatomia coronariana de acordo com a distribuição dos ramos epicárdicos e o padrão de dominância, classificadas em direita, esquerda ou balanceada. O grupo controle foi composto por nove peças de corações morfologicamente normais. O grupo SCEH constituiu-se de nove peças com AM e 24 peças com EM. Para análise estatística foi utilizado o teste do qui-quadrado. RESULTADOS: Houve diferença significativa entre os dois grupos em relação à dominância coronariana (x²= 9,298; P=0,01). A dominância esquerda esteve presente em 75% dos casos de EM, e a balanceada só foi observada na EM. No grupo controle, observou-se dominância direita em todos os casos (P<0,01). CONCLUSÕES: A dominância esquerda é mais frequente na SCEH que no grupo controle de corações normais e, na SCEH, a dominância coronariana esquerda é mais frequente no subgrupo com EM.Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76382011000400016Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery v.26 n.4 2011reponame:Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)instname:Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)instacron:SBCCV10.5935/1678-9741.20110051info:eu-repo/semantics/openAccessAbuchaim,Decio Cavalet SoaresTanamati,CarlaJatene,Marcelo BiscegliMarcial,Miguel Lorenzo BarberoAiello,Vera Demarchipor2012-03-01T00:00:00Zoai:scielo:S0102-76382011000400016Revistahttp://www.rbccv.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rosangela.monteiro@incor.usp.br|| domingo@braile.com.br|| brandau@braile.com.br1678-97410102-7638opendoar:2012-03-01T00:00Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online) - Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)false
dc.title.none.fl_str_mv Dominância coronariana na síndrome da hipoplasia do coração esquerdo
title Dominância coronariana na síndrome da hipoplasia do coração esquerdo
spellingShingle Dominância coronariana na síndrome da hipoplasia do coração esquerdo
Abuchaim,Decio Cavalet Soares
Coração/anatomia &amp; histologia
Vasos coronários
Síndrome do coração esquerdo hipoplásico
Cardiopatias congênitas
title_short Dominância coronariana na síndrome da hipoplasia do coração esquerdo
title_full Dominância coronariana na síndrome da hipoplasia do coração esquerdo
title_fullStr Dominância coronariana na síndrome da hipoplasia do coração esquerdo
title_full_unstemmed Dominância coronariana na síndrome da hipoplasia do coração esquerdo
title_sort Dominância coronariana na síndrome da hipoplasia do coração esquerdo
author Abuchaim,Decio Cavalet Soares
author_facet Abuchaim,Decio Cavalet Soares
Tanamati,Carla
Jatene,Marcelo Biscegli
Marcial,Miguel Lorenzo Barbero
Aiello,Vera Demarchi
author_role author
author2 Tanamati,Carla
Jatene,Marcelo Biscegli
Marcial,Miguel Lorenzo Barbero
Aiello,Vera Demarchi
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abuchaim,Decio Cavalet Soares
Tanamati,Carla
Jatene,Marcelo Biscegli
Marcial,Miguel Lorenzo Barbero
Aiello,Vera Demarchi
dc.subject.por.fl_str_mv Coração/anatomia &amp; histologia
Vasos coronários
Síndrome do coração esquerdo hipoplásico
Cardiopatias congênitas
topic Coração/anatomia &amp; histologia
Vasos coronários
Síndrome do coração esquerdo hipoplásico
Cardiopatias congênitas
description INTRODUÇÃO: Apesar de a síndrome do coração esquerdo hipoplásico (SCEH) ser extensamente estudada, esta doença ainda apresenta mortalidade elevada se comparada a outras doenças tratadas como fisiologia univentricular. Assim, diferenças morfológicas entre fenótipos dentro do espectro da SCEH podem ser fatores de risco e sua identificação pode auxiliar na escolha terapêutica entre os subgrupos anatômicos. OBJETIVOS: Determinar a forma mais frequente de dominância coronariana em corações com SCEH nos subgrupos com atresia (AM) e estenose mitral (EM). MÉTODOS: Análise da anatomia coronariana de acordo com a distribuição dos ramos epicárdicos e o padrão de dominância, classificadas em direita, esquerda ou balanceada. O grupo controle foi composto por nove peças de corações morfologicamente normais. O grupo SCEH constituiu-se de nove peças com AM e 24 peças com EM. Para análise estatística foi utilizado o teste do qui-quadrado. RESULTADOS: Houve diferença significativa entre os dois grupos em relação à dominância coronariana (x²= 9,298; P=0,01). A dominância esquerda esteve presente em 75% dos casos de EM, e a balanceada só foi observada na EM. No grupo controle, observou-se dominância direita em todos os casos (P<0,01). CONCLUSÕES: A dominância esquerda é mais frequente na SCEH que no grupo controle de corações normais e, na SCEH, a dominância coronariana esquerda é mais frequente no subgrupo com EM.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76382011000400016
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76382011000400016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5935/1678-9741.20110051
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery v.26 n.4 2011
reponame:Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)
instacron:SBCCV
instname_str Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)
instacron_str SBCCV
institution SBCCV
reponame_str Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
collection Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online) - Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)
repository.mail.fl_str_mv ||rosangela.monteiro@incor.usp.br|| domingo@braile.com.br|| brandau@braile.com.br
_version_ 1752126597655166976