Fisioterapia no pós-operatório de cirurgia cardíaca: a percepção do paciente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima,Paula Monique Barbosa
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Cavalcante,Hermanny Evanio Freitas, Rocha,Ângelo Roncalli Miranda, Brito,Rebeca Taciana Fernandes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76382011000200015
Resumo: INTRODUÇÃO: Muitas estratégias para melhorar os serviços prestados pela fisioterapia estão baseadas na satisfação dos pacientes. Ouvir e observar o comportamento dos pacientes dentro de um hospital é fundamental para a compreensão e melhoria do serviço e ambiente hospitalar. OBJETIVO: O presente estudo teve como objetivo identificar a percepção dos pacientes submetidos à cirurgia cardíaca acerca do serviço de fisioterapia prestado nas enfermarias dos hospitais de referência em cirurgia cardíaca na cidade de Maceió, AL, Brasil e, a partir dessas informações, detectar quais ações são percebidas como prioritárias para que sejam traçados planos de melhorias da qualidade do atendimento. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo transversal e quantitativo, realizado nos hospitais de referência em cirurgia cardíaca na cidade de Maceió, AL, Brasil, no período de setembro a novembro de 2008. Foram incluídos no estudo 30 pacientes usuários do Sistema Único de Saúde, sendo 12 (40%) do gênero feminino e 18 (60%) do gênero masculino. A idade média desta amostra foi de 49,2 ± 11,9 anos e a maioria pertencia à classe socioeconômica D (36,7%). RESULTADOS: Observou-se que só 16,7% tiveram contato com o fisioterapeuta antes da cirurgia. Em relação a orientações educativas acerca do pós-operatório, apenas 2,9% dos pacientes relataram tê-las recebido. No entanto, 56,8% classificaram o atendimento como bom e 100% dos pacientes referiram acreditar que o tratamento fisioterapêutico poderia melhorar o seu estado de saúde. CONCLUSÃO: Sugerimos a implementação de protocolos fisioterapêuticos pré-operatórios com medidas preventivas e educacionais, bem como novos trabalhos que possam caracterizar a população de usuários de planos de saúde/particulares.
id SBCCV-1_cbc533aa6a181e666867e230fbb19352
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-76382011000200015
network_acronym_str SBCCV-1
network_name_str Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
repository_id_str
spelling Fisioterapia no pós-operatório de cirurgia cardíaca: a percepção do pacienteSatisfação do PacienteServiço Hospitalar de FisioterapiaProcedimentos Cirúrgicos CardíacosFisioterapia (Especialidade)INTRODUÇÃO: Muitas estratégias para melhorar os serviços prestados pela fisioterapia estão baseadas na satisfação dos pacientes. Ouvir e observar o comportamento dos pacientes dentro de um hospital é fundamental para a compreensão e melhoria do serviço e ambiente hospitalar. OBJETIVO: O presente estudo teve como objetivo identificar a percepção dos pacientes submetidos à cirurgia cardíaca acerca do serviço de fisioterapia prestado nas enfermarias dos hospitais de referência em cirurgia cardíaca na cidade de Maceió, AL, Brasil e, a partir dessas informações, detectar quais ações são percebidas como prioritárias para que sejam traçados planos de melhorias da qualidade do atendimento. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo transversal e quantitativo, realizado nos hospitais de referência em cirurgia cardíaca na cidade de Maceió, AL, Brasil, no período de setembro a novembro de 2008. Foram incluídos no estudo 30 pacientes usuários do Sistema Único de Saúde, sendo 12 (40%) do gênero feminino e 18 (60%) do gênero masculino. A idade média desta amostra foi de 49,2 ± 11,9 anos e a maioria pertencia à classe socioeconômica D (36,7%). RESULTADOS: Observou-se que só 16,7% tiveram contato com o fisioterapeuta antes da cirurgia. Em relação a orientações educativas acerca do pós-operatório, apenas 2,9% dos pacientes relataram tê-las recebido. No entanto, 56,8% classificaram o atendimento como bom e 100% dos pacientes referiram acreditar que o tratamento fisioterapêutico poderia melhorar o seu estado de saúde. CONCLUSÃO: Sugerimos a implementação de protocolos fisioterapêuticos pré-operatórios com medidas preventivas e educacionais, bem como novos trabalhos que possam caracterizar a população de usuários de planos de saúde/particulares.Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76382011000200015Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery v.26 n.2 2011reponame:Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)instname:Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)instacron:SBCCV10.1590/S0102-76382011000200015info:eu-repo/semantics/openAccessLima,Paula Monique BarbosaCavalcante,Hermanny Evanio FreitasRocha,Ângelo Roncalli MirandaBrito,Rebeca Taciana Fernandes depor2011-08-25T00:00:00Zoai:scielo:S0102-76382011000200015Revistahttp://www.rbccv.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rosangela.monteiro@incor.usp.br|| domingo@braile.com.br|| brandau@braile.com.br1678-97410102-7638opendoar:2011-08-25T00:00Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online) - Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)false
dc.title.none.fl_str_mv Fisioterapia no pós-operatório de cirurgia cardíaca: a percepção do paciente
title Fisioterapia no pós-operatório de cirurgia cardíaca: a percepção do paciente
spellingShingle Fisioterapia no pós-operatório de cirurgia cardíaca: a percepção do paciente
Lima,Paula Monique Barbosa
Satisfação do Paciente
Serviço Hospitalar de Fisioterapia
Procedimentos Cirúrgicos Cardíacos
Fisioterapia (Especialidade)
title_short Fisioterapia no pós-operatório de cirurgia cardíaca: a percepção do paciente
title_full Fisioterapia no pós-operatório de cirurgia cardíaca: a percepção do paciente
title_fullStr Fisioterapia no pós-operatório de cirurgia cardíaca: a percepção do paciente
title_full_unstemmed Fisioterapia no pós-operatório de cirurgia cardíaca: a percepção do paciente
title_sort Fisioterapia no pós-operatório de cirurgia cardíaca: a percepção do paciente
author Lima,Paula Monique Barbosa
author_facet Lima,Paula Monique Barbosa
Cavalcante,Hermanny Evanio Freitas
Rocha,Ângelo Roncalli Miranda
Brito,Rebeca Taciana Fernandes de
author_role author
author2 Cavalcante,Hermanny Evanio Freitas
Rocha,Ângelo Roncalli Miranda
Brito,Rebeca Taciana Fernandes de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima,Paula Monique Barbosa
Cavalcante,Hermanny Evanio Freitas
Rocha,Ângelo Roncalli Miranda
Brito,Rebeca Taciana Fernandes de
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação do Paciente
Serviço Hospitalar de Fisioterapia
Procedimentos Cirúrgicos Cardíacos
Fisioterapia (Especialidade)
topic Satisfação do Paciente
Serviço Hospitalar de Fisioterapia
Procedimentos Cirúrgicos Cardíacos
Fisioterapia (Especialidade)
description INTRODUÇÃO: Muitas estratégias para melhorar os serviços prestados pela fisioterapia estão baseadas na satisfação dos pacientes. Ouvir e observar o comportamento dos pacientes dentro de um hospital é fundamental para a compreensão e melhoria do serviço e ambiente hospitalar. OBJETIVO: O presente estudo teve como objetivo identificar a percepção dos pacientes submetidos à cirurgia cardíaca acerca do serviço de fisioterapia prestado nas enfermarias dos hospitais de referência em cirurgia cardíaca na cidade de Maceió, AL, Brasil e, a partir dessas informações, detectar quais ações são percebidas como prioritárias para que sejam traçados planos de melhorias da qualidade do atendimento. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo transversal e quantitativo, realizado nos hospitais de referência em cirurgia cardíaca na cidade de Maceió, AL, Brasil, no período de setembro a novembro de 2008. Foram incluídos no estudo 30 pacientes usuários do Sistema Único de Saúde, sendo 12 (40%) do gênero feminino e 18 (60%) do gênero masculino. A idade média desta amostra foi de 49,2 ± 11,9 anos e a maioria pertencia à classe socioeconômica D (36,7%). RESULTADOS: Observou-se que só 16,7% tiveram contato com o fisioterapeuta antes da cirurgia. Em relação a orientações educativas acerca do pós-operatório, apenas 2,9% dos pacientes relataram tê-las recebido. No entanto, 56,8% classificaram o atendimento como bom e 100% dos pacientes referiram acreditar que o tratamento fisioterapêutico poderia melhorar o seu estado de saúde. CONCLUSÃO: Sugerimos a implementação de protocolos fisioterapêuticos pré-operatórios com medidas preventivas e educacionais, bem como novos trabalhos que possam caracterizar a população de usuários de planos de saúde/particulares.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76382011000200015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76382011000200015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-76382011000200015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery v.26 n.2 2011
reponame:Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)
instacron:SBCCV
instname_str Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)
instacron_str SBCCV
institution SBCCV
reponame_str Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
collection Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online) - Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)
repository.mail.fl_str_mv ||rosangela.monteiro@incor.usp.br|| domingo@braile.com.br|| brandau@braile.com.br
_version_ 1752126597561843712