Bronquiectasia e fisioterapia desobstrutiva: ênfase em drenagem postural e percussão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lamari,Neuseli Marino
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Martins,Ana Leticia Quinalha, Oliveira,Janine Vieira, Marino,Laís Carvalho, Valério,Nelson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76382006000200015
Resumo: Bronquiectasia consiste em dilatação anormal, permanente e irreversível de brônquios e bronquíolos, com infecções recorrentes, inflamações, hipersecreção e redução da limpeza mucociliar. Acomete predominantemente o sexo feminino, entre 28 e 48 anos de idade e afeta com maior freqüência os lobos inferiores bilateralmente. Manifestações clínicas da doença são a tosse crônica, febre e expectoração volumosa, purulenta, com odor fétido. Etiologia é inespecífica e representada pelo estádio final de diversos processos patológicos. Pode ser classificada em cilíndrica, varicosa e sacular, e ainda, em localizada e multissegmentar. Drenagem postural e percussão são técnicas desobstrutivas usuais na prática clínica diária, no entanto, há escassez de estudos comparativos enfatizando-as com amostras populacionais e recursos metodológicos. Tomando por base as considerações, teve-se como objetivo verificar a eficácia da drenagem postural e da percussão na higiene brônquica de pacientes bronquiectásicos, bem como seus efeitos e associação com outras técnicas apontadas pela literatura atual. Os principais achados comprovaram que a drenagem postural e a percussão são efetivas na mobilização da secreção pulmonar, uma vez que aumentam a velocidade do muco transportado, melhoram a função pulmonar e as trocas gasosas. A efetividade requer ajuda de um profissional, o que pode dificultar a prática clínica diária. Por esta razão, fisioterapeutas têm selecionado técnicas que propiciem independência ao paciente.
id SBCCV-1_d4d8fd73218353330758e7f96de3202d
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-76382006000200015
network_acronym_str SBCCV-1
network_name_str Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
repository_id_str
spelling Bronquiectasia e fisioterapia desobstrutiva: ênfase em drenagem postural e percussãoDoenças respiratóriasBronquiectasia/reabilitaçãoDrenagem posturalPosturaTécnicas de fisioterapiaBronquiectasia consiste em dilatação anormal, permanente e irreversível de brônquios e bronquíolos, com infecções recorrentes, inflamações, hipersecreção e redução da limpeza mucociliar. Acomete predominantemente o sexo feminino, entre 28 e 48 anos de idade e afeta com maior freqüência os lobos inferiores bilateralmente. Manifestações clínicas da doença são a tosse crônica, febre e expectoração volumosa, purulenta, com odor fétido. Etiologia é inespecífica e representada pelo estádio final de diversos processos patológicos. Pode ser classificada em cilíndrica, varicosa e sacular, e ainda, em localizada e multissegmentar. Drenagem postural e percussão são técnicas desobstrutivas usuais na prática clínica diária, no entanto, há escassez de estudos comparativos enfatizando-as com amostras populacionais e recursos metodológicos. Tomando por base as considerações, teve-se como objetivo verificar a eficácia da drenagem postural e da percussão na higiene brônquica de pacientes bronquiectásicos, bem como seus efeitos e associação com outras técnicas apontadas pela literatura atual. Os principais achados comprovaram que a drenagem postural e a percussão são efetivas na mobilização da secreção pulmonar, uma vez que aumentam a velocidade do muco transportado, melhoram a função pulmonar e as trocas gasosas. A efetividade requer ajuda de um profissional, o que pode dificultar a prática clínica diária. Por esta razão, fisioterapeutas têm selecionado técnicas que propiciem independência ao paciente.Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular2006-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76382006000200015Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery v.21 n.2 2006reponame:Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)instname:Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)instacron:SBCCV10.1590/S0102-76382006000200015info:eu-repo/semantics/openAccessLamari,Neuseli MarinoMartins,Ana Leticia QuinalhaOliveira,Janine VieiraMarino,Laís CarvalhoValério,Nelsonpor2008-08-14T00:00:00Zoai:scielo:S0102-76382006000200015Revistahttp://www.rbccv.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rosangela.monteiro@incor.usp.br|| domingo@braile.com.br|| brandau@braile.com.br1678-97410102-7638opendoar:2008-08-14T00:00Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online) - Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)false
dc.title.none.fl_str_mv Bronquiectasia e fisioterapia desobstrutiva: ênfase em drenagem postural e percussão
title Bronquiectasia e fisioterapia desobstrutiva: ênfase em drenagem postural e percussão
spellingShingle Bronquiectasia e fisioterapia desobstrutiva: ênfase em drenagem postural e percussão
Lamari,Neuseli Marino
Doenças respiratórias
Bronquiectasia/reabilitação
Drenagem postural
Postura
Técnicas de fisioterapia
title_short Bronquiectasia e fisioterapia desobstrutiva: ênfase em drenagem postural e percussão
title_full Bronquiectasia e fisioterapia desobstrutiva: ênfase em drenagem postural e percussão
title_fullStr Bronquiectasia e fisioterapia desobstrutiva: ênfase em drenagem postural e percussão
title_full_unstemmed Bronquiectasia e fisioterapia desobstrutiva: ênfase em drenagem postural e percussão
title_sort Bronquiectasia e fisioterapia desobstrutiva: ênfase em drenagem postural e percussão
author Lamari,Neuseli Marino
author_facet Lamari,Neuseli Marino
Martins,Ana Leticia Quinalha
Oliveira,Janine Vieira
Marino,Laís Carvalho
Valério,Nelson
author_role author
author2 Martins,Ana Leticia Quinalha
Oliveira,Janine Vieira
Marino,Laís Carvalho
Valério,Nelson
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lamari,Neuseli Marino
Martins,Ana Leticia Quinalha
Oliveira,Janine Vieira
Marino,Laís Carvalho
Valério,Nelson
dc.subject.por.fl_str_mv Doenças respiratórias
Bronquiectasia/reabilitação
Drenagem postural
Postura
Técnicas de fisioterapia
topic Doenças respiratórias
Bronquiectasia/reabilitação
Drenagem postural
Postura
Técnicas de fisioterapia
description Bronquiectasia consiste em dilatação anormal, permanente e irreversível de brônquios e bronquíolos, com infecções recorrentes, inflamações, hipersecreção e redução da limpeza mucociliar. Acomete predominantemente o sexo feminino, entre 28 e 48 anos de idade e afeta com maior freqüência os lobos inferiores bilateralmente. Manifestações clínicas da doença são a tosse crônica, febre e expectoração volumosa, purulenta, com odor fétido. Etiologia é inespecífica e representada pelo estádio final de diversos processos patológicos. Pode ser classificada em cilíndrica, varicosa e sacular, e ainda, em localizada e multissegmentar. Drenagem postural e percussão são técnicas desobstrutivas usuais na prática clínica diária, no entanto, há escassez de estudos comparativos enfatizando-as com amostras populacionais e recursos metodológicos. Tomando por base as considerações, teve-se como objetivo verificar a eficácia da drenagem postural e da percussão na higiene brônquica de pacientes bronquiectásicos, bem como seus efeitos e associação com outras técnicas apontadas pela literatura atual. Os principais achados comprovaram que a drenagem postural e a percussão são efetivas na mobilização da secreção pulmonar, uma vez que aumentam a velocidade do muco transportado, melhoram a função pulmonar e as trocas gasosas. A efetividade requer ajuda de um profissional, o que pode dificultar a prática clínica diária. Por esta razão, fisioterapeutas têm selecionado técnicas que propiciem independência ao paciente.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76382006000200015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76382006000200015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-76382006000200015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery v.21 n.2 2006
reponame:Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)
instacron:SBCCV
instname_str Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)
instacron_str SBCCV
institution SBCCV
reponame_str Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
collection Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online) - Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)
repository.mail.fl_str_mv ||rosangela.monteiro@incor.usp.br|| domingo@braile.com.br|| brandau@braile.com.br
_version_ 1752126595578986496