Avaliação da reprodutibilidade interobservadores de uma nova escala para orientação da conduta terapêutica nas metástases vertebrais: escore SINS (Spine Instability Neoplastic Score)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Hugo José Sousa Sales da
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Risso Neto,Marcelo Italo, Pratali,Raphael de Rezende, Zuiani,Guilherme Rebecchi, Cavali,Paulo Tadeu Maia, Veiga,Ivan Guidolin, Pasqualini,Wagner, Lehoczki,Maurício Antonelli, Rossato,Alexander Junqueira, Landim,Élcio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Coluna/Columna
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-18512012000400007
Resumo: OBJETIVO: Avaliar o impacto na conduta e quantificar a reprodutibilidade interobservador do escore SINS. Além disso, determinar sua aplicabilidade em nosso meio. MÉTODOS: Compilou-se uma apresentação com 20 casos de lesões secundárias da coluna, que foi analisada por 10 observadores. Estes definiram a estabilidade de cada lesão e, após a apresentação do sistema SINS, os mesmos casos foram apresentados aos mesmos observadores para que novamente determinassem a estabilidade da lesão. Os dados colhidos foram analisados por meio do cálculo do Kappa de Fleiss e da correlação intraclasse. RESULTADOS: Obtivemos concordância moderada interobservador com o uso do escore SINS. CONCLUSÕES: O sistema é aplicável em nosso meio. Houve mudança de opinião quanto à estabilidade da lesão após a apresentação do escore aos observadores.
id SBCO-1_044942519057d007a5e38bca4bc35128
oai_identifier_str oai:scielo:S1808-18512012000400007
network_acronym_str SBCO-1
network_name_str Coluna/Columna
repository_id_str
spelling Avaliação da reprodutibilidade interobservadores de uma nova escala para orientação da conduta terapêutica nas metástases vertebrais: escore SINS (Spine Instability Neoplastic Score)ClassificaçãoColuna vertebralMetástase neoplásicaEstabilizaçãoNeoplasias da coluna vertebralOBJETIVO: Avaliar o impacto na conduta e quantificar a reprodutibilidade interobservador do escore SINS. Além disso, determinar sua aplicabilidade em nosso meio. MÉTODOS: Compilou-se uma apresentação com 20 casos de lesões secundárias da coluna, que foi analisada por 10 observadores. Estes definiram a estabilidade de cada lesão e, após a apresentação do sistema SINS, os mesmos casos foram apresentados aos mesmos observadores para que novamente determinassem a estabilidade da lesão. Os dados colhidos foram analisados por meio do cálculo do Kappa de Fleiss e da correlação intraclasse. RESULTADOS: Obtivemos concordância moderada interobservador com o uso do escore SINS. CONCLUSÕES: O sistema é aplicável em nosso meio. Houve mudança de opinião quanto à estabilidade da lesão após a apresentação do escore aos observadores.Sociedade Brasileira de Coluna2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-18512012000400007Coluna/Columna v.11 n.4 2012reponame:Coluna/Columnainstname:Sociedade Brasileira de Coluna (SBCO)instacron:SBCO10.1590/S1808-18512012000400007info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Hugo José Sousa Sales daRisso Neto,Marcelo ItaloPratali,Raphael de RezendeZuiani,Guilherme RebecchiCavali,Paulo Tadeu MaiaVeiga,Ivan GuidolinPasqualini,WagnerLehoczki,Maurício AntonelliRossato,Alexander JunqueiraLandim,Élciopor2013-01-18T00:00:00Zoai:scielo:S1808-18512012000400007Revistahttps://www.revistacoluna.org/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcoluna.columna@uol.com.br||revistacoluna@uol.com.br2177-014X1808-1851opendoar:2013-01-18T00:00Coluna/Columna - Sociedade Brasileira de Coluna (SBCO)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da reprodutibilidade interobservadores de uma nova escala para orientação da conduta terapêutica nas metástases vertebrais: escore SINS (Spine Instability Neoplastic Score)
title Avaliação da reprodutibilidade interobservadores de uma nova escala para orientação da conduta terapêutica nas metástases vertebrais: escore SINS (Spine Instability Neoplastic Score)
spellingShingle Avaliação da reprodutibilidade interobservadores de uma nova escala para orientação da conduta terapêutica nas metástases vertebrais: escore SINS (Spine Instability Neoplastic Score)
Silva,Hugo José Sousa Sales da
Classificação
Coluna vertebral
Metástase neoplásica
Estabilização
Neoplasias da coluna vertebral
title_short Avaliação da reprodutibilidade interobservadores de uma nova escala para orientação da conduta terapêutica nas metástases vertebrais: escore SINS (Spine Instability Neoplastic Score)
title_full Avaliação da reprodutibilidade interobservadores de uma nova escala para orientação da conduta terapêutica nas metástases vertebrais: escore SINS (Spine Instability Neoplastic Score)
title_fullStr Avaliação da reprodutibilidade interobservadores de uma nova escala para orientação da conduta terapêutica nas metástases vertebrais: escore SINS (Spine Instability Neoplastic Score)
title_full_unstemmed Avaliação da reprodutibilidade interobservadores de uma nova escala para orientação da conduta terapêutica nas metástases vertebrais: escore SINS (Spine Instability Neoplastic Score)
title_sort Avaliação da reprodutibilidade interobservadores de uma nova escala para orientação da conduta terapêutica nas metástases vertebrais: escore SINS (Spine Instability Neoplastic Score)
author Silva,Hugo José Sousa Sales da
author_facet Silva,Hugo José Sousa Sales da
Risso Neto,Marcelo Italo
Pratali,Raphael de Rezende
Zuiani,Guilherme Rebecchi
Cavali,Paulo Tadeu Maia
Veiga,Ivan Guidolin
Pasqualini,Wagner
Lehoczki,Maurício Antonelli
Rossato,Alexander Junqueira
Landim,Élcio
author_role author
author2 Risso Neto,Marcelo Italo
Pratali,Raphael de Rezende
Zuiani,Guilherme Rebecchi
Cavali,Paulo Tadeu Maia
Veiga,Ivan Guidolin
Pasqualini,Wagner
Lehoczki,Maurício Antonelli
Rossato,Alexander Junqueira
Landim,Élcio
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Hugo José Sousa Sales da
Risso Neto,Marcelo Italo
Pratali,Raphael de Rezende
Zuiani,Guilherme Rebecchi
Cavali,Paulo Tadeu Maia
Veiga,Ivan Guidolin
Pasqualini,Wagner
Lehoczki,Maurício Antonelli
Rossato,Alexander Junqueira
Landim,Élcio
dc.subject.por.fl_str_mv Classificação
Coluna vertebral
Metástase neoplásica
Estabilização
Neoplasias da coluna vertebral
topic Classificação
Coluna vertebral
Metástase neoplásica
Estabilização
Neoplasias da coluna vertebral
description OBJETIVO: Avaliar o impacto na conduta e quantificar a reprodutibilidade interobservador do escore SINS. Além disso, determinar sua aplicabilidade em nosso meio. MÉTODOS: Compilou-se uma apresentação com 20 casos de lesões secundárias da coluna, que foi analisada por 10 observadores. Estes definiram a estabilidade de cada lesão e, após a apresentação do sistema SINS, os mesmos casos foram apresentados aos mesmos observadores para que novamente determinassem a estabilidade da lesão. Os dados colhidos foram analisados por meio do cálculo do Kappa de Fleiss e da correlação intraclasse. RESULTADOS: Obtivemos concordância moderada interobservador com o uso do escore SINS. CONCLUSÕES: O sistema é aplicável em nosso meio. Houve mudança de opinião quanto à estabilidade da lesão após a apresentação do escore aos observadores.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-18512012000400007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-18512012000400007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1808-18512012000400007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Coluna
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Coluna
dc.source.none.fl_str_mv Coluna/Columna v.11 n.4 2012
reponame:Coluna/Columna
instname:Sociedade Brasileira de Coluna (SBCO)
instacron:SBCO
instname_str Sociedade Brasileira de Coluna (SBCO)
instacron_str SBCO
institution SBCO
reponame_str Coluna/Columna
collection Coluna/Columna
repository.name.fl_str_mv Coluna/Columna - Sociedade Brasileira de Coluna (SBCO)
repository.mail.fl_str_mv coluna.columna@uol.com.br||revistacoluna@uol.com.br
_version_ 1752126614263562240