Crescimento inicial de Merremia cissoides, Neonotonia wightii e Stizolobium aterrimum

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos,L.H.F.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Mello,M.S.C., Carvalho,S.J.P., Nicolai,M., Christoffoleti,P.J.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Planta daninha (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-83582012000300005
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar o crescimento inicial de três espécies de plantas daninhas que são problemas emergentes para a cultura da cana-de-açúcar: Neonotonia wightii, Stizolobium aterrimum e Merremia cissoides. O delineamento experimental adotado foi inteiramente casualizado, com sete tratamentos e quatro repetições, para cada espécie estudada. Durante todo o experimento foram realizadas sete avaliações de crescimento (tratamentos), espaçadas de 15 dias, totalizando 105 dias de ciclo. As espécies tiveram suas variáveis analisadas, como a área foliar (Af; cm² por planta). Posteriormente, o material amostrado foi seco em estufa, quando se mensurou também a matéria seca (g por planta) das raízes (Mr), da parte aérea (Ma) e total (Mt). O acúmulo de matéria seca observado mostra a elevada capacidade que a planta daninha S. aterrimum possui de produzir fitomassa. Ao final do experimento, observou-se estabilização da matéria seca da parte aérea (Ma) nas três espécies estudadas, acompanhada pela variável matéria seca total (Mt), com estabilização no final do experimento. Para S. aterrimum, obteve-se maior taxa de crescimento inicial e acúmulo de matéria seca total (Mt), além de maior acúmulo de área foliar (Af). N. wightii mostrou ser uma espécie de crescimento inicial lento, quando comparada com as outras estudadas. M. cissoides apresentou acúmulo significativo de matéria seca total (Mt), quando comparado com as outras espécies.
id SBCPD-1_6d8d07d9c0ee1d8a7ba403ca5d4cfafe
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-83582012000300005
network_acronym_str SBCPD-1
network_name_str Planta daninha (Online)
repository_id_str
spelling Crescimento inicial de Merremia cissoides, Neonotonia wightii e Stizolobium aterrimumanálise de crescimentobiologiamatéria secaárea foliarEste trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar o crescimento inicial de três espécies de plantas daninhas que são problemas emergentes para a cultura da cana-de-açúcar: Neonotonia wightii, Stizolobium aterrimum e Merremia cissoides. O delineamento experimental adotado foi inteiramente casualizado, com sete tratamentos e quatro repetições, para cada espécie estudada. Durante todo o experimento foram realizadas sete avaliações de crescimento (tratamentos), espaçadas de 15 dias, totalizando 105 dias de ciclo. As espécies tiveram suas variáveis analisadas, como a área foliar (Af; cm² por planta). Posteriormente, o material amostrado foi seco em estufa, quando se mensurou também a matéria seca (g por planta) das raízes (Mr), da parte aérea (Ma) e total (Mt). O acúmulo de matéria seca observado mostra a elevada capacidade que a planta daninha S. aterrimum possui de produzir fitomassa. Ao final do experimento, observou-se estabilização da matéria seca da parte aérea (Ma) nas três espécies estudadas, acompanhada pela variável matéria seca total (Mt), com estabilização no final do experimento. Para S. aterrimum, obteve-se maior taxa de crescimento inicial e acúmulo de matéria seca total (Mt), além de maior acúmulo de área foliar (Af). N. wightii mostrou ser uma espécie de crescimento inicial lento, quando comparada com as outras estudadas. M. cissoides apresentou acúmulo significativo de matéria seca total (Mt), quando comparado com as outras espécies.Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas 2012-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-83582012000300005Planta Daninha v.30 n.3 2012reponame:Planta daninha (Online)instname:Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas (SBCPD)instacron:SBCPD10.1590/S0100-83582012000300005info:eu-repo/semantics/openAccessCampos,L.H.F.Mello,M.S.C.Carvalho,S.J.P.Nicolai,M.Christoffoleti,P.J.por2012-08-16T00:00:00Zoai:scielo:S0100-83582012000300005Revistahttp://revistas.cpd.ufv.br/pdaninhaweb/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rpdaninha@gmail.com1806-96810100-8358opendoar:2012-08-16T00:00Planta daninha (Online) - Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas (SBCPD)false
dc.title.none.fl_str_mv Crescimento inicial de Merremia cissoides, Neonotonia wightii e Stizolobium aterrimum
title Crescimento inicial de Merremia cissoides, Neonotonia wightii e Stizolobium aterrimum
spellingShingle Crescimento inicial de Merremia cissoides, Neonotonia wightii e Stizolobium aterrimum
Campos,L.H.F.
análise de crescimento
biologia
matéria seca
área foliar
title_short Crescimento inicial de Merremia cissoides, Neonotonia wightii e Stizolobium aterrimum
title_full Crescimento inicial de Merremia cissoides, Neonotonia wightii e Stizolobium aterrimum
title_fullStr Crescimento inicial de Merremia cissoides, Neonotonia wightii e Stizolobium aterrimum
title_full_unstemmed Crescimento inicial de Merremia cissoides, Neonotonia wightii e Stizolobium aterrimum
title_sort Crescimento inicial de Merremia cissoides, Neonotonia wightii e Stizolobium aterrimum
author Campos,L.H.F.
author_facet Campos,L.H.F.
Mello,M.S.C.
Carvalho,S.J.P.
Nicolai,M.
Christoffoleti,P.J.
author_role author
author2 Mello,M.S.C.
Carvalho,S.J.P.
Nicolai,M.
Christoffoleti,P.J.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos,L.H.F.
Mello,M.S.C.
Carvalho,S.J.P.
Nicolai,M.
Christoffoleti,P.J.
dc.subject.por.fl_str_mv análise de crescimento
biologia
matéria seca
área foliar
topic análise de crescimento
biologia
matéria seca
área foliar
description Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar o crescimento inicial de três espécies de plantas daninhas que são problemas emergentes para a cultura da cana-de-açúcar: Neonotonia wightii, Stizolobium aterrimum e Merremia cissoides. O delineamento experimental adotado foi inteiramente casualizado, com sete tratamentos e quatro repetições, para cada espécie estudada. Durante todo o experimento foram realizadas sete avaliações de crescimento (tratamentos), espaçadas de 15 dias, totalizando 105 dias de ciclo. As espécies tiveram suas variáveis analisadas, como a área foliar (Af; cm² por planta). Posteriormente, o material amostrado foi seco em estufa, quando se mensurou também a matéria seca (g por planta) das raízes (Mr), da parte aérea (Ma) e total (Mt). O acúmulo de matéria seca observado mostra a elevada capacidade que a planta daninha S. aterrimum possui de produzir fitomassa. Ao final do experimento, observou-se estabilização da matéria seca da parte aérea (Ma) nas três espécies estudadas, acompanhada pela variável matéria seca total (Mt), com estabilização no final do experimento. Para S. aterrimum, obteve-se maior taxa de crescimento inicial e acúmulo de matéria seca total (Mt), além de maior acúmulo de área foliar (Af). N. wightii mostrou ser uma espécie de crescimento inicial lento, quando comparada com as outras estudadas. M. cissoides apresentou acúmulo significativo de matéria seca total (Mt), quando comparado com as outras espécies.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-83582012000300005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-83582012000300005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-83582012000300005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas
dc.source.none.fl_str_mv Planta Daninha v.30 n.3 2012
reponame:Planta daninha (Online)
instname:Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas (SBCPD)
instacron:SBCPD
instname_str Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas (SBCPD)
instacron_str SBCPD
institution SBCPD
reponame_str Planta daninha (Online)
collection Planta daninha (Online)
repository.name.fl_str_mv Planta daninha (Online) - Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas (SBCPD)
repository.mail.fl_str_mv ||rpdaninha@gmail.com
_version_ 1752126493468655616