Anatomia e histoquímica das folhas de Senna alata

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues,I.M.C.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Souza Filho,A.P.S., Ferreira,F.A., Ilkiu-Borges,F., Gurgel,E.S.C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Planta daninha (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-83582009000300012
Resumo: Senna alata é uma espécie daninha frequente em pastagens da região amazônica, cujas folhas apresentam propriedades medicinais. Indivíduos dessa espécie foram cultivados e coletados no Campo Experimental da Embrapa Amazônia Oriental, em Belém-PA, para a realização de análises anatômica e histoquímica das folhas, com a finalidade de fornecer elementos para a taxonomia, identificação microscópica de aleloquímicos e caracterização ecofisiológica da espécie. As folhas apresentaram duas formas de tricomas: tectores e glandulares. Outras características foliares encontradas na espécie foram: lâmina foliar anfiestomática, mesofilo dorsiventral e epiderme abaxial papilosa. Algumas dessas características sugerem um mecanismo de adaptação a ambientes com excesso de calor. As folhas são ricas em cristais de oxalato de cálcio, ao longo de suas nervuras - característica da subfamília Caesalpinioideae. Compostos fenólicos, como flavonoides e antraquinonas, foram encontrados em células epidérmicas, da base de tricomas, e células dispersas no parênquima paliçádico, especialmente nas proximidades da nervura mediana. Este estudo confirmou a presença de conhecidas classes de aleloquímicos em diferentes tipos de células do mesofilo de Senna alata.
id SBCPD-1_954666abf98d88f983a521363a062bd7
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-83582009000300012
network_acronym_str SBCPD-1
network_name_str Planta daninha (Online)
repository_id_str
spelling Anatomia e histoquímica das folhas de Senna alataaleloquímicosCaesalpinioideaecompostos fenólicosSenna alata é uma espécie daninha frequente em pastagens da região amazônica, cujas folhas apresentam propriedades medicinais. Indivíduos dessa espécie foram cultivados e coletados no Campo Experimental da Embrapa Amazônia Oriental, em Belém-PA, para a realização de análises anatômica e histoquímica das folhas, com a finalidade de fornecer elementos para a taxonomia, identificação microscópica de aleloquímicos e caracterização ecofisiológica da espécie. As folhas apresentaram duas formas de tricomas: tectores e glandulares. Outras características foliares encontradas na espécie foram: lâmina foliar anfiestomática, mesofilo dorsiventral e epiderme abaxial papilosa. Algumas dessas características sugerem um mecanismo de adaptação a ambientes com excesso de calor. As folhas são ricas em cristais de oxalato de cálcio, ao longo de suas nervuras - característica da subfamília Caesalpinioideae. Compostos fenólicos, como flavonoides e antraquinonas, foram encontrados em células epidérmicas, da base de tricomas, e células dispersas no parênquima paliçádico, especialmente nas proximidades da nervura mediana. Este estudo confirmou a presença de conhecidas classes de aleloquímicos em diferentes tipos de células do mesofilo de Senna alata.Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas 2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-83582009000300012Planta Daninha v.27 n.3 2009reponame:Planta daninha (Online)instname:Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas (SBCPD)instacron:SBCPD10.1590/S0100-83582009000300012info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues,I.M.C.Souza Filho,A.P.S.Ferreira,F.A.Ilkiu-Borges,F.Gurgel,E.S.C.por2009-10-22T00:00:00Zoai:scielo:S0100-83582009000300012Revistahttp://revistas.cpd.ufv.br/pdaninhaweb/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rpdaninha@gmail.com1806-96810100-8358opendoar:2009-10-22T00:00Planta daninha (Online) - Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas (SBCPD)false
dc.title.none.fl_str_mv Anatomia e histoquímica das folhas de Senna alata
title Anatomia e histoquímica das folhas de Senna alata
spellingShingle Anatomia e histoquímica das folhas de Senna alata
Rodrigues,I.M.C.
aleloquímicos
Caesalpinioideae
compostos fenólicos
title_short Anatomia e histoquímica das folhas de Senna alata
title_full Anatomia e histoquímica das folhas de Senna alata
title_fullStr Anatomia e histoquímica das folhas de Senna alata
title_full_unstemmed Anatomia e histoquímica das folhas de Senna alata
title_sort Anatomia e histoquímica das folhas de Senna alata
author Rodrigues,I.M.C.
author_facet Rodrigues,I.M.C.
Souza Filho,A.P.S.
Ferreira,F.A.
Ilkiu-Borges,F.
Gurgel,E.S.C.
author_role author
author2 Souza Filho,A.P.S.
Ferreira,F.A.
Ilkiu-Borges,F.
Gurgel,E.S.C.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues,I.M.C.
Souza Filho,A.P.S.
Ferreira,F.A.
Ilkiu-Borges,F.
Gurgel,E.S.C.
dc.subject.por.fl_str_mv aleloquímicos
Caesalpinioideae
compostos fenólicos
topic aleloquímicos
Caesalpinioideae
compostos fenólicos
description Senna alata é uma espécie daninha frequente em pastagens da região amazônica, cujas folhas apresentam propriedades medicinais. Indivíduos dessa espécie foram cultivados e coletados no Campo Experimental da Embrapa Amazônia Oriental, em Belém-PA, para a realização de análises anatômica e histoquímica das folhas, com a finalidade de fornecer elementos para a taxonomia, identificação microscópica de aleloquímicos e caracterização ecofisiológica da espécie. As folhas apresentaram duas formas de tricomas: tectores e glandulares. Outras características foliares encontradas na espécie foram: lâmina foliar anfiestomática, mesofilo dorsiventral e epiderme abaxial papilosa. Algumas dessas características sugerem um mecanismo de adaptação a ambientes com excesso de calor. As folhas são ricas em cristais de oxalato de cálcio, ao longo de suas nervuras - característica da subfamília Caesalpinioideae. Compostos fenólicos, como flavonoides e antraquinonas, foram encontrados em células epidérmicas, da base de tricomas, e células dispersas no parênquima paliçádico, especialmente nas proximidades da nervura mediana. Este estudo confirmou a presença de conhecidas classes de aleloquímicos em diferentes tipos de células do mesofilo de Senna alata.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-83582009000300012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-83582009000300012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-83582009000300012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas
dc.source.none.fl_str_mv Planta Daninha v.27 n.3 2009
reponame:Planta daninha (Online)
instname:Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas (SBCPD)
instacron:SBCPD
instname_str Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas (SBCPD)
instacron_str SBCPD
institution SBCPD
reponame_str Planta daninha (Online)
collection Planta daninha (Online)
repository.name.fl_str_mv Planta daninha (Online) - Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas (SBCPD)
repository.mail.fl_str_mv ||rpdaninha@gmail.com
_version_ 1752126491744796672