Seletividade de atrazine e nicosulfuron a Podisus nigrispinus (Heteroptera: Pentatomidae)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes,C.W.G.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Santos,J.B., Assis Júnior,S.L., Fonseca,A.J., França,A.C., Soares,M.A., Fernandes,A.F
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Planta daninha (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-83582012000200011
Resumo: O milho tem sido cultivado em duas safras anuais no Brasil e consumido por humanos e animais. O uso de herbicidas no controle de plantas daninhas nessa cultura pode comprometer o ambiente em função dos efeitos sobre organismos não alvos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a seletividade de atrazine e nicosulfuron sobre o predador Podisus nigrispinus. Os tratamentos constaram da aplicação de atrazine, nicosulfuron e da mistura destes, em doses equivalentes à comercial, mais um tratamento controle à base de água. A solução com os herbicidas foi aspergida sobre ovos de dois dias de idade de P. nigrispinuse em cada um dos cinco estádios ninfais e fase adulta do inseto. A viabilidade dos ovos de P. nigrispinus diminuiu sob ação dos herbicidas, sem eles diferirem quanto ao tempo de eclosão. A sobrevivência de ninfas foi baixa sob ação dos herbicidas, sendo mais afetada negativamente sob ação da mistura destes. Para a aplicação em cada estádio, observou-se baixa sobrevivência de ninfas do primeiro ao terceiro estádio sob ação do herbicida atrazine, isolado ou em mistura, e até o segundo estádio para o nicosulfuron. Também ficou evidente em todos os demais estádios do inseto a menor seletividade à mistura dos herbicidas, em comparação ao efeito isolado. Conclui-se que ovos de P. nigrispinus são sensíveis aos herbicidas testados e que a aplicação na cultura do milho desses produtos poderá diminuir o controle biológico de pragas promovido por esse inseto.
id SBCPD-1_9f0c305a1654763554ea2076fe351b28
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-83582012000200011
network_acronym_str SBCPD-1
network_name_str Planta daninha (Online)
repository_id_str
spelling Seletividade de atrazine e nicosulfuron a Podisus nigrispinus (Heteroptera: Pentatomidae)asopinaecontrole biológicopós-emergentestoxicidadeO milho tem sido cultivado em duas safras anuais no Brasil e consumido por humanos e animais. O uso de herbicidas no controle de plantas daninhas nessa cultura pode comprometer o ambiente em função dos efeitos sobre organismos não alvos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a seletividade de atrazine e nicosulfuron sobre o predador Podisus nigrispinus. Os tratamentos constaram da aplicação de atrazine, nicosulfuron e da mistura destes, em doses equivalentes à comercial, mais um tratamento controle à base de água. A solução com os herbicidas foi aspergida sobre ovos de dois dias de idade de P. nigrispinuse em cada um dos cinco estádios ninfais e fase adulta do inseto. A viabilidade dos ovos de P. nigrispinus diminuiu sob ação dos herbicidas, sem eles diferirem quanto ao tempo de eclosão. A sobrevivência de ninfas foi baixa sob ação dos herbicidas, sendo mais afetada negativamente sob ação da mistura destes. Para a aplicação em cada estádio, observou-se baixa sobrevivência de ninfas do primeiro ao terceiro estádio sob ação do herbicida atrazine, isolado ou em mistura, e até o segundo estádio para o nicosulfuron. Também ficou evidente em todos os demais estádios do inseto a menor seletividade à mistura dos herbicidas, em comparação ao efeito isolado. Conclui-se que ovos de P. nigrispinus são sensíveis aos herbicidas testados e que a aplicação na cultura do milho desses produtos poderá diminuir o controle biológico de pragas promovido por esse inseto.Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas 2012-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-83582012000200011Planta Daninha v.30 n.2 2012reponame:Planta daninha (Online)instname:Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas (SBCPD)instacron:SBCPD10.1590/S0100-83582012000200011info:eu-repo/semantics/openAccessMenezes,C.W.G.Santos,J.B.Assis Júnior,S.L.Fonseca,A.J.França,A.C.Soares,M.A.Fernandes,A.Fpor2012-06-20T00:00:00Zoai:scielo:S0100-83582012000200011Revistahttp://revistas.cpd.ufv.br/pdaninhaweb/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rpdaninha@gmail.com1806-96810100-8358opendoar:2012-06-20T00:00Planta daninha (Online) - Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas (SBCPD)false
dc.title.none.fl_str_mv Seletividade de atrazine e nicosulfuron a Podisus nigrispinus (Heteroptera: Pentatomidae)
title Seletividade de atrazine e nicosulfuron a Podisus nigrispinus (Heteroptera: Pentatomidae)
spellingShingle Seletividade de atrazine e nicosulfuron a Podisus nigrispinus (Heteroptera: Pentatomidae)
Menezes,C.W.G.
asopinae
controle biológico
pós-emergentes
toxicidade
title_short Seletividade de atrazine e nicosulfuron a Podisus nigrispinus (Heteroptera: Pentatomidae)
title_full Seletividade de atrazine e nicosulfuron a Podisus nigrispinus (Heteroptera: Pentatomidae)
title_fullStr Seletividade de atrazine e nicosulfuron a Podisus nigrispinus (Heteroptera: Pentatomidae)
title_full_unstemmed Seletividade de atrazine e nicosulfuron a Podisus nigrispinus (Heteroptera: Pentatomidae)
title_sort Seletividade de atrazine e nicosulfuron a Podisus nigrispinus (Heteroptera: Pentatomidae)
author Menezes,C.W.G.
author_facet Menezes,C.W.G.
Santos,J.B.
Assis Júnior,S.L.
Fonseca,A.J.
França,A.C.
Soares,M.A.
Fernandes,A.F
author_role author
author2 Santos,J.B.
Assis Júnior,S.L.
Fonseca,A.J.
França,A.C.
Soares,M.A.
Fernandes,A.F
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes,C.W.G.
Santos,J.B.
Assis Júnior,S.L.
Fonseca,A.J.
França,A.C.
Soares,M.A.
Fernandes,A.F
dc.subject.por.fl_str_mv asopinae
controle biológico
pós-emergentes
toxicidade
topic asopinae
controle biológico
pós-emergentes
toxicidade
description O milho tem sido cultivado em duas safras anuais no Brasil e consumido por humanos e animais. O uso de herbicidas no controle de plantas daninhas nessa cultura pode comprometer o ambiente em função dos efeitos sobre organismos não alvos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a seletividade de atrazine e nicosulfuron sobre o predador Podisus nigrispinus. Os tratamentos constaram da aplicação de atrazine, nicosulfuron e da mistura destes, em doses equivalentes à comercial, mais um tratamento controle à base de água. A solução com os herbicidas foi aspergida sobre ovos de dois dias de idade de P. nigrispinuse em cada um dos cinco estádios ninfais e fase adulta do inseto. A viabilidade dos ovos de P. nigrispinus diminuiu sob ação dos herbicidas, sem eles diferirem quanto ao tempo de eclosão. A sobrevivência de ninfas foi baixa sob ação dos herbicidas, sendo mais afetada negativamente sob ação da mistura destes. Para a aplicação em cada estádio, observou-se baixa sobrevivência de ninfas do primeiro ao terceiro estádio sob ação do herbicida atrazine, isolado ou em mistura, e até o segundo estádio para o nicosulfuron. Também ficou evidente em todos os demais estádios do inseto a menor seletividade à mistura dos herbicidas, em comparação ao efeito isolado. Conclui-se que ovos de P. nigrispinus são sensíveis aos herbicidas testados e que a aplicação na cultura do milho desses produtos poderá diminuir o controle biológico de pragas promovido por esse inseto.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-83582012000200011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-83582012000200011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-83582012000200011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas
dc.source.none.fl_str_mv Planta Daninha v.30 n.2 2012
reponame:Planta daninha (Online)
instname:Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas (SBCPD)
instacron:SBCPD
instname_str Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas (SBCPD)
instacron_str SBCPD
institution SBCPD
reponame_str Planta daninha (Online)
collection Planta daninha (Online)
repository.name.fl_str_mv Planta daninha (Online) - Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas (SBCPD)
repository.mail.fl_str_mv ||rpdaninha@gmail.com
_version_ 1752126493434052608