Caracterização anatômica de folha, colmo e rizoma de Digitaria insularis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado,A.F.L.
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Meira,R.M.S., Ferreira,L.R., Ferreira,F.A., Tuffi Santos,L.D., Fialho,C.M.T., Machado,M.S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Planta daninha (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-83582008000100001
Resumo: A anatomia da folha, de colmo e do rizoma de Digitaria insularis foi investigada, visando identificar características que possam estar relacionadas à sua tolerância ao glyphosate. Sementes e rizomas de plantas adultas foram coletadas em campo, em área de plantio direto, onde o herbicida glyphosate vem sendo utilizado repetidamente há vários anos. As plantas provenientes dessas sementes e desses rizomas foram cultivadas em vasos com capacidade de 3 L, contendo solo de textura média, em casa de vegetação. Quando as plantas atingiram o estádio fenológico de pré-florescimento, foram coletadas três folhas totalmente expandidas por planta, entre o terceiro e o quinto nó. Simultaneamente, coletaram-se fragmentos dos rizomas e os entrenós recobertos pelas bainhas das folhas amostradas. As amostras foram fixadas em FAA50 e estocadas em etanol, para obtenção de cortes histológicos e montagem das lâminas, conforme metodologia usual. Para obtenção do índice estomático e da densidade estomática nas superfícies da epiderme, amostras das folhas foram diafanizadas, conforme método utilizado usualmente. Verificou-se que plantas provenientes de rizomas apresentavam maior índice estomático e maior número de estômatos por mm², maior espessura na epiderme das faces adaxial e abaxial e maior espessura da lâmina foliar. Foi observada coloração intensa nos rizomas submetidos ao Lugol, indicando presença de grande quantidade de amido, independentemente da origem do material.
id SBCPD-1_c392cf24f0954050bf30a3270b478dca
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-83582008000100001
network_acronym_str SBCPD-1
network_name_str Planta daninha (Online)
repository_id_str
spelling Caracterização anatômica de folha, colmo e rizoma de Digitaria insulariscapim-amargosoanatomiaglyphosateamidoA anatomia da folha, de colmo e do rizoma de Digitaria insularis foi investigada, visando identificar características que possam estar relacionadas à sua tolerância ao glyphosate. Sementes e rizomas de plantas adultas foram coletadas em campo, em área de plantio direto, onde o herbicida glyphosate vem sendo utilizado repetidamente há vários anos. As plantas provenientes dessas sementes e desses rizomas foram cultivadas em vasos com capacidade de 3 L, contendo solo de textura média, em casa de vegetação. Quando as plantas atingiram o estádio fenológico de pré-florescimento, foram coletadas três folhas totalmente expandidas por planta, entre o terceiro e o quinto nó. Simultaneamente, coletaram-se fragmentos dos rizomas e os entrenós recobertos pelas bainhas das folhas amostradas. As amostras foram fixadas em FAA50 e estocadas em etanol, para obtenção de cortes histológicos e montagem das lâminas, conforme metodologia usual. Para obtenção do índice estomático e da densidade estomática nas superfícies da epiderme, amostras das folhas foram diafanizadas, conforme método utilizado usualmente. Verificou-se que plantas provenientes de rizomas apresentavam maior índice estomático e maior número de estômatos por mm², maior espessura na epiderme das faces adaxial e abaxial e maior espessura da lâmina foliar. Foi observada coloração intensa nos rizomas submetidos ao Lugol, indicando presença de grande quantidade de amido, independentemente da origem do material.Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas 2008-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-83582008000100001Planta Daninha v.26 n.1 2008reponame:Planta daninha (Online)instname:Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas (SBCPD)instacron:SBCPD10.1590/S0100-83582008000100001info:eu-repo/semantics/openAccessMachado,A.F.L.Meira,R.M.S.Ferreira,L.R.Ferreira,F.A.Tuffi Santos,L.D.Fialho,C.M.T.Machado,M.S.por2008-04-15T00:00:00Zoai:scielo:S0100-83582008000100001Revistahttp://revistas.cpd.ufv.br/pdaninhaweb/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rpdaninha@gmail.com1806-96810100-8358opendoar:2008-04-15T00:00Planta daninha (Online) - Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas (SBCPD)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização anatômica de folha, colmo e rizoma de Digitaria insularis
title Caracterização anatômica de folha, colmo e rizoma de Digitaria insularis
spellingShingle Caracterização anatômica de folha, colmo e rizoma de Digitaria insularis
Machado,A.F.L.
capim-amargoso
anatomia
glyphosate
amido
title_short Caracterização anatômica de folha, colmo e rizoma de Digitaria insularis
title_full Caracterização anatômica de folha, colmo e rizoma de Digitaria insularis
title_fullStr Caracterização anatômica de folha, colmo e rizoma de Digitaria insularis
title_full_unstemmed Caracterização anatômica de folha, colmo e rizoma de Digitaria insularis
title_sort Caracterização anatômica de folha, colmo e rizoma de Digitaria insularis
author Machado,A.F.L.
author_facet Machado,A.F.L.
Meira,R.M.S.
Ferreira,L.R.
Ferreira,F.A.
Tuffi Santos,L.D.
Fialho,C.M.T.
Machado,M.S.
author_role author
author2 Meira,R.M.S.
Ferreira,L.R.
Ferreira,F.A.
Tuffi Santos,L.D.
Fialho,C.M.T.
Machado,M.S.
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado,A.F.L.
Meira,R.M.S.
Ferreira,L.R.
Ferreira,F.A.
Tuffi Santos,L.D.
Fialho,C.M.T.
Machado,M.S.
dc.subject.por.fl_str_mv capim-amargoso
anatomia
glyphosate
amido
topic capim-amargoso
anatomia
glyphosate
amido
description A anatomia da folha, de colmo e do rizoma de Digitaria insularis foi investigada, visando identificar características que possam estar relacionadas à sua tolerância ao glyphosate. Sementes e rizomas de plantas adultas foram coletadas em campo, em área de plantio direto, onde o herbicida glyphosate vem sendo utilizado repetidamente há vários anos. As plantas provenientes dessas sementes e desses rizomas foram cultivadas em vasos com capacidade de 3 L, contendo solo de textura média, em casa de vegetação. Quando as plantas atingiram o estádio fenológico de pré-florescimento, foram coletadas três folhas totalmente expandidas por planta, entre o terceiro e o quinto nó. Simultaneamente, coletaram-se fragmentos dos rizomas e os entrenós recobertos pelas bainhas das folhas amostradas. As amostras foram fixadas em FAA50 e estocadas em etanol, para obtenção de cortes histológicos e montagem das lâminas, conforme metodologia usual. Para obtenção do índice estomático e da densidade estomática nas superfícies da epiderme, amostras das folhas foram diafanizadas, conforme método utilizado usualmente. Verificou-se que plantas provenientes de rizomas apresentavam maior índice estomático e maior número de estômatos por mm², maior espessura na epiderme das faces adaxial e abaxial e maior espessura da lâmina foliar. Foi observada coloração intensa nos rizomas submetidos ao Lugol, indicando presença de grande quantidade de amido, independentemente da origem do material.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-83582008000100001
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-83582008000100001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-83582008000100001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas
dc.source.none.fl_str_mv Planta Daninha v.26 n.1 2008
reponame:Planta daninha (Online)
instname:Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas (SBCPD)
instacron:SBCPD
instname_str Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas (SBCPD)
instacron_str SBCPD
institution SBCPD
reponame_str Planta daninha (Online)
collection Planta daninha (Online)
repository.name.fl_str_mv Planta daninha (Online) - Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas (SBCPD)
repository.mail.fl_str_mv ||rpdaninha@gmail.com
_version_ 1752126491207925760