Modelos esquemáticos para avaliação da qualidade analítica dos dados nacionais de fibra alimentar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARUSO,Lúcia
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: LAJOLO,Franco Maria, MENEZES,Elizabete Wenzel de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Food Science and Technology (Campinas)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20611999000300020
Resumo: O controle de qualidade de uma análise laboratorial é essencial para garantir a confiabilidade da informação. Os resultados analíticos serão considerados restritos se não houver um programa definido de controle de qualidade analítico. O presente trabalho propõe modelos esquemáticos para a avaliação da qualidade dos dados nacionais de fibra alimentar. A fibra alimentar foi escolhida, como um modelo, com o propósito de se aplicar os critérios do USDA (U.S. Department of Agriculture) empregados na avaliação do selênio, cobre e de carotenóides. Esta escolha foi baseada na escassez de informações desse nutriente e pela importância da fibra alimentar na prevenção de doenças crônico-degenerativas. Para a avaliação da qualidade dos dados foram consideradas cinco categorias: número de amostras, plano de amostragem, tomada de amostra, método analítico e controle de qualidade analítica. Estes modelos foram utilizados na avaliação da qualidade das determinações de fibra alimentar de 180 alimentos. O resultado obtido foi de 29% com código A e B (considerável e razoável confiança) e 68% com código C (reduzida confiança). Com a determinação da qualidade dos dados, foi possível estabelecer quais os alimentos que constituem prioridades de análise, que são aqueles nos quais ainda não foi determinada a fração fibra alimentar, e aqueles com código de confiança C.
id SBCTA-1_1cfc0f242ce596de55395ea488891c40
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-20611999000300020
network_acronym_str SBCTA-1
network_name_str Food Science and Technology (Campinas)
repository_id_str
spelling Modelos esquemáticos para avaliação da qualidade analítica dos dados nacionais de fibra alimentarmodelos esquemáticosavaliação da qualidade analíticaanálise de fibra alimentarO controle de qualidade de uma análise laboratorial é essencial para garantir a confiabilidade da informação. Os resultados analíticos serão considerados restritos se não houver um programa definido de controle de qualidade analítico. O presente trabalho propõe modelos esquemáticos para a avaliação da qualidade dos dados nacionais de fibra alimentar. A fibra alimentar foi escolhida, como um modelo, com o propósito de se aplicar os critérios do USDA (U.S. Department of Agriculture) empregados na avaliação do selênio, cobre e de carotenóides. Esta escolha foi baseada na escassez de informações desse nutriente e pela importância da fibra alimentar na prevenção de doenças crônico-degenerativas. Para a avaliação da qualidade dos dados foram consideradas cinco categorias: número de amostras, plano de amostragem, tomada de amostra, método analítico e controle de qualidade analítica. Estes modelos foram utilizados na avaliação da qualidade das determinações de fibra alimentar de 180 alimentos. O resultado obtido foi de 29% com código A e B (considerável e razoável confiança) e 68% com código C (reduzida confiança). Com a determinação da qualidade dos dados, foi possível estabelecer quais os alimentos que constituem prioridades de análise, que são aqueles nos quais ainda não foi determinada a fração fibra alimentar, e aqueles com código de confiança C.Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos1999-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20611999000300020Food Science and Technology v.19 n.3 1999reponame:Food Science and Technology (Campinas)instname:Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA)instacron:SBCTA10.1590/S0101-20611999000300020info:eu-repo/semantics/openAccessCARUSO,LúciaLAJOLO,Franco MariaMENEZES,Elizabete Wenzel depor2000-08-21T00:00:00Zoai:scielo:S0101-20611999000300020Revistahttp://www.scielo.br/ctaONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@sbcta.org.br1678-457X0101-2061opendoar:2000-08-21T00:00Food Science and Technology (Campinas) - Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelos esquemáticos para avaliação da qualidade analítica dos dados nacionais de fibra alimentar
title Modelos esquemáticos para avaliação da qualidade analítica dos dados nacionais de fibra alimentar
spellingShingle Modelos esquemáticos para avaliação da qualidade analítica dos dados nacionais de fibra alimentar
CARUSO,Lúcia
modelos esquemáticos
avaliação da qualidade analítica
análise de fibra alimentar
title_short Modelos esquemáticos para avaliação da qualidade analítica dos dados nacionais de fibra alimentar
title_full Modelos esquemáticos para avaliação da qualidade analítica dos dados nacionais de fibra alimentar
title_fullStr Modelos esquemáticos para avaliação da qualidade analítica dos dados nacionais de fibra alimentar
title_full_unstemmed Modelos esquemáticos para avaliação da qualidade analítica dos dados nacionais de fibra alimentar
title_sort Modelos esquemáticos para avaliação da qualidade analítica dos dados nacionais de fibra alimentar
author CARUSO,Lúcia
author_facet CARUSO,Lúcia
LAJOLO,Franco Maria
MENEZES,Elizabete Wenzel de
author_role author
author2 LAJOLO,Franco Maria
MENEZES,Elizabete Wenzel de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CARUSO,Lúcia
LAJOLO,Franco Maria
MENEZES,Elizabete Wenzel de
dc.subject.por.fl_str_mv modelos esquemáticos
avaliação da qualidade analítica
análise de fibra alimentar
topic modelos esquemáticos
avaliação da qualidade analítica
análise de fibra alimentar
description O controle de qualidade de uma análise laboratorial é essencial para garantir a confiabilidade da informação. Os resultados analíticos serão considerados restritos se não houver um programa definido de controle de qualidade analítico. O presente trabalho propõe modelos esquemáticos para a avaliação da qualidade dos dados nacionais de fibra alimentar. A fibra alimentar foi escolhida, como um modelo, com o propósito de se aplicar os critérios do USDA (U.S. Department of Agriculture) empregados na avaliação do selênio, cobre e de carotenóides. Esta escolha foi baseada na escassez de informações desse nutriente e pela importância da fibra alimentar na prevenção de doenças crônico-degenerativas. Para a avaliação da qualidade dos dados foram consideradas cinco categorias: número de amostras, plano de amostragem, tomada de amostra, método analítico e controle de qualidade analítica. Estes modelos foram utilizados na avaliação da qualidade das determinações de fibra alimentar de 180 alimentos. O resultado obtido foi de 29% com código A e B (considerável e razoável confiança) e 68% com código C (reduzida confiança). Com a determinação da qualidade dos dados, foi possível estabelecer quais os alimentos que constituem prioridades de análise, que são aqueles nos quais ainda não foi determinada a fração fibra alimentar, e aqueles com código de confiança C.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20611999000300020
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20611999000300020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-20611999000300020
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos
dc.source.none.fl_str_mv Food Science and Technology v.19 n.3 1999
reponame:Food Science and Technology (Campinas)
instname:Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA)
instacron:SBCTA
instname_str Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA)
instacron_str SBCTA
institution SBCTA
reponame_str Food Science and Technology (Campinas)
collection Food Science and Technology (Campinas)
repository.name.fl_str_mv Food Science and Technology (Campinas) - Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@sbcta.org.br
_version_ 1752126310112559104