Ação da pentoxifilina nos dendrócitos dérmicos FXIIIa de placas de psoríase

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro,Sueli Coelho da Silva
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Medeiros,Raphael, Magalhães,Geraldo Magela, Alves,Cleiton, Cuzzi,Tullia, Sotto,Mirian Nacagami
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Anais brasileiros de dermatologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0365-05962005001000009
Resumo: FUNDAMENTOS: Não há consenso sobre o papel dos dendrócitos dérmicos (DD) nos eventos fisiopatológicos nos períodos de exacerbação e de acalmia da doença. A pentoxifilina (PTX) é uma metilxantina que inibe vários mecanismos inflamatórios. OBJETIVO: Estudar os efeitos da PTX sobre os dendróticos dérmicos de placas de psoríase com técnicas imuno-histoquímicas. MATERIAL E MÉTODOS: Trinta biópsias de placas de psoríase antes e após oito semanas de uso oral diário de 1.200mg de PTX foram incubadas com anticorpo primário de coelho antiFator XIIIa e anticorpo de ligação conjugado com fosfatase alcalina. RESULTADOS: As células imunomarcadas Fator XIIIa+ foram proeminentes com morfologia dendrítica arborescente na derme papilar formando linha celular logo abaixo da epiderme e exibindo arranjo nodular ao redor dos vasos. Após tratamento, as células apresentaram-se com morfologia dendrítica e fusiforme, distribuídas ao redor dos vasos da derme papilar e predominantemente fusiformes dispostas paralelamente à junção dermoepidérmica retificada. CONCLUSÕES: A PTX promove aumento do fluxo sangüíneo e diminuição da adesividade endotelial, com aumento dos mastócitos e DD FXIIIa. A PTX inibe o TNF-alfa, que implica a diminuição da expressão de receptores pelos DDs, como CCR7 e a manutenção do estímulo tecidual para sinalização e migração dos precursores, uma vez que os processos etiopatogenéticos não são afetados pela droga.
id SBD-1_8f7e22c7ed889c4b2ad8736757bdbdf6
oai_identifier_str oai:scielo:S0365-05962005001000009
network_acronym_str SBD-1
network_name_str Anais brasileiros de dermatologia (Online)
repository_id_str
spelling Ação da pentoxifilina nos dendrócitos dérmicos FXIIIa de placas de psoríaseCélulas dendríticasPentoxifilinaPsoríaseFUNDAMENTOS: Não há consenso sobre o papel dos dendrócitos dérmicos (DD) nos eventos fisiopatológicos nos períodos de exacerbação e de acalmia da doença. A pentoxifilina (PTX) é uma metilxantina que inibe vários mecanismos inflamatórios. OBJETIVO: Estudar os efeitos da PTX sobre os dendróticos dérmicos de placas de psoríase com técnicas imuno-histoquímicas. MATERIAL E MÉTODOS: Trinta biópsias de placas de psoríase antes e após oito semanas de uso oral diário de 1.200mg de PTX foram incubadas com anticorpo primário de coelho antiFator XIIIa e anticorpo de ligação conjugado com fosfatase alcalina. RESULTADOS: As células imunomarcadas Fator XIIIa+ foram proeminentes com morfologia dendrítica arborescente na derme papilar formando linha celular logo abaixo da epiderme e exibindo arranjo nodular ao redor dos vasos. Após tratamento, as células apresentaram-se com morfologia dendrítica e fusiforme, distribuídas ao redor dos vasos da derme papilar e predominantemente fusiformes dispostas paralelamente à junção dermoepidérmica retificada. CONCLUSÕES: A PTX promove aumento do fluxo sangüíneo e diminuição da adesividade endotelial, com aumento dos mastócitos e DD FXIIIa. A PTX inibe o TNF-alfa, que implica a diminuição da expressão de receptores pelos DDs, como CCR7 e a manutenção do estímulo tecidual para sinalização e migração dos precursores, uma vez que os processos etiopatogenéticos não são afetados pela droga.Sociedade Brasileira de Dermatologia2005-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0365-05962005001000009Anais Brasileiros de Dermatologia v.80 suppl.3 2005reponame:Anais brasileiros de dermatologia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)instacron:SBD10.1590/S0365-05962005001000009info:eu-repo/semantics/openAccessCarneiro,Sueli Coelho da SilvaMedeiros,RaphaelMagalhães,Geraldo MagelaAlves,CleitonCuzzi,TulliaSotto,Mirian Nacagamipor2008-05-08T00:00:00Zoai:scielo:S0365-05962005001000009Revistahttp://www.anaisdedermatologia.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpabd@sbd.org.br||revista@sbd.org.br1806-48410365-0596opendoar:2008-05-08T00:00Anais brasileiros de dermatologia (Online) - Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)false
dc.title.none.fl_str_mv Ação da pentoxifilina nos dendrócitos dérmicos FXIIIa de placas de psoríase
title Ação da pentoxifilina nos dendrócitos dérmicos FXIIIa de placas de psoríase
spellingShingle Ação da pentoxifilina nos dendrócitos dérmicos FXIIIa de placas de psoríase
Carneiro,Sueli Coelho da Silva
Células dendríticas
Pentoxifilina
Psoríase
title_short Ação da pentoxifilina nos dendrócitos dérmicos FXIIIa de placas de psoríase
title_full Ação da pentoxifilina nos dendrócitos dérmicos FXIIIa de placas de psoríase
title_fullStr Ação da pentoxifilina nos dendrócitos dérmicos FXIIIa de placas de psoríase
title_full_unstemmed Ação da pentoxifilina nos dendrócitos dérmicos FXIIIa de placas de psoríase
title_sort Ação da pentoxifilina nos dendrócitos dérmicos FXIIIa de placas de psoríase
author Carneiro,Sueli Coelho da Silva
author_facet Carneiro,Sueli Coelho da Silva
Medeiros,Raphael
Magalhães,Geraldo Magela
Alves,Cleiton
Cuzzi,Tullia
Sotto,Mirian Nacagami
author_role author
author2 Medeiros,Raphael
Magalhães,Geraldo Magela
Alves,Cleiton
Cuzzi,Tullia
Sotto,Mirian Nacagami
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro,Sueli Coelho da Silva
Medeiros,Raphael
Magalhães,Geraldo Magela
Alves,Cleiton
Cuzzi,Tullia
Sotto,Mirian Nacagami
dc.subject.por.fl_str_mv Células dendríticas
Pentoxifilina
Psoríase
topic Células dendríticas
Pentoxifilina
Psoríase
description FUNDAMENTOS: Não há consenso sobre o papel dos dendrócitos dérmicos (DD) nos eventos fisiopatológicos nos períodos de exacerbação e de acalmia da doença. A pentoxifilina (PTX) é uma metilxantina que inibe vários mecanismos inflamatórios. OBJETIVO: Estudar os efeitos da PTX sobre os dendróticos dérmicos de placas de psoríase com técnicas imuno-histoquímicas. MATERIAL E MÉTODOS: Trinta biópsias de placas de psoríase antes e após oito semanas de uso oral diário de 1.200mg de PTX foram incubadas com anticorpo primário de coelho antiFator XIIIa e anticorpo de ligação conjugado com fosfatase alcalina. RESULTADOS: As células imunomarcadas Fator XIIIa+ foram proeminentes com morfologia dendrítica arborescente na derme papilar formando linha celular logo abaixo da epiderme e exibindo arranjo nodular ao redor dos vasos. Após tratamento, as células apresentaram-se com morfologia dendrítica e fusiforme, distribuídas ao redor dos vasos da derme papilar e predominantemente fusiformes dispostas paralelamente à junção dermoepidérmica retificada. CONCLUSÕES: A PTX promove aumento do fluxo sangüíneo e diminuição da adesividade endotelial, com aumento dos mastócitos e DD FXIIIa. A PTX inibe o TNF-alfa, que implica a diminuição da expressão de receptores pelos DDs, como CCR7 e a manutenção do estímulo tecidual para sinalização e migração dos precursores, uma vez que os processos etiopatogenéticos não são afetados pela droga.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0365-05962005001000009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0365-05962005001000009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0365-05962005001000009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Dermatologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Dermatologia
dc.source.none.fl_str_mv Anais Brasileiros de Dermatologia v.80 suppl.3 2005
reponame:Anais brasileiros de dermatologia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)
instacron:SBD
instname_str Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)
instacron_str SBD
institution SBD
reponame_str Anais brasileiros de dermatologia (Online)
collection Anais brasileiros de dermatologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Anais brasileiros de dermatologia (Online) - Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)
repository.mail.fl_str_mv abd@sbd.org.br||revista@sbd.org.br
_version_ 1752126414830698496