Efeitos do pneumoperitônio com ar e CO2 na gasometria de suínos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos,Silvio Luis da Silveira
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Vinha,Joaquim Miguel, Silva,Iandara Schettert, Novaes,Paulo André Costa, Oliveira,Maisse Fernandes, Paula,Georgette Beatriz, Rebelo,Camila Carvalho, Marinho,Marcelo Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Cirúrgica Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-86502003000500010
Resumo: OBJETIVO: O pneumoperitônio produz várias alterações na fisiologia humana. Algumas destas alterações, como hipercapnia e acidose, dependem ou são agravadas com o uso de CO2, tendo maior repercussão em pacientes com problema cardio-respiratório. A necessidade de uma melhor alternativa para insuflação da cavidade; a observação de que as cirurgias abertas, assim como as laparoscópicas com suspensão mecânica, são realizadas na presença de Ar ambiente; e a escassez de trabalhos testando o Ar em substituição ao CO2 para insuflação da cavidade, foram motivos para a realização deste trabalho. MÉTODOS: Vinte (0) suínos anestesiados foram submetidos a pneumoperitônio com 1 hora de duração. Os animais foram distribuídos em 4 grupos de 5 animais: Grupo A1 - Pneumoperitônio de Ar a 10 mmHg; Grupo A - Pneumoperitônio de Ar a 16 mmHg; Grupo B1 - Pneumoperitônio de CO2 a 10 mmHg; Grupo B - Pneumoperitônio de CO2 a 16 mmHg. O pneumoperitônio foi realizado pela técnica aberta com trocater de Hasson. Através de um cateter venoso central colhe-se amostra de sangue para exame de gasometria em 3 momentos. RESULTADOS: A análise da gasometria venosa não revelou alterações significativas entre os grupos em relação a PaO2 e a saturação do O2. Nos Grupos A1, A e B1 não foram observadas alterações no equilíbrio ácido-básico. No Grupo B após uma hora de pneumoperitônio houve nítida tendência a hipercapnia e acidose. CONCLUSÃO: O ar, com a técnica aberta de pneumoperitônio foi uma opção segura para insuflação de cavidade em procedimentos laparoscópicos diagnósticos de suínos.
id SBDPC-1_02b0b35d87e2b5f847765aebc14fd05a
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-86502003000500010
network_acronym_str SBDPC-1
network_name_str Acta Cirúrgica Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Efeitos do pneumoperitônio com ar e CO2 na gasometria de suínosPneumoperitônioGasometriaLaparoscopiaSuínosArOBJETIVO: O pneumoperitônio produz várias alterações na fisiologia humana. Algumas destas alterações, como hipercapnia e acidose, dependem ou são agravadas com o uso de CO2, tendo maior repercussão em pacientes com problema cardio-respiratório. A necessidade de uma melhor alternativa para insuflação da cavidade; a observação de que as cirurgias abertas, assim como as laparoscópicas com suspensão mecânica, são realizadas na presença de Ar ambiente; e a escassez de trabalhos testando o Ar em substituição ao CO2 para insuflação da cavidade, foram motivos para a realização deste trabalho. MÉTODOS: Vinte (0) suínos anestesiados foram submetidos a pneumoperitônio com 1 hora de duração. Os animais foram distribuídos em 4 grupos de 5 animais: Grupo A1 - Pneumoperitônio de Ar a 10 mmHg; Grupo A - Pneumoperitônio de Ar a 16 mmHg; Grupo B1 - Pneumoperitônio de CO2 a 10 mmHg; Grupo B - Pneumoperitônio de CO2 a 16 mmHg. O pneumoperitônio foi realizado pela técnica aberta com trocater de Hasson. Através de um cateter venoso central colhe-se amostra de sangue para exame de gasometria em 3 momentos. RESULTADOS: A análise da gasometria venosa não revelou alterações significativas entre os grupos em relação a PaO2 e a saturação do O2. Nos Grupos A1, A e B1 não foram observadas alterações no equilíbrio ácido-básico. No Grupo B após uma hora de pneumoperitônio houve nítida tendência a hipercapnia e acidose. CONCLUSÃO: O ar, com a técnica aberta de pneumoperitônio foi uma opção segura para insuflação de cavidade em procedimentos laparoscópicos diagnósticos de suínos.Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia2003-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-86502003000500010Acta Cirúrgica Brasileira v.18 n.5 2003reponame:Acta Cirúrgica Brasileira (Online)instname:Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia (SBDPC)instacron:SBDPC10.1590/S0102-86502003000500010info:eu-repo/semantics/openAccessLemos,Silvio Luis da SilveiraVinha,Joaquim MiguelSilva,Iandara SchettertNovaes,Paulo André CostaOliveira,Maisse FernandesPaula,Georgette BeatrizRebelo,Camila CarvalhoMarinho,Marcelo Luizpor2003-10-21T00:00:00Zoai:scielo:S0102-86502003000500010Revistahttps://www.bvs-vet.org.br/vetindex/periodicos/acta-cirurgica-brasileira/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||sgolden@terra.com.br0102-86501678-2674opendoar:2003-10-21T00:00Acta Cirúrgica Brasileira (Online) - Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia (SBDPC)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos do pneumoperitônio com ar e CO2 na gasometria de suínos
title Efeitos do pneumoperitônio com ar e CO2 na gasometria de suínos
spellingShingle Efeitos do pneumoperitônio com ar e CO2 na gasometria de suínos
Lemos,Silvio Luis da Silveira
Pneumoperitônio
Gasometria
Laparoscopia
Suínos
Ar
title_short Efeitos do pneumoperitônio com ar e CO2 na gasometria de suínos
title_full Efeitos do pneumoperitônio com ar e CO2 na gasometria de suínos
title_fullStr Efeitos do pneumoperitônio com ar e CO2 na gasometria de suínos
title_full_unstemmed Efeitos do pneumoperitônio com ar e CO2 na gasometria de suínos
title_sort Efeitos do pneumoperitônio com ar e CO2 na gasometria de suínos
author Lemos,Silvio Luis da Silveira
author_facet Lemos,Silvio Luis da Silveira
Vinha,Joaquim Miguel
Silva,Iandara Schettert
Novaes,Paulo André Costa
Oliveira,Maisse Fernandes
Paula,Georgette Beatriz
Rebelo,Camila Carvalho
Marinho,Marcelo Luiz
author_role author
author2 Vinha,Joaquim Miguel
Silva,Iandara Schettert
Novaes,Paulo André Costa
Oliveira,Maisse Fernandes
Paula,Georgette Beatriz
Rebelo,Camila Carvalho
Marinho,Marcelo Luiz
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos,Silvio Luis da Silveira
Vinha,Joaquim Miguel
Silva,Iandara Schettert
Novaes,Paulo André Costa
Oliveira,Maisse Fernandes
Paula,Georgette Beatriz
Rebelo,Camila Carvalho
Marinho,Marcelo Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Pneumoperitônio
Gasometria
Laparoscopia
Suínos
Ar
topic Pneumoperitônio
Gasometria
Laparoscopia
Suínos
Ar
description OBJETIVO: O pneumoperitônio produz várias alterações na fisiologia humana. Algumas destas alterações, como hipercapnia e acidose, dependem ou são agravadas com o uso de CO2, tendo maior repercussão em pacientes com problema cardio-respiratório. A necessidade de uma melhor alternativa para insuflação da cavidade; a observação de que as cirurgias abertas, assim como as laparoscópicas com suspensão mecânica, são realizadas na presença de Ar ambiente; e a escassez de trabalhos testando o Ar em substituição ao CO2 para insuflação da cavidade, foram motivos para a realização deste trabalho. MÉTODOS: Vinte (0) suínos anestesiados foram submetidos a pneumoperitônio com 1 hora de duração. Os animais foram distribuídos em 4 grupos de 5 animais: Grupo A1 - Pneumoperitônio de Ar a 10 mmHg; Grupo A - Pneumoperitônio de Ar a 16 mmHg; Grupo B1 - Pneumoperitônio de CO2 a 10 mmHg; Grupo B - Pneumoperitônio de CO2 a 16 mmHg. O pneumoperitônio foi realizado pela técnica aberta com trocater de Hasson. Através de um cateter venoso central colhe-se amostra de sangue para exame de gasometria em 3 momentos. RESULTADOS: A análise da gasometria venosa não revelou alterações significativas entre os grupos em relação a PaO2 e a saturação do O2. Nos Grupos A1, A e B1 não foram observadas alterações no equilíbrio ácido-básico. No Grupo B após uma hora de pneumoperitônio houve nítida tendência a hipercapnia e acidose. CONCLUSÃO: O ar, com a técnica aberta de pneumoperitônio foi uma opção segura para insuflação de cavidade em procedimentos laparoscópicos diagnósticos de suínos.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-86502003000500010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-86502003000500010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-86502003000500010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia
dc.source.none.fl_str_mv Acta Cirúrgica Brasileira v.18 n.5 2003
reponame:Acta Cirúrgica Brasileira (Online)
instname:Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia (SBDPC)
instacron:SBDPC
instname_str Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia (SBDPC)
instacron_str SBDPC
institution SBDPC
reponame_str Acta Cirúrgica Brasileira (Online)
collection Acta Cirúrgica Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Cirúrgica Brasileira (Online) - Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia (SBDPC)
repository.mail.fl_str_mv ||sgolden@terra.com.br
_version_ 1752126436861280256