Octreotida no tratamento de fístulas entéricas de ratos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros,Aldo da Cunha
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Melo,Nara Medeiros Cunha de, Macedo,Lidiane Maria de Brito, Medeiros,Ivanildo Coutinho de, Dantas Filho,Antônio Medeiros, Aires Neto,Tertuliano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Cirúrgica Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-86502002000200006
Resumo: Somatostatina e seu análogo sintético octreotida são as drogas mais amplamente utilizadas para tratar fístulas enterocutâneas. Todavia, as evidências suportando seu uso ainda são insuficientes. Objetivo: Investigar os efeitos terapêuticos de octreotida em um modelo experimental de fístula enterocutânea. Métodos: Em trinta ratos machos Wistar com peso 210± 17g foi confeccionada cirurgicamente uma fístula jejunocutânea. Os animais foram aleatoriamente divididos em três grupos de dez. No grupo A, administrou-se uma dose única diária de octreotida (4 mig/kg/peso corporal/SC) enquanto no grupo B injetou-se por via SC solução salina a 0,9% em quantidade idêntica à utilizada para veicular octreotida. O grupo C serviu de controle. Os roedores foram inspecionados a respeito do volume diário do débito das fístulas, tempo necessário para sua cicatrização espontânea, avaliação clínico-bioquímica, hematológica e nutricional. Resultados: Os ratos tratados com octreotida não tiveram significantes alterações clínico-bioquímicas ou ponderais quando comparados ao controle (sem fístula) e cicatrizaram as fístulas espontaneamente em um tempo significativamente menor (3,8 ± 1,6 dias) que os do grupo B (15,3 ± 4,5 dias) (p < 0,05). No grupo B verificou-se queda ponderal média de 60% ao final da pesquisa, com 40% dos animais exibindo caquexia, anemia, hipoglobulinemia e hipoalbuminemia. Conclusão: A octreotida foi superior ao placebo e permitem afirmar que, segundo as estritas condições do experimento, o fármaco foi eficaz na cicatrização de fístulas enterocutâneas não complicadas de ratos.
id SBDPC-1_877aab3a7b1c8fbc392d08ef6886709c
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-86502002000200006
network_acronym_str SBDPC-1
network_name_str Acta Cirúrgica Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Octreotida no tratamento de fístulas entéricas de ratosOctreotidaSomatostatinaFístula intestinalFístula cutâneaSomatostatina e seu análogo sintético octreotida são as drogas mais amplamente utilizadas para tratar fístulas enterocutâneas. Todavia, as evidências suportando seu uso ainda são insuficientes. Objetivo: Investigar os efeitos terapêuticos de octreotida em um modelo experimental de fístula enterocutânea. Métodos: Em trinta ratos machos Wistar com peso 210± 17g foi confeccionada cirurgicamente uma fístula jejunocutânea. Os animais foram aleatoriamente divididos em três grupos de dez. No grupo A, administrou-se uma dose única diária de octreotida (4 mig/kg/peso corporal/SC) enquanto no grupo B injetou-se por via SC solução salina a 0,9% em quantidade idêntica à utilizada para veicular octreotida. O grupo C serviu de controle. Os roedores foram inspecionados a respeito do volume diário do débito das fístulas, tempo necessário para sua cicatrização espontânea, avaliação clínico-bioquímica, hematológica e nutricional. Resultados: Os ratos tratados com octreotida não tiveram significantes alterações clínico-bioquímicas ou ponderais quando comparados ao controle (sem fístula) e cicatrizaram as fístulas espontaneamente em um tempo significativamente menor (3,8 ± 1,6 dias) que os do grupo B (15,3 ± 4,5 dias) (p < 0,05). No grupo B verificou-se queda ponderal média de 60% ao final da pesquisa, com 40% dos animais exibindo caquexia, anemia, hipoglobulinemia e hipoalbuminemia. Conclusão: A octreotida foi superior ao placebo e permitem afirmar que, segundo as estritas condições do experimento, o fármaco foi eficaz na cicatrização de fístulas enterocutâneas não complicadas de ratos.Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia2002-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-86502002000200006Acta Cirúrgica Brasileira v.17 n.2 2002reponame:Acta Cirúrgica Brasileira (Online)instname:Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia (SBDPC)instacron:SBDPC10.1590/S0102-86502002000200006info:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros,Aldo da CunhaMelo,Nara Medeiros Cunha deMacedo,Lidiane Maria de BritoMedeiros,Ivanildo Coutinho deDantas Filho,Antônio MedeirosAires Neto,Tertulianopor2002-06-05T00:00:00Zoai:scielo:S0102-86502002000200006Revistahttps://www.bvs-vet.org.br/vetindex/periodicos/acta-cirurgica-brasileira/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||sgolden@terra.com.br0102-86501678-2674opendoar:2002-06-05T00:00Acta Cirúrgica Brasileira (Online) - Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia (SBDPC)false
dc.title.none.fl_str_mv Octreotida no tratamento de fístulas entéricas de ratos
title Octreotida no tratamento de fístulas entéricas de ratos
spellingShingle Octreotida no tratamento de fístulas entéricas de ratos
Medeiros,Aldo da Cunha
Octreotida
Somatostatina
Fístula intestinal
Fístula cutânea
title_short Octreotida no tratamento de fístulas entéricas de ratos
title_full Octreotida no tratamento de fístulas entéricas de ratos
title_fullStr Octreotida no tratamento de fístulas entéricas de ratos
title_full_unstemmed Octreotida no tratamento de fístulas entéricas de ratos
title_sort Octreotida no tratamento de fístulas entéricas de ratos
author Medeiros,Aldo da Cunha
author_facet Medeiros,Aldo da Cunha
Melo,Nara Medeiros Cunha de
Macedo,Lidiane Maria de Brito
Medeiros,Ivanildo Coutinho de
Dantas Filho,Antônio Medeiros
Aires Neto,Tertuliano
author_role author
author2 Melo,Nara Medeiros Cunha de
Macedo,Lidiane Maria de Brito
Medeiros,Ivanildo Coutinho de
Dantas Filho,Antônio Medeiros
Aires Neto,Tertuliano
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros,Aldo da Cunha
Melo,Nara Medeiros Cunha de
Macedo,Lidiane Maria de Brito
Medeiros,Ivanildo Coutinho de
Dantas Filho,Antônio Medeiros
Aires Neto,Tertuliano
dc.subject.por.fl_str_mv Octreotida
Somatostatina
Fístula intestinal
Fístula cutânea
topic Octreotida
Somatostatina
Fístula intestinal
Fístula cutânea
description Somatostatina e seu análogo sintético octreotida são as drogas mais amplamente utilizadas para tratar fístulas enterocutâneas. Todavia, as evidências suportando seu uso ainda são insuficientes. Objetivo: Investigar os efeitos terapêuticos de octreotida em um modelo experimental de fístula enterocutânea. Métodos: Em trinta ratos machos Wistar com peso 210± 17g foi confeccionada cirurgicamente uma fístula jejunocutânea. Os animais foram aleatoriamente divididos em três grupos de dez. No grupo A, administrou-se uma dose única diária de octreotida (4 mig/kg/peso corporal/SC) enquanto no grupo B injetou-se por via SC solução salina a 0,9% em quantidade idêntica à utilizada para veicular octreotida. O grupo C serviu de controle. Os roedores foram inspecionados a respeito do volume diário do débito das fístulas, tempo necessário para sua cicatrização espontânea, avaliação clínico-bioquímica, hematológica e nutricional. Resultados: Os ratos tratados com octreotida não tiveram significantes alterações clínico-bioquímicas ou ponderais quando comparados ao controle (sem fístula) e cicatrizaram as fístulas espontaneamente em um tempo significativamente menor (3,8 ± 1,6 dias) que os do grupo B (15,3 ± 4,5 dias) (p < 0,05). No grupo B verificou-se queda ponderal média de 60% ao final da pesquisa, com 40% dos animais exibindo caquexia, anemia, hipoglobulinemia e hipoalbuminemia. Conclusão: A octreotida foi superior ao placebo e permitem afirmar que, segundo as estritas condições do experimento, o fármaco foi eficaz na cicatrização de fístulas enterocutâneas não complicadas de ratos.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-86502002000200006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-86502002000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-86502002000200006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia
dc.source.none.fl_str_mv Acta Cirúrgica Brasileira v.17 n.2 2002
reponame:Acta Cirúrgica Brasileira (Online)
instname:Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia (SBDPC)
instacron:SBDPC
instname_str Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia (SBDPC)
instacron_str SBDPC
institution SBDPC
reponame_str Acta Cirúrgica Brasileira (Online)
collection Acta Cirúrgica Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Cirúrgica Brasileira (Online) - Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia (SBDPC)
repository.mail.fl_str_mv ||sgolden@terra.com.br
_version_ 1752126435992010752