Efeito da N-acetilcisteína no pulmão após isquemia hepática em ratos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salim,Cláudio Sérgio
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Montero,Edna Frasson de Souza, Simões,Manoel de Jesus, Abrahão,Marcos de Souza, Ramalho,Carlos Eduardo Benetti, Fagundes,Djalma José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Cirúrgica Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-86502002000300005
Resumo: Na síndrome de isquemia e reperfusão os pulmões podem ser alvo de lesão a distância como nos casos de choque, trauma ou ainda nos casos de transplante hepático. Objetivo: Avaliar o efeito protetor da N-acetilcisteína (NAC) sobre os pulmões após isquemia hepática. Métodos: Foram utilizados 12 ratos, machos, linhagem EPM-1 Wistar, separados aleatoriamente em dois grupos com seis animais (controle e experimento). Os animais de ambos os grupos foram submetidos à anestesia com cloridrato de quetamina e cloridrato de xilazina. Realizou-se a incisão mediana longitudinal, identificação do hilo hepático e da veia cava caudal. Quinze minutos antes do clampeamento injetou-se solução glicosada a 5% no grupo controle e NAC diluída em solução glicosada a 5% no grupo experimento. Os animais foram mantidos em isquemia hepática durante 30 minutos, sendo em seguida realizada toracotomia e remoção cirúrgica dos pulmões para avaliação histológica com coloração pela hematoxilina-eosina. Resultados: A análise dos cortes do parênquima pulmonar mostrou semelhança nos dois grupos estudados, ocorrendo colapso alveolar, infiltrado neutrofílico, congestão vascular e áreas hemorrágicas, compatíveis com a repercussão sistêmica da isquemia hepática. Conclusão: A NAC não modifica a lesão pulmonar decorrente da isquemia, à microscopia óptica.
id SBDPC-1_caccac189798eb56099af0e571b9597c
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-86502002000300005
network_acronym_str SBDPC-1
network_name_str Acta Cirúrgica Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Efeito da N-acetilcisteína no pulmão após isquemia hepática em ratosFígadoPulmãoIsquemiaReperfusãoAntioxidantesRatosNa síndrome de isquemia e reperfusão os pulmões podem ser alvo de lesão a distância como nos casos de choque, trauma ou ainda nos casos de transplante hepático. Objetivo: Avaliar o efeito protetor da N-acetilcisteína (NAC) sobre os pulmões após isquemia hepática. Métodos: Foram utilizados 12 ratos, machos, linhagem EPM-1 Wistar, separados aleatoriamente em dois grupos com seis animais (controle e experimento). Os animais de ambos os grupos foram submetidos à anestesia com cloridrato de quetamina e cloridrato de xilazina. Realizou-se a incisão mediana longitudinal, identificação do hilo hepático e da veia cava caudal. Quinze minutos antes do clampeamento injetou-se solução glicosada a 5% no grupo controle e NAC diluída em solução glicosada a 5% no grupo experimento. Os animais foram mantidos em isquemia hepática durante 30 minutos, sendo em seguida realizada toracotomia e remoção cirúrgica dos pulmões para avaliação histológica com coloração pela hematoxilina-eosina. Resultados: A análise dos cortes do parênquima pulmonar mostrou semelhança nos dois grupos estudados, ocorrendo colapso alveolar, infiltrado neutrofílico, congestão vascular e áreas hemorrágicas, compatíveis com a repercussão sistêmica da isquemia hepática. Conclusão: A NAC não modifica a lesão pulmonar decorrente da isquemia, à microscopia óptica.Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia2002-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-86502002000300005Acta Cirúrgica Brasileira v.17 n.3 2002reponame:Acta Cirúrgica Brasileira (Online)instname:Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia (SBDPC)instacron:SBDPC10.1590/S0102-86502002000300005info:eu-repo/semantics/openAccessSalim,Cláudio SérgioMontero,Edna Frasson de SouzaSimões,Manoel de JesusAbrahão,Marcos de SouzaRamalho,Carlos Eduardo BenettiFagundes,Djalma Josépor2002-07-01T00:00:00Zoai:scielo:S0102-86502002000300005Revistahttps://www.bvs-vet.org.br/vetindex/periodicos/acta-cirurgica-brasileira/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||sgolden@terra.com.br0102-86501678-2674opendoar:2002-07-01T00:00Acta Cirúrgica Brasileira (Online) - Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia (SBDPC)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito da N-acetilcisteína no pulmão após isquemia hepática em ratos
title Efeito da N-acetilcisteína no pulmão após isquemia hepática em ratos
spellingShingle Efeito da N-acetilcisteína no pulmão após isquemia hepática em ratos
Salim,Cláudio Sérgio
Fígado
Pulmão
Isquemia
Reperfusão
Antioxidantes
Ratos
title_short Efeito da N-acetilcisteína no pulmão após isquemia hepática em ratos
title_full Efeito da N-acetilcisteína no pulmão após isquemia hepática em ratos
title_fullStr Efeito da N-acetilcisteína no pulmão após isquemia hepática em ratos
title_full_unstemmed Efeito da N-acetilcisteína no pulmão após isquemia hepática em ratos
title_sort Efeito da N-acetilcisteína no pulmão após isquemia hepática em ratos
author Salim,Cláudio Sérgio
author_facet Salim,Cláudio Sérgio
Montero,Edna Frasson de Souza
Simões,Manoel de Jesus
Abrahão,Marcos de Souza
Ramalho,Carlos Eduardo Benetti
Fagundes,Djalma José
author_role author
author2 Montero,Edna Frasson de Souza
Simões,Manoel de Jesus
Abrahão,Marcos de Souza
Ramalho,Carlos Eduardo Benetti
Fagundes,Djalma José
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salim,Cláudio Sérgio
Montero,Edna Frasson de Souza
Simões,Manoel de Jesus
Abrahão,Marcos de Souza
Ramalho,Carlos Eduardo Benetti
Fagundes,Djalma José
dc.subject.por.fl_str_mv Fígado
Pulmão
Isquemia
Reperfusão
Antioxidantes
Ratos
topic Fígado
Pulmão
Isquemia
Reperfusão
Antioxidantes
Ratos
description Na síndrome de isquemia e reperfusão os pulmões podem ser alvo de lesão a distância como nos casos de choque, trauma ou ainda nos casos de transplante hepático. Objetivo: Avaliar o efeito protetor da N-acetilcisteína (NAC) sobre os pulmões após isquemia hepática. Métodos: Foram utilizados 12 ratos, machos, linhagem EPM-1 Wistar, separados aleatoriamente em dois grupos com seis animais (controle e experimento). Os animais de ambos os grupos foram submetidos à anestesia com cloridrato de quetamina e cloridrato de xilazina. Realizou-se a incisão mediana longitudinal, identificação do hilo hepático e da veia cava caudal. Quinze minutos antes do clampeamento injetou-se solução glicosada a 5% no grupo controle e NAC diluída em solução glicosada a 5% no grupo experimento. Os animais foram mantidos em isquemia hepática durante 30 minutos, sendo em seguida realizada toracotomia e remoção cirúrgica dos pulmões para avaliação histológica com coloração pela hematoxilina-eosina. Resultados: A análise dos cortes do parênquima pulmonar mostrou semelhança nos dois grupos estudados, ocorrendo colapso alveolar, infiltrado neutrofílico, congestão vascular e áreas hemorrágicas, compatíveis com a repercussão sistêmica da isquemia hepática. Conclusão: A NAC não modifica a lesão pulmonar decorrente da isquemia, à microscopia óptica.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-86502002000300005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-86502002000300005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-86502002000300005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia
dc.source.none.fl_str_mv Acta Cirúrgica Brasileira v.17 n.3 2002
reponame:Acta Cirúrgica Brasileira (Online)
instname:Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia (SBDPC)
instacron:SBDPC
instname_str Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia (SBDPC)
instacron_str SBDPC
institution SBDPC
reponame_str Acta Cirúrgica Brasileira (Online)
collection Acta Cirúrgica Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Cirúrgica Brasileira (Online) - Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia (SBDPC)
repository.mail.fl_str_mv ||sgolden@terra.com.br
_version_ 1752126436254154752