Insetos fitófagos associados ao murici da praia, Byrsonima sericea (Malpighiaceae), na Restinga de Jurubatiba (RJ)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flinte,Vivian
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Araujo,Cristina Oliveira, Macedo,Margarete Valverde de, Monteiro,Ricardo Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de entomologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0085-56262006000400012
Resumo: Este trabalho teve como objetivos descrever a composição de espécies de insetos fitófagos associados ao murici da praia, Byrsonima sericea (Malpighiaceae), no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba (RJ, Brasil) e estudar sua distribuição, sua abundância e alguns aspectos de seu comportamento. Durante 14 meses, de abril de 2003 a maio de 2004, foram vistoriadas bimestralmente 120 plantas, enquanto observações sobre a entomofauna associada a essa planta vêm sendo feitas desde novembro de 2000. Foram encontradas, ao todo, 45 espécies de insetos associadas, sendo 20 de lepidópteros exofíticos, 17 de coleópteros exofíticos, quatro de minadores e quatro de galhadores. Lius sp. (Buprestidae), um besouro minador de folhas, foi a espécie mais abundante e freqüente em B. sericea, seguido pela lagarta Gonioterma indecora (Elachistidae). A comparação entre as lagartas de Lepidoptera associadas a B. sericea na restinga com outras espécies de Byrsonima do cerrado mostrou uma baixa similaridade de insetos destas com B. sericea e uma menor riqueza nesta espécie. Tanto as lagartas de Lepidoptera como os minadores apresentaram seu pico de abundância entre os meses de junho e agosto, precedendo o pico de plantas com folhas novas, enquanto a abundância dos besouros exofíticos aumentou simultaneamente ao brotamento de folhas novas. São discutidas as possíveis causas para os padrões de distribuição temporal observados, bem como descrições de aspectos ecológicos das principais espécies identificadas associadas a B. sericea.
id SBE-1_cf2a20185b2f96078eb31f61088cbfee
oai_identifier_str oai:scielo:S0085-56262006000400012
network_acronym_str SBE-1
network_name_str Revista brasileira de entomologia (Online)
repository_id_str
spelling Insetos fitófagos associados ao murici da praia, Byrsonima sericea (Malpighiaceae), na Restinga de Jurubatiba (RJ)Gonioterma indecorainteração inseto-plantaplanta hospedeirariqueza de espéciessazonalidadeEste trabalho teve como objetivos descrever a composição de espécies de insetos fitófagos associados ao murici da praia, Byrsonima sericea (Malpighiaceae), no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba (RJ, Brasil) e estudar sua distribuição, sua abundância e alguns aspectos de seu comportamento. Durante 14 meses, de abril de 2003 a maio de 2004, foram vistoriadas bimestralmente 120 plantas, enquanto observações sobre a entomofauna associada a essa planta vêm sendo feitas desde novembro de 2000. Foram encontradas, ao todo, 45 espécies de insetos associadas, sendo 20 de lepidópteros exofíticos, 17 de coleópteros exofíticos, quatro de minadores e quatro de galhadores. Lius sp. (Buprestidae), um besouro minador de folhas, foi a espécie mais abundante e freqüente em B. sericea, seguido pela lagarta Gonioterma indecora (Elachistidae). A comparação entre as lagartas de Lepidoptera associadas a B. sericea na restinga com outras espécies de Byrsonima do cerrado mostrou uma baixa similaridade de insetos destas com B. sericea e uma menor riqueza nesta espécie. Tanto as lagartas de Lepidoptera como os minadores apresentaram seu pico de abundância entre os meses de junho e agosto, precedendo o pico de plantas com folhas novas, enquanto a abundância dos besouros exofíticos aumentou simultaneamente ao brotamento de folhas novas. São discutidas as possíveis causas para os padrões de distribuição temporal observados, bem como descrições de aspectos ecológicos das principais espécies identificadas associadas a B. sericea.Sociedade Brasileira De Entomologia2006-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0085-56262006000400012Revista Brasileira de Entomologia v.50 n.4 2006reponame:Revista brasileira de entomologia (Online)instname:Sociedade Brasileira De Entomologia (SBE)instacron:SBE10.1590/S0085-56262006000400012info:eu-repo/semantics/openAccessFlinte,VivianAraujo,Cristina OliveiraMacedo,Margarete Valverde deMonteiro,Ricardo Ferreirapor2007-01-30T00:00:00Zoai:scielo:S0085-56262006000400012Revistahttp://www.rbentomologia.com/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||sbe@ufpr.br1806-96650085-5626opendoar:2007-01-30T00:00Revista brasileira de entomologia (Online) - Sociedade Brasileira De Entomologia (SBE)false
dc.title.none.fl_str_mv Insetos fitófagos associados ao murici da praia, Byrsonima sericea (Malpighiaceae), na Restinga de Jurubatiba (RJ)
title Insetos fitófagos associados ao murici da praia, Byrsonima sericea (Malpighiaceae), na Restinga de Jurubatiba (RJ)
spellingShingle Insetos fitófagos associados ao murici da praia, Byrsonima sericea (Malpighiaceae), na Restinga de Jurubatiba (RJ)
Flinte,Vivian
Gonioterma indecora
interação inseto-planta
planta hospedeira
riqueza de espécies
sazonalidade
title_short Insetos fitófagos associados ao murici da praia, Byrsonima sericea (Malpighiaceae), na Restinga de Jurubatiba (RJ)
title_full Insetos fitófagos associados ao murici da praia, Byrsonima sericea (Malpighiaceae), na Restinga de Jurubatiba (RJ)
title_fullStr Insetos fitófagos associados ao murici da praia, Byrsonima sericea (Malpighiaceae), na Restinga de Jurubatiba (RJ)
title_full_unstemmed Insetos fitófagos associados ao murici da praia, Byrsonima sericea (Malpighiaceae), na Restinga de Jurubatiba (RJ)
title_sort Insetos fitófagos associados ao murici da praia, Byrsonima sericea (Malpighiaceae), na Restinga de Jurubatiba (RJ)
author Flinte,Vivian
author_facet Flinte,Vivian
Araujo,Cristina Oliveira
Macedo,Margarete Valverde de
Monteiro,Ricardo Ferreira
author_role author
author2 Araujo,Cristina Oliveira
Macedo,Margarete Valverde de
Monteiro,Ricardo Ferreira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Flinte,Vivian
Araujo,Cristina Oliveira
Macedo,Margarete Valverde de
Monteiro,Ricardo Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Gonioterma indecora
interação inseto-planta
planta hospedeira
riqueza de espécies
sazonalidade
topic Gonioterma indecora
interação inseto-planta
planta hospedeira
riqueza de espécies
sazonalidade
description Este trabalho teve como objetivos descrever a composição de espécies de insetos fitófagos associados ao murici da praia, Byrsonima sericea (Malpighiaceae), no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba (RJ, Brasil) e estudar sua distribuição, sua abundância e alguns aspectos de seu comportamento. Durante 14 meses, de abril de 2003 a maio de 2004, foram vistoriadas bimestralmente 120 plantas, enquanto observações sobre a entomofauna associada a essa planta vêm sendo feitas desde novembro de 2000. Foram encontradas, ao todo, 45 espécies de insetos associadas, sendo 20 de lepidópteros exofíticos, 17 de coleópteros exofíticos, quatro de minadores e quatro de galhadores. Lius sp. (Buprestidae), um besouro minador de folhas, foi a espécie mais abundante e freqüente em B. sericea, seguido pela lagarta Gonioterma indecora (Elachistidae). A comparação entre as lagartas de Lepidoptera associadas a B. sericea na restinga com outras espécies de Byrsonima do cerrado mostrou uma baixa similaridade de insetos destas com B. sericea e uma menor riqueza nesta espécie. Tanto as lagartas de Lepidoptera como os minadores apresentaram seu pico de abundância entre os meses de junho e agosto, precedendo o pico de plantas com folhas novas, enquanto a abundância dos besouros exofíticos aumentou simultaneamente ao brotamento de folhas novas. São discutidas as possíveis causas para os padrões de distribuição temporal observados, bem como descrições de aspectos ecológicos das principais espécies identificadas associadas a B. sericea.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0085-56262006000400012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0085-56262006000400012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0085-56262006000400012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira De Entomologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira De Entomologia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Entomologia v.50 n.4 2006
reponame:Revista brasileira de entomologia (Online)
instname:Sociedade Brasileira De Entomologia (SBE)
instacron:SBE
instname_str Sociedade Brasileira De Entomologia (SBE)
instacron_str SBE
institution SBE
reponame_str Revista brasileira de entomologia (Online)
collection Revista brasileira de entomologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de entomologia (Online) - Sociedade Brasileira De Entomologia (SBE)
repository.mail.fl_str_mv ||sbe@ufpr.br
_version_ 1752126457145982976