Variabilidade espacial da umidade de um Latossolo Vermelho-Amarelo sob plantio direto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio,Fabrício de M. T.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Ferreira,Mozart M., Oliveira,Marcelo S. de, Almeida,Alberto C., José,Marcos R.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Engenharia Agrícola
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69162010000500008
Resumo: O estudo da dependência espacial de atributos do solo é importante para aprimorar as práticas de manejo e de amostragem. Este trabalho teve o objetivo de estudar a variabilidade espacial da umidade de um Latossolo Vermelho-Amarelo sob plantio direto, cultivado com milho, e sua relação com o carbono orgânico total do solo, macroporosidade e microporosidade. A pesquisa foi conduzida em uma área localizada no município de Lavras - MG. Na avaliação dos atributos do solo, foi delineada uma malha experimental com dimensões iguais a 90 x 90 m (0,81 ha de área), com espaçamento entre os pontos de amostragem de 15 x 15 m. Para obter maior detalhamento da dependência espacial dos dados, realizou-se a implantação de mais duas malhas (zoom) dentro de um quadrante da grande malha, totalizando 73 pontos de leitura. A umidade do solo em base volume (cm³ cm-3) foi determinada in situ em duas datas, utilizando-se de um equipamento de TDR. Por meio da análise dos dados das duas datas pela Estatística Clássica, observaram-se coeficientes de variação médios para a umidade do solo. Obteve-se um semivariograma com efeito pepita puro quando o solo se apresentou mais úmido, indicando a ausência total de estruturação nestas condições. Já para o solo mais seco, ajustou-se o modelo exponencial ao semivariograma, o qual mostrou moderada dependência espacial e alcance de 75 m. Verificou-se que a associação entre a umidade do solo e o carbono orgânico aumentou na condição de solo mais seco.
id SBEA-1_3d6f0451fa78e427a39dc172defbd387
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-69162010000500008
network_acronym_str SBEA-1
network_name_str Engenharia Agrícola
repository_id_str
spelling Variabilidade espacial da umidade de um Latossolo Vermelho-Amarelo sob plantio diretogeoestatísticamanejo do soloreflectometria no domínio do tempoO estudo da dependência espacial de atributos do solo é importante para aprimorar as práticas de manejo e de amostragem. Este trabalho teve o objetivo de estudar a variabilidade espacial da umidade de um Latossolo Vermelho-Amarelo sob plantio direto, cultivado com milho, e sua relação com o carbono orgânico total do solo, macroporosidade e microporosidade. A pesquisa foi conduzida em uma área localizada no município de Lavras - MG. Na avaliação dos atributos do solo, foi delineada uma malha experimental com dimensões iguais a 90 x 90 m (0,81 ha de área), com espaçamento entre os pontos de amostragem de 15 x 15 m. Para obter maior detalhamento da dependência espacial dos dados, realizou-se a implantação de mais duas malhas (zoom) dentro de um quadrante da grande malha, totalizando 73 pontos de leitura. A umidade do solo em base volume (cm³ cm-3) foi determinada in situ em duas datas, utilizando-se de um equipamento de TDR. Por meio da análise dos dados das duas datas pela Estatística Clássica, observaram-se coeficientes de variação médios para a umidade do solo. Obteve-se um semivariograma com efeito pepita puro quando o solo se apresentou mais úmido, indicando a ausência total de estruturação nestas condições. Já para o solo mais seco, ajustou-se o modelo exponencial ao semivariograma, o qual mostrou moderada dependência espacial e alcance de 75 m. Verificou-se que a associação entre a umidade do solo e o carbono orgânico aumentou na condição de solo mais seco.Associação Brasileira de Engenharia Agrícola2010-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69162010000500008Engenharia Agrícola v.30 n.5 2010reponame:Engenharia Agrícolainstname:Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA)instacron:SBEA10.1590/S0100-69162010000500008info:eu-repo/semantics/openAccessSampaio,Fabrício de M. T.Ferreira,Mozart M.Oliveira,Marcelo S. deAlmeida,Alberto C.José,Marcos R.por2010-11-12T00:00:00Zoai:scielo:S0100-69162010000500008Revistahttp://www.engenhariaagricola.org.br/ORGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistasbea@sbea.org.br||sbea@sbea.org.br1809-44300100-6916opendoar:2010-11-12T00:00Engenharia Agrícola - Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA)false
dc.title.none.fl_str_mv Variabilidade espacial da umidade de um Latossolo Vermelho-Amarelo sob plantio direto
title Variabilidade espacial da umidade de um Latossolo Vermelho-Amarelo sob plantio direto
spellingShingle Variabilidade espacial da umidade de um Latossolo Vermelho-Amarelo sob plantio direto
Sampaio,Fabrício de M. T.
geoestatística
manejo do solo
reflectometria no domínio do tempo
title_short Variabilidade espacial da umidade de um Latossolo Vermelho-Amarelo sob plantio direto
title_full Variabilidade espacial da umidade de um Latossolo Vermelho-Amarelo sob plantio direto
title_fullStr Variabilidade espacial da umidade de um Latossolo Vermelho-Amarelo sob plantio direto
title_full_unstemmed Variabilidade espacial da umidade de um Latossolo Vermelho-Amarelo sob plantio direto
title_sort Variabilidade espacial da umidade de um Latossolo Vermelho-Amarelo sob plantio direto
author Sampaio,Fabrício de M. T.
author_facet Sampaio,Fabrício de M. T.
Ferreira,Mozart M.
Oliveira,Marcelo S. de
Almeida,Alberto C.
José,Marcos R.
author_role author
author2 Ferreira,Mozart M.
Oliveira,Marcelo S. de
Almeida,Alberto C.
José,Marcos R.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio,Fabrício de M. T.
Ferreira,Mozart M.
Oliveira,Marcelo S. de
Almeida,Alberto C.
José,Marcos R.
dc.subject.por.fl_str_mv geoestatística
manejo do solo
reflectometria no domínio do tempo
topic geoestatística
manejo do solo
reflectometria no domínio do tempo
description O estudo da dependência espacial de atributos do solo é importante para aprimorar as práticas de manejo e de amostragem. Este trabalho teve o objetivo de estudar a variabilidade espacial da umidade de um Latossolo Vermelho-Amarelo sob plantio direto, cultivado com milho, e sua relação com o carbono orgânico total do solo, macroporosidade e microporosidade. A pesquisa foi conduzida em uma área localizada no município de Lavras - MG. Na avaliação dos atributos do solo, foi delineada uma malha experimental com dimensões iguais a 90 x 90 m (0,81 ha de área), com espaçamento entre os pontos de amostragem de 15 x 15 m. Para obter maior detalhamento da dependência espacial dos dados, realizou-se a implantação de mais duas malhas (zoom) dentro de um quadrante da grande malha, totalizando 73 pontos de leitura. A umidade do solo em base volume (cm³ cm-3) foi determinada in situ em duas datas, utilizando-se de um equipamento de TDR. Por meio da análise dos dados das duas datas pela Estatística Clássica, observaram-se coeficientes de variação médios para a umidade do solo. Obteve-se um semivariograma com efeito pepita puro quando o solo se apresentou mais úmido, indicando a ausência total de estruturação nestas condições. Já para o solo mais seco, ajustou-se o modelo exponencial ao semivariograma, o qual mostrou moderada dependência espacial e alcance de 75 m. Verificou-se que a associação entre a umidade do solo e o carbono orgânico aumentou na condição de solo mais seco.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69162010000500008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69162010000500008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-69162010000500008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia Agrícola
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia Agrícola
dc.source.none.fl_str_mv Engenharia Agrícola v.30 n.5 2010
reponame:Engenharia Agrícola
instname:Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA)
instacron:SBEA
instname_str Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA)
instacron_str SBEA
institution SBEA
reponame_str Engenharia Agrícola
collection Engenharia Agrícola
repository.name.fl_str_mv Engenharia Agrícola - Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA)
repository.mail.fl_str_mv revistasbea@sbea.org.br||sbea@sbea.org.br
_version_ 1752126269929029632