Agricultura de precisão: particularidades de sua adoção no sudoeste de Goiás – Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares Filho,Romeu
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: da Cunha,João P. A. R
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Engenharia Agrícola
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69162015000400689
Resumo: RESUMO A agricultura de precisão tem nos solos do Cerrado Brasileiro um perfeito campo para seu desenvolvimento. Há, entretanto, na região, carência de informações sobre o estado da arte desta nova técnica, já em uso por alguns produtores rurais. Com isso, objetiva-se com este trabalho realizar a análise da adoção e da utilização desta tecnologia na região sudoeste do Estado de Goiás, com informações reais da intensidade e da forma de uso e das condicionantes de sua adoção. Para tanto, foi aplicado um questionário a produtores que utilizavam de alguma forma a agricultura de precisão, analisando os problemas enfrentados com a tecnologia, as fontes de informação e as dificuldades encontradas pelos produtores. Para amostragem, foi utilizado o método não probabilístico, uma vez que a população não era conhecida. Os dados foram submetidos à análise estatística descritiva; e os resultados, apresentados na forma de gráficos. A técnica de agricultura de precisão na região está em fase inicial de adoção. Tem-se na amostragem do solo em grade e adubação a lanço, em taxa variada, as tecnologias mais empregadas. O uso de sensores e a irrigação de precisão são tecnologias ainda ausentes. Os principais obstáculos são carência de mão de obra especializada e elevados custos dos equipamentos.
id SBEA-1_463ab087db966216767d6ae8ecccd402
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-69162015000400689
network_acronym_str SBEA-1
network_name_str Engenharia Agrícola
repository_id_str
spelling Agricultura de precisão: particularidades de sua adoção no sudoeste de Goiás – Brasiltecnologia agropecuáriamecanização agrícoladistribuidores a lançoRESUMO A agricultura de precisão tem nos solos do Cerrado Brasileiro um perfeito campo para seu desenvolvimento. Há, entretanto, na região, carência de informações sobre o estado da arte desta nova técnica, já em uso por alguns produtores rurais. Com isso, objetiva-se com este trabalho realizar a análise da adoção e da utilização desta tecnologia na região sudoeste do Estado de Goiás, com informações reais da intensidade e da forma de uso e das condicionantes de sua adoção. Para tanto, foi aplicado um questionário a produtores que utilizavam de alguma forma a agricultura de precisão, analisando os problemas enfrentados com a tecnologia, as fontes de informação e as dificuldades encontradas pelos produtores. Para amostragem, foi utilizado o método não probabilístico, uma vez que a população não era conhecida. Os dados foram submetidos à análise estatística descritiva; e os resultados, apresentados na forma de gráficos. A técnica de agricultura de precisão na região está em fase inicial de adoção. Tem-se na amostragem do solo em grade e adubação a lanço, em taxa variada, as tecnologias mais empregadas. O uso de sensores e a irrigação de precisão são tecnologias ainda ausentes. Os principais obstáculos são carência de mão de obra especializada e elevados custos dos equipamentos.Associação Brasileira de Engenharia Agrícola2015-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69162015000400689Engenharia Agrícola v.35 n.4 2015reponame:Engenharia Agrícolainstname:Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA)instacron:SBEA10.1590/1809-4430-Eng.Agric.v35n4p689-698/2015info:eu-repo/semantics/openAccessSoares Filho,Romeuda Cunha,João P. A. Rpor2016-07-20T00:00:00Zoai:scielo:S0100-69162015000400689Revistahttp://www.engenhariaagricola.org.br/ORGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistasbea@sbea.org.br||sbea@sbea.org.br1809-44300100-6916opendoar:2016-07-20T00:00Engenharia Agrícola - Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA)false
dc.title.none.fl_str_mv Agricultura de precisão: particularidades de sua adoção no sudoeste de Goiás – Brasil
title Agricultura de precisão: particularidades de sua adoção no sudoeste de Goiás – Brasil
spellingShingle Agricultura de precisão: particularidades de sua adoção no sudoeste de Goiás – Brasil
Soares Filho,Romeu
tecnologia agropecuária
mecanização agrícola
distribuidores a lanço
title_short Agricultura de precisão: particularidades de sua adoção no sudoeste de Goiás – Brasil
title_full Agricultura de precisão: particularidades de sua adoção no sudoeste de Goiás – Brasil
title_fullStr Agricultura de precisão: particularidades de sua adoção no sudoeste de Goiás – Brasil
title_full_unstemmed Agricultura de precisão: particularidades de sua adoção no sudoeste de Goiás – Brasil
title_sort Agricultura de precisão: particularidades de sua adoção no sudoeste de Goiás – Brasil
author Soares Filho,Romeu
author_facet Soares Filho,Romeu
da Cunha,João P. A. R
author_role author
author2 da Cunha,João P. A. R
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares Filho,Romeu
da Cunha,João P. A. R
dc.subject.por.fl_str_mv tecnologia agropecuária
mecanização agrícola
distribuidores a lanço
topic tecnologia agropecuária
mecanização agrícola
distribuidores a lanço
description RESUMO A agricultura de precisão tem nos solos do Cerrado Brasileiro um perfeito campo para seu desenvolvimento. Há, entretanto, na região, carência de informações sobre o estado da arte desta nova técnica, já em uso por alguns produtores rurais. Com isso, objetiva-se com este trabalho realizar a análise da adoção e da utilização desta tecnologia na região sudoeste do Estado de Goiás, com informações reais da intensidade e da forma de uso e das condicionantes de sua adoção. Para tanto, foi aplicado um questionário a produtores que utilizavam de alguma forma a agricultura de precisão, analisando os problemas enfrentados com a tecnologia, as fontes de informação e as dificuldades encontradas pelos produtores. Para amostragem, foi utilizado o método não probabilístico, uma vez que a população não era conhecida. Os dados foram submetidos à análise estatística descritiva; e os resultados, apresentados na forma de gráficos. A técnica de agricultura de precisão na região está em fase inicial de adoção. Tem-se na amostragem do solo em grade e adubação a lanço, em taxa variada, as tecnologias mais empregadas. O uso de sensores e a irrigação de precisão são tecnologias ainda ausentes. Os principais obstáculos são carência de mão de obra especializada e elevados custos dos equipamentos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69162015000400689
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69162015000400689
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1809-4430-Eng.Agric.v35n4p689-698/2015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia Agrícola
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia Agrícola
dc.source.none.fl_str_mv Engenharia Agrícola v.35 n.4 2015
reponame:Engenharia Agrícola
instname:Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA)
instacron:SBEA
instname_str Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA)
instacron_str SBEA
institution SBEA
reponame_str Engenharia Agrícola
collection Engenharia Agrícola
repository.name.fl_str_mv Engenharia Agrícola - Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA)
repository.mail.fl_str_mv revistasbea@sbea.org.br||sbea@sbea.org.br
_version_ 1752126272377454592