Uso da termografia infravermelha na análise da termorregulação de cavalo em treinamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura,Daniella J. de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Maia,Ana Paula de A, Vercellino,Rimena do A, Medeiros,Brenda B. L, Sarubbi,Juliana, Griska,Paulo R
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Engenharia Agrícola
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69162011000100003
Resumo: O estresse térmico em equinos aciona mecanismos termorregulatórios, como mudanças no fluxo sanguíneo periférico, para a manutenção da homeostase corporal. A termografia infravermelha permite detectar estas alterações, sendo uma ferramenta útil para avaliar o estresse em animais. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar o uso da termografia infravermelha na termorregulação de equino em condição de treinamento. Foi utilizado um cavalo anglo-árabe, exercitado uma vez ao dia. Foram captadas imagens termográficas da axila, garupa, peito e virilha do cavalo e registrados os parâmetros fisiológicos antes e após exercício e 0; 5 e 10 minutos após o banho, durante 8 dias. A temperatura, a umidade relativa e a velocidade do ar foram monitoradas. A temperatura de superfície da garupa e do peito não diferiu entre os tratamentos, indicando baixa participação destas partes na termorregulação. Em contrapartida, a temperatura superficial da axila e da virilha aumentou após o exercício e diminuiu após o banho, sugerindo evidência dos mecanismos vasomotores para a troca térmica do cavalo. Comportamento semelhante foi observado para as variáveis fisiológicas, o que demonstra tentativas orgânicas do organismo para sair das condições de estresse térmico. Concluiu-se que a termografia infravermelha permitiu determinar com precisão a temperatura de superfície corporal do cavalo, sendo possível inferir sobre a termorregulação.
id SBEA-1_500630c547af7a6d0b89e645a3bc43a0
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-69162011000100003
network_acronym_str SBEA-1
network_name_str Engenharia Agrícola
repository_id_str
spelling Uso da termografia infravermelha na análise da termorregulação de cavalo em treinamentoequinosestresse térmicoparâmetros fisiológicostemperatura de superfícieO estresse térmico em equinos aciona mecanismos termorregulatórios, como mudanças no fluxo sanguíneo periférico, para a manutenção da homeostase corporal. A termografia infravermelha permite detectar estas alterações, sendo uma ferramenta útil para avaliar o estresse em animais. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar o uso da termografia infravermelha na termorregulação de equino em condição de treinamento. Foi utilizado um cavalo anglo-árabe, exercitado uma vez ao dia. Foram captadas imagens termográficas da axila, garupa, peito e virilha do cavalo e registrados os parâmetros fisiológicos antes e após exercício e 0; 5 e 10 minutos após o banho, durante 8 dias. A temperatura, a umidade relativa e a velocidade do ar foram monitoradas. A temperatura de superfície da garupa e do peito não diferiu entre os tratamentos, indicando baixa participação destas partes na termorregulação. Em contrapartida, a temperatura superficial da axila e da virilha aumentou após o exercício e diminuiu após o banho, sugerindo evidência dos mecanismos vasomotores para a troca térmica do cavalo. Comportamento semelhante foi observado para as variáveis fisiológicas, o que demonstra tentativas orgânicas do organismo para sair das condições de estresse térmico. Concluiu-se que a termografia infravermelha permitiu determinar com precisão a temperatura de superfície corporal do cavalo, sendo possível inferir sobre a termorregulação.Associação Brasileira de Engenharia Agrícola2011-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69162011000100003Engenharia Agrícola v.31 n.1 2011reponame:Engenharia Agrícolainstname:Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA)instacron:SBEA10.1590/S0100-69162011000100003info:eu-repo/semantics/openAccessMoura,Daniella J. deMaia,Ana Paula de AVercellino,Rimena do AMedeiros,Brenda B. LSarubbi,JulianaGriska,Paulo Rpor2011-03-16T00:00:00Zoai:scielo:S0100-69162011000100003Revistahttp://www.engenhariaagricola.org.br/ORGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistasbea@sbea.org.br||sbea@sbea.org.br1809-44300100-6916opendoar:2011-03-16T00:00Engenharia Agrícola - Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso da termografia infravermelha na análise da termorregulação de cavalo em treinamento
title Uso da termografia infravermelha na análise da termorregulação de cavalo em treinamento
spellingShingle Uso da termografia infravermelha na análise da termorregulação de cavalo em treinamento
Moura,Daniella J. de
equinos
estresse térmico
parâmetros fisiológicos
temperatura de superfície
title_short Uso da termografia infravermelha na análise da termorregulação de cavalo em treinamento
title_full Uso da termografia infravermelha na análise da termorregulação de cavalo em treinamento
title_fullStr Uso da termografia infravermelha na análise da termorregulação de cavalo em treinamento
title_full_unstemmed Uso da termografia infravermelha na análise da termorregulação de cavalo em treinamento
title_sort Uso da termografia infravermelha na análise da termorregulação de cavalo em treinamento
author Moura,Daniella J. de
author_facet Moura,Daniella J. de
Maia,Ana Paula de A
Vercellino,Rimena do A
Medeiros,Brenda B. L
Sarubbi,Juliana
Griska,Paulo R
author_role author
author2 Maia,Ana Paula de A
Vercellino,Rimena do A
Medeiros,Brenda B. L
Sarubbi,Juliana
Griska,Paulo R
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura,Daniella J. de
Maia,Ana Paula de A
Vercellino,Rimena do A
Medeiros,Brenda B. L
Sarubbi,Juliana
Griska,Paulo R
dc.subject.por.fl_str_mv equinos
estresse térmico
parâmetros fisiológicos
temperatura de superfície
topic equinos
estresse térmico
parâmetros fisiológicos
temperatura de superfície
description O estresse térmico em equinos aciona mecanismos termorregulatórios, como mudanças no fluxo sanguíneo periférico, para a manutenção da homeostase corporal. A termografia infravermelha permite detectar estas alterações, sendo uma ferramenta útil para avaliar o estresse em animais. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar o uso da termografia infravermelha na termorregulação de equino em condição de treinamento. Foi utilizado um cavalo anglo-árabe, exercitado uma vez ao dia. Foram captadas imagens termográficas da axila, garupa, peito e virilha do cavalo e registrados os parâmetros fisiológicos antes e após exercício e 0; 5 e 10 minutos após o banho, durante 8 dias. A temperatura, a umidade relativa e a velocidade do ar foram monitoradas. A temperatura de superfície da garupa e do peito não diferiu entre os tratamentos, indicando baixa participação destas partes na termorregulação. Em contrapartida, a temperatura superficial da axila e da virilha aumentou após o exercício e diminuiu após o banho, sugerindo evidência dos mecanismos vasomotores para a troca térmica do cavalo. Comportamento semelhante foi observado para as variáveis fisiológicas, o que demonstra tentativas orgânicas do organismo para sair das condições de estresse térmico. Concluiu-se que a termografia infravermelha permitiu determinar com precisão a temperatura de superfície corporal do cavalo, sendo possível inferir sobre a termorregulação.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69162011000100003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69162011000100003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-69162011000100003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia Agrícola
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia Agrícola
dc.source.none.fl_str_mv Engenharia Agrícola v.31 n.1 2011
reponame:Engenharia Agrícola
instname:Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA)
instacron:SBEA
instname_str Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA)
instacron_str SBEA
institution SBEA
reponame_str Engenharia Agrícola
collection Engenharia Agrícola
repository.name.fl_str_mv Engenharia Agrícola - Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA)
repository.mail.fl_str_mv revistasbea@sbea.org.br||sbea@sbea.org.br
_version_ 1752126270233116672