Diagnóstico energético de rotas de escoamento do etanol da região Centro-Oeste do Brasil para exportação
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Engenharia Agrícola |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69162016000300408 |
Resumo: | RESUMO O grande desafio para o agronegócio nos próximos anos é a infraestrutura logística, uma vez que existem muitas dificuldades em escoar a produção. Para o escoamento do etanol, o País possui uma logística que abrange multimodais de transporte, terminais e vias que visam a fortalecer o corredor exportador. Assim, o presente trabalho analisou o fluxo energético, considerando rotas atualmente projetadas, em construção ou operantes, para o escoamento de etanol da região Centro-Oeste do Brasil (Aparecida do Taboado-MS) até o porto de São Sebastião (SP). Foram concebidas quatro rotas para a análise, contemplando a multimodalidade ou a unimodalidade, envolvendo os modais rodoviário, ferroviário, hidroviário e dutoviário. Foram utilizados fatores energéticos, diretos e indiretos, envolvidos nas operações, para contabilizar os inputs e outputs do sistema: óleo diesel, energia indireta de máquinas e equipamentos, energia de mão de obra, energia elétrica, além da depreciação energética e da manutenção das vias. Os resultados obtidos indicaram o modal dutoviário como o que menos despendeu energia e o modal rodoviário o de maior demanda energética. Os modais hidroviário e ferroviário também se apresentaram energeticamente viáveis, em comparação ao modal rodoviário. |
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