Diagnóstico energético de rotas de escoamento do etanol da região Centro-Oeste do Brasil para exportação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bovolenta,Fábio C.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Biaggioni,Marco A. M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Engenharia Agrícola
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69162016000300408
Resumo: RESUMO O grande desafio para o agronegócio nos próximos anos é a infraestrutura logística, uma vez que existem muitas dificuldades em escoar a produção. Para o escoamento do etanol, o País possui uma logística que abrange multimodais de transporte, terminais e vias que visam a fortalecer o corredor exportador. Assim, o presente trabalho analisou o fluxo energético, considerando rotas atualmente projetadas, em construção ou operantes, para o escoamento de etanol da região Centro-Oeste do Brasil (Aparecida do Taboado-MS) até o porto de São Sebastião (SP). Foram concebidas quatro rotas para a análise, contemplando a multimodalidade ou a unimodalidade, envolvendo os modais rodoviário, ferroviário, hidroviário e dutoviário. Foram utilizados fatores energéticos, diretos e indiretos, envolvidos nas operações, para contabilizar os inputs e outputs do sistema: óleo diesel, energia indireta de máquinas e equipamentos, energia de mão de obra, energia elétrica, além da depreciação energética e da manutenção das vias. Os resultados obtidos indicaram o modal dutoviário como o que menos despendeu energia e o modal rodoviário o de maior demanda energética. Os modais hidroviário e ferroviário também se apresentaram energeticamente viáveis, em comparação ao modal rodoviário.
id SBEA-1_903ec471288aa423f8235d71c3305269
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-69162016000300408
network_acronym_str SBEA-1
network_name_str Engenharia Agrícola
repository_id_str
spelling Diagnóstico energético de rotas de escoamento do etanol da região Centro-Oeste do Brasil para exportaçãologística de transportebiocombustíveldutoviaconsumo energéticoRESUMO O grande desafio para o agronegócio nos próximos anos é a infraestrutura logística, uma vez que existem muitas dificuldades em escoar a produção. Para o escoamento do etanol, o País possui uma logística que abrange multimodais de transporte, terminais e vias que visam a fortalecer o corredor exportador. Assim, o presente trabalho analisou o fluxo energético, considerando rotas atualmente projetadas, em construção ou operantes, para o escoamento de etanol da região Centro-Oeste do Brasil (Aparecida do Taboado-MS) até o porto de São Sebastião (SP). Foram concebidas quatro rotas para a análise, contemplando a multimodalidade ou a unimodalidade, envolvendo os modais rodoviário, ferroviário, hidroviário e dutoviário. Foram utilizados fatores energéticos, diretos e indiretos, envolvidos nas operações, para contabilizar os inputs e outputs do sistema: óleo diesel, energia indireta de máquinas e equipamentos, energia de mão de obra, energia elétrica, além da depreciação energética e da manutenção das vias. Os resultados obtidos indicaram o modal dutoviário como o que menos despendeu energia e o modal rodoviário o de maior demanda energética. Os modais hidroviário e ferroviário também se apresentaram energeticamente viáveis, em comparação ao modal rodoviário.Associação Brasileira de Engenharia Agrícola2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69162016000300408Engenharia Agrícola v.36 n.3 2016reponame:Engenharia Agrícolainstname:Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA)instacron:SBEA10.1590/1809-4430-Eng.Agric.v36n3p408-419/2016info:eu-repo/semantics/openAccessBovolenta,Fábio C.Biaggioni,Marco A. M.por2016-09-21T00:00:00Zoai:scielo:S0100-69162016000300408Revistahttp://www.engenhariaagricola.org.br/ORGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistasbea@sbea.org.br||sbea@sbea.org.br1809-44300100-6916opendoar:2016-09-21T00:00Engenharia Agrícola - Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA)false
dc.title.none.fl_str_mv Diagnóstico energético de rotas de escoamento do etanol da região Centro-Oeste do Brasil para exportação
title Diagnóstico energético de rotas de escoamento do etanol da região Centro-Oeste do Brasil para exportação
spellingShingle Diagnóstico energético de rotas de escoamento do etanol da região Centro-Oeste do Brasil para exportação
Bovolenta,Fábio C.
logística de transporte
biocombustível
dutovia
consumo energético
title_short Diagnóstico energético de rotas de escoamento do etanol da região Centro-Oeste do Brasil para exportação
title_full Diagnóstico energético de rotas de escoamento do etanol da região Centro-Oeste do Brasil para exportação
title_fullStr Diagnóstico energético de rotas de escoamento do etanol da região Centro-Oeste do Brasil para exportação
title_full_unstemmed Diagnóstico energético de rotas de escoamento do etanol da região Centro-Oeste do Brasil para exportação
title_sort Diagnóstico energético de rotas de escoamento do etanol da região Centro-Oeste do Brasil para exportação
author Bovolenta,Fábio C.
author_facet Bovolenta,Fábio C.
Biaggioni,Marco A. M.
author_role author
author2 Biaggioni,Marco A. M.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bovolenta,Fábio C.
Biaggioni,Marco A. M.
dc.subject.por.fl_str_mv logística de transporte
biocombustível
dutovia
consumo energético
topic logística de transporte
biocombustível
dutovia
consumo energético
description RESUMO O grande desafio para o agronegócio nos próximos anos é a infraestrutura logística, uma vez que existem muitas dificuldades em escoar a produção. Para o escoamento do etanol, o País possui uma logística que abrange multimodais de transporte, terminais e vias que visam a fortalecer o corredor exportador. Assim, o presente trabalho analisou o fluxo energético, considerando rotas atualmente projetadas, em construção ou operantes, para o escoamento de etanol da região Centro-Oeste do Brasil (Aparecida do Taboado-MS) até o porto de São Sebastião (SP). Foram concebidas quatro rotas para a análise, contemplando a multimodalidade ou a unimodalidade, envolvendo os modais rodoviário, ferroviário, hidroviário e dutoviário. Foram utilizados fatores energéticos, diretos e indiretos, envolvidos nas operações, para contabilizar os inputs e outputs do sistema: óleo diesel, energia indireta de máquinas e equipamentos, energia de mão de obra, energia elétrica, além da depreciação energética e da manutenção das vias. Os resultados obtidos indicaram o modal dutoviário como o que menos despendeu energia e o modal rodoviário o de maior demanda energética. Os modais hidroviário e ferroviário também se apresentaram energeticamente viáveis, em comparação ao modal rodoviário.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69162016000300408
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69162016000300408
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1809-4430-Eng.Agric.v36n3p408-419/2016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia Agrícola
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia Agrícola
dc.source.none.fl_str_mv Engenharia Agrícola v.36 n.3 2016
reponame:Engenharia Agrícola
instname:Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA)
instacron:SBEA
instname_str Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA)
instacron_str SBEA
institution SBEA
reponame_str Engenharia Agrícola
collection Engenharia Agrícola
repository.name.fl_str_mv Engenharia Agrícola - Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA)
repository.mail.fl_str_mv revistasbea@sbea.org.br||sbea@sbea.org.br
_version_ 1752126272769622016