Condições ambientais em galpão convencional telado para galinhas poedeiras hyline W-36

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LOURENÇONI,DIAN
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: YANAGI JUNIOR,TADAYUKI, OLIVEIRA,DANIELA D. DE, CAMPOS,ALESSANDRO T., LIMA,RENATO R. DE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Engenharia Agrícola
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69162015000100001
Resumo: Devido às ocorrências dos vírus de influenza aviária (H5N1 e H7N2), estudos relacionados à biosseguridade têm-se intensificado, e uma das soluções discutidas é o uso de tela para cercar completamente o perímetro dos galpões, visando a evitar o contato das galinhas poedeiras alojadas com outras aves. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo avaliar e comparar a utilização de tela cercando o perímetro de galpões convencionais de poedeiras, sobre o ambiente acústico e aéreo no interior da instalação. A pesquisa foi realizada em uma granja comercial para produção de ovos, localizada no sul do Estado de Minas Gerais, e foi conduzida em um galpão aberto, que teve a metade de sua área cercada por tela e a outra metade mantida totalmente aberta. Foram alojadas galinhas poedeiras da linhagem Hyline W-36, sendo analisadas as variáveis de intensidade sonora, concentração de amônia (NH3) e concentração de dióxido de carbono (CO2). As variáveis foram coletadas em seis pontos de medição, em cada região (com e sem tela), dois em cada corredor (norte, central e sul). Os resultados indicaram que o uso de tela não alterou o nível de ruído e as concentrações de NH3 e de CO2 no interior do galpão analisado. Contudo, os níveis mensurados foram inferiores àqueles que ofereceriam riscos à saúde das aves e dos trabalhadores, podendo-se concluir que o uso de tela não influenciou negativamente no ambiente aéreo do galpão.
id SBEA-1_cc590e852fa4b33a4bb6a4f1df1a855c
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-69162015000100001
network_acronym_str SBEA-1
network_name_str Engenharia Agrícola
repository_id_str
spelling Condições ambientais em galpão convencional telado para galinhas poedeiras hyline W-36biosseguridaderuídoamôniadióxido de carbonopoedeirasDevido às ocorrências dos vírus de influenza aviária (H5N1 e H7N2), estudos relacionados à biosseguridade têm-se intensificado, e uma das soluções discutidas é o uso de tela para cercar completamente o perímetro dos galpões, visando a evitar o contato das galinhas poedeiras alojadas com outras aves. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo avaliar e comparar a utilização de tela cercando o perímetro de galpões convencionais de poedeiras, sobre o ambiente acústico e aéreo no interior da instalação. A pesquisa foi realizada em uma granja comercial para produção de ovos, localizada no sul do Estado de Minas Gerais, e foi conduzida em um galpão aberto, que teve a metade de sua área cercada por tela e a outra metade mantida totalmente aberta. Foram alojadas galinhas poedeiras da linhagem Hyline W-36, sendo analisadas as variáveis de intensidade sonora, concentração de amônia (NH3) e concentração de dióxido de carbono (CO2). As variáveis foram coletadas em seis pontos de medição, em cada região (com e sem tela), dois em cada corredor (norte, central e sul). Os resultados indicaram que o uso de tela não alterou o nível de ruído e as concentrações de NH3 e de CO2 no interior do galpão analisado. Contudo, os níveis mensurados foram inferiores àqueles que ofereceriam riscos à saúde das aves e dos trabalhadores, podendo-se concluir que o uso de tela não influenciou negativamente no ambiente aéreo do galpão.Associação Brasileira de Engenharia Agrícola2015-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69162015000100001Engenharia Agrícola v.35 n.1 2015reponame:Engenharia Agrícolainstname:Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA)instacron:SBEA10.1590/1809-4430-Eng.Agric.v35n1p1-10/2015info:eu-repo/semantics/openAccessLOURENÇONI,DIANYANAGI JUNIOR,TADAYUKIOLIVEIRA,DANIELA D. DECAMPOS,ALESSANDRO T.LIMA,RENATO R. DEpor2016-07-13T00:00:00Zoai:scielo:S0100-69162015000100001Revistahttp://www.engenhariaagricola.org.br/ORGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistasbea@sbea.org.br||sbea@sbea.org.br1809-44300100-6916opendoar:2016-07-13T00:00Engenharia Agrícola - Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA)false
dc.title.none.fl_str_mv Condições ambientais em galpão convencional telado para galinhas poedeiras hyline W-36
title Condições ambientais em galpão convencional telado para galinhas poedeiras hyline W-36
spellingShingle Condições ambientais em galpão convencional telado para galinhas poedeiras hyline W-36
LOURENÇONI,DIAN
biosseguridade
ruído
amônia
dióxido de carbono
poedeiras
title_short Condições ambientais em galpão convencional telado para galinhas poedeiras hyline W-36
title_full Condições ambientais em galpão convencional telado para galinhas poedeiras hyline W-36
title_fullStr Condições ambientais em galpão convencional telado para galinhas poedeiras hyline W-36
title_full_unstemmed Condições ambientais em galpão convencional telado para galinhas poedeiras hyline W-36
title_sort Condições ambientais em galpão convencional telado para galinhas poedeiras hyline W-36
author LOURENÇONI,DIAN
author_facet LOURENÇONI,DIAN
YANAGI JUNIOR,TADAYUKI
OLIVEIRA,DANIELA D. DE
CAMPOS,ALESSANDRO T.
LIMA,RENATO R. DE
author_role author
author2 YANAGI JUNIOR,TADAYUKI
OLIVEIRA,DANIELA D. DE
CAMPOS,ALESSANDRO T.
LIMA,RENATO R. DE
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv LOURENÇONI,DIAN
YANAGI JUNIOR,TADAYUKI
OLIVEIRA,DANIELA D. DE
CAMPOS,ALESSANDRO T.
LIMA,RENATO R. DE
dc.subject.por.fl_str_mv biosseguridade
ruído
amônia
dióxido de carbono
poedeiras
topic biosseguridade
ruído
amônia
dióxido de carbono
poedeiras
description Devido às ocorrências dos vírus de influenza aviária (H5N1 e H7N2), estudos relacionados à biosseguridade têm-se intensificado, e uma das soluções discutidas é o uso de tela para cercar completamente o perímetro dos galpões, visando a evitar o contato das galinhas poedeiras alojadas com outras aves. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo avaliar e comparar a utilização de tela cercando o perímetro de galpões convencionais de poedeiras, sobre o ambiente acústico e aéreo no interior da instalação. A pesquisa foi realizada em uma granja comercial para produção de ovos, localizada no sul do Estado de Minas Gerais, e foi conduzida em um galpão aberto, que teve a metade de sua área cercada por tela e a outra metade mantida totalmente aberta. Foram alojadas galinhas poedeiras da linhagem Hyline W-36, sendo analisadas as variáveis de intensidade sonora, concentração de amônia (NH3) e concentração de dióxido de carbono (CO2). As variáveis foram coletadas em seis pontos de medição, em cada região (com e sem tela), dois em cada corredor (norte, central e sul). Os resultados indicaram que o uso de tela não alterou o nível de ruído e as concentrações de NH3 e de CO2 no interior do galpão analisado. Contudo, os níveis mensurados foram inferiores àqueles que ofereceriam riscos à saúde das aves e dos trabalhadores, podendo-se concluir que o uso de tela não influenciou negativamente no ambiente aéreo do galpão.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69162015000100001
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69162015000100001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1809-4430-Eng.Agric.v35n1p1-10/2015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia Agrícola
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia Agrícola
dc.source.none.fl_str_mv Engenharia Agrícola v.35 n.1 2015
reponame:Engenharia Agrícola
instname:Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA)
instacron:SBEA
instname_str Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA)
instacron_str SBEA
institution SBEA
reponame_str Engenharia Agrícola
collection Engenharia Agrícola
repository.name.fl_str_mv Engenharia Agrícola - Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA)
repository.mail.fl_str_mv revistasbea@sbea.org.br||sbea@sbea.org.br
_version_ 1752126272017793024