MANOBRAS DE SEMEADURA COM SISTEMA DE NAVEGAÇÃO
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Engenharia Agrícola |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69162016000200361 |
Resumo: | Resumo Os sistemas de navegação por posicionamento global (GPS) estão cada vez mais presentes no campo, prometendo diminuir os custos operacionais do agricultor. O objetivo deste trabalho foi avaliar o tempo de manobra durante a operação de semeadura da soja sem e com sistema de navegação. O delineamento experimental foi inteiramente aleatorizado, com dois tratamentos e doze repetições. Os tratamentos consistiram no tempo das manobras feitas de modo convencional e utilizando-se do sistema de navegação por GPS acoplado num piloto automático. Avaliaram-se o tempo de manobra e o retorno econômico. As manobras realizadas com auxílio do sistema de navegação foram, em média, 49% mais rápidas do que as manobras realizadas de forma convencional. Houve economia de R$ 4,15 por hectare, em áreas com comprimento médio das passadas de 800 metros. No caso de áreas menores, com comprimento de 50 metros, esta economia chegou a R$ 19,90 por hectare. Concluiu-se que o uso de sistema de navegação por satélites, em conjunto com piloto automático, pode gerar economia significativa de tempo e no custo operacional da semeadura. |
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MANOBRAS DE SEMEADURA COM SISTEMA DE NAVEGAÇÃOagricultura de precisãopiloto automáticoviabilidade econômicaResumo Os sistemas de navegação por posicionamento global (GPS) estão cada vez mais presentes no campo, prometendo diminuir os custos operacionais do agricultor. O objetivo deste trabalho foi avaliar o tempo de manobra durante a operação de semeadura da soja sem e com sistema de navegação. O delineamento experimental foi inteiramente aleatorizado, com dois tratamentos e doze repetições. Os tratamentos consistiram no tempo das manobras feitas de modo convencional e utilizando-se do sistema de navegação por GPS acoplado num piloto automático. Avaliaram-se o tempo de manobra e o retorno econômico. As manobras realizadas com auxílio do sistema de navegação foram, em média, 49% mais rápidas do que as manobras realizadas de forma convencional. Houve economia de R$ 4,15 por hectare, em áreas com comprimento médio das passadas de 800 metros. No caso de áreas menores, com comprimento de 50 metros, esta economia chegou a R$ 19,90 por hectare. Concluiu-se que o uso de sistema de navegação por satélites, em conjunto com piloto automático, pode gerar economia significativa de tempo e no custo operacional da semeadura.Associação Brasileira de Engenharia Agrícola2016-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69162016000200361Engenharia Agrícola v.36 n.2 2016reponame:Engenharia Agrícolainstname:Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA)instacron:SBEA10.1590/1809-4430-Eng.Agric.v36n2p361-366/2016info:eu-repo/semantics/openAccessGarcia,Luiz C.Meer,Roderik W. Van DerSouza,Nátali M. deJustino,AltairWeirich Neto,Pedro H.por2016-05-04T00:00:00Zoai:scielo:S0100-69162016000200361Revistahttp://www.engenhariaagricola.org.br/ORGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistasbea@sbea.org.br||sbea@sbea.org.br1809-44300100-6916opendoar:2016-05-04T00:00Engenharia Agrícola - Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA)false |
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