Educação e Interpretação Ambiental na RPPN Estação Veracel, Porto Seguro (BA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Renata Coppieters Oliveira de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Vieira, Salete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ecoturismo
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6412
Resumo: A Reserva Particular do Patrimônio Natural Estação Veracel (RPPN EVC) está localizado no município turístico de Porto Seguro no extremo sul da Bahia. Esta unidade de conservação (UC) possui Plano de Manejo que oferece parâmetros para a visitação no programa de uso público. O programa tem como foco principal a educação ambiental através de trilhas interpretativas e cursos de capacitação local, sem objetivar lucro. Os visitantes são caracterizados por estudantes, professores da rede pública e privada, além de profissionais liberais e pesquisadores de origem nacional e internacional. Desta forma, o objetivo deste artigo é analisar a comunicação realizada na visitação à RPNN Veracel, através da observação da trilha Floresta Tropical comparando as técnicas utilizadas de Educação Ambiental e Interpretação do Patrimônio Ambiental. Para tanto se utilizou a metodologia descritiva para analisar a oferta da Reserva, pesquisa de campo com registros fotográficos e roteiro semiestruturado de observação, coletados nos anos de 2011, 2012 e 2013, confrontando com o referencial teórico sobre a Interpretação do Patrimônio e Educação Ambiental. Encontra-se nesta UC uma extensa área de preservação de Mata Atlântica com trechos de mata primária e proteção a espécie do gavião real. As ações realizadas são relevantes, mas ainda pouco explorada no que tange ao seu imenso potencial de educação. Environmental Education and Interpretation in RPPN Veracel Station, Porto Seguro (BA, Brazil) The Private Natural Heritage Reserve Veracel Station is located in the tourist city of Porto Seguro in Southern Bahia, Brazil. There is a Public Management Plan in this Conservation Unit that provides parameters for the visitation. Environmental education is the Program’s main goal, and it consists of interpretive trails and local training courses without profit aim. Visitors are characterized by students, teachers of public and private schools, as well as professionals and researchers from national and international origins. Thus, the aim of this paper is to analyze the communication performed in visitation to the RPNN Veracel through observations of the Rainforest Trail, comparing techniques used in Environmental Education and Interpretation of the Environmental Heritage. For that we used the descriptive method to analyze the supply of the reserve, field research with photographic records and semi-structured observation, collected in the years 2011, 2012 and 2013, comparing with the theoretical framework on the Interpretation of the Natural Heritage and Environmental Education. This extensive Conservacion Unit preserves patches of primary Atlantic Forest, which host the harpy eagle species. The actions taken are relevant, but still little explored in regard to his immense potential of what education can offer. KEYWORDS Veracel; Atlantic Forest; Tourism; Visitation; Cellulose.
id SBECOTUR-1_08d3981267ecba2dbb7d2ca6c2588b96
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6412
network_acronym_str SBECOTUR-1
network_name_str Revista Brasileira de Ecoturismo
repository_id_str
spelling Educação e Interpretação Ambiental na RPPN Estação Veracel, Porto Seguro (BA)VeracelMata AtlânticaTurismoVisitaçãoCelulose.A Reserva Particular do Patrimônio Natural Estação Veracel (RPPN EVC) está localizado no município turístico de Porto Seguro no extremo sul da Bahia. Esta unidade de conservação (UC) possui Plano de Manejo que oferece parâmetros para a visitação no programa de uso público. O programa tem como foco principal a educação ambiental através de trilhas interpretativas e cursos de capacitação local, sem objetivar lucro. Os visitantes são caracterizados por estudantes, professores da rede pública e privada, além de profissionais liberais e pesquisadores de origem nacional e internacional. Desta forma, o objetivo deste artigo é analisar a comunicação realizada na visitação à RPNN Veracel, através da observação da trilha Floresta Tropical comparando as técnicas utilizadas de Educação Ambiental e Interpretação do Patrimônio Ambiental. Para tanto se utilizou a metodologia descritiva para analisar a oferta da Reserva, pesquisa de campo com registros fotográficos e roteiro semiestruturado de observação, coletados nos anos de 2011, 2012 e 2013, confrontando com o referencial teórico sobre a Interpretação do Patrimônio e Educação Ambiental. Encontra-se nesta UC uma extensa área de preservação de Mata Atlântica com trechos de mata primária e proteção a espécie do gavião real. As ações realizadas são relevantes, mas ainda pouco explorada no que tange ao seu imenso potencial de educação. Environmental Education and Interpretation in RPPN Veracel Station, Porto Seguro (BA, Brazil) The Private Natural Heritage Reserve Veracel Station is located in the tourist city of Porto Seguro in Southern Bahia, Brazil. There is a Public Management Plan in this Conservation Unit that provides parameters for the visitation. Environmental education is the Program’s main goal, and it consists of interpretive trails and local training courses without profit aim. Visitors are characterized by students, teachers of public and private schools, as well as professionals and researchers from national and international origins. Thus, the aim of this paper is to analyze the communication performed in visitation to the RPNN Veracel through observations of the Rainforest Trail, comparing techniques used in Environmental Education and Interpretation of the Environmental Heritage. For that we used the descriptive method to analyze the supply of the reserve, field research with photographic records and semi-structured observation, collected in the years 2011, 2012 and 2013, comparing with the theoretical framework on the Interpretation of the Natural Heritage and Environmental Education. This extensive Conservacion Unit preserves patches of primary Atlantic Forest, which host the harpy eagle species. The actions taken are relevant, but still little explored in regard to his immense potential of what education can offer. KEYWORDS Veracel; Atlantic Forest; Tourism; Visitation; Cellulose.Universidade Federal de São Paulo2014-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/641210.34024/rbecotur.2014.v7.6412Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 7 n. 4 (2014): novembro/2014-janeiro/2015Brazilian Journal of Ecotourism; Vol. 7 No. 4 (2014): novembro/2014-janeiro/2015Revista Brasileña de Ecoturismo; Vol. 7 Núm. 4 (2014): novembro/2014-janeiro/20151983-9391reponame:Revista Brasileira de Ecoturismoinstname:Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)instacron:SBECOTURporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6412/4099Copyright (c) 2014 Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Renata Coppieters Oliveira deVieira, Salete2021-05-25T15:10:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6412Revistahttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/indexPUBhttp://www.sbecotur.org.br/rbecotur/seer/index.php/ecoturismo/oai||zneiman@gmail.com1983-93911983-9391opendoar:2021-05-25T15:10:03Revista Brasileira de Ecoturismo - Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e Interpretação Ambiental na RPPN Estação Veracel, Porto Seguro (BA)
title Educação e Interpretação Ambiental na RPPN Estação Veracel, Porto Seguro (BA)
spellingShingle Educação e Interpretação Ambiental na RPPN Estação Veracel, Porto Seguro (BA)
Carvalho, Renata Coppieters Oliveira de
Veracel
Mata Atlântica
Turismo
Visitação
Celulose.
title_short Educação e Interpretação Ambiental na RPPN Estação Veracel, Porto Seguro (BA)
title_full Educação e Interpretação Ambiental na RPPN Estação Veracel, Porto Seguro (BA)
title_fullStr Educação e Interpretação Ambiental na RPPN Estação Veracel, Porto Seguro (BA)
title_full_unstemmed Educação e Interpretação Ambiental na RPPN Estação Veracel, Porto Seguro (BA)
title_sort Educação e Interpretação Ambiental na RPPN Estação Veracel, Porto Seguro (BA)
author Carvalho, Renata Coppieters Oliveira de
author_facet Carvalho, Renata Coppieters Oliveira de
Vieira, Salete
author_role author
author2 Vieira, Salete
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Renata Coppieters Oliveira de
Vieira, Salete
dc.subject.por.fl_str_mv Veracel
Mata Atlântica
Turismo
Visitação
Celulose.
topic Veracel
Mata Atlântica
Turismo
Visitação
Celulose.
description A Reserva Particular do Patrimônio Natural Estação Veracel (RPPN EVC) está localizado no município turístico de Porto Seguro no extremo sul da Bahia. Esta unidade de conservação (UC) possui Plano de Manejo que oferece parâmetros para a visitação no programa de uso público. O programa tem como foco principal a educação ambiental através de trilhas interpretativas e cursos de capacitação local, sem objetivar lucro. Os visitantes são caracterizados por estudantes, professores da rede pública e privada, além de profissionais liberais e pesquisadores de origem nacional e internacional. Desta forma, o objetivo deste artigo é analisar a comunicação realizada na visitação à RPNN Veracel, através da observação da trilha Floresta Tropical comparando as técnicas utilizadas de Educação Ambiental e Interpretação do Patrimônio Ambiental. Para tanto se utilizou a metodologia descritiva para analisar a oferta da Reserva, pesquisa de campo com registros fotográficos e roteiro semiestruturado de observação, coletados nos anos de 2011, 2012 e 2013, confrontando com o referencial teórico sobre a Interpretação do Patrimônio e Educação Ambiental. Encontra-se nesta UC uma extensa área de preservação de Mata Atlântica com trechos de mata primária e proteção a espécie do gavião real. As ações realizadas são relevantes, mas ainda pouco explorada no que tange ao seu imenso potencial de educação. Environmental Education and Interpretation in RPPN Veracel Station, Porto Seguro (BA, Brazil) The Private Natural Heritage Reserve Veracel Station is located in the tourist city of Porto Seguro in Southern Bahia, Brazil. There is a Public Management Plan in this Conservation Unit that provides parameters for the visitation. Environmental education is the Program’s main goal, and it consists of interpretive trails and local training courses without profit aim. Visitors are characterized by students, teachers of public and private schools, as well as professionals and researchers from national and international origins. Thus, the aim of this paper is to analyze the communication performed in visitation to the RPNN Veracel through observations of the Rainforest Trail, comparing techniques used in Environmental Education and Interpretation of the Environmental Heritage. For that we used the descriptive method to analyze the supply of the reserve, field research with photographic records and semi-structured observation, collected in the years 2011, 2012 and 2013, comparing with the theoretical framework on the Interpretation of the Natural Heritage and Environmental Education. This extensive Conservacion Unit preserves patches of primary Atlantic Forest, which host the harpy eagle species. The actions taken are relevant, but still little explored in regard to his immense potential of what education can offer. KEYWORDS Veracel; Atlantic Forest; Tourism; Visitation; Cellulose.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6412
10.34024/rbecotur.2014.v7.6412
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6412
identifier_str_mv 10.34024/rbecotur.2014.v7.6412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6412/4099
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 7 n. 4 (2014): novembro/2014-janeiro/2015
Brazilian Journal of Ecotourism; Vol. 7 No. 4 (2014): novembro/2014-janeiro/2015
Revista Brasileña de Ecoturismo; Vol. 7 Núm. 4 (2014): novembro/2014-janeiro/2015
1983-9391
reponame:Revista Brasileira de Ecoturismo
instname:Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)
instacron:SBECOTUR
instname_str Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)
instacron_str SBECOTUR
institution SBECOTUR
reponame_str Revista Brasileira de Ecoturismo
collection Revista Brasileira de Ecoturismo
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ecoturismo - Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)
repository.mail.fl_str_mv ||zneiman@gmail.com
_version_ 1799138610296913920