Práticas discursivas e produção de sentidos do “patrimônio”: o mito da São Luís (MA), a Atenas Brasileira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ecoturismo |
Texto Completo: | https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6069 |
Resumo: | O trabalho problematiza a genealogia do conceito de Patrimônio, avaliando os discursos que constroem uma identidade nacional e, como consequências dão forma a especificidades locais, direcionando a produção de singularidades espaciais. Essa problematização embasa a discussão sobre a constituição da identidade de São Luís em torno da figura da Atenas Brasileira, analisa o conceito de patrimônio dela decorrente e a construção do espaço turístico. Esta pesquisa se orienta pela proposta teórico-metodológica da Análise do Discurso de base foucaultiana (GREGOLIN, 2004; SARGENTINI; NAVARRO-BARBOSA, 2004), cujo pressuposto básico é o de que o discurso está articulado ao sujeito e à História e essa articulação revela a própria trama que dá sentido às palavras e às coisas. Procuramos investigar a produção dos sentidos e seus efeitos (GREGOLIN, 2004) a partir de uma genealogia do discurso do patrimônio, por meio da análise de uma propaganda turística e de um folder. |
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Práticas discursivas e produção de sentidos do “patrimônio”: o mito da São Luís (MA), a Atenas BrasileiraO trabalho problematiza a genealogia do conceito de Patrimônio, avaliando os discursos que constroem uma identidade nacional e, como consequências dão forma a especificidades locais, direcionando a produção de singularidades espaciais. Essa problematização embasa a discussão sobre a constituição da identidade de São Luís em torno da figura da Atenas Brasileira, analisa o conceito de patrimônio dela decorrente e a construção do espaço turístico. Esta pesquisa se orienta pela proposta teórico-metodológica da Análise do Discurso de base foucaultiana (GREGOLIN, 2004; SARGENTINI; NAVARRO-BARBOSA, 2004), cujo pressuposto básico é o de que o discurso está articulado ao sujeito e à História e essa articulação revela a própria trama que dá sentido às palavras e às coisas. Procuramos investigar a produção dos sentidos e seus efeitos (GREGOLIN, 2004) a partir de uma genealogia do discurso do patrimônio, por meio da análise de uma propaganda turística e de um folder.Universidade Federal de São Paulo2013-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/606910.34024/rbecotur.2013.v6.6069Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 6 n. 3 (2013): agosto-outubro/2013Brazilian Journal of Ecotourism; Vol. 6 No. 3 (2013): agosto-outubro/2013Revista Brasileña de Ecoturismo; Vol. 6 Núm. 3 (2013): agosto-outubro/20131983-9391reponame:Revista Brasileira de Ecoturismoinstname:Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)instacron:SBECOTURporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6069/3916Carvalho, Conceição de Maria Belfortinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-24T18:57:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6069Revistahttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/indexPUBhttp://www.sbecotur.org.br/rbecotur/seer/index.php/ecoturismo/oai||zneiman@gmail.com1983-93911983-9391opendoar:2021-09-24T18:57:41Revista Brasileira de Ecoturismo - Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)false |
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