Distribuição eletrônica na hotelaria: um estudo de caso do Hotel Casa de Praia, Fortaleza (CE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Fabrício Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ecoturismo
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6402
Resumo: Os canais de distribuição adquiriram uma importante função dentro do mix de marketing, pois contribuem de forma significativa na competitividade das empresas no mercado, em especial do segmento hoteleiro. Os canais eletrônicos de distribuição aparecem como grandes ferramentais disponíveis que facilitam a distribuição dos serviços prestados pelos hotéis ao consumidor final. É importante salientar que o aumento significativo da utilização de canais de marketing na hotelaria impõe um grande desafio aos empresários do segmento. Há a necessidade de se adaptar a uma ferramenta de negócios que em alguns momentos contribuem e em outros momentos competem com os próprios empreendimentos. Esta investigação teve como objetivo analisar os canais de distribuição utilizados por um hotel de pequeno porte localizado na cidade de Fortaleza/CE. De caráter qualitativo e exploratório, o método empregado foi o estudo de caso, que teve como objeto de estudo o Hotel Casa de Praia. Os resultados da pesquisa ratificam a predominância de canais de distribuição eletrônicos como principais ferramentas de distribuição do empreendimento estudado. A pesquisa evidencia a consolidação da distribuição eletrônica como umas das principais ferramentas de negócios utilizadas atualmente pelo setor hoteleiro. Distribution channels in hotel industry: a case study on Beach House Hotel Fortaleza (CE, Brazil) ABSTRACT Distribution channels play an important role in the marketing mix, as they make a significant contribution to the competitiveness of companies in the market, particularly in the hotel sector. Electronic distribution channels are important tools that facilitate the distribution of services provided by hotels, to the final customer. It is noteworthy that the significant increase in the use of marketing channels in hotel industry poses a great challenge to business segment. There is a need to adapt to a business tool that has occasionally contribute and at other times compete with the developments themselves. This qualitative, exploratory study analyzes the distribution channels used by a small hotel. It uses the case study method, taking as its object of study the Hotel Casa de Praia. The research results show that for the business studied, electronic distribution channels are very important tools. The research evidences the consolidation of electronic distribution as one of the main business tools currently used by the hotel sector. KEYWORDS: Distribution Channels; Marketing; Hotel Management; Fortaleza.
id SBECOTUR-1_395ad36b143c4b618ac6f3bc8f25d6f8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6402
network_acronym_str SBECOTUR-1
network_name_str Revista Brasileira de Ecoturismo
repository_id_str
spelling Distribuição eletrônica na hotelaria: um estudo de caso do Hotel Casa de Praia, Fortaleza (CE)Canais de DistribuiçãoMarketingHotelariaFortaleza.Os canais de distribuição adquiriram uma importante função dentro do mix de marketing, pois contribuem de forma significativa na competitividade das empresas no mercado, em especial do segmento hoteleiro. Os canais eletrônicos de distribuição aparecem como grandes ferramentais disponíveis que facilitam a distribuição dos serviços prestados pelos hotéis ao consumidor final. É importante salientar que o aumento significativo da utilização de canais de marketing na hotelaria impõe um grande desafio aos empresários do segmento. Há a necessidade de se adaptar a uma ferramenta de negócios que em alguns momentos contribuem e em outros momentos competem com os próprios empreendimentos. Esta investigação teve como objetivo analisar os canais de distribuição utilizados por um hotel de pequeno porte localizado na cidade de Fortaleza/CE. De caráter qualitativo e exploratório, o método empregado foi o estudo de caso, que teve como objeto de estudo o Hotel Casa de Praia. Os resultados da pesquisa ratificam a predominância de canais de distribuição eletrônicos como principais ferramentas de distribuição do empreendimento estudado. A pesquisa evidencia a consolidação da distribuição eletrônica como umas das principais ferramentas de negócios utilizadas atualmente pelo setor hoteleiro. Distribution channels in hotel industry: a case study on Beach House Hotel Fortaleza (CE, Brazil) ABSTRACT Distribution channels play an important role in the marketing mix, as they make a significant contribution to the competitiveness of companies in the market, particularly in the hotel sector. Electronic distribution channels are important tools that facilitate the distribution of services provided by hotels, to the final customer. It is noteworthy that the significant increase in the use of marketing channels in hotel industry poses a great challenge to business segment. There is a need to adapt to a business tool that has occasionally contribute and at other times compete with the developments themselves. This qualitative, exploratory study analyzes the distribution channels used by a small hotel. It uses the case study method, taking as its object of study the Hotel Casa de Praia. The research results show that for the business studied, electronic distribution channels are very important tools. The research evidences the consolidation of electronic distribution as one of the main business tools currently used by the hotel sector. KEYWORDS: Distribution Channels; Marketing; Hotel Management; Fortaleza.Universidade Federal de São Paulo2014-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/640210.34024/rbecotur.2014.v7.6402Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 7 n. 3 (2014): agosto-outubro/2014Brazilian Journal of Ecotourism; Vol. 7 No. 3 (2014): agosto-outubro/2014Revista Brasileña de Ecoturismo; Vol. 7 Núm. 3 (2014): agosto-outubro/20141983-9391reponame:Revista Brasileira de Ecoturismoinstname:Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)instacron:SBECOTURporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6402/4090Barbosa, Fabrício Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-29T13:54:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6402Revistahttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/indexPUBhttp://www.sbecotur.org.br/rbecotur/seer/index.php/ecoturismo/oai||zneiman@gmail.com1983-93911983-9391opendoar:2019-10-29T13:54:29Revista Brasileira de Ecoturismo - Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)false
dc.title.none.fl_str_mv Distribuição eletrônica na hotelaria: um estudo de caso do Hotel Casa de Praia, Fortaleza (CE)
title Distribuição eletrônica na hotelaria: um estudo de caso do Hotel Casa de Praia, Fortaleza (CE)
spellingShingle Distribuição eletrônica na hotelaria: um estudo de caso do Hotel Casa de Praia, Fortaleza (CE)
Barbosa, Fabrício Silva
Canais de Distribuição
Marketing
Hotelaria
Fortaleza.
title_short Distribuição eletrônica na hotelaria: um estudo de caso do Hotel Casa de Praia, Fortaleza (CE)
title_full Distribuição eletrônica na hotelaria: um estudo de caso do Hotel Casa de Praia, Fortaleza (CE)
title_fullStr Distribuição eletrônica na hotelaria: um estudo de caso do Hotel Casa de Praia, Fortaleza (CE)
title_full_unstemmed Distribuição eletrônica na hotelaria: um estudo de caso do Hotel Casa de Praia, Fortaleza (CE)
title_sort Distribuição eletrônica na hotelaria: um estudo de caso do Hotel Casa de Praia, Fortaleza (CE)
author Barbosa, Fabrício Silva
author_facet Barbosa, Fabrício Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Fabrício Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Canais de Distribuição
Marketing
Hotelaria
Fortaleza.
topic Canais de Distribuição
Marketing
Hotelaria
Fortaleza.
description Os canais de distribuição adquiriram uma importante função dentro do mix de marketing, pois contribuem de forma significativa na competitividade das empresas no mercado, em especial do segmento hoteleiro. Os canais eletrônicos de distribuição aparecem como grandes ferramentais disponíveis que facilitam a distribuição dos serviços prestados pelos hotéis ao consumidor final. É importante salientar que o aumento significativo da utilização de canais de marketing na hotelaria impõe um grande desafio aos empresários do segmento. Há a necessidade de se adaptar a uma ferramenta de negócios que em alguns momentos contribuem e em outros momentos competem com os próprios empreendimentos. Esta investigação teve como objetivo analisar os canais de distribuição utilizados por um hotel de pequeno porte localizado na cidade de Fortaleza/CE. De caráter qualitativo e exploratório, o método empregado foi o estudo de caso, que teve como objeto de estudo o Hotel Casa de Praia. Os resultados da pesquisa ratificam a predominância de canais de distribuição eletrônicos como principais ferramentas de distribuição do empreendimento estudado. A pesquisa evidencia a consolidação da distribuição eletrônica como umas das principais ferramentas de negócios utilizadas atualmente pelo setor hoteleiro. Distribution channels in hotel industry: a case study on Beach House Hotel Fortaleza (CE, Brazil) ABSTRACT Distribution channels play an important role in the marketing mix, as they make a significant contribution to the competitiveness of companies in the market, particularly in the hotel sector. Electronic distribution channels are important tools that facilitate the distribution of services provided by hotels, to the final customer. It is noteworthy that the significant increase in the use of marketing channels in hotel industry poses a great challenge to business segment. There is a need to adapt to a business tool that has occasionally contribute and at other times compete with the developments themselves. This qualitative, exploratory study analyzes the distribution channels used by a small hotel. It uses the case study method, taking as its object of study the Hotel Casa de Praia. The research results show that for the business studied, electronic distribution channels are very important tools. The research evidences the consolidation of electronic distribution as one of the main business tools currently used by the hotel sector. KEYWORDS: Distribution Channels; Marketing; Hotel Management; Fortaleza.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6402
10.34024/rbecotur.2014.v7.6402
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6402
identifier_str_mv 10.34024/rbecotur.2014.v7.6402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6402/4090
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 7 n. 3 (2014): agosto-outubro/2014
Brazilian Journal of Ecotourism; Vol. 7 No. 3 (2014): agosto-outubro/2014
Revista Brasileña de Ecoturismo; Vol. 7 Núm. 3 (2014): agosto-outubro/2014
1983-9391
reponame:Revista Brasileira de Ecoturismo
instname:Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)
instacron:SBECOTUR
instname_str Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)
instacron_str SBECOTUR
institution SBECOTUR
reponame_str Revista Brasileira de Ecoturismo
collection Revista Brasileira de Ecoturismo
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ecoturismo - Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)
repository.mail.fl_str_mv ||zneiman@gmail.com
_version_ 1799138610281185280