As novas formas urbanas: estudos do movimento na definição das urbes da região nordeste gaúcha (RS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: César, Pedro de Alcântara Bittencourt
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Santos, Eurico de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ecoturismo
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6074
Resumo: Estuda-se a relação entre a movimentação turística no nordeste gaúcho (fluxos), com as formações urbanas (fixos). A pesquisa, de caráter heurístico, busca o reconhecimento histórico das condições de assentamento no Brasil e, especificamente, na Serra Gaúcha e Região das Hortênsias. Objetiva-se identificar os valores constituintes da formação urbana nas cidades de Gramado (RS) e Caxias do Sul (RS), como natureza idealizadora, aos assentamentos de colônias migratórias das cidades estudadas, até a sua constituição na urbanização turística. Na adoção de uma perspectiva weberiana, realiza-se pesquisa exploratória acompanhada de inventário dos equipamentos urbanos nas cidades de Caxias do Sul (RS) e Gramados (RS). Analisa, nessas localidades, sob o enfoque da Teoria do Espaço Turístico, a distribuição de equipamentos e atrativos turísticos. Com base em tais levantamentos, realiza-se, como procedimento metodológico, pesquisa Histórico-Genética de suas formações urbanas. Primeiramente, definem-se os conceitos de fluxos e fixos na elaboração dos objetos do espaço. Por conseguinte, fundamenta-se o estudo das movimentações, principalmente de pessoas, na definição das formas urbanas. Fluxos que, a cada novo momento, estabelecem novos fixos, definindo parte das estruturas urbanas atuais dos municípios analisados.
id SBECOTUR-1_3ae94d15eefbcecf7541c7f1791947b4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6074
network_acronym_str SBECOTUR-1
network_name_str Revista Brasileira de Ecoturismo
repository_id_str
spelling As novas formas urbanas: estudos do movimento na definição das urbes da região nordeste gaúcha (RS)Estuda-se a relação entre a movimentação turística no nordeste gaúcho (fluxos), com as formações urbanas (fixos). A pesquisa, de caráter heurístico, busca o reconhecimento histórico das condições de assentamento no Brasil e, especificamente, na Serra Gaúcha e Região das Hortênsias. Objetiva-se identificar os valores constituintes da formação urbana nas cidades de Gramado (RS) e Caxias do Sul (RS), como natureza idealizadora, aos assentamentos de colônias migratórias das cidades estudadas, até a sua constituição na urbanização turística. Na adoção de uma perspectiva weberiana, realiza-se pesquisa exploratória acompanhada de inventário dos equipamentos urbanos nas cidades de Caxias do Sul (RS) e Gramados (RS). Analisa, nessas localidades, sob o enfoque da Teoria do Espaço Turístico, a distribuição de equipamentos e atrativos turísticos. Com base em tais levantamentos, realiza-se, como procedimento metodológico, pesquisa Histórico-Genética de suas formações urbanas. Primeiramente, definem-se os conceitos de fluxos e fixos na elaboração dos objetos do espaço. Por conseguinte, fundamenta-se o estudo das movimentações, principalmente de pessoas, na definição das formas urbanas. Fluxos que, a cada novo momento, estabelecem novos fixos, definindo parte das estruturas urbanas atuais dos municípios analisados.Universidade Federal de São Paulo2013-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/607410.34024/rbecotur.2013.v6.6074Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 6 n. 1 (2013): janeiro-abril/2013Brazilian Journal of Ecotourism; Vol. 6 No. 1 (2013): janeiro-abril/2013Revista Brasileña de Ecoturismo; Vol. 6 Núm. 1 (2013): janeiro-abril/20131983-9391reponame:Revista Brasileira de Ecoturismoinstname:Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)instacron:SBECOTURporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6074/3919César, Pedro de Alcântara BittencourtSantos, Eurico de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-24T18:53:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6074Revistahttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/indexPUBhttp://www.sbecotur.org.br/rbecotur/seer/index.php/ecoturismo/oai||zneiman@gmail.com1983-93911983-9391opendoar:2021-09-24T18:53:35Revista Brasileira de Ecoturismo - Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)false
dc.title.none.fl_str_mv As novas formas urbanas: estudos do movimento na definição das urbes da região nordeste gaúcha (RS)
title As novas formas urbanas: estudos do movimento na definição das urbes da região nordeste gaúcha (RS)
spellingShingle As novas formas urbanas: estudos do movimento na definição das urbes da região nordeste gaúcha (RS)
César, Pedro de Alcântara Bittencourt
title_short As novas formas urbanas: estudos do movimento na definição das urbes da região nordeste gaúcha (RS)
title_full As novas formas urbanas: estudos do movimento na definição das urbes da região nordeste gaúcha (RS)
title_fullStr As novas formas urbanas: estudos do movimento na definição das urbes da região nordeste gaúcha (RS)
title_full_unstemmed As novas formas urbanas: estudos do movimento na definição das urbes da região nordeste gaúcha (RS)
title_sort As novas formas urbanas: estudos do movimento na definição das urbes da região nordeste gaúcha (RS)
author César, Pedro de Alcântara Bittencourt
author_facet César, Pedro de Alcântara Bittencourt
Santos, Eurico de Oliveira
author_role author
author2 Santos, Eurico de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv César, Pedro de Alcântara Bittencourt
Santos, Eurico de Oliveira
description Estuda-se a relação entre a movimentação turística no nordeste gaúcho (fluxos), com as formações urbanas (fixos). A pesquisa, de caráter heurístico, busca o reconhecimento histórico das condições de assentamento no Brasil e, especificamente, na Serra Gaúcha e Região das Hortênsias. Objetiva-se identificar os valores constituintes da formação urbana nas cidades de Gramado (RS) e Caxias do Sul (RS), como natureza idealizadora, aos assentamentos de colônias migratórias das cidades estudadas, até a sua constituição na urbanização turística. Na adoção de uma perspectiva weberiana, realiza-se pesquisa exploratória acompanhada de inventário dos equipamentos urbanos nas cidades de Caxias do Sul (RS) e Gramados (RS). Analisa, nessas localidades, sob o enfoque da Teoria do Espaço Turístico, a distribuição de equipamentos e atrativos turísticos. Com base em tais levantamentos, realiza-se, como procedimento metodológico, pesquisa Histórico-Genética de suas formações urbanas. Primeiramente, definem-se os conceitos de fluxos e fixos na elaboração dos objetos do espaço. Por conseguinte, fundamenta-se o estudo das movimentações, principalmente de pessoas, na definição das formas urbanas. Fluxos que, a cada novo momento, estabelecem novos fixos, definindo parte das estruturas urbanas atuais dos municípios analisados.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6074
10.34024/rbecotur.2013.v6.6074
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6074
identifier_str_mv 10.34024/rbecotur.2013.v6.6074
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6074/3919
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 6 n. 1 (2013): janeiro-abril/2013
Brazilian Journal of Ecotourism; Vol. 6 No. 1 (2013): janeiro-abril/2013
Revista Brasileña de Ecoturismo; Vol. 6 Núm. 1 (2013): janeiro-abril/2013
1983-9391
reponame:Revista Brasileira de Ecoturismo
instname:Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)
instacron:SBECOTUR
instname_str Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)
instacron_str SBECOTUR
institution SBECOTUR
reponame_str Revista Brasileira de Ecoturismo
collection Revista Brasileira de Ecoturismo
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ecoturismo - Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)
repository.mail.fl_str_mv ||zneiman@gmail.com
_version_ 1799138609354244096