Promoção do turismo na Praia Grande (MA): entre a fantasia e a realidade no cenário do patrimônio cultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ecoturismo |
Texto Completo: | https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6123 |
Resumo: | Os diversos produtos culturais são fortes aliados para promover determinados destinos turísticos. Os centros históricos com acervo de patrimônios culturais, por exemplo, exercem grande influência no imaginário das pessoas e, por isso, quando associados ao marketing, podem criar cenários, expectativas e fantasias que despertam desejos nas pessoas, sendo algumas delas nem sempre alcançáveis na realidade. Este trabalho teve o objetivo de discutir a relação entre a promoção e a realidade no turismo do Centro Histórico de São Luís, notadamente do bairro Praia Grande- MA, cenário do patrimônio cultural, sob a ótica dos turistas. Para isso, foram consultados registros realizados pelos turistas no livro de protoloco da Secretaria do Turismo do Estado. Também foram realizadas algumas conversas, sob forma de consulta, com comerciantes locais, no intuito de cruzar as informações obtidas. Como resultado, pôde-se perceber nos registros, que expressam a “voz” do turista, reforçada pela dos comerciantes a reclamação, o descontentamento, insatisfação e a cobrança por melhorias da infraestrutura, de acessos e atendimento quando se referem a um dos principais destinos turísticos da cidade. A fantasia tão propalada positivamente pelas mídias contradiz a realidade no cenário do patrimônio cultural. |
id |
SBECOTUR-1_6383b7856ddcd1495deb15965b826436 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6123 |
network_acronym_str |
SBECOTUR-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ecoturismo |
repository_id_str |
|
spelling |
Promoção do turismo na Praia Grande (MA): entre a fantasia e a realidade no cenário do patrimônio culturalOs diversos produtos culturais são fortes aliados para promover determinados destinos turísticos. Os centros históricos com acervo de patrimônios culturais, por exemplo, exercem grande influência no imaginário das pessoas e, por isso, quando associados ao marketing, podem criar cenários, expectativas e fantasias que despertam desejos nas pessoas, sendo algumas delas nem sempre alcançáveis na realidade. Este trabalho teve o objetivo de discutir a relação entre a promoção e a realidade no turismo do Centro Histórico de São Luís, notadamente do bairro Praia Grande- MA, cenário do patrimônio cultural, sob a ótica dos turistas. Para isso, foram consultados registros realizados pelos turistas no livro de protoloco da Secretaria do Turismo do Estado. Também foram realizadas algumas conversas, sob forma de consulta, com comerciantes locais, no intuito de cruzar as informações obtidas. Como resultado, pôde-se perceber nos registros, que expressam a “voz” do turista, reforçada pela dos comerciantes a reclamação, o descontentamento, insatisfação e a cobrança por melhorias da infraestrutura, de acessos e atendimento quando se referem a um dos principais destinos turísticos da cidade. A fantasia tão propalada positivamente pelas mídias contradiz a realidade no cenário do patrimônio cultural.Universidade Federal de São Paulo2012-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/612310.34024/rbecotur.2012.v5.6123Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 5 n. 3 (2012): setembro-dezembro/2012Brazilian Journal of Ecotourism; Vol. 5 No. 3 (2012): setembro-dezembro/2012Revista Brasileña de Ecoturismo; Vol. 5 Núm. 3 (2012): setembro-dezembro/20121983-9391reponame:Revista Brasileira de Ecoturismoinstname:Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)instacron:SBECOTURporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6123/3941Silva, Georgia Patrícia daNogueira, Elizabete MeloPereira, Maria Neusa de Limainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-24T12:58:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6123Revistahttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/indexPUBhttp://www.sbecotur.org.br/rbecotur/seer/index.php/ecoturismo/oai||zneiman@gmail.com1983-93911983-9391opendoar:2021-09-24T12:58:44Revista Brasileira de Ecoturismo - Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Promoção do turismo na Praia Grande (MA): entre a fantasia e a realidade no cenário do patrimônio cultural |
title |
Promoção do turismo na Praia Grande (MA): entre a fantasia e a realidade no cenário do patrimônio cultural |
spellingShingle |
Promoção do turismo na Praia Grande (MA): entre a fantasia e a realidade no cenário do patrimônio cultural Silva, Georgia Patrícia da |
title_short |
Promoção do turismo na Praia Grande (MA): entre a fantasia e a realidade no cenário do patrimônio cultural |
title_full |
Promoção do turismo na Praia Grande (MA): entre a fantasia e a realidade no cenário do patrimônio cultural |
title_fullStr |
Promoção do turismo na Praia Grande (MA): entre a fantasia e a realidade no cenário do patrimônio cultural |
title_full_unstemmed |
Promoção do turismo na Praia Grande (MA): entre a fantasia e a realidade no cenário do patrimônio cultural |
title_sort |
Promoção do turismo na Praia Grande (MA): entre a fantasia e a realidade no cenário do patrimônio cultural |
author |
Silva, Georgia Patrícia da |
author_facet |
Silva, Georgia Patrícia da Nogueira, Elizabete Melo Pereira, Maria Neusa de Lima |
author_role |
author |
author2 |
Nogueira, Elizabete Melo Pereira, Maria Neusa de Lima |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Georgia Patrícia da Nogueira, Elizabete Melo Pereira, Maria Neusa de Lima |
description |
Os diversos produtos culturais são fortes aliados para promover determinados destinos turísticos. Os centros históricos com acervo de patrimônios culturais, por exemplo, exercem grande influência no imaginário das pessoas e, por isso, quando associados ao marketing, podem criar cenários, expectativas e fantasias que despertam desejos nas pessoas, sendo algumas delas nem sempre alcançáveis na realidade. Este trabalho teve o objetivo de discutir a relação entre a promoção e a realidade no turismo do Centro Histórico de São Luís, notadamente do bairro Praia Grande- MA, cenário do patrimônio cultural, sob a ótica dos turistas. Para isso, foram consultados registros realizados pelos turistas no livro de protoloco da Secretaria do Turismo do Estado. Também foram realizadas algumas conversas, sob forma de consulta, com comerciantes locais, no intuito de cruzar as informações obtidas. Como resultado, pôde-se perceber nos registros, que expressam a “voz” do turista, reforçada pela dos comerciantes a reclamação, o descontentamento, insatisfação e a cobrança por melhorias da infraestrutura, de acessos e atendimento quando se referem a um dos principais destinos turísticos da cidade. A fantasia tão propalada positivamente pelas mídias contradiz a realidade no cenário do patrimônio cultural. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6123 10.34024/rbecotur.2012.v5.6123 |
url |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6123 |
identifier_str_mv |
10.34024/rbecotur.2012.v5.6123 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6123/3941 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 5 n. 3 (2012): setembro-dezembro/2012 Brazilian Journal of Ecotourism; Vol. 5 No. 3 (2012): setembro-dezembro/2012 Revista Brasileña de Ecoturismo; Vol. 5 Núm. 3 (2012): setembro-dezembro/2012 1983-9391 reponame:Revista Brasileira de Ecoturismo instname:Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur) instacron:SBECOTUR |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur) |
instacron_str |
SBECOTUR |
institution |
SBECOTUR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ecoturismo |
collection |
Revista Brasileira de Ecoturismo |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ecoturismo - Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur) |
repository.mail.fl_str_mv |
||zneiman@gmail.com |
_version_ |
1799138609397235712 |