Ruralidades e ação coletiva através do turismo: construindo o desenvolvimento rural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Mayara Roberta
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Conterato, Marcelo Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ecoturismo
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6255
Resumo: Este ensaio, de caráter analítico-descritivo, lança algumas questões sobre o contexto das ruralidades utilizando-se da contribuição do enfoque da ação coletiva na construção do desenvolvimento rural através do turismo rural. Debatendo sobre isso, o objetivo foi tratar sobre as significações que compõem as novas ruralidades na consolidação do turismo como estratégia de desenvolvimento rural. Em um segundo momento, evidenciam-se as colaborações da ação coletiva para a compreensão dos processos que envolvem as ações dos atores sociais, Estado e mediadores através dos arranjos institucionais voltados para o turismo, sobretudo, na formação de roteiros turísticos na agricultura familiar. Assim, os desafios perante os novos sentidos, usos e significados do rural na abertura das propriedades rurais à recepção de turistas diante do contexto de tradições versus modernidades, que marcam as novas dinâmicas da ruralidade. Essa articulação se faz necessária, como forma de incentivar a investigação que reforce aspectos aos tipos de desenvolvimento rural que são almejados pelos atuantes no processo, bem como das características que agregam valor nas atividades de produção agrícola, nas relações sociais e culturais por meio do turismo rural.
id SBECOTUR-1_6a0a2172d5613af709d3401da884b28a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6255
network_acronym_str SBECOTUR-1
network_name_str Revista Brasileira de Ecoturismo
repository_id_str
spelling Ruralidades e ação coletiva através do turismo: construindo o desenvolvimento ruralEste ensaio, de caráter analítico-descritivo, lança algumas questões sobre o contexto das ruralidades utilizando-se da contribuição do enfoque da ação coletiva na construção do desenvolvimento rural através do turismo rural. Debatendo sobre isso, o objetivo foi tratar sobre as significações que compõem as novas ruralidades na consolidação do turismo como estratégia de desenvolvimento rural. Em um segundo momento, evidenciam-se as colaborações da ação coletiva para a compreensão dos processos que envolvem as ações dos atores sociais, Estado e mediadores através dos arranjos institucionais voltados para o turismo, sobretudo, na formação de roteiros turísticos na agricultura familiar. Assim, os desafios perante os novos sentidos, usos e significados do rural na abertura das propriedades rurais à recepção de turistas diante do contexto de tradições versus modernidades, que marcam as novas dinâmicas da ruralidade. Essa articulação se faz necessária, como forma de incentivar a investigação que reforce aspectos aos tipos de desenvolvimento rural que são almejados pelos atuantes no processo, bem como das características que agregam valor nas atividades de produção agrícola, nas relações sociais e culturais por meio do turismo rural.Universidade Federal de São Paulo2013-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/625510.34024/rbecotur.2013.v6.6255Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 6 n. 1 (2013): janeiro-abril/2013Brazilian Journal of Ecotourism; Vol. 6 No. 1 (2013): janeiro-abril/2013Revista Brasileña de Ecoturismo; Vol. 6 Núm. 1 (2013): janeiro-abril/20131983-9391reponame:Revista Brasileira de Ecoturismoinstname:Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)instacron:SBECOTURporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6255/3992Martins, Mayara RobertaConterato, Marcelo Antonioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-24T18:53:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6255Revistahttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/indexPUBhttp://www.sbecotur.org.br/rbecotur/seer/index.php/ecoturismo/oai||zneiman@gmail.com1983-93911983-9391opendoar:2021-09-24T18:53:35Revista Brasileira de Ecoturismo - Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)false
dc.title.none.fl_str_mv Ruralidades e ação coletiva através do turismo: construindo o desenvolvimento rural
title Ruralidades e ação coletiva através do turismo: construindo o desenvolvimento rural
spellingShingle Ruralidades e ação coletiva através do turismo: construindo o desenvolvimento rural
Martins, Mayara Roberta
title_short Ruralidades e ação coletiva através do turismo: construindo o desenvolvimento rural
title_full Ruralidades e ação coletiva através do turismo: construindo o desenvolvimento rural
title_fullStr Ruralidades e ação coletiva através do turismo: construindo o desenvolvimento rural
title_full_unstemmed Ruralidades e ação coletiva através do turismo: construindo o desenvolvimento rural
title_sort Ruralidades e ação coletiva através do turismo: construindo o desenvolvimento rural
author Martins, Mayara Roberta
author_facet Martins, Mayara Roberta
Conterato, Marcelo Antonio
author_role author
author2 Conterato, Marcelo Antonio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Mayara Roberta
Conterato, Marcelo Antonio
description Este ensaio, de caráter analítico-descritivo, lança algumas questões sobre o contexto das ruralidades utilizando-se da contribuição do enfoque da ação coletiva na construção do desenvolvimento rural através do turismo rural. Debatendo sobre isso, o objetivo foi tratar sobre as significações que compõem as novas ruralidades na consolidação do turismo como estratégia de desenvolvimento rural. Em um segundo momento, evidenciam-se as colaborações da ação coletiva para a compreensão dos processos que envolvem as ações dos atores sociais, Estado e mediadores através dos arranjos institucionais voltados para o turismo, sobretudo, na formação de roteiros turísticos na agricultura familiar. Assim, os desafios perante os novos sentidos, usos e significados do rural na abertura das propriedades rurais à recepção de turistas diante do contexto de tradições versus modernidades, que marcam as novas dinâmicas da ruralidade. Essa articulação se faz necessária, como forma de incentivar a investigação que reforce aspectos aos tipos de desenvolvimento rural que são almejados pelos atuantes no processo, bem como das características que agregam valor nas atividades de produção agrícola, nas relações sociais e culturais por meio do turismo rural.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6255
10.34024/rbecotur.2013.v6.6255
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6255
identifier_str_mv 10.34024/rbecotur.2013.v6.6255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6255/3992
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 6 n. 1 (2013): janeiro-abril/2013
Brazilian Journal of Ecotourism; Vol. 6 No. 1 (2013): janeiro-abril/2013
Revista Brasileña de Ecoturismo; Vol. 6 Núm. 1 (2013): janeiro-abril/2013
1983-9391
reponame:Revista Brasileira de Ecoturismo
instname:Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)
instacron:SBECOTUR
instname_str Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)
instacron_str SBECOTUR
institution SBECOTUR
reponame_str Revista Brasileira de Ecoturismo
collection Revista Brasileira de Ecoturismo
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ecoturismo - Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)
repository.mail.fl_str_mv ||zneiman@gmail.com
_version_ 1799138609776820224